O gato que amava livros

Sosuke Natsukawa

Resenhas - O gato que amava os livros

-Koraline 29/07/2022

Arrogante e hipócrita
#MLI2022 - Enseada dos Decaídos - Crânio - Um livro de estreia.
O Gato que Amava Livros é um livro que deveria ser uma homenagem à literatura, e mostrar o quanto a leitura é importante, mas na verdade, o autor apenas criticou a literatura popular. O livro é dividido em 4 partes, e em cada uma delas o autor faz críticas aos leitores atuais. Na primeira, o autor trata como absurdo o fato das pessoas hoje em dia não relerem livros, buscando sempre histórias diferentes, ao invés de lerem a mesma coisa de novo (não apenas um livro qualquer, mas clássicos), como se as pessoas tivessem obrigação de destrinchar um livro para que ele seja lido de forma completa. Na segunda parte, a crítica da vez é sobre leitura dinâmica, e o quão é errado ler clássicos de forma rápida ou de forma resumida, o que é completamente absurdo, afinal, nem todo leitor lê apenas por prazer, e a forma como um livro vai ser lido sempre vai depender do objetivo do leitor, por exemplo, um aluno vestibulando se beneficia muito mais de resumos do que da obra completa para fazer a prova. Na terceira e pior parte, o autor critica muito a literatura popular, apontando que os livros contemporâneos não tem substância por que é isso o que a sociedade busca, o que é totalmente absurdo e extremamente hipócrita, por que, primeiro, o autor aponta como algo negativo os livros estarem cada vez mais finos quando seu próprio livro tem 200 páginas, e é ridídulo que ainda existam pessoas "cultas" que desvalorizam a literatura popular e tratam clássicos como os únicos livros que deveriam ser lidos, afinal, quem essas pessoas pensam que são para achar que podem validar a leitura alheia? Além disso, o ponto que provavelmente mais discordo nesse livro foi um trecho que o autor aponta que os livros de hoje não tem emoção... Quem disse? Podem ser romances clichês ou livros genéricos de fantasia, isso não significa que o autor não deu tudo de si para escrever sua obra, e definifivamente não significa que o leitor não se identificou com a leitura, se emocionou e aprendeu algo novo com isso. Na última parte, não bastou apenas criticar a literatura contemporânea, mas também foi preciso dizer que leitores clássicos devem tentar doutrinar outras pessoas a lerem cânone, mesmo que os leitores não queiram ou tenham dificuldade com vocabulário. Por favor, PAREM de desvalorizar a literatura popular. Empurrar um clássico para um leitor que sente dificuldades em ler esse tipo de livro só vai desestimula-lo, e esse é um dos fatores que faz com que menos pessoas leiam hoje em dia, a literatura popular tem tanto valor quanto cânone, e são os livros de massa que podem introduzir os leitores a valorizarem a literatura.
Greyce 30/07/2022minha estante
Chocada, nem quero ler mais! ?

Paola 30/07/2022minha estante
Chocada, excluindo da minha lista de "quero ler" agora.

LuKütter 31/07/2022minha estante
Nem li, só li tua resenha. Nem vou ler... acredito que livros são como vinhos, como música, ou até comida e preferências individuais não se disputam e não devem ser negadas.

Fulanuendel 25/08/2022minha estante
Além de quê, por muitas vezes, os clássicos, em sua época, eram a literatura desvalorizada por ser popular.

Pam 15/09/2022minha estante
Eu acho que esse livro na verdade cutucou muita gente e por isso essa "interpretação". Ele nunca disse que os livros novos são ruins. Ele só disse que pessoas que compram livros novos só pra por na estante sem nunca ler ou pessoas que ficam procurando resumos e gramática fácil e não lêem livros antigos pela linguagem ou que tratam livros como bibelôs e nem marcam o canto da página são hipócritas. E são mesmo. Literatura atualmente é puro status. Qualquer pessoa que ama livros sabe disso. Duvido que a metade das pessoas que dizem que amam livros iriam comprar livros realmente antigo em sebos. Porquê as capas "feias" não ficam bem na estante e nas fotos do Instagram. Esse livro é claramente necessário. Porquê tem muitas pessoas por aí que estão mais preocupadas em tirar foto da estante e corrigir o português das pessoas pra dizer que são simples leitores do que pessoas que realmente amam os livros.

