O perigo de estar lúcida

O perigo de estar lúcida Rosa Montero

Resenhas - El peligro de estar cuerda

Melanie Mariano 12/01/2024

A lucidez dos malucos
Um livro sensacional sobre as relações entre criatividade, fazer artístico (especialmente a escrita) e loucura. Sem romantizar o adoecimento mental, Rosa Montero dança com as palavras na linha tênue que (às vezes) separa artistas e loucos, mostrando com bastante sensatez que a capacidade criativa do artista não o defende do adoecimento psíquico e emocional, ainda que em certa medida o liberte e o permita viver, dar sentido a existência para além de si mesmo e da doença. A arte, não raro, é feita dos cacos de pessoas quebradas e é essa comum ?coincidência? que a autora explora brilhantemente nos ensaios muito bem referenciados desse livro.
?Portanto, de um lado estão nossas doenças, nossas deficiências, mais ou menos graves, de outro está a arte que nos permite suportá-las. (p.124)?

Carolina 13/03/2024

Hay que estar lúcida pero que sin perder la loucura
Um livro atípico que tinha tudo para ser "pesado", arrastado e difícil de ler pela proposta, mas é o inverso. Me diverti horrores enquanto aprendi bastante. Existe um timming para humor que é difícil, principalmente quando a proposta não é o humor ofensivo ou pueril demais. Neste livro, o timming é perfeito: não deixa a seriedade do tema e a da pesquisa levada que embasa o livro torná-lo enfadonho, ao mesmo tempo que não reduz a qualidade técnica e o repertório bibliográfico. Estar lúcida tem mesmo seus vários perigosos.

Wagner269 20/03/2024

Sem dúvida este é o melhor livro que já li. Não lembro de ter lido algo que mexesse tanto comigo, fiquei curioso sobre as personagens que ela cita, escritores principalmente, artistas em geral, cientistas... pessoas cujo a criatividade faz parte do modus operandis de ser quem é. Em muitos momentos na vida eu penso como sobrevivi aos diversos abusos e abandonos que fui submetido na infância/adolescência e como ainda me afetam, penso que nem sempre estive escrevendo, mas adorava ler e criar histórias a partir do que lia e muitas vezes essas histórias aconteciam por semanas, meses, algumas estão comigo há anos - em particular tenho uma que me acompanha desde os oito, nove anos. As pessoas diziam que eu vivia no mundo das nuvens e não era verdade, era um outro mundo, tão real quanto este e eu tinha obsessão, que a história se encaixasse, mas eu não gostava de escrever e não gosto de escrever tudo que penso, gosto de falar de instantes em como a vida acontece a partir de certo evento. Um rapaz espera o metrô na plataforma X, do outro lado uma garota também espera, há outros esperando e é horário de pico, percebe que estão lendo o mesmo livro, que quando as portas se abrirem talvez possa dizer isso a ela, nem repara em uma terceira que olha ansiosa a chegada do trem, há um empurra empurra conforme o trem se aproxima e então percebe que a garota que ele não reparava está dando um passo a frente, porém com o empurra empurra a massa joga a garota do mesmo livro que ele em direção aos trilhos... em choque seu olhar se cruza com a garota que ia pular. A história é bem fraca, exageradamente clichê, mas tem uns 30 anos e já mudou em tantos sentidos, conheço cada personagem e sei pra onde estavam indo e de onde estavam vindo. Por anos essa história vai e volta, mas nunca tenho vontade de escrever e tem um título e faz parte de um livro que registrei aos 22 anos, Tentações de não existir.. mais dramático impossível e lendo O Perigo de estar lúcida, me deparei com autores vivendo vidas em uma realidade paralela e me senti bem ao lado dessas figuras, e nem importa que eu seja lido por dez ou vinte pessoas, apenas escrevo porque é bom escrever, torna minha vida, uma vida. Na vdd n ligo tanto de escrever, disse em um poema q pessoas melhores que eu estão por aih nas livrarias e então não é nenhuma grande perda que eu n tenha paciência pra um romance ou diversos contos. Mas eu n sobreviveria se n imaginasse essas personagens andando por aí.

viniciusgrcia 07/06/2024

O caos é uma besta colossal disposta a avança contra você
Num panorama geral foi uma leitura muito densa (levei quase um mês pra ler ele) mas eu senti que pesou um pouco o excesso de citações e exemplos num período de escrita bem curto, dava a impressão que estavam lá para encher linguiça.

tirando minha única crítica negativa ao livro, a obra trás um grau de maturidade que particularmente me encantou, mesmo abordando alguns temas pesados, eu não senti que houve a criação de uma atmosfera (tão) pesada mesmo sendo citado temas muito delicados.

num geral eu acho que é um livro que você de tempos em tempos deve revisitar para entender que nenhuma experiência é individual na sociedade pois eu me senti MUITO identificado com diversos trechos.

Luana 07/06/2024

Será que vale a pena?
Este livro de Rosa Montero é um dos mais auto centrados que já li, em um ponto que passa a incomodar na leitura. A leitura e citação dos maiores nomes da literatura mundial parece servir ao único propósito de confirmar a visão dela de mundo, que é escrita de forma tão rasa que chega a ser irritante. Existem, no entanto, coisas boas sobre o livro. A escrita é muito fluída, o que facilita (apesar das irritações no caminho) a leitura. Também existem algumas reflexões interessantes, principalmente quando a autora fala a respeito do processo de envelhecimento e fala mais sobre a história da escritora Silvia Plath. Não é um livro ruim, tão pouco um livro bom. Sem dúvida, eu indicaria a amigos procurar uma outra obra, se me perguntassem.

Manuela 28/08/2024

Sem dúvidas um dos melhores livros que li nos últimos anos. É um abraço bem carinhoso de uma pessoa que nem ao menos conhecemos e que podemos desabafar sobre tudo sem medo de julgamentos. É como conhecer alguém com os mesmos interesses e delírios, como nos apaixonarmos perdidamente por alguém no primeiro encontro. Guardo para mim todos os sentimentos e reflexões que tive durante a leitura