Nós Somos Inevitáveis

Nós Somos Inevitáveis Gayle Forman

Resenhas - Nós Somos Inevitáveis

Larisse 02/04/2023

Diferente do que eu esperava, mas não foi ruim e poderia ter explorado melhor o assunto "pessoas viciadas"
Eu achei que o livro seria mais voltado para a história do casal e a relação deles entre músicas e livros, o que acabou não acontecendo.

Essa história gira em torno do Aaron, que por causa de problemas familiares, acaba não indo para faculdade e herdando a livraria da família - que está, segundo ele, condenada à extinção.
Por causa desses problemas familiares e de outras situações que aconteceram com ele durante o ensino médio, o Aaron se tornou uma pessoa que não confia na bondade de ninguém e um tanto crítico com as pessoas e suas motivações. Também tem uma visão um tanto limitada à respeito de pessoas que sofrem de algum vício.

O foco do livro não é o romance, apesar do Aaron ter ficado perdidamente apaixonado pela Hannah, o romance serviu pra ele cair em si sobre todo julgamento que ele tinha com pessoas que sofrem de vícios. E o "cair em si" talvez seja mais leve do que a autora poderia ter explorado, mas eu fiquei satisfeita com o que a autora deixou. Algumas horas achei o livro enrolado, pois o Aaron tava sempre fugindo do problema que ele sabia que precisava resolver, porém agora percebo que isso foi uma forma da autora mostrar como o Aaron estava fugindo do problema através do vício que ele criou no "relacionamento" dele com a Hannah.

Durante a história, o Aaron é bem difícil lidar com a opinião do Aaron à respeito do assunto, mas a autora deixa uma nota no final dizendo que algumas vezes, autores levam os personagens criados a dizer coisas que eles sabem que não é verdade. Acho essa construção de personagem um tanto delicada, mas acho que ela soube trabalhar o personagem para que a opinião inicial dele começasse a ser desmistificada.

E acho válido deixar um trecho da opinião dela aqui também sobre isso:

"[...] O vício não é culpa do viciado. [...] Se existe a necessidade de atribuir um culpado a essa crise, pode-se considerar a própria indústria famarcêutica, em especial empresas como Purdue Pharma, que intencionalmente insistiu no marketing agressivo de medicamentos como a oxicodona, anunciando que não causavam dependência, embora a composição química dessas drogas sintetizadas seja quase idêncita à da morfina, o opiáceo altamente viciante do qual a heroína é derivada.[...]".

Cristiane 30/03/2023

Se eu tivesse uma livraria, NUNCA que eu abriria mão dela!!
A ideia geral é incrível, amei o fato da história girar em torno de uma livraria e de livros. E amei a ideia da autora de fazer uma história sobre como os livros ainda são essências e que, mesmo a atualidade e a modernidade nos exigir se moldar de acordo com ela, ainda assim existem raízes que devem ser mantidas e que para se manterem em destaque podem sim contar com uma ajudinha mais moderna.
Os livros são e sempre serão meu mais valioso meio de escape... minha água com açúcar, por assim dizer. E ler uma história como essa foi muito importante.
Todas as pessoas envolvidas lutando para manter a livraria de pé é de aquecer o coração.
Não gostei do personagem principal, ele é muito sem graça e vive implicando e atrapalhando os outros. Sei que ele tem motivos, e os compreendo, mas ele deveria ser mais grato e abraçar a chance de mudar e de inovar.
As referências de obras conhecidas por entre os capítulos foram bem bacanas de ver, principalmente porque muitos dos livros eu já li e amo!
É uma boa história, mas o que tira algumas estrelas é o personagem principal.
Ainda assim recomendo, haha!

Thamirys.Melo 26/03/2023

Muito mais que uma história de amor. Esse livro fala de superação, evolução, autoconhecimento e amor.

Gabriela 22/03/2023

Nós somos inevitáveis
Esperava bem mais, não tem nem o que falar. Não alcançou minhas expectativas, a história tem um péssimo desenvolvimento e não me deixou tão interessada.
Ainda tinha esperanças de que ia melhorar mas só piorava kkkkkkk não recomendo.
Fora que repete muitas vezes frases que têm a palavra "inevitável" pra fazer referência ao título mas fica péssimo, gosto quando tem uma frase refente ao título que cause impacto.

Jéssica 18/03/2023

É um livro muito mal desenvolvido.
A temática, os personagens, os assuntos delicados, os livros... Tinham tudo para ser uma leitura gostosa e reflexiva, mas não há sequer uma profundidade mínima no que acontece aqui. O protagonista é simplesmente insuportável e imaturo, parece um adolescente de 15 anos. Sem contar que os acontecimentos foram jogados ao léu para o leitor. Terminei a leitura com a sensação de que estava faltando algo, porque, na verdade, faltou mesmo, já que muito foi falado e nada foi dito.

NessaCoutinho 13/03/2023

Não tenho muito a comentar sobre, a leitura é boa e flui bem. Está longe de ser um dos meus livros favoritos, mas aborda um tema muito importante.

emysants 13/03/2023

Eu esperava mais. O romance é mal escrito e tem um desenvolvimento ruim. Passei muita raiva com o protagonista, que é grosso e mal educado a maior parte do tempo. E o final deixou muito a desejar.

