Juventude

Juventude Joseph Conrad

Resenhas - Juventude

Victor Campos 05/05/2024

Belo e simples
"[N]ossas faces engelhadas, enrugadas; nossas faces marcadas pela faina, por enganos, por sucessos, pelo amor; nossos olhos fatigados buscando ainda, buscando sempre, alguma coisa da vida, que enquanto se espera já se foi - passou sem ser vista, num suspiro, num lampejo - junto com a juventude, com a força, com o romance de ilusões."

Rodrigo Kimura 15/04/2024

Aventura no mar
Conta uma pequena história de um jovem marinheiro e sua primeira missão rumo a Bangkok, só que o barco que eles usam é bem velho e cheio de problemas.

Mary Peartree 06/03/2024

Me surpreendeu
A narrativa é sobre a aventura de Marlow que marcou sua vida, porque foi aquela em que ele sentiu arder em sua alma as chamas da juventude. Me identifiquei com o protagonista por ser um jovem de 20 anos e pessoas duvidarem de sua capacidade. Porém, é um texto intenso, sem floreios gramaticais e rico sobre o mar. Eu realmente amo as descrições de Conrad sobre o mar. Entretanto, por mais que a escrita seja maravilhosa, o excesso de termos náuticos interferiram na minha leitura.

eliangab_ 11/01/2024

Se o mar chama, eis-me aqui.
Desde quando chegou aqui em caso eu passo tempo paquerando esse livrinho de bolso com um olhar radiante e cheio de expectativas, então não ia dispensar a oportunidade da primeira leitura do ano ser um clássico.

"Ah, os bons tempos – os bons tempos. Juventude e mar. Sedução e mar. O bom e poderoso mar, o salgado e amargo mar que podia sussurrar, rugir ou tirar-nos o fôlego."

O texto narra a crônica de uma viagem de um Jovem querendo provar para si mesmo e para o mar que ele era digno de pertencer àquela vida. Onde o mesmo é posto a prova diversas vezes e de inúmeras formas que a maioria de nós teria desistido - eu mesmo teria desistido em diversos momentos - mas ele continua determinado, tanto por ousadia dele, quanto pelos outros.

Em diversos momentos é perceptível o contraste entre a juventude e ousadia dos jovens do navio, quando comparado à experiência e calma dos mais velhos, principalmente do capitão.

Embora a escrita e a qualidade textual do escritor sejam invejáveis, o excesso de termos náuticos - compreensíveis, devido a natureza do texto - acaba tornando a leitura maçante e confusa, em alguns momentos.

Infelizmente não foi uma leitura da qual me apaguei a qualquer personagem, ou ao conto em si, mas no final tornou-se digno de merecer uma releitura em algum momento próximo.

Sílvia 18/12/2023

Essa é a primeira vez que leio algo de Joseph Conrad, e gostei bastante. Um conto, relato de um sobrevivente jovem, cujo sua experiência foi bem marcante como segundo oficial, trás todo um enredo de grandes acontecimentos trágicos durante sua expedição ao Oriente. Ótima leitura.

Carolina 25/09/2023

Continuo achando ok
Segunda tentativa de ler aventuras marítimas e continuo não curtindo muito. Conrad tem uma escrita densa mas de fácil compreensão. Não me conecto com a história. Livro rápido.

Recomendo para quem gosta de aventuras no mar e história curta.

2,5/5??

Ana 13/08/2023

Esse livreto fala sobre uma das primeiras aventuras de Marlow, mesmo personagem de O Coração das Trevas, no mar. Mesmo passando tantos perrengues nesta aventura, Marlow não deixa se abater, por conta da sua juventude.

Onyxia 29/05/2023

"Nossos olhos fatiados buscando ainda, buscando sempre, buscando ansiosamente alguma coisa da vida, que enquanto se espera já se foi - passou sem ser visto, num suspiro, num lampejo - junto com a juventude, com força, com o romance de ilusões."

Têm passagens ótimas no livro.
O relato do marinheiro me fez lembrar bastante dos Os Trabalhadores do Mar.

Pk_Affonso1408 10/05/2023

"Judea" - Londres. Fazer ou morrer ?
Um capitão conta aos amigos a primeira vez que foi à Ásia, com rumo a Bankok, numa viagem cheia de tormentas e esforços que culmina com o incêndio e o naufrágio de seu navio. No caminho, a descoberta do Oriente, da vastidão e dos mistérios do mar. E a descoberta, pelo herói, de sua força e de seus limites, os sentimentos e vibrações próprias da juventude.

Oh juventude !
Agatha193 10/05/2023minha estante
Quanta aventura....

Riane.Maia 04/05/2023

Pequena grande aventura
O conto é narrado por Marlow, um senhor relembrando a sua primeira viagem ao Oriente, como um jovem marinheiro, a bordo de uma antiga Nau.

Uma viagem fadada ao fracasso, uma embarcação antiga e companheiros de viagem um tanto peculiares fazem desse pequeno conto uma grande aventura.

Everton Gonçalves 28/04/2023

Pequeno conto que reflete sobre a questão dos sonhos, expectativas e realizações da juventude quando já se ficou adulto.
Um trabalhador do mar com outras pessoas já estabelecidas em suas profissões conversam sobre o passado e um deles, Marlow conta uma crônica sua de quando era jovem e pela primeira vez conduziu uma embarcação como 2º Capitão.
Texto muito tranquilo de se ler e que reflete o fato de que quando somos jovens e temos sonhos grandes não nos deixamos abater tão rapidamente pelas dificuldades que surgem.
No relato ele apresenta as dificuldades que o mar impõe sobre as viagens e embarcações, as condições ruins do tempo, do barco em si, das convivências entre a equipe, e a empolgação de um jovem que vê uma grande oportunidade em sua vida, mesmo em condições tão desfavoráveis. Vale muito a leitura e a reflexão!

Eduardo.Weiland 15/04/2023

Para Bangkok
Em Juventude, Marlow (o mesmo de Coração das Trevas) conta a história da primeira vez em que embarcou como segundo-oficial em um navio. A nau Judea iria de Londres a Bangkok com uma carga de carvão, ou pelo menos esse era o objetivo.

Em uma viagem em que, tudo o que pode dar errado, deu errado, Marlow encara tudo com entusiasmo através dos olhos de sua juventude.

É uma leitura rápida e fácil, mas rica em detalhes. Mais uma vez em me vi transportado para bordo de uma história de Joseph Conrad. Certamente recomendo a leitura.

Lypee 15/04/2023

As aventuras de Marlow
Entre esse livro do Conrad e O coração das Trevas, Juventude tem uma narração melhor. A história é bem mais acelerada e o narrador consegue prender mais. Esse livro foi uma boa descoberta.

Albino 07/04/2023

Um marujo
O livro de Conrad nos transporta a uma verdadeira viagem de marujos, nos fazem imergir como se lá estivéssemos presentes. Interessante narrativa.