Anna 16/10/2022minha estante
Tem gente querendo parar de ler por uma resenha! Cada um tem gosto diferente de leitura

Camarada dos livros 18/11/2022minha estante
"os livros de hoje em dia não tem emoção", corta pra eu no meu quarto chorando pq o julian tá morrendo, gritando com o nick por ser um idiota, doido pra saber quem é o fantasma da anya, e querendo matar a mãe psicopata do Aled.
Sério, muito medo de ler esse livro, pq parece ser muito legal mas se fala tanta bosta assim eu vou querer matar alguém.

Giulia.Becker 04/12/2022minha estante
Em minha opinião, até onde eu li, não concordo muito, pois em nenhum momento o autor cita que obrigatoriamente as pessoas teriam que reler seus livros, mas sim não procurar ter fama por ler vários livros diferentes. Mas não desanimem em lê-lo, afinal cada um interpreta de formas diferentes?
É só uma OPINIÃO, não desejo discussão com ninguém)

() 27/12/2022minha estante
Discordo. Pra mim a intenção do autor não foi criticar a literatura contemporânea como um todo e sim o fato de alguns livros serem escritos apenas para vender, sem grandes ensinamentos ou reflexões profundas, narrativas ao gosto das grandes massas. Sabemos que existem livros assim e não é um problema gostar deles. Porém, o autor não gosta e escreveu também sobre isso. "O gato que amava livros" não é perfeito, mas tem seus méritos; defendo que cada um leia e tire suas próprias conclusões.

kiny. 29/12/2022minha estante
Chocada!!! Não vou ler mais viu.

Bianca 03/01/2023minha estante
parece que eu e você nem lemos o mesmo livro kkkkk pra mim, a sua interpretação pareceu totalmente errada. ele não criticou a literatura popular, mas sim o capitalismo, que despreza a qualidade dos livros em nome do lucro.

Anna 03/01/2023minha estante
Neste exato momento estou lendo ele e não é parece q comprei um livro diferente do seu pois estou achando muito bom e meu ponto de vista é q ele fala do capitalismo

Carolina 14/01/2023minha estante
Eu discordo. O autor critica o fato das pessoas não absorverem nada da leitura, ir atrás de quantidade ao invés de procurar qualidade e experiência na leitura, gente que lê resumos e resenhas pra dizer que leu muitos livros e as pessoas que tratam os livros como algo puramente lucrativo. Ele fala que os livros estão mais finos justamente porque é o que vende. O que é importante de fato nós livros é a experiência que teremos, o que a gente leva na nossa memória.

evermorxs 16/02/2023minha estante
mona vc é maluca? com todo respeito kkkk essa é justamente a crítica do livro

Yully1001 16/02/2023minha estante
Leu o livro errado...

Magnus 03/03/2023minha estante
meu deus você deturpou todo o livro... Se você quis interpretar assim, ok, mas em nenhum momento ele caga regra de nada, só trás reflexões

kenhimura 04/03/2023minha estante
Apaga essa merda enquanto dá tempo. ??????

Anna 04/03/2023minha estante
Kk

Anna 04/03/2023minha estante
Kk

Sid 12/03/2023minha estante
Engraçado como tem pessoas que lêem um livro mas não lêem o livro...

Alison30 13/05/2023minha estante
Assim que eu terminei de ler, eu tive a certeza absoluta: Nós não lemos o mesmo livro.

Jack F.V. 19/05/2023minha estante
Discordo totalmente, você está deturpando todo o livro. Ele faz crítica ao capitalismo e sobre pessoas que querem "ler" por puro status e para serem pedantes. Me pergunto se você realmente prestou atenção no leu...

Letícia 24/05/2023minha estante
Tô amando a polêmica, acabou de chegar o livro, vou ler e vir participar tb kkkk

Let 28/05/2023minha estante
Ah pois eu amei o shade pra CoHo kkkkk ?

sueane 29/05/2023minha estante
Depois dessa, me deu ainda mais vontade de ler

joanadarkcruz 01/06/2023minha estante
Leu errado...
Volta e lê novo!

so4away_ 04/06/2023minha estante
Gostaria de ter visto essa resenha antes de começar esse livro. Tô em 62% mas só vou terminar mesmo pra poder falar mal com propriedade

Danniki 05/06/2023minha estante
Estou mais em choque pelas pessoas que consideram leitoras, mas são influenciadas pelas resenhas como essa em vez de tirar as próprias opiniões. Pois a pessoa que resenhou não entendeu - absolutamente - nada sobre a obra!

