O gato que amava livros

O gato que amava livros Natsume Soseki
Sosuke Natsukawa

Resenhas - O gato que amava os livros

Nando.Costa 18/02/2024

O gato que amava livros.
Uma fábula muito bem escrita, com personagens cativantes, boas referências a literatura clássica, uma história muito dinâmica e bem original, uma temática leve e humorada, e com boas críticas em relação a sociedade hoje em dia.
Se destacou para mim a posição do gato chamado Tigre, que sua intenção era pedir a ajuda do "Sr. Proprietário" que desde a morte de seu avô, vivia escondido dentro de casa em sua livraria, e tinha todos os seus medos e traumas, e em suas aventuras junto do gato, ele vai superando seus medos e vencendo seus traumas, contra todos os seus oponentes ele se sai superior.
Em seus 4 labirintos de desafios ele se supera em cada nível, demonstrando uma inteligência surpreende, e todas as suas soluções são bem elaboradas, fazendo com que nós leitores nós sintamos presos na história, o hintaro conta também com a ajuda de sua amiga sayo, que se mostra uma grande e leal amiga.
Recomendo bastante para quem está iniciando no mundo da leitura, para quem ama Livros, e especialmente para amantes de gatos.
"Os livros têm um poder extraordinário. Mas tenha cuidado. É o livro que detém o poder, não você."

Mariliza.Baptista 29/05/2024

Um conforto mágico
A trama se desenrola em torno de Rintaro Natsuki, um jovem órfão que viveu com seu avô em uma livraria de livros usados. A livraria Natsuke, repleta de estantes abarrotadas de obras literárias, era o refúgio perfeito para Rintaro, um hikikomori ? alguém que se isola socialmente por longos períodos. No entanto, após a morte do avô, Rintaro se vê sozinho e devastado, enfrentando a possibilidade de fechar a livraria.

É nesse momento que entra em cena um misterioso gato malhado chamado Tigre. Tigre pede a ajuda de Rintaro para encontrar um verdadeiro amante dos livros e acompanhá-lo em uma missão. Juntos, eles enfrentam três aventuras mágicas para resgatar livros aprisionados, maltratados e abandonados. O livro explora temas como coragem, cuidado com os outros e o poder transformador da literatura.

A narrativa também faz referências filosóficas, como o mito da caverna de Platão e a jornada de autodescoberta do herói, associando-as à importância dos livros. Além disso, O Gato que Amava Livros aborda a pressa contemporânea e a falta de tempo para apreciar verdadeiramente as histórias que nos rodeiam.

Em resumo, essa obra é uma ode à literatura e uma lembrança de que os livros têm o poder de nos transformar e conectar com o mundo de maneira profunda. Se você busca uma leitura reconfortante e mágica, não deixe de conhecer essa história cativante!

Renan Ramadan 13/08/2023

Divertido!
Simplesmente leve! Super agradável, prende em cada página, animado e como disse, muito divertido! Adorei cada minuto! Recomendo!

Leh Mira 04/06/2024

Um livro para Leitores e livreiros!
Este livro retrata o amor por livros, tipos de leitores de uma forma belissima!
Aborda também temas delicados como luto e depressão com doçura e com cuidado, tornando os personagens profundos e maravilhosos!
Uma leitura leve e linda!
Super recomendo!

"Trilhe o caminho de sua escolha com coragem. Não seja uma dessas pessoas que ficam olhando a vida passar e reclamam que nada muda. Continue sua jornada"

Natália Carolina 26/05/2024

Amor aos livros
Ouvi está história no app Biblion e foi uma experiência incrível.

O gato é um verdadeiro amador dos livros, percebe que, além da história escrita, os livros carregam também as histórias de todos que os leram, que já o tocaram e que pensam nele. É por esse amor aos livros que o gato, chamado Tigre, convoca Rintaro, um menino que acabou de perder o avô, para o ajudar em diferentes aventuras com o objetivo de salvar os livros.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 30/01/2024

Essa é uma história sobre os que amam os livros. E, de quebra, amam gatos (astutos e rabugentos).
"A menos que pense com a própria mente e nade com as próprias pernas , o conhecimento que adquirir não será nada além de vazio e efêmero . Os livros não podem viver a vida por você . O leitor que se esquece de andar com as próprias pernas é como uma velha enciclopédia , com a cabeça cheia de informações obsoletas . A menos que alguém abra , não passa de uma antiguidade inútil. Você quer virar uma enciclopédia ambulante?"

Na livraria Natsuki, Rintaro Natsuki e seu avô vivem felizes entre várias estantes, vendendo obras literárias usadas, dividindo momentos de ótima sintonia entre os dois. Até que seu avô morre e o menino se encontra só, recluso, tendo somente a livraria como refúgio enquanto não se muda para morar com sua tia.
A ideia da mudança é a indicação de que a livraria será fechada. E nos últimos dias sentindo os livros e relembrando os ensinamentos do avô, que aparece um senhor gato, misterioso e malhado de nome Tigre, pedindo ajuda para realizar três mágicas missões literárias e esse alguém deve ser um verdadeiro amante dos livros.
Temos aqui um realismo mágico sobre resgatar livros aprisionados, mal-usados, mal apreciados e, pior, abandonados. A cada missão, somos apresentados à pessoas que, no fim, expressam os vícios literários que temos por aí: o colecionador que não lê seus livros, as pessoas que se acham cultas e superiores, o que busca leituras dinâmicas e resumos de obras literárias, o mercado que busca vender e vender sem observar e resguardar as obras-primas e de temáticas essenciais para a vida humana.

