O Priorado da Laranjeira

O Priorado da Laranjeira Samantha Shannon

Resenhas - O Priorado da Laranjeira: A Rainha

Brubs² 18/02/2024

?????????? "Daqui a dez anos, encontrarei você [...]
[...] na areia de Perchling. E vamos encontrar nosso lugar."

O tomo II te deixa mais sem esperança do que nunca. Simplesmente tudo consegue dar mais errado ainda e a autora comete pecados imperdoáveis (quase infartei, mas amei); você não espera tanto drama num momento tão crucial e se desilude demais (mas ama).

Acima de tudo, tivemos descobertas de explodir a cabecinha: fatos e detalhes sutis narrados no primeiro livro são resgatados, aprofundados e completamente transformados, trazendo um ar de "tudo que eu achava que sabia era mentira".

O que é maravilhoso, porque o livro continua denso, demorado e um pouco confuso - dado à riqueza de detalhes -, então em momento nenhum ficamos perdidos na névoa entre um plot e outro; somos sempre arrebatados por uma reviravolta em cima de outra, ou seja, as coisas não demoram para acontecer.

O que trouxe essa leveza diante à falta da névoa da enrolação é o fato de o tempo passar de modo sutil. As viagens que demoraram semanas era?m encerradas no mesmo capítulo que já começava a luta pessoal do personagem, o que trouxe bastante foco na missão, sem tanta enrolação sobre o dia a dia de uma viagem (principalmente) de barco durante semanas sem nada de novo acontecendo.

No entanto, a autora faz resgate de nomes (que você nem consegue associar à pessoa em questão) em momentos extremamente movimentados, o que me deixou particularmente incomodada por ter que parar a cena (de ação) para ir procurar a menção que explicasse quem era a pessoa citada. Eu entendo que é um livro com muitos personagens e reconheço que nem em mil anos lembraria o nome de todos, mas aleatoriamente citá-los no meio da ação foi meio chato - não interferiu em nada, claro, mas deu uma leve quebra na fluidez (muito disso é um incômodo particular meu).

De modo geral, era um medo sem fim. Os personagens me cativaram ainda mais (eu sou apaixonada pelo Aralaq e quero um para mim).

As minhas protagonistas favoritas se encontram e, apesar de inusitado, têm uma parceria maravilhosa (duas fodonas que não tem medo de dizer pra outra que a mataria facilmente se não precisasse de sua ajuda, mas que ajuda mesmo assim e tenho esperança de que elas virem amigas. Emocionante).

Os personagens foram muito bem desenvolvidos, a trama muito bem articulada e solucionada. O romance (a migalha dele) foi impecável e meu amor por essa duologia foi instalado. Senti que cada personagem teve o final que merecia, com justiça, determinação e esperança.

"Você sabe que tomo o Cavaleiro da Coragem como meu patrono. Há coragem, penso eu, em ter a mente aberta e pensar por si mesmo. Se você é uma bruxa, então talvez as bruxas não sejam tão perversas, afinal."
??????????
cookiecat 28/04/2024minha estante
eu amo tanto essa duologia ? li o primeiro livro mas tenho receio de ler o segundo e não gostar, as pessoas falam muito mal sobre ?

Brubs² 28/04/2024minha estante
Leiaaa!! Eu amei o segundo tanto quanto o primeiro!!

iasminnaara 15/01/2023

Direto pros favoritos
Eu já sabia, pela leitura do primeiro volume, que eu acabaria considerando esse livro um dos meus favoritos. Eu me diverti muito acompanhando a história, amei a dinâmica de amizade, lealdade e companheirismo entre diversos personagens (Tané e Nayimathun, Loth e Ead, Ead e Meg, Sabran e Loth, todas as Damas da Alcova com a Sabran no início do livro, etc e tal). Me apaguei muito aos personagens principais e suas histórias, gostei demais do universo, do sistema de magia, de tudo. Foi uma leitura especial e prazerosa pra mim, vou guardar sempre no meu coração. ??
Cesar89 20/03/2023minha estante
Como faço para ler os livros por esse aplicativo

cnovais 12/01/2024

Esse tomo conseguiu ser pior que o primeiro, parecia que eu estava lendo um livro totalmente diferente. Grande parte do problema é que nós não vemos as coisas aconteceram, quando está prestes a acontecer alguma coisa o capítulo acaba e no próximo a autora escreve uma explicação meia boca. Os personagens sem sal, um romance sem sal. O final corrido. Esse livro falou muito sem dizer nada e eu tô radiante que acabei essa porcaria, apenas.

lairah 02/02/2024

O Priorado da Laranjeira foi uma viagem fora da caixa pra mim. A escrita da Samantha é daquelas que te agarra de um jeito diferente, sabe? Ela construiu um universo tão vívido e intrigante que você não quer sair mais. Me conectei muito com a forma que a Samatha construiu os personagens, retratando mulheres fortes e homens mostrando o lado vulnerável, tudo misturado de um jeito autêntico que deixou a trama emocionalmente rica e cheia de significado. Em resumo, Samantha, com sua habilidade de contar histórias, garantiu um lugar especial no meu coração, e essa obra vai ficar marcada como uma das minhas favoritas.