Fuzuky 09/06/2023minha estante
Ai perdi 100% a vontade agr a minha vizinha me emprestou

Augusto Pássaro 22/06/2023minha estante
Achei seu comentário muito relevante e, pra ser bem sincero, me despertou uma curiosidade maior em ler esse livro. Obrigado. ?

Agr3ste 29/06/2023minha estante
Engraçado que o livro critica tbm justamente essas pessoas que leram essa resenha e desistiram de ler kkkkk

nathaliart 25/07/2023minha estante
Nem terminei e já vi que você não entendeu nada da leitura, assim como o homem de branco, do primeiro labirinto. Está precisando refletir, como ponderou o avô de Rintaro...

E pra quem está desistindo sem nem ler: tenham mais senso crítico e aprendam a não ir na onda dos outros facilmente...

Nacchan 25/07/2023minha estante
Gente, por favor deem chance ao livro, e nao se baseiem somente nesse comentário...estou terminando e ao ler essa resenha, com certeza ou a pessoa entendeu a mensagem toda errada ou não se trata do mesmo livro. O protagonista se depara com situações muito atuais sobre leitura e em nenhum momento dita essas regras aí que foram mencionadas na resenha...

Beatriz 31/08/2023minha estante
amiga, não estamos lendo o mesmo livro, com certeza

Dedene 03/09/2023minha estante
Com certeza acho que todos deveríamos ler o livro antes de tomar deduções precipitadas- para mim o livro não tem nada do que estava na sua resenha pelo contrário eu o achei totalmente incrível principalmente os dois primeiros labirintos e o final

Livia711 05/09/2023minha estante
mds eu nem pensei por esse lado, ainda favoritei 5 estrelas, achei um livro tao clean, doce, eu amei

NickMiyo 09/09/2023minha estante
Quando a resenha negativa da ainda mais vontade de ler pq atingiu alguem que gosta de Collen hoover

Letícia 09/09/2023minha estante
Terminei de ler o Gato que amava livros e posso afirmar que em nenhum momento vi críticas a livros populares ou que os leitores devem ler livros clássicos. Também não está criticando o vestibulando que lê um resumo de uma obra.
A crítica, segundo os labirintos que Rintaro percorre, são de pessoas que estão mais preocupadas com a quantidade de livros que leem e em exibir isso aos outros. Em produzir resumos e mais resumos de livros como se fosse possível extrair dele em uma frase a sua essência e assim não ser necessário ler a obra completa.
Veja que ninguém é obrigado a ler o que não gosta, mas leituras clássicas ou leituras difíceis são um desafio que todo leitor que realmente ama livros deveria se colocar. Porque é sempre muito cômodo permanecer em livros simples que não trarão nada de novo para o seu entendimento de mundo. Mas é sempre bom que se tente adentrar nos livros clássicos para entender o por quê deles terem resistido aos anos nas prateleiras das livrarias. Certamente porque transmitem algo sobre a essência humana que livros de "entretenimento" provavelmente não vão transmitir.
Vi nesta obra apenas um um menino que ama livros tentando preservar a memória do avô e seu amor pela literatura com a velha Livraria Natsuki.

Stella 22/09/2023minha estante
Terminei de ler e concordo com muita coisa, mas mesmo assim é muito bom

kepp 13/10/2023minha estante
vc depois de ter tido uma interpretação totalmente premeditada e errada:

winter8 02/11/2023minha estante
Imagina ler o livro, não saber interpretar as críticas que ele faz. Agora pior, imagina ser influenciado a não ler um livro por um único comentário completamente equivocado, fazendo dele a verdade absoluta e abrindo mão do próprio senso crítico.

Julia.Lucena 06/11/2023minha estante
Pois eu vou iniciar a leitura e ao final eu decido se será uma história de amor ou de ódio.

juliadelfs 20/11/2023minha estante
que interpretação distorcida é essa? meu deus

Mirella.NAbrega 04/12/2023minha estante
acho que você não entendeu NADA do livro kkkkk até imagino o pq...

