O Veneno na Montanha

O Veneno na Montanha Bianca Jung

Resenhas - O Veneno na Montanha

Cassiene.Reis 21/10/2023

Vale a pena cada página!
Que história bem construída, envolvente e gostosa de ler. Fazia tempo que eu não lia um livro de fantasia que me prende-se e me fizesse ansiar desesperadamente pelo próximo!!! Eu preciso do próximo livro, por favor ?

Falando da história, é uma história distópica com elementos de fantasia, reinos e poderes mágicos (senti falta deles serem mais abordados, mas entendo que não era o foco desse livro). Os personagens são cativantes e eu gostei do crescimento da personagem principal durante a narrativa. Espero ver mais desse universo em breve.

Vic_Clum 21/10/2023

QUE LIVRO PERFEITO
Eu tô sem acreditar q as pessoas n conhecem esse livro,ele é simplesmente magnífico. A história flui de uma maneira tão única e voraz q vc nem percebe a história andando,esse livro entrou no meu top 5 de livros queridos de tão bom q é. Eu sempre soube desde o início q teria enimers to lovers,mas o livro é voltado mais para o política e recebemos só migalhas,mesmo assim são muito boas kkkkkk. Se preparem tbm para os plot twist,é mais de um,e já aviso q vcs vão surtar demaais. Estou esperando ansiosamente pelo segundo livro dessa primeira perfeição,a autora conquistou meu coração.

Annpa 20/10/2023

Não tenho palavras
É muito bom, posso estar exagerando?sim.
Comecei o livro já gostando muito, a escrita me cativou horrores.
Os personagens?eu não vou dizer que amei, que li o livro inteiro por causa deles mas são bons e bem construídos sim.
Livro nacional não decepciona.
Gostei muito mesmo, tenho nem o que falar.

Raphaella 20/10/2023

Fantasia nacional boa e com potencial. Gostei do universo e dos personagens, porém a escrita não me agradou muito. Senti a leitura um pouco arrastada, acho que muita coisa poderia ter sido compactada. Apesar dos plots serem previsíveis, no geral é um livro bom.

Milena 20/10/2023

É mulher pra todo lado ???????????????
Estava com anos que não pegava em um livro de fantasia pra ler, mas estava curiosa para ler esse já que acompanho a autora nas redes sociais.
Algo muito marcante nessa história é o relacionamento entre mulheres como o centro desse enredo. A relação potente entre mãe e filha que as fazem tomar medidas drásticas, a amizade envolvente entre Kalina e Érhika trazendo um companheirismo mesmo nas piores situações, e as líderes da história (sejam vilãs ou revolucionárias) que são mulheres ambiciosas e corajosas.
O livro é cercado de mistério e segredos surpreendentes são revelados paulatinamente até a última página.
Uma história de fantasia boa sem dúvidas, no entanto me incomodou a repetição de algumas sensações e emoções diversas vezes ao longo das páginas, tornando em alguns momentos algo maçante de ler, por isso 3,5??. É um enredo interessante, mas as 575 páginas poderiam ser 350 e a história continuaria boa. ?

evavcamargo 18/10/2023

Uma leitura válida!
“Quanta bondade pode existir em um coração até chegar ao limite?”

O Veneno na Montanha é um bom livro, se posso resumir tudo o que senti em sua leitura. Mas, com ressalvas.

Após um golpe de estado há 30 anos, Insula vive sob o domínio totalitarista dos aratnys e os braços de Frederick Denova. Somos apresentados a Kalina Kaster, uma jovem corajosa que após perder algo extremamente valioso, se lança em uma aventura perigosa até a Prisão de Insula, o pior lugar do mundo, para buscar aquilo que ama: sua mãe. O que ela não previa era ser envolta em uma teia de segredos, mortes e revolução. Insula irá arder em chamas e Kalina terá papel central nisso.

O livro segue uma fórmula bem conhecida de outras fantasias/distopias, mas achei um ponto positivo a autora usar em sua construção de mundo uma raça baseada em aranhas, por exemplo. Se esse fosse o único “poder” dentro do universo, já valeria a pena e seria muito singular.

