Cinzas na boca Brenda Navarro

Resenhas - Cinzas na Boca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Priscilla154 26/02/2024

Gosto muito da Brenda Navarro, mas...
Esse livro como Casas Vazias tem uma escrita fluida que te prende e faz querer entender o que está acontecendo. O livro trata de muitos temas densos como Xenofobia, suicídio, problemas familiares. Mas não acho que choque a ponto de ser gratuito ou desnecessário. Eu confesso que curto mais Casas Vazias, mas esse livro acabou sendo uma experiência boa.

oiamandah 23/02/2024

Primeiro livro da autora que pego então não tenho comparativo. Achei a leitura ""fluida"" porém monótona, anestésica e cansativa.
Há vários temas importantíssimos retratados aqui: xenofobia, abandono parental, violência psicológica, suicídio... porém a forma com que a autora escolheu passar por eles não me tocou de forma alguma.

Em diversos momentos me irritei com personagem e suas idas e vindas (me pareceu um pouco de enrolacao tambem). Me cansei do distanciamento emocional e do não sentir dela - repito, se esse é objetivo, então deu certo hehe.

O livro não tem capítulos, apenas divisões em quatro partes. Há subdivisões dos parágrafos, mas de maneira geral são mts blocos de texto.
Quero ler o "Casas vazias" pra ver como é, mas não curti tanto a experiência nesse.
Letícia 22/03/2024minha estante
O outro é bem melhor, não gostei desse não

Erica.Barone 20/02/2024

Embora o livro aborde questões importantes, como traumas familiares, pertencimento, solidão, migração, entre outros, não consegui me conectar ao livro. Sem seguir uma linha do tempo, a narrativa da autora me pareceu cheia de voltas, sem chegar a lugar nenhum.

eduardo.holgado 26/01/2024

Quando a tentativa de busca por uma vida melhor em outro país pode virar uma tragédia, comovente relato da situação de imigrantes mexicanos na Espanha.

As situações de xenofobia que os personagens passam, retratam a dura realidade que os imigrantes sofrem.

Vinder 13/01/2024

Excelente! Escritora mexicana conta a história, nem um pouco fácil, de uma família de imigrantes mexicanos, na Espanha?preconceito, xenofobia, subempregos e suicídio?

Nazrat 31/12/2023

Sobre luto e lutas
Incrível a forma como a autora lida com diversas questões sociais e familiares com tamanha fluidez. É uma leitura tensa, tempo psicológico, que prende e, mesmo sabendo desde o princípio o que aconteceu, te deixa na espectativa de ver como as personagens lidam e lidaram e vão lidar com a questão. E não é "apenas" sobre suicídio, é sobre xenofobia, misoginia, luto, milícias, preconceito e condições precárias de vida. Um sem fim de interseccionalidades que se sobrepõem e perpetuam o sofrimento que aqueles, de posse de seus privilégios - por mínimos que sejam - não conseguem entendem.

Wanessa Braga 30/12/2023

Cinzas na boca
Pesaaado, trágico, triste e intenso. não consegui parar de ler.
demorei um pouco pra me adaptar com a narrativa que não obedece uma ordem cronológica, funciona mais como um fluxo de consciência da personagem cujo o nome a gente nem sabe qual é.
mas ela desde cedo precisa lidar com a ausência materna, nenhuma informação sobre o pai, o irmão mais novo morre e ela precisa trabalhar muito pra se sustentar na Espanha.

Adorei.

jegrandini 22/10/2023

Cinzas na boca
Gostei bastante! Apesar da ausência de parágrafos estruturados, o livro traz a impressão e sensação de que alguém te conta a história, e essa uma característica da narração em primeira pessoa, e como temos apenas a perspectiva dela dos acontecimentos, tudo se torna possível ou não! Porém eu achei que o grande centro da história é a reflexão em torno do luto, mas não sobre seu irmão, mas sobre todo o resto, todo o luto que a personagem passa ao longo da história, começando pela sua infância invalidada e todas as pessoas, que apesar de vivas, ela seguia perdendo dentro da narrativa.

Contudo, o livro aborda temas cruciais para reflexão, uma vez que todos são atuais e reais no mundo! Recomendo a leitura!

Eu gostei bastante, achei muito boa a história, as reflexões, as construções dos personagens e todo o enredo e as reviravoltas!