Lisa 14/12/2023minha estante
Eu ia comprar só por ter um gato KKKKKKK NAO VOU MAISSS

Lisa 14/12/2023minha estante
Eu ia comprar só por ter um gato KKKKKKK NAO VOU MAISSS

Letícia Martins 11/01/2024minha estante
a cutucada doeu bastante nessa aí

vanessa 17/01/2024minha estante
Moça, bem se vê que você não entendeu nada da proposta do livro, o autor usou de certos artifícios para mostrar o comportamento que alguns tipos de leitores tem com os livros e no final ele deixa a lição, que ler é muito mais que status ou devorar um livro em minutos ou simplesmente exercer soberaria intelectual é aprecia-la, a partir do momento que você abre o livro, o próprio Natsuke fala isso em diversos momentos do livro e o gato também.

Andréa 18/01/2024minha estante
É interessante como a literatura pode tocar as pessoas de diferentes formas.
Achei o livro despretensioso e envolvente. Uma abordagem interessante de temas atuais, com uma pegada adolescente. E a forma como o gato se refere ao protagonista Rintaro é hilária! É um bom livro!

brenda_95 27/01/2024minha estante
leu de olhos fechados?

brenda_95 27/01/2024minha estante
leu de olhos fechados?

Andréa 27/01/2024minha estante
Não entendi o propósito da pergunta. Não li, ouvi um Audiolivro.

brenda_95 28/01/2024minha estante
moça eu perguntei a moça que fez a resenha e não a respeito do seu comentário. Inclusive concordo com vc

Andréa 28/01/2024minha estante
Ahhh, desculpe, entendi errado. Valeu!

Andréa 28/01/2024minha estante
Ahhh, desculpe, entendi errado. Valeu!

morimoonie 28/01/2024minha estante
Acabei de ler o livro e acho que não lemos o mesmo, não é possível.

Essa interpretação não poderia estar mais longe do que o autor quis mostrar.

Ao meu ver, ele criticou quem acumula livros como troféis sem ler, quem deseja fazer uma leitura rasa, quem acha que a leitura deve atender só ao que está na moda, entre outras coisas.

Vendo essa interpretação tão deturpada e os comentários seguintes de "nem vou ler mais" baseado numa resenha totalmente destoante, só me leva a crer que o autor nunca esteve tão certo e porque as críticas doeram tanto.

Leu sem ler, passou os olhos pelas palavras sem refletir sobre elas. E os demais querendo tomar um caminho mais curto lendo UMA resenha mega distorcida e tendenciosa.

Não existe críticas à leitura popular em momento algum!

Izadora 29/01/2024minha estante
Sua interpretação é pior do recém nascido de 1 dia

psyeulgi 06/02/2024minha estante
acho que tivemos interpretações diferentes. o livro nao critica todo o tipo de leitura, ele critica a soberba, pessoas q leem por status, editoras e autores que tem formula nos seus livros e so se importam em vender sem promover grandes debates na maioria dos seus livros. nao acho que seja hipocrisia, ja q é perceptível q a escrita desse livro é bem diferente dos livros q lemos no ocidente e tbm temos q levar isso em conta.

os viloes do livro sao a representação do consumo rapido por status, nao valorizando as leituras afetivas se posso chamar assim. nao estou defendendo o livro com unhas e dentes pq eu achei esse livro bem ok, me propos várias reflexões, estou esclarecendo para q as pessoas nao parem de ler alguma coisa so por uma resenha interpretativa. se vc n gostou ta tudo bem e vida q segue

Giovana.Sasdelli 10/02/2024minha estante
acho que você viajou kkkkkkkkkkk

psyeulgi 19/02/2024minha estante
@Giovana.Sasdelli ai amg cada um tem uma interpretação diferente

Cami 20/02/2024minha estante
Claramente não lemos o mesmo livro. Mas se esses foram os significados que você tirou da leitura, eles são válidos. Minha compreensão, no entanto, foi completamente outra.
Acho que o livro dá muito mais material para reflexão do que as certezas que você pontuou. Uma pena que muitas pessoas deixarão de ler baseados nesta resenha.

Nikolas.Andriesk 02/03/2024minha estante
Parem de querer parar de ler por uma resenha!
Cada um tem seu gosto, ele não gostou e tá tudo bem! Não é porque viram uma opinião de alguém, que essa opinião vai ser a sua também!
Aliás, amo esse livro, mesmo com esses poréns.