E Ead, você sempre será a maioral ♡

Ana.B.C 28/01/2024

Uma sequencia de arrepiar
Eu demorei 18 dias para ler o primeiro livro do Priorado, talvez por que eu estava tendo aulas, talvez pq eu estivesse de ressaca ou com dificuldade pra me adaptar a história ou talvez por todos esses motivos, entretanto após chegar na metade do primeiro livro eu comecei a me adaptar e a me apaixonar cada vez mais pela história, então após alguns meses eu fui ler a segunda parte e eu acabei em 5 dias. Acabou que é isso eu me afundei nesse universo, nessa escrita e principalmente nesses personagens maravilhosos, entendo que muitas pessoas ficaram frustradas com o final mas acredito que para mim não tem uma parte desse livro que eu não tenha gostado e me sentido conectada, 5 estrelas e uma obsessão para a vida com o casal da Ead com a Sabran

SabatiniR 20/02/2024

Não é fácil a continuação superar o primeiro livro mas essa quebrou todos os tabus. Facilmente a melhor fantasia já escrita.

jeslendo 27/09/2023

Terminei há alguns minutos e ainda não consigo parar de pensar naquela batalha final. O que foi tudo aquilo? Foi emocionante e de tirar o fôlego, apenas queria que tivesse durado mais e não apenas um capítulo. Foi uma das cenas mais eletrizantes do livro inteiro e o que mais tem nessa segunda parte são cenas assim.

Foi um livro incrível e com muitos personagens maravilhosos. Irei sentir falta dessa história fantástica.

alinneasilva 20/03/2023

Eu gosto mas não leio muitas fantasias já que várias envolvem um período histórico mais antigo e não gosto de me ler representada com menos direitos ainda do que eu já tenho, mas quando um livro me promete um romance sáfico envolvendo um rainhado, magia e dragões eu estou rendida. E esse aqui entrega isso e muito mais.
Como um segundo livro que na verdade é apenas a parte 2 de um livro só, esse aqui é bem mais dinâmico, já que a maior parte da construção do mundo e dos personagens já foi apresentada na primeira parte, dando espaço pra mais ações conclusivas. Além disso, o final abriu espaço pra novas histórias com minhas amadas protagonistas e espero que a autora aproveite isso eventualmente.
Eu amei esse livro, a história é muito boa, gostei muito da divisão povs, me apaixonei por 3 mulheres e odiei um homem mas consegui ter empatia por ele graças ao ótimo trabalho da autora em construir personagens complexos e cujos sentimentos é possível se identificar mesmo que não concordando com as escolhas tomadas por eles. Tané, Ead e Sabran me conquistaram com sua força e vulnerabilidade e foi maravilhoso vê-las evoluir em toda essa história. A dinâmica entre Ead e Sabran é perfeita e o romance tem espaço pra acontecer sem prejudicar ou tirar a atenção do plot.
Esse livro virou um preferido e não vejo a hora de ler o prequel.
A única coisa que me incomodou demais na leitura não tem a ver com a história, mas com a revisão da tradução. Muitas palavras erradas, faltando ou trocadas, erros que pra mim são inaceitáveis num livro desse com o preço com que foi lançado e ainda vem sendo vendido.

MWeirich 15/11/2023

Razoavel
Início lento, desenvolvimento com lacunas e final muito acelerado.

O livro tinha tudo para ser realmente épico, entretanto as lacunas na história e principalmente o final acelerado do livro, me decepcionaram muito...

Ao ver como os dois principais vilões do livro morreram de forma fácil, me frustrou muito, e eu pensei... "É só isso? O inominável e a Kalyba não eram os mais poderosos?".

Eu sei que muitos amaram esse livro, mas para mim, infelizmente... Não foi nada bom.

Ley 15/07/2023

Resenha dos dois volumes porque, afinal, são um só
O Priorado da Laranjeira chegou ao Brasil em 2022 e embora seja originalmente um livro de fantasia em volume único, a editora resolveu dividir em dois tomos. Não são como sequências, tendo a ideia de histórias diferentes. São realmente o mesmo volume, com quase 1000 páginas, separados em dois livros de pouco mais de 500. Pode soar confuso, mas eu recomendo interpretar como uma história só.

Fazia um tempo que eu não começava uma alta fantasia enorme. Tenho algumas séries em andamento, mas entrar em um universo novo é sempre uma sensação única de descobrimento. Em O Priorado da Laranjeira, há três narrações: com Niclays, Ead e Tané. A mais interessante, para mim, foi Ead, já que tem um ponto de vista mais chamativo. Os outros, só ficam mais cativantes com o tempo.