LeonardoGS89 15/09/2023

Este é o segundo livro que leio da autora, e assim como em Casas Vazias, aqui ela joga uma história forte, e novamente me senti tocado com toda trama.
Com uma linguagem crua e envolvente, Brenda Navarro nos faz testemunhas da violência, da depressão e da migração que afetam milhões de pessoas no mundo. O livro é uma denúncia da sociedade que é injusta com os imigrantes, e também uma reflexão sobre a família, a memória e a vida, Cinzas na boca é um livro que nos faz chorar, pensar e questionar o nosso papel no mundo.
A protagonista é uma jovem mexicana que vai para a Espanha com o irmão para reencontrar a mãe, que os abandonou na infância, porém, o que ela encontra é um cenário de discriminação, exploração e solidão, que culmina em uma tragédia em que não irei citar aqui, porém, isso é o estopim de toda trama.
Um livro que nos marca para sempre.

Roberth Glória 11/09/2023

Uma força da natureza
Brenda Navarro é uma força da natureza. Incrível o que ela cria com a sua narrativa. Mais um livro dela que vai ressoar e ficar em mim por muito, muito tempo.

Pandora 03/09/2023

A história é narrada pela protagonista, uma jovem mexicana de idade incerta, que tem um irmão mais jovem. O livro começa com o suicídio desse irmão na Espanha, para onde os dois tinham migrado e onde sua mãe já vivia há muitos anos.

Numa escrita não linear, esta protagonista sem nome vai nos contar sua vida de mulher latina sem qualificação num país europeu, suas dificuldades como imigrante ilegal, o preconceito, a exploração no trabalho, a luta para conseguir regularizar sua situação e também a complicada relação familiar entre ela, o irmão e a mãe, já que no México, apesar de terem ficado com os avós maternos, ela era, de certa forma, a figura materna para esse irmão e na Espanha o irmão se distancia dela, ao mesmo tempo em que ele não aceita a autoridade dessa mãe que o deixou criança e nunca o criou. Também vai relatar um pouco da história anterior de sua família, o pai desconhecido, a relação com os avós, seu primeiro amor, sua vida no México não só antes da ida para a Espanha, mas depois, quando ela retorna com as cinzas do irmão.

Apesar da narrativa trazer o luto num primeiro momento, Navarro abre espaço para a discussão de vários temas pessoais e coletivos: as relações parentais, a violência intrínseca aos exemplos familiares, a dura realidade dos desvalidos, o racismo, a xenofobia, o preconceito, a violência de gênero, a depressão, a solidão, o não pertencimento. Claro que não há como aprofundar todos esses temas, mas eu acho que a autora construiu esta narrativa de forma que saímos da leitura refletindo sobre tudo isso.

Apesar de ser um livro triste, vemos que sempre há uma saída; porque, antes de tudo, somos indivíduos e nisso somos diferentes e nossa forma de reagir ao mundo é única. Diego decidiu ir-se. Mas você não precisa.
Jeffez 03/09/2023minha estante
Que bommmm, lembrou bem de tudinho um tempinho depois. Eu preciso avaliar o livro enquanto está quentinho no meu cérebro para eu não esquecer kkkkkkkkk #meta

Pandora 03/09/2023minha estante
Eu também sou assim, prefiro escrever assim que termino; mas como tivemos uma discussão em grupo, consegui manter a história na cabeça. Se eu não escrevo, esqueço tudo. ?

tici 02/09/2023

Finalizado dia 28/08
Incrível, forte, várias partes que apenas nós latinos pra entender, principalmente essa falta de pertencimento, muitas vezes somos nada, somos tanto uma "mistura" que acabamos por no fim, não sermos nada. Toda a parte sobre o luto e as cinzas.. foi o extremo do pesado, mas fez sentido, todo capítulo desse livro é um soco no estômago, não tem uma parte em que você se sente feliz ou aliviada.

Garota Imersiva 31/08/2023

Dolorido
Assim como casas vazias, esse veio pra botar o dedo na ferida? que história triste e real, avassaladora porque é real demais.
A narrativa é típica da Brenda, um pouco confusa no começo até você se acostumar, acho que não agrada todo mundo.
Personagens super complexos e retratados fielmente como muitas pessoas que a gente conhece, isso me quebra mais ainda.
Romances/dramas da Brenda são para serem lidos com calma, digerindo devagar, com muitas mensagens importantes, bastante política e outros temas insalubres bem abordados.
Uma leitura para os fortes, eu dou 5/5.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6