Nikolas.Andriesk 02/03/2024minha estante
Mano, ele fala do capitalismo.
Qual livro vc comprou?

Amanda3571 23/03/2024minha estante
hahahaha se doeu porque ele criticou justamente pessoas como você

Krist_Hyna 16/04/2024minha estante
E tú ainda deu duas estrelas amg? Eu dava meia só pra poder resenhar

Vitor Cano 22/04/2024minha estante
Honestamente, acho que essa resenha diz mais sobre quem a escreveu do que sobre o livro.

Tais.Eliana 07/05/2024minha estante
Não concordo com sua resenha, você está induzindo pessoas a ler (ou não ler) exatamente da maneira como o livro crítica.

bybibsss 16/05/2024minha estante
nossa acho que você leu esse livro de ponta cabeça!!!!

Gente não desistam da leitura! Primeiro por que tudo temos que ver com nossos próprios olhos para termos críticas próprias

Segundo: o livro faz críticas à sociedade moderna e seu relacionamento com a literatura.
?Leitura? por status, ter livros apenas para demonstrar inteligência
Ler APENAS resumos e resenhas na INTENÇÃO de possuir mais conhecido e mais rápido, destruindo a verdadeira essência de LER. A crítica não foi diretamente a leitura dinâmica e sim a diminuição de toda a literatura em dois parágrafos.
A rasa relação das editoras com a publicação de livros, que penam apenas em lucros e não que tipo de informação eles estão vendendo para os consumidores, além que não podemos discordar do fato que muito da nossa literatura é fútil.
E no fim o que a leitura nos ensina, o poder dela e como somos influenciador pelas coisas que consumimos E TUDO ISSO COM UM GATO FALANTE!!!!!!!!!

Lizia.Yohanna 04/05/2024

Estou cada vez mais apaixonada por ficção de cura asiática e esse foi um dos melhores que li. A mistura de realidade e ficção deu um ar ótimo à história e eu adorei o gato apesar de até agora não ter entendido muito bem qual o intuito de vários acontecimentos do livro. Eu gostei do final e ainda assim acho que os personagens mereciam mais de tudo, enfim leiam que vale a pena.

AmyLivros 04/04/2024

Resenha @AmyLivros | Bookgram e Booktok
A livraria Natsuke era uma loja de livros usados quase fora da cidade. Quem passava por lá via estantes que iam do chão até o teto, abarrotadas das mais maravilhosas obras literárias. Rintaro Natsuki amava aquele lugar.

Depois que o avô morre, Rintaro percebe-se só e arrasado: tudo indica que ele precisará fechar a livraria. É quando surge um misterioso gato malhado, de nome Tigre, que pede a ajuda do garoto para enfrentar quatro grandes labirintos e libertar livros que precisam de ajuda.

inicialmente eu fiquei um pouco chocada com as verdades sinceras e duras que o gato acaba contanto ao leitor, durante as aventuras dos dois, eles encontram um homem que só lê seus livros uma vez e os mantém presos em caixas de vidros, também há outro homem, esse sente que precisa picotar os livros pra tornar a leitura mais dinâmica, porque a sociedade não tem mais tempo para a leitura. Essas situações parecem familiares para você?

Ao mesmo tempo que essa é uma história reflexiva e tocante, não consegui me identificar muito com os personagens, o autor acaba não se aprofundando muito na história deles e o leitor fica realmente como um espectador, do lado de fora do livro, não é uma história muito imersiva.

É preciso encarar essa leitura com a mente aberta e você precisa realmente querer refletir sobre os ensinamentos do livro, se não pode acabar se ofendendo com a opinião do gato hahaha.

Vênus_Alice 26/06/2023

O gato que amava livros
A história começa triste, com o falecimento do avô e o seu neto fica sozinho com a sua livraria, mas logo depois migra para uma aventura e fantasia quando um gato falante aparece e depois uma menina da sua sala.
É um livro muito fluído e bem tocante, traz inúmeras reflexões sobre competições, as pessoas quererm mostrar que leem, que lê sei lá quantos livros por ano... status e pódio.
Aqui tem reflexões bem nuas e cruas de como podemos levar a vida, achei muito pertinente e bem interessante como é trazido. Ainda mais que os livros podem salvar e fazer parte da história de cada um de modo diferente, plural e especial, espero que isso seja sempre verdadeiro e vivido.
Chel 30/06/2023minha estante
Vai ver esse gato sou eu kkk

B.norte 01/07/2023minha estante
Comecei a leitura, só não comecei a fazer o histórico dele ? ainda preciso fazer uma resenha, antes de começar um novo registro de livro ?