A ambientação do cenário faz o leitor especular bastante. Há dragões na capa, e por dentro o mapa é bastante rico. Acontece que a mitologia e mundo criado é imenso. A história tem detalhes incontestáveis, que só a leitura vai gerar familiaridade e aliviar o peso da estranheza do universo. Há muito tempo atrás, uma grande criatura dragônica conhecida como Inominável foi derrotada. Tudo a respeito do acontecimento gerou características importantes do que conhecem hoje, mas não só isso. As informações divergiram também, e enquanto no leste, Tané é treinada para ser uma montadora de dragão como sendo uma honraria por serem divinos, no oeste seguem diretrizes diferentes, e dragões são vistos como o mesmo monstro que os assolou séculos atrás.

Apesar disso, tem fundamento toda essa ideia. Os dragões do leste parecem, na mais básica fisionomia, com os wyvern. Mas enquanto os vilões, wyvern, são seres do fogo, com asas e alguns detalhes diferentes, os dragões venerados do leste são seres da água que não tem asas e voam seguindo outras leis. Ainda assim, as pessoas do oeste seguem uma religião mais firme, criada pelo homem que derrotou o terrível Inominável há tanto tempo atrás e não possui laços com o leste.

Ead é dama na corte da Rainha Sabran no oeste enviada pelo Priorado da Laranjeira para proteger a rainha. A personagem é do sul, seguindo também caminhos e verdades diferentes do leste e oeste. Mas para ela, o dever precisa ser cumprido. Ead tem o tipo de narrativa mais atrativa, porque está na corte infiltrada e ninguém sabe quem ela realmente é. A personagem é uma mulher forte e determinada. No leste, Tané narra ocasionalmente, e apesar de ter detalhes importantes para mover a narrativa, torcia para seu ponto de vista passar rápido. Mas embora tenha sido assim no início, quem me tirou do sério foi Niclays, um personagem exilado pela rainha Sabran, que não é um vilão, mas não consegui simpatizar com ele.

O universo é bastante rico, sendo necessário paciência para se acostumar com a história. Acredito que por conta disso que a trama demora um pouco para seguir o rumo principal. Agora que já dei uma ideia de como visualizar como tudo funciona, vou falar da história por cada tomo, para passar uma noção de como cada um foi.

No primeiro volume, a história passa por bastante páginas introdutórias. Basicamente acompanhamos Ead na corte, presenciando pequenas alfinetadas e se aproximando de Sabran. A proposta inicial promete um romance sáfico, mas isso demora para acontecer, sendo sutil e secundário. Com os outros personagens, acompanhamos tanto ascensão quanto o início de declínios. A autora não poupa detalhes, se é para construir uma narrativa com acontecimentos que moldarão os personagens preparando-os para os momentos decisivos, a autora o faz com precisão.

É somente nas últimas páginas do primeiro livro que você realmente vai visualizar um possível resultado final de tudo. Os protagonistas tem um ótimo preparo, e a autora tem um objetivo concreto. Algo que não deixei de notar, é como a autora não poupa personagens. Algumas mortes eu nem consegui acreditar, porque achei que mereciam mais. Embora tenha pensado isso, entendo que são muitos desenvolvimentos a considerar e cada pedacinho faz parte de algo maior. O primeiro volume termina em um momento crítico, mas não com um final, por isso recomendo ter o próximo em mãos e engatar logo para não deixar a história esfriar.

Na sequência, o clima é mais urgente e a leitura flui com mais rapidez. Os protagonistas já tiveram seus preparativos, e o que falta agora é concluir a missão principal. Ao entender a raiz da mitologia, o universo fica ainda mais interessante. Fiquei bons dias pensando em tudo porque é preciso tempo para absorver a enormidade do que a trama oferece.

Cada lugar tem uma própria realidade, mas para a missão principal, a ameaça do retorno do Inominável, é necessário que as forças de vários lugares se unam. E estamos falando de séculos de desavenças, crenças completamente enredadas em mentiras, e governantes com orgulho. De repente esses encontros ficarão mais instáveis. E também há a conexão entre cada personagem nos vários lugares do mundo, que não tem nada a ver uns com os outros, finalmente se encaixando. A sensação é de tirar o fôlego.

A sensação perdura também com o romance. É sutil, mas quando você notar, já vai estar tão envolvido, que vai adorar as migalhas. As personagens possuem responsabilidades distintas, e fica um sentimento de amor impossível implícito. A história passa bem rápido. A única dificuldade real é se tratando de se acostumar com esse universo, mas meu conselho é não perder nada, ter atenção e paciência. A leitura possui descrições na medida certa. Encontrei todos os elementos que gosto em uma alta fantasia nessa história.