A Kalina não é exatamente uma pessoa muito carismática, então, às vezes era um pouco irritante - principalmente, por só termos a visão dela, já que o livro é narrado em primeira pessoa - acompanhá-la. Porém, amei como a autora trabalhou a dualidade dos sentimentos dela, principalmente, no final da história. Ela é uma protagonista cheia de defeitos, o que não é muito usual em livros de fantasia e sua jornada é cheia de percalços, principalmente psicológicos.

Meu personagem favorito é o Vixen, sem sombra de dúvidas. Um personagem com muitas camadas e adorava quando ele estava por perto, pois seu desenvolvimento foi gradual e muito condizente com quem ele era. Inclusive, é um livro com ótimos personagens secundários.

Algumas coisas que me incomodaram bastante durante a leitura, primeiramente foi a previsibilidade de alguns plots. É interessante que a autora deixe dicas durante a leitura, porém, achei que elas entregavam tudo muito rápido e você via chegar as situações, então perdia aquele sentimento de “virada” da história (exceto o plot dos Harakins, esse foi o puro creme da perfeição). E, em segundo, é a facilidade com que as situações trabalhavam em prol da protagonista/secundários, desde situações mais banais até poderes que apareciam para resolver os problemas.

A escrita da Bianca é bastante descritiva, então facilita muito imaginar as cenas, algumas são bem gráficas. Só senti que, às vezes, por estarmos dentro da cabeça de Kalina, as coisas/cenas se arrastavam demais - mas, eu entendo, já que precisávamos daquela visão macro do que a protagonista sentia naquele momento (como eu já citei, Kalina pode ser meio irritante, rs).

As críticas veladas na história, que permeiam o pano de fundo, são importantes e achei bem respeitosa a forma que foram abordadas (governos totalitaristas e tráfico de crianças, por exemplo). O plot dos Harakins foi muito bom mesmo e espero que no livro 2 isso seja muito mais abordado.

É uma história sobre morte, visto que ela permeia todo o livro, mas muito mais sobre vida e sobre escolhas e como elas alteram o rumo do nosso próprio destino. No final, dei 4 estrelas, pois o livro tem muito potencial e valeu a leitura.

Agatha57 16/10/2023

Gostei e não gostei
Protagonista: a Kalina é realmente bem chatinha. Não sei, de vdd, se peguei uma certa birra dela ou só se nosso santo não bateu, mas não curti muitas MUITAS coisas que ela fez/falou.
Sim, houveram momentos que gostei de certas coisas referente a ela ou simpatizei em vários assuntos com ela, contudo no geral... É, ela e eu não somos compatíveis. Ainda.

Enredo: com os acontecimentos que eram relacionados a ela, sim, houveram bastante conveniências em relação a Kalina. Infelizmente, pq seria legal ver momentos dela *verdadeiramente* se lascando. Até a forma que os poderes dela são lidados (sem falar muito para não apresentar spoiler) é bem favorável para ela. Fora atitudes de outros personagens com a Kalina, lutas que ela venceu sem esforço real ou planos que saíram perfeitos... Ok, tudo bem.

Secundários: o ponto que mais curti foram os secundários, que PARA MIM superaram a prota. E isso a autora fez muito bem mesmo, os secundários foram bem utilizados, presentes e apresentados. Não ficaram de segundo plano, longe disso. De suas forças, cada um evoluiu ou contribuiu. Sim, eles foram ótimos. Vixen, eu te adoro! Kkkkkk Mig e Alexis, Ehrika, até a Safiny... Todos incríveis!

Segundo livro: sinceramente, eu não leria o segundo se fosse apenas narrado pela Kalina. Entretanto se, levando em consideração o Epílogo, for utilizado o pov do Vixen, por exemplo, ou intercalando os dois pontos, aí eu gostaria sim de ver o desenrolar de certas situações.

E por fim, Plots: os Plots são, em maioria, previsíveis. Alguns (poucos) eu não vi chegando e gostei sim, principalmente os do final. Já outros eu sabia onde estava chegando, o que só deixou a leitura previsível, e NÃO ruim!! O plot envolvendo o Vixen foi bem legal.

Concluindo: leiam, por favor, quem curte fantasia com foco na magia e política (mal há romance, só um pouco/mínimo no fim), a leitura é SIM válida.