Nadia 29/04/2024

Livro para quem ama livros
Foi gostoso ler personagens jovens e um gato debochado salvando livros de pessoas que queriam destrui-los ou modificar sua essência, precisava deles aqui quando o então prefeito Marcelo Crivella promoveu ato de censura em plena Bienal do livro.

Michela Wakami 19/03/2024

Amei conhecer os personagens dessa história e acompanhá-los nessa aventura, para salvar os livros.

Durante a leitura, senti falta de um pouco mais de emoção, por isso não dei 5 estrelas.

Gênero: fantasia.
aline 19/03/2024minha estante
Livros com gatinhos são sempre bacanas rsrs

Michela Wakami 19/03/2024minha estante
Sim, amiga!???

Daiana 29/03/2024minha estante
Gosto tanto desse livro! ??

Michela Wakami 29/03/2024minha estante
Leitura deliciosa, Daiana! ??

jeslendo 28/07/2022

Existem incontáveis livros por aí. E mais um número enorme de livros que ainda não existem. Então, quando você escolhe, entre tantas possibilidades, um livro para tomar o seu tempo, nem sempre ele acaba sendo o que você precisa ou nem sempre ele acaba mudando você. Mas acontece. E, quando acontece, não é você que escolheu aquele livro e, sim, aquele livro que escolheu você.

Na minha vida de leitora, raramente isso me ocorreu. Eu li incontáveis livros desde criança e, ao crescer, fui me tornando mais e mais crítica conforme as minhas experiências com a vida me tornaram quem sou. Então, quando acontece de um livro, entre tantos, me escolher, é sempre um grande momento.

Isso aconteceu aqui, com esse livro. Eu comecei como quem não esperava muito, mas ainda tinha aquela sensação de que esse seria diferente. E foi.

Posso contar nos dedos de uma mão todos esses momentos que tive com livros ao longo da vida e sempre me apego muito e sinto muito por um livro quando eles me escolhem.

E como eles escolhem? São histórias que você precisa ler, mas que ainda não sabe disso. Histórias que você precisa aprender coisas e descobrir outras. São histórias que te prendem e aquecem o seu coração do início ao fim. Elas acabam vindo de muitas formas, tocando o coração das pessoas de várias maneiras.

Esse livro em especial chegou em um momento importante. Me levou para outro lugar enquanto estava lendo e me tirou várias risadas e aquele momento em que você para do nada e fica grata apenas por ter encontrado essa história no momento certo.

Foi tudo o que me tocou. Desde o gato falante que amava livros até os personagens humanos que tinham uma lição para aprender e também ensinar ao leitor. As frases e os ensinamentos que falavam sobre o amor aos livros de diferentes formas me tocavam de uma forma intensa. Eu me identificava a cada momento com elas, me sentindo acolhida. E algumas outras sobre a vida eram as que eu precisava ler e também aprender.

Não sei quando vai acontecer de um livro chegar a me causar isso de novo, mas eu espero que logo.
amandafffdo 28/07/2022minha estante
Uaaaaauuu!

Loli.carol 02/07/2023

Para treinar a imaginação
Comecei esse livro sem saber exatamente do que se tratava, então toda a história foi uma surpresa pra mim. O livro conta a história do Rintaro, um garoto que acabou de perder o avô, seu familiar mais próximo, e de como a vida dele mudou drasticamente depois desse acontecimento. Através da ajuda de um gato falante e de uma colega de classe, ele atravessa labirintos fantasiosos com o objetivo de libertar livros em apuros.
A história é gostosa e leve de ler, e a descrição dos labirintos nos ajuda a treinar muito a imaginação para que seja possível visualizar o ambiente em que ele está vivendo. Apesar disso, não tem um enredo muito impactante.
Senti falta de mais explicação sobre o avô dele, sobre o gato e sobre o mundo dos labirintos. De qualquer forma, foi um bom passatempo, recomendo a leitura ?