É diferente encontrar uma história tão imensa que finaliza em apenas um volume (ou dois, como foi para a gente, aqui no Brasil). Mas o universo tem potencial para mais, por isso fico bem curiosa com o novo anuncio da autora, um lançamento do mesmo universo chamado Um dia de céu noturno, passado séculos antes dessa história. Como é um mundo riquíssimo, as possibilidades são diversas e acredito que valha a pena conferir para quem também sentiu ou vai sentir falta depois de finalizar O Priorado da Laranjeira.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/06/resenha-o-priorado-da-laranjeira.html

Thânia Deak 16/08/2023

O Priorado da Laranjeira
Esse livro é maravilhoso, gostei muito.

Sabran de Inys está presa no próprio palácio. Ela tenta de tudo para escapar, mas sem sucesso. Enquanto isso, Ead retorna à sua terra natal, onde está o Priorado da Laranjeira. Lá, Ead não só tem permissão de usar magia e renová-la, como também poderá ascender como membra. Mas suas reais preocupações ainda não foram resolvidas: libertar a rainha Sabran e apoiá-la contra o dragão Inominável. Então, Ead descobre algo que poderá gerar uma nova forma de magia. Para descobrir mais a respeito, ela visita a imortal maga Kalyba, a Dama do Bosque ? um esforço perigoso, já que Kalyba fora banida. E é somente quando Ead retorna do Priorado da Laranjeira que a rainha finalmente consegue a liberdade. Juntas, elas seguem em busca da espada mágica Ascalon, a única arma capaz de matar o Inominável. Mas, nas florestas proibidas, elas encontram não apenas esperança. Sabran perceberá que toda sua vida é baseada em uma terrível mentira. E isso pode mudar tudo.

Rayanne 21/08/2022

"Todas as histórias crescem de uma semente da verdade."
"Podemos ser pequenos e podemos ser jovens, mas vamos abalar o mundo por nossas crenças."

Uma leitura super fluida e que nunca a senti maçante em nenhum momento.
Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Com protagonistas femininas incríveis, personagens LGBTs maravilhosos, todos muito bem construídos. A história toda por trás dos dragões e das magias, UM MUNDO muito bem construído. Ead, Tané, Loth, Niclays, Sabran, Meg, Nayimathun, entre outros personagens tão marcantes e inesquecíveis. Sentirei falta de ler sobre eles.

"Nenhuma mulher deve ter medo de não ser suficiente.
Uma mulher é mais do que um útero para ser semeado."

Religiões e Política, a crença e o poder, ambos muito bem trabalhados, muito bem escritos.

Um raro mundo escrito onde o amor é apenas amor, onde a sexualidade não é algo que as pessoas se preocupam.

"Meu coração conhece sua música, assim como o seu conhece a minha. E eu sempre voltarei para você."

Ead e Sabran um casal lindo e poderoso.
A amizade da Ead e Loth é incrível, mesmo com crenças opostas, eles possuem um vínculo inquebrável.
Sentirei saudades da maga, da rainha, da ginete de dragões, do lorde Beck, do alquimista, e de uma dragoa lacustre.

O único ponto baixo do livro foi que o final se passou rápido demais, porém isso não o diminui pq o livro ao todo supera isso.
"Algumas verdades ficam mais seguras quando estão muito bem enterradas. E alguns castelos é melhor manter nos céus. As lendas mais promissoras são as que ainda não foram contadas. Estão no reino das sombras, desconhecido pela imensa maioria. Você deve saber do que estou falando, Eadaz uq-N?ra. Você, cujos segredos algum dia vão ser cantados em prosa e verso."
Com um sorriso discreto, Ead elevou o olhar para as estrelas. "Um dia, talvez. Mas não hoje."

cypherskooluv 13/11/2023

Foi uma longa jornada até terminar esse livro e meus caros que livro.
Adorei o desenvolvimento dos personagens e amei a conclusão.
Demorei um pouco pra engajar na leitura pq parecia outro livro mas no fim deu tudo certo.

isablemes 06/02/2023

Muito bom, porém...
Eu tenho um defeito terrível que é gostar de histórias quando elas estão paradas. Quando a coisa fica muito animada, com guerras, ação e pancadaria, eu fico entediada. Sou muito mais de conflitos políticos e diálogos demorados.

Sobre o livro: gostei bem mais do primeiro, pelos motivos supracitados. Achei que o final foi bem corrido e tudo se resolveu "fácil" demais. Mas a história é uma delícia. A defini pra minha mãe esses dias colo "algo entre Tolkien e Guerra dos Tronos; não tão exageradamente denso como Tolkien, mas sem a violência desnecessária de Guerra dos Tronos".

Um belo livro. Sáficas e dragões. Prometeu e entregou. Estou feliz!