Desculpa se não fico linda quando choro

Desculpa se não fico linda quando choro Joya Goffney

Resenhas - DESCULPA SE NÃO FICO LINDA QUANDO CHORO

breakingdies 29/04/2024

Carter e Quinn
Amei o drama todo do diário e tudo mais, não vou descrever tanto essa resenha pq demorei muito a ler e posso ter falhas na memória, mas amei o enredo.
É muito bom adentrar nos medos da personagem e sentir o que ela sente. Emocionante até.

SueSouza 26/04/2024

Fofinho
“O lar não é um lugar. O lar é aqui. — Ela toca o coração.”

A dica de leitura é do livro “Desculpa se não fico linda quando choro”, da autora Joya Goffney. Preparem-se para uma montanha-russa de emoções! Este livro YA é um mergulho em temas como amizade, superação, autoaceitação, preconceito, racismo, cyber bullying e identidade.

No enredo, temos Quinn, uma garota negra que enfrenta questões de identidade e autenticidade, enquanto Carter é um rapaz bonito e misterioso. A narrativa explora a dinâmica entre os dois personagens, destacando a conexão que surge entre eles. Quinn enfrenta uma fase turbulenta da vida, lidando com conflitos familiares, dilemas sociais e até mesmo questionamentos sobre sua própria negritude. E quando achamos que as coisas não podem ficar mais complicadas, ela perde seu diário e se vê forçada a encarar seus segredos. Além disso, ela brigou com sua única amiga, não consegue visitar a avó que está com Alzheimer, mentiu para os pais sobre ter passado na faculdade e mais umas coisinhas.

“Só é difícil ver uma pessoa que você ama se deteriorando diante dos seus olhos.”

Entre risadas e lágrimas, Quinn vai construir uma relação incrível com Carter, cheia de leveza e honestidade, mesmo diante de todas as inseguranças. E o melhor de tudo é que a jornada não é só sobre eles dois! Os personagens secundários são verdadeiros destaques, trazendo à tona questões sobre amizade, relações familiares, sociais e culturais que vão fazer nós leitores refletirem sobre as próprias experiências.

“Preciso de mais pessoas negras na minha vida. Não tinha percebido, até agora, como isso é importante.”

Esta é uma daquelas histórias que tocam o coração e nos lembram que todos enfrentamos batalhas diárias, não importa a idade. Joya Goffney nos presenteia com uma narrativa leve, mas profundamente realista, que nos faz mergulhar nas complexidades da vida de Quinn. E algo que gostei foi que ela mostrou a importância da amizade, da sinceridade e principalmente da família, que molda quem somos de uma forma única.

site: https://www.instagram.com/p/C6AaIH0NyXq/?img_index=1

5 ? Verossimilhança

5 ? Fluidez de leitura

5 ? Elementos de gênero

5 ? Desfecho e Epílogo

É um sabor ter lido esse livro como uma mulher negra, tão lindo, tão profundo, tão fofo! Tudo de bom ao mesmo tempo, foi uma ótima leitura

Wania Cris 16/04/2024

Que coisinha mais fofa, gente!!
Desbravando acerto da Audible, peguei esse título pra funcionar como leitura de conforto e recebi bem mais que isso.

Quinn é uma adolescente do último ano do ensino médio e, apesar disso, é uma graça! Muito insegura e assustada, jurava que seria intragável, mas, ela é apaixonante e suas irritantes listas dão uma graça imensa ao livro. Carter também é um adolescente, marrento e distante, acaba se aproximando de Quinn ao perder o diário da menina. A estória gira sobre isso, mas, não apenas sobre isso. Trata de racismo, bullying, amizades, finitude da vida, crescimento e tudo com uma escrita maravilhosa da autora.

A edição da Audible conta com a narração de Bárbara Sut que é a própria Quinn! Voz deliciosa e leitura irretocável. Adorei! A tradução de Karine Ribeiro manteve o tom do livro e torna a experiência de leitura ainda mais agradável.

Aurora83 13/04/2024

Quinn tem uma lista para tudo. Os melhores e piores dias de sua vida, os dias que chorou feio, os garotos que gostaria de beijar, e ainda: TCA. Tudo isso em um diário, e um dia, esse diário some. Um dia depois, uma lista desse diário é publicada em uma conta anônima com tudo mundo da escola marcado, e ela recebe uma mensagem.

Esse livro é um enimies to lovers, um enimies que dura pouco tempo até.

Nessa história ela enfrenta seus medos e aprende o que é uma amizade de verdade.

SPOILER.SPOILER.SPOILER.SPOILER.SPOILER.

??

Esse livro é maravilhoso por muitos motivos, mas um erro da autora foi ter deixado a relação com o vizinho dela em aberto. Só isso que eu tenho para reclamar, pois toda a estrutura, história e os personagens dessa narrativa são perfeitos ao seus modos.