Okayalaniss 12/11/2022

Os livros tem um poder extraordinário
Destaques da leitura:

Existem histórias atemporais, poderosas o suficiente para sobreviverem ao longo dos anos. Leia muitos desses livros; serão como amigos para você. Eles vão te inspirar e dar apoio. p.22

Claro, todos anseiam por afirmar a própria singularidade, mas, uma vez que todos estão igualmente obcecados com isso, não há nada de singular em ninguém. No fim das contas, é impossível distinguir um dos outros. p.87

Livros e músicas são tão parecidos, não concorda? Eles trazem sabedoria, coragem e cura para as nossas vidas. Foram criados por seres humanos como ferramentas que oferecem conforto e inspiração. E ainda assim há uma grande diferença entre os dois. p.101

Ler um livro é muito parecido com escalar uma montanha. [...] Ler não é só um prazer ou entretenimento. Às vezes, você precisa examinar as mesmas linhas a fundo. Ler as mesmas frases várias e várias vezes. Às vezes você fica sentado com a cabeça nas mãos e só progride em um ritmo árduo e lento. E o resultado de todo esse trabalho duro e desse estudo cuidadoso é que, de repente, seu campo de visão se expande. É como encontrar uma bela vista ao final de uma longa escalada. p.104-105

Essa agressividade não condizia com sua personalidade. Ele preferia muito mais uma abordagem cuidadosa e fundamentada, mesmo que significasse ficar só nos aspectos mais garantidos. Acima de tudo valorizava a crítica moderada e construtiva. p.147

Não ceda à solidão. Você não está sozinho. Você tem muitos amigos que se preocupam com você. p.166

Se você acha que é difícil, é por que tem algo novo ali para você. p.227

Bárbara 06/05/2024

?Livros tem alma - repetiu o gato- um livro querido sempre terá uma alma. Voltará para ajudar o leitor em tempos de crise.?

eu estive passando por uma ressaca literária quando li esse. As inúmeras menções aos livros (e as descrições sobre nossa relação com eles)me fizeram entender que isso também faz parte da jornada do leitor, e que a preciosidade desse relacionamento talvez se revele na alegria que é ter essa alma pra voltar.
LuAsa163 06/05/2024minha estante
Isso é uma fala do livro?

Bárbara 06/05/2024minha estante
a parte que está entre aspas sim, o restante não

jennibel 23/05/2023

10/10 muito lindinho ?
Todo mundo que ama livros e filosofia devia ler esse livro. E tem um gato laranja malhado pistola KJKK tem como não amar esse livro??

Esse é um livro 100% filosófico que faz referência ao mito do labirinto do minotauro de Creta e teseu.

É um livro com desenvolvimento de personagem já que faz apologia ao mito grego, mas é fácil de ler e entender a temática.

Achei a leitura leve e rápido, com escrita sucinta, e com uma filosofia e debate bem trabalhados, com temáticas reais e sinceras sem tapas na língua, me lembra muito o pequeno príncipe o jeito da narrativa e a forma que aborda os temas.

Um livro com filosofia muito simples e fácil de ler, para quem ama livros!! Já que temos o romantismo do livro, mas dá para entender que é uma analogia e que mostra valores simples para se viver mais consciente.

Juliana3239 09/04/2024

Água com açúcar!
Eu tenho pra mim que literatura japonesa ou vai ser 8 ou 80. Ou é extremamente intenso e chocante ou é totalmente água com açúcar que foi o caso desse livro.

Não sei se o livro é feito pra crianças, mas acho que mesmo se fosse o caso temos exemplos de livros infantis que são amados e aclamados por adultos até hoje. Esse aqui definitivamente não é um desses.

É um livro cheio de lições de moral óbvias e razas, que você fica... "Ah é?...então tá -_- "

Eu achei uma leitura bem esquecível e passavel. Se não fosse o audiobook eu acho que teria até abandonado.
Tainá.J 09/04/2024minha estante
Eu abandonei, mesmo pelo audiobook, kkkk! Muita lição de moral, não deu pra mim... ??? Concordo com vc, livro muito fraco.

mirianbezerra 09/04/2024minha estante
quais livros da literatura japonesa recomenda?

Juliana3239 09/04/2024minha estante
Mirian eu li poucos, mas eu estou lendo 'Homens sem Mulheres' do Murakami e tem sido o livro que mais tenho aproveitado dos que li até agora. Também li o penitências e gostei, mas tem MUITO gatilho.

mirianbezerra 10/04/2024minha estante
entendi, obgg pelas recomendações!!

LivroAleatorio 27/05/2023

Coragem, livros, empatia
Que livro gostoso de ler! Minha experiência de leitura com ele foi a melhor possível.
Eu amei o tom de fábula e magia que esse livro tem. Através da história de um menino enlutado pela morte recente do avô, dono de um sebo, ele aborda o amor pela leitura, pelos livros e pelas pessoas. De uma forma muito especial e alegórica através dos "labirintos" e desafios, o Rintaro precisa encontrar coragem e as palavras certas para se expressar e conseguir se relacionar verdadeiramente com as pessoas, com amor e empatia.
Ele traz muitas referências da literatura mundial e reflexões sobre o poder e o impacto que os livros podem ter nas nossas vidas se estivermos dispostos a lê-los e apreciá-los, mas também nos lembra que o verdadeiro poder dos livros está em darmos o nosso melhor para mudarmos a realidade de forma concreta, nos ajudando a compreender as outras pessoas, o mundo e não ficarmos só no campo das ideias, reclusos como um "hikikomori".

Quotes:

Nossa melhor arma para lutar contra toda a dor e dificuldade não é a lógica, tampouco a violência. É o humor.

? Não é verdade que, quanto mais você lê, mais você vê o mundo. Não importa quanto conhecimento consiga empilhar na própria cabeça, a menos que pense com sua própria mente, ande com suas próprias pernas, o conhecimento que adquirir não será nada além de vazio e efêmero.

? Não é um problema se trancar na livraria? disse o gato em sua voz grave e profunda.? O que nos preocupou mais foi que você se isolou na sua concha.? Minha concha?? Por favor, saia dela? o gato falou baixinho, mas sua voz ecoou na boca do estômago de Rintaro.? Não ceda à solidão. Você não está sozinho. Você tem muitos amigos que se preocupam com você.

De repente, o gato falou:? Os livros têm alma. Seus belos olhos pareciam capturar a luz das estrelas, e elas também cintilavam na escuridão.? Um livro que fica em uma estante nada mais é do que um bloco de papel. A menos que seja aberto, um livro poderoso ou com uma história épica é um mero pedaço de papel. Mas um livro que foi estimado e amado, cheio de pensamentos humanos, ganhou uma alma.

? Os livros estão repletos de pensamentos e sentimentos humanos. Pessoas sofrendo, pessoas que estão tristes ou felizes, rindo alegres. Ao lermos suas palavras e suas histórias, ao passarmos por essa experiência, aprendemos sobre o coração e a mente dos outros, além de nós mesmos. Graças aos livros, é possível aprender todos os dias não apenas sobre quem está ao nosso redor, mas também sobre os que vivem em mundos totalmente diferentes.

? Acho que o poder dos livros é que eles nos ensinam a se preocupar com os outros. É um poder que dá coragem às pessoas e também as apoia.

? Trilhe o caminho de sua escolha com coragem. Não seja uma dessas pessoas que ficam olhando a vida passar e reclamam que nada muda. Continue sua jornada, assim como Melos continuou correndo até o fim.
Gleidson 27/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha! Pelo título eu nunca me interessaria por este livro, mas sua resenha me fez pensar que provavelmente será uma leitura agradável. Obrigado!

LivroAleatorio 27/05/2023minha estante
Ele é um livro bem levinho, mas acho que eu acabei sentindo muito carinho por ele, sabe? Acho que li ele no momento certo em que eu precisava ler aquelas coisas. Tem muita gente que não gostou desse livro no Skoob também.. então não sei hahaha

Gleidson 27/05/2023minha estante
Sua resenha expressou essa leveza e a sutileza. Esse livro entrou no meu radar. Rs

Carol 03/02/2024

Conforto e coragem
Gostei muito desse aqui, ver a evolução do personagem, como ele passou a se conhecer e entender sobre si mesmo, encontrou coragem pra ajudar sua amiga. O que me chamou bastante atenção foi ele se encontrar em meio ao luto que estava passando, sabe? De início, dias tristes, depois a tristeza virou uma saudade e uma vontade de honrar a memória do avô. Fofo demais.