Cinzas na boca Brenda Navarro

Resenhas - Cinzas na Boca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Icaro 28/04/2024

Pesado
"Cinzas na Boca", de Brenda Navarro, é uma obra que mergulha nas profundezas da experiência imigratória e da dor humana. Através de uma narrativa fragmentada e não linear, Navarro constrói um retrato íntimo e perturbador da vida de uma jovem mexicana que migra para a Espanha.

O livro começa com o suicídio de Diego, irmão da protagonista, que busca refúgio na arte e na música, mas acaba sucumbindo às pressões e violências de um mundo que parece demasiado grande e indiferente. A narradora, sua irmã, é deixada para lidar com as consequências dessa perda devastadora, enquanto tenta encontrar seu próprio caminho em um país estrangeiro.

Navarro habilmente entrelaça temas de identidade, pertencimento e a busca por significado em meio a uma existência marcada por contradições e lutas. A autora não se esquiva de explorar as realidades brutais da imigração, do trabalho doméstico e das dinâmicas de poder que moldam as vidas dos personagens.

A prosa de Navarro é ao mesmo tempo brutal e poética, capturando a essência das emoções humanas em sua forma mais crua. O estilo de escrita preserva marcas do espanhol mexicano, adicionando uma camada de autenticidade à voz da narradora. A estrutura do livro, com suas partes divididas e saltos temporais, reflete a natureza fragmentada da memória e da experiência humana.

"Cinzas na Boca" é uma leitura desafiadora, mas incrivelmente recompensadora. É um livro que fica com o leitor muito tempo após a última página ser virada, convidando à reflexão sobre as muitas formas de violência que permeiam nossas vidas e as maneiras pelas quais buscamos sentido em meio ao caos. É uma obra que fala sobre a resiliência do espírito humano e a capacidade de encontrar beleza, mesmo nas cinzas da perda e do desespero.

Delma 28/04/2024

Cinzas na boca
"Porque ninguém acredita, mas há pessoas que você perde mesmo que continuem respirando e se movendo na sua frente."

Thais 28/04/2024

Cinzas na Boca
Um livro muito real, mas muito triste de ler. É uma realidade dura, que muitas vezes você quer mudar, principalmente o desfecho, ao mesmo tempo que entende o percurso.

Julia 27/04/2024

Cinzas na boca
Leitura pesada, difícil e cheia de gatilhos.

É verdade que não me conectei muito com a protagonista, mas fiquei impactada com todos os acontecimentos ao longo da história.

Apesar de curto, demorei bastante para concluir, revezando com umas leituras mais leves.

Joao.Almeida 27/04/2024

É um livro curto que carrega uma mensagem gigantesca. O enredo ocorre pela visão de uma jovem mexicana que, desde cedo, lida com separações e, nesse período, torna-se uma imigrante na Espanha, tendo que suportar diversas formas de preconceito. A tristeza é um sentimento que permeia toda a história, o que torna a leitura desafiadora, pois nos sentimos apáticos, desconectados e angustiados junto com a protagonista.

Li algumas resenhas relatando que não conseguiram se conectar com o livro. Acredito que tenha sido proposital da autora causar esse incômodo no leitor. Algo que me deixou sem palavras foi perceber apenas no final que não temos conhecimento do nome da personagem principal, trazendo explicitamente a questão de como ela se sentia invisível na sociedade.

Alice555 27/04/2024

"Haverá lugar no futuro para elas, ou terminarão todas com cinzas na boca?" A história é curta, é narrada de uma forma constante que mal te sobra tempo pra respirar. A escrita da autora me lembra um pouco a do Gabriel García apesar de não ter nada de realismo mágico, só realismo mesmo. Uma realidade cruel e vivida por muito latinos e por imigrantes no mundo inteiro. É uma história triste, muito triste, não tem uma parte alegre, não tem um momento de alívio, é tristeza e angústia, você sente como os personagens se sentem incapazes de mudar a própria história e como ter esperança é difícil.

Carol 25/04/2024

Demorei um pouco a engatar na leitura por causa da escrita (fluxo de consciência), mas uma vez adaptada, gostei bastante! Acho que traz realidade à história... é um livro muito triste! Li comentários de várias pessoas dizendo que não se conectaram aos personagens, mas tive a sensação de me sentir como a narradora da história se sente, sempre um tanto quanto desconectada, deslocada, colocada de lado na sua própria vida...

rafisreading 25/04/2024

Queria ter gostado mais desse livro, a história é muito triste e os personagens são muito bem desenvolvidos, mas infelizmente eu não consegui me conectar com nenhum. Mas vale super a pena a leitura

NathAlia1007 22/04/2024

A única referência na vida desta imigrante é a violência, sendo física, psicológica ou de gênero. Um livro muito triste sobre pessoas tratadas como invisíveis. Pobre irmã de Diego.

Bruna 21/04/2024

Passei por esse livro sem conexão alguma. Achei que a autora tentou se inspirar em ?Apanhador no campo de centeio? para construir sua protagonista, mas o resultado foi uma protagonista sem nenhum carisma, característica essa que faz de Holden Caulfield o sucesso que foi e ainda é. A construção do texto é confusa e repetitiva. A linguagem com palavrões totalmente não naturais o tempo todo. Se o livro não fosse tão curto teria abandonado.

fabidb 20/04/2024

Um furacão de emoções
Queria ter gostado mais desse livro. Ele é bem desenvolvido, a gente tem uma noção bem tridimensional dos personagens. Gosto principalmente do fato de que não há nenhuma passagem de pano pros irmãos: seus traumas podem explicar, mas não excusam suas ações artroses. Mas tive muita dificuldade com o formato de escrita.

Admitidamente não sou a maior fã de fluxo de consciência, acho confuso, e por vezes me pareceu que várias partes eram repetitivas nas suas ideias. Acho inclusive que o livro poderia ter sido menor do que foi.

De qualquer forma, acho que ele amarra bem vários dos pontos discutidos, principalmente o suicídio como um resultado de diversas camadas de problemas, sociais, econômicos e emocionais.

Cleber 19/04/2024

LC de abril no canal Bookster
O tema da LC de abril no canal bookster é tristeza e está é uma das palavras que podem resumir o livro.
Katia 23/04/2024minha estante
Terminei hoje e fui arrebatada.

Robtavares 18/04/2024

Tá visto
Entendi tudo e achei bem triste, bem humano, bem real. Mas não me pegou, não me cativou, não me envolveu.

Fabi 17/04/2024

Uma família quebrada, o suicídio de um adolescente, uma mãe ausente, uma garota que tem que se virar num país distante.
A realidade crua e triste de uma imigrante mexicana que vive na Espanha e que tem que tomar conta de si sozinha, além de lidar com o suicidio do irmão e da pesada carga mental.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6