E, eu concordo com a Quenn, queria ter conhecido Livvy antes.

fe.nacelo 25/03/2024

Nossa, eu não espera por isso. Um livro que eu provavelmente não conheceria se ele não tivesse ficado de 10 reias eu eu ter decidido comprar por conta da capa.
Um livro absurdamente incrível, um leitura fluida e muito confortável. Um romance tão gostoso de ler, que ao mesmo tempo trata de assuntos importantes e fortes com naturalidade e responsabilidade, você consegue sentir as emoções dos personagem muito bem, seus medo, inseguranças, felicidades e ambições.

Milena.Silva 10/03/2024

É muito gostoso ler um livro aonde se sentimos totalmente conectados a história, relata muito sobre situações cotidianas que toda pessoa negra enfrenta e a forma como lidamos com isso, adorei o contexto porém o final me decepcionou um pouco por ter esperado algo a mais kkk, mas ainda assim indico bastante. ?

Maria19972 04/01/2024

Leitura essencial.
Toda garota negra deveria ler esse livro, acredito que é raro alguma delas nunca terem sentido insegurança ao usar o cabelo natural, ao chegar em um lugar sozinha, ao se achar bonita como as outras garotas. Muitos gostam das pessoas de pele retinta do Instagram, aquelas que são padrões, mas ninguém gosta da pessoa de pele retinta que foge dos padrões.

Esse livro me mostrou a importância de encararmos nossos medos e não deixarmos que um desconforto de primeira vez julgue nossa percepção, aprendi que está tudo bem respeitarmos o nosso tempo, mas que não está tudo bem utilizar isso como desculpa para adiarmos o que precisamos fazer por medo.

Recomendo muito a leitura, eu não sabia que precisava tanto de uma representação até ler esse livro!

Juntos somos mais forte e, não se esqueçam, fogo nos racistas!??

Biah Oliveira 13/12/2023

Desculpa se não fico linda quando choro - Joya Goffney
“Estou cansada de deixar a dor no controle. Agora é a hora de deixar o amor conduzir.”
Quinn tem uma lista diferente pra tudo. Ela anota todas as vezes em que passou vergonha chorando feio, todas as coisas que nunca diria em voz alta, todos os garotos que gostaria de beijar... Essa é a maneira que ela encontrou de lidar com seus problemas. Se colocar seus maiores desejos e medos no papel, não vai ter que lidar com eles na vida real, certo?
Mas esse equilíbrio é rompido quando seu precioso diário desaparece e, logo em seguida, uma conta anônima no Instagram posta uma de suas listas e faz uma ameaça: ou Quinn enfrenta os maiores medos de seu diário, ou seus segredos serão revelados para a escola inteira.
Sem saber em quem confiar, Quinn se junta a Carter Bennett, a última pessoa a ver o diário... além de gato e integrante da lista "se eu pudesse beijar qualquer um", do ladinho do Ryan Reynolds e do Michael B. Jordan.Juntos, vão embarcar em uma jornada para cumprir a lista de Quinn. E, ao longo do caminho, ela vai encontrar coragem para ser honesta consigo mesma, aproveitar a vida e, é claro, se apaixonar.

No inicio eu não consegui pegar logo o ritmo dessa história, talvez por Quinn ser uma adolescente cheia de questionamentos e atitudes não muito admiráveis,mas Quinn foi me conquistando aos poucos.
Carter é um amor, mas é um adolescente então tem que ter aquela porcentagem de babaquice né. Os dois começam num quase enemies, com aquelas provocações divertidas que a gente ama.
Apesar de ser um romance juvenil, Joya nos trouxe temas super importantes como racismo, cyber bullying e perdas.
Foi muito legal acompanhar o crescimento da Quinn e suas autodescobertas. Indico bastante a leitura.

Giovana.Giacometti 08/12/2023

Simplesmente perfeito
Esse livro é perfeito!! Meu novo livro conforto, me identifiquei bastante com a protagonista e a autora soube desenvolver bem o resto dos personagens. O livro pode só causar estranhamento por conta da questão étnico racial dos EUA ser diferente do Brasil, mas tendo em mente isso dá pra entender de boa certos assuntos.

ALERTA SPOILER

O livro mesmo partindo do clichê de ter um anônimo ameaçando a protagonista, consegue fugir daquele padrão de quando os segredos vem a tona os amigos abandonarem ela. Além disso, também traz o culpado recebendo sua devida punição, coisa que normalmente passa batido nessas narrativas. Isso foi uma das coisas que me cativou no livro, além das pautas raciais serem trabalhadas de uma maneira leve e concisa. Só acho que na versão traduzida eles erraram na escolha da N word brasileira, até porque não tem uma palavra com o mesmo peso. Mas tirando isso, o enredo, personagens, cenários e diálogos são perfeitos!! Mostrou o desenvolvimento de cada um!

Jane 57821 05/12/2023

Potente e inspirador
Foi um audiobook bem interessante, que conversa muito sobre vários temas atuais além de explorar o racismo e suas diferentes facetas nos Estados Unidos, recomendo a leitura!!!

Anna486 22/11/2023

Que livro incrível! Me surpreendeu positivamente trazendo um romance super fofo enquanto trata de temas muito importantes com naturalidade é responsabilidade abrindo muito espaço pra reflexão