Bcvc 14/10/2023

Veneno na montanha
Nada de muito surpreendente e diferente vindo de um livro de fantasia comum, mas a premissa é interessante e a escrita é boa!

m.ariic 14/10/2023

Merece mais reconhecimento
Eu confesso que quando se tratava de livro de fantasia nacional não colocava tanta expectativa... Então esse livro mudou TOTALMENTE MINHA VISÃO. Achei que seria só mais um livro de fantasia comum e estava COMPLETAMENTE ENGANADA!!!!! Eu amei tanto a historia e a Kalina... Existem muitos personagens carismáticos na história e apesar de ser um livro longuinho achei super fluído de ler e tive uma experiencia maravilhosa!! Obrigada Bianca por ter proporcionado um livro tão bom e fazendo nome a literatura nacional

Marinakg_ 10/10/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL!!! Ele realmente me prendeu na leitura e a escrita é muito envolvente. Os personagens são incríveis e muito carismáticos, você se apaixona por eles muito fácil. A história é incrível e eu fiquei tão fissurada que até sonhei com o livro kk. Muito bom. Não vejo a hora de ler o próximo.

Giu Vertematti 10/10/2023

Fantasia nacional com potencial
Para meu primeiro contato com uma alta fantasia nacional, posso dizer que o resultado foi positivo. Bianca Jung tem uma boa escrita e constrói uma história interessante, com alguns percalços no caminho mas que deixa um gostinho de ?quero mais?.

Após uma missão que, aparentemente deixou pontas soltas, Kalina vê sua mãe ir para o pior lugar dos 5 reinos: a prisão de Insula. Determinada a resgatar a mãe, ela e sua melhor amiga, Ehrika, arquitetam para serem presas. Entretanto, Kalina irá descobrir que a temível Montanha esconde muitos segredos e que há mais em jogo do que ela imaginava e ela é a peça chave de tudo.

Apesar de se utilizar de alguns artifícios comuns em fantasias, a autora consegue criar um universo único. Porém, falta uma melhor explicação da estruturação do mundo fantástico, o que atrapalha o entendimento do contexto pelo leitor.

Na minha opinião, Bianca peca um pouco também na construção de personagens. Honestamente, não consegui me conectar com nenhum deles. Eles parecem um pouco rasos e não provocaram nenhum tipo de emoção em mim (seja positiva ou negativa).

A escrita da autora é muito boa, mas o ritmo da narrativa é lento. Os acontecimentos demoram muito para se desenrolarem. Além disso, alguns pontos ficam jogados e só são retomados (sem muito embasamento) no final do livro.

O romance é algo muito implícito, fica bem nas entrelinhas. Isso foi algo que senti falta na história, até porque os momentos de ação estão somente no final. Portanto, a leitura é um tanto monótona até seu clímax.

Por mais que existam algumas falhas de construção e ritmo, Bianca Jung traz uma fantasia nacional de qualidade e que, se bem desenvolvida, promete muito!
evavcamargo 17/10/2023minha estante
Concordo plenamente, estou em 60/70 % na leitura, e vim até as resenhas para ter uma noção geral sobre meus próprios apontamentos a partir da opinião de outras leitoras. Achei sua resenha incrível e os pontos que abordou certeiros, concordo plenamente com você. Obrigada!

Giu Vertematti 17/10/2023minha estante
Muito obrigada!! O final é bem dinâmico, acho que você pode se surpreender!

Brendacporto 07/10/2023

Fantasia que amei
Fui ler OVNM porque já gosta da Bibi como influencer. E que livro maravilhoso, que prende a atenção, um mundo criado com seres criativos, personagens envolventes.
Como não amar o Vixen e Kalina ??

Marianna.Tracera 07/10/2023

Uma surpresa da bienal.
Conhece a autora na biena/2023, estou totalmente surpresa com sua narrativa, a construção dos personagens e o desenvolvimento emocional deles são tão surpreendentes quanto o desenrolar da história.
Tenho que dizer que cada personagem foi construído de forma maravilhosa, os vilões são maravilhosos, o "vilão" se redimindo e virando herói (se não fosse tão bom seria clichê). Estou ansiosa para ver o desenrolar da tomada da Prisão na sequência.

Lua 06/10/2023

Meu Deus, que livro BOM!