Ananda Faria 11/03/2023

Nós somos inevitáveis
Aaron mora com seu pai, Ira, e juntos administram uma livraria que está mais para um sebo falido.
Aaron ao encontrar cartões do pai com o limite estourado sequetramente assina um acordo de venda da livraria com Penny. O que ele não imaginava é que faria uma amizade com Chad, que investiria e Ike que reforçaria a loja.

Annalisa 05/03/2023

Nós Somos Inevitáveis

Nós somos inevitáveis...

Aaron está estagnado na vida, aguardando apenas que o grande asteroide colida com tudo, e que nada mais possa ser feito ou é assim que ele imagina que tudo tem que realmente acabar. Este livro não é sobre o romance entre Aaron e Hannah, e também não é sobre a amizade de Aaron com Chad, não é sobre o relacionamento perdido de Aaron com os pais, e muito menos sobre o pesar de Aaron pela perda do irmão.

É um livro sobre o inevitável, sobre a vida, sobre sua tristezas, sobre o tempo e suas superações. É um livro sobre seguir em frente apesar dos pesares, e tentar o possível sobreviver e meio caos que são os sentimentos humanos, sobre perdoar e recomeçar. E que está tudo bem, sobre dias bons e dias ruis, um após o outro. E que é assim mesmo que a vida tem que ser vivida. Que precisamos aceitar como somos e como as coisas acontecem, que sempre teremos pessoas boas ao redor que podem e querem ajudar, que não precisamos lidar com tudo sozinhos, que pertencemos a uma rede de apoio universal, chamada amigos e família. Que eles estão lá por nós e que precisamos estar lá por eles.

Aaron está cada vez mais cansado de ter que absorver todos os problemas familiares, está cansado de ter ficado para trás e não saber o que fazer com a vida que tem. Perdeu o irmão para o vício em drogas, sua mãe foi embora, seu pai esta cada vez mais confuso e perdido, a livraria da família está decretando falência pela segunda vez, as contas se acumulam e os dias passam. E Aaron não sabe como fugir do inevitável. Perdeu o prazer pela vida, perdeu os motivos de se viver a vida, e além de tudo perdeu o amor pelo livros, aqueles mesmos livros que ditaram todas as fases de sua vida. Ele não sabe sequer como conseguir ler mais uma página, e muito menos como dar um próximo passo em sua vida.

É um livro manso, sendo cozido em banho maria, sem grandes emoções, apenas a constatação do que é a vida e de que precisamos aprender a lidar com ela. Entendo porque muitos não gostaram do livro, a capa não é realmente o que parece. Mas eu gostei, gostei da proposta de reflexão, gostei do mundo literário apresentado e principalmente gostei das referências de todos os livros citados em meio ao caos da vida de Aaron.

"Ira lia para mim desde antes de eu nascer, mas isso não era nem de longe comparável a ler sozinho, da mesma forma que andar de carro como passageiro não é nada igual a dirigir. Tenho dirigido desde então, de Nárnia a Hogwarts até a Terra-Média, da Nigéria à Tasmânia até a aurora boreal da Noruega. Todos esses mundos em 26 letras. Na verdade, pensei, o milagre era muito maior..."
BArbara910 12/05/2023minha estante
Essa resenha foi a mais completa que eu já li sobre esse livro ?? vc colocou em palavras tudo eu senti lendo esse livro e oq ele representa ?

Fabiana 05/03/2023

Muito hypado
Pela fama do livro na Internet eu achava que seria bem melhor do q realmente foi...
A parte boa é a temática de livreiros e livrarias e a importância da literatura na vida das pessoas, foi a única coisa que me identifiquei
O protagonista é chato d+, e apesar de trazer temas relevantes como dependência química e deficiência física foi um livro que eu podia ter passado sem ler que não ia fazer falta...

@renatavarelaescreve 03/03/2023

Meh
Chato e repetitivo. Tem uma história legalzinha mas os personagens são todos um saco ? e 99% homem. A única mulher relevante é o interesse amoroso, e é 100% manic pixie dream girl. Achei bem repetitivo, sempre na mesma tecla de dinossauros e asteroide e dinossauros e blablablá. No final, a ÚLTIMA página nos diz o que o livro queria passar, mas poderia ter vindo bem antes. Personagens jovens escritos com diálogos de alguém que tenta pensar como um jovem atual mas acaba saindo forçado, como um tiozinho tentando demais. Ah, e o audiobook é bem ruim, eu não conseguia ouvir sem revirar os olhos com as vozes forçadas do narrador. Decepcionada, porque eu queria gostar da autora. Enfim. Esquecível.

Clara2835 02/03/2023

Nós somos inevitáveis
No começo, achei que ia ser chato, estava demorando pra acontecer ''romance'', mas depois entendi que não se trata só disso, e sim da evolução do Aaron.
Uma das coisas q mais gostei, foi as referências de livros :).

Madu 28/02/2023

Que livro leve, lindo, me transmitiu uma paz imensa, amo a diferença deles, amo como eles lidam com isso.
Aaaaaahhhhhhh eu amo tanto eles ???

Carol L. 23/02/2023

O primeiro ponto positivo desse livro, é que é narrado da perspectiva do Aaron, e isso é pouco comum. O segundo, é que muito mais do que ser apenas uma história de amor, são várias: amor paterno, amizade, amor pela vida.