"Ler um livro é muito parecido com escalar uma montanhas (...) Ler não é só prazer ou entretenimento, às vezes você precisa examinar as mesmas linhas a fundo, ler as mesmas frases várias e várias vezes, às vezes você fica lá sentado com a cabeça nas mãos e só progride num ritmo árduo e lento . E o resultado de todo esse trabalho duro e desse estudo cuidadoso é que, de repente, seu campo de visão se expande . É como encontrar uma bela vista ao fim de uma longa escalada . (...) Ler pode ser exaustivo , claro que é muito bom ter prazer em ler, mas as vistas que se pode ter em caminhadas leves e agradáveis são limitadas . Não condene a montanha pelas trilhas íngremes , também é uma parte valiosa e agradavel da escalada o esforço de subir uma montanha passo a passo. Se você vai escalar , escale uma montanha alta . A vista do topo será muito melhor ."

Ao mesmo tempo que Rintaro acompanha o gato, ele conhece mais a fundo sua amiga de escola Suki e aprende com ela e com Tigre que é preciso coragem para superar as adversidades. Que o poder e amor pela literatura veio do amor de seu avô e que seus ensinamentos percorrerão sua vida pra sempre. É sobre amar – os livros, as pessoas, os animais e a si mesmo – sobre cuidar, proteger e ir adiante.
Digo que estou apaixonada por essa história. Foi uma delícia apreciá-la no meu início de ano. Uma leitura de conforto que preencheu um lugar especial na prateleira do meu coração.

#DLL24: autor asiático

Mirella Lenzi 26/05/2023

Os livros têm um poder extraordinário
O livro traz uma sensação de Alice misturado com Nárnia e algum conto do Studio Ghibli. Me incomodou um pouco o raciocínio constante de que os livros populares e de leitura fácil e rápida não são tão ?válidos? quanto os clássicos e os difíceis, porque eu não concordo com absolutamente nada disso. De qualquer forma, é uma história fofa, fantasiosa e gostosa de ler.

silvana 01/02/2023

Livros salvam!
Que livro fofinho ?????????
Muito lindo o modo como retrata o amor pelos livros.
(E ganha mais um adicional por ter um gato como personagem ?)

beatriz 09/03/2024

O gato que amava livros. ?
Esse é aquele tipo de livro levinho, que eu recomendaria você ler depois de um livro pesado ou quando a pessoa esta iniciando o mundo da leitura agora. É super divertido e o enredo é uma delícia, com certeza adorei o Tigre, o gato malhado, as frases que tem no livro são bem marcantes e super se encaixa no cotidiano.
Dessa forma, as três estrelas são merecidas!!!

Nayara.Moura 24/09/2023

Retrato de amor aos livros
Um retrato delicado e inteligente de amor aos livros. Ambientado em um local aparentemente comum, mas que esconde o extraordinário entre suas paredes. Em um gato que amava livros, na companhia de personagens encantadores seguimos junto com eles desafios surreais que nos farão refletir sobre nossos pensamentos, sobre nossas condutas e sobre o modo como enxergamos um hábito tão simples quanto o da leitura.
Rintaro é um jovem que a partir da morte do avô se vê em uma situação de auto isolamento. Dentro da livraria Natsuki, livraria essa antes pertencente ao seu avô, Rintaro, encontrará entre as prateleiras não somente os livros, mas tudo que eles significam. Diante do aparecimento de um gato falante e da obstinação de uma representante de classe, Rintaro, será retirado da sua zona de conforto e levado a enfrentar desafios inimagináveis.
De uma forma simples o autor nos faz refletir sobre ideologias reais que permeiam a sociedade atual acerca da leitura, utilizando-se de figuras caricatas, quase como uma fábula com sua lição não escrachada, que mais faz pensar do que afirma algo. Os locais, os personagens, sejam eles protagonistas, sejam eles coadjuvantes conseguem exprimir um ar de harmonia a cada página. Os labirintos, então, se tornam um caminho de crescimento e realização tanto para Rintaro quanto para qualquer um que tenha, assim como ele, amor pelos livros.
Camila2141 24/09/2023minha estante
Amei a resenha! Tava querendo ler, agora não faltam motivos.

Ariane.Pacanaro 16/10/2023

Gostei que o livro abordou temas como a rapidez da leitura sem o aproveitamento que deveríamos ter com ela, claramente o cenário do booktuber.

rafa 09/02/2024

É um livro fluído, leve e fofo.
O livro crítica o mercado editorial e a forma como as pessoas consomem a literatura nos dias atuais, mas em alguns momentos senti que as críticas estavam se tornando mais sobre o gosto literário alheio do que de fato uma crítica à algo reprovável; ler apenas clássicos não te faz um leitor mais respeitável do que os que se aventuram entre livros contemporâneos.

fefa lima 21/12/2022

é uma história leve e tranquila. há bastante reflexão sobre como consumimos livros atualmente e o que torna alguém um "bom" leitor ou não, e compartilho das opiniões que o livro quis passar.
só gostaria que ele fosse um pouquinho maior, com a história um pouco mais desenvolvida, principalmente na relação entre os personagens principais. fora isso, gostei bastante do livro, é uma leitura leve e rápida :)

Amelie 17/08/2023

Literatura, processo de cura e amizades. essa são as palavras mais fortes desse livro, e ele é simplesmente gostosinho de ler.
não é um livro pra necessariamente entender o porquê das coisas. "ah, por que tem um gato falante?" literalmente não é o ponto da leitura. a reflexão acerca da literatura nos dias de hoje e da maneira como vemos os laços que formamos é o ponto mais forte do livro

Caroline 20/08/2023

Razoável
O livro conta a história de um jovem solitário que perde o avô. A história toda se passa na livraria e os eventos que acontecem envolvem um gato falante e o amor pelos livros. A história é bem interessante mas nada que me envolveu completamente, não consegui sentir a emoção que o livro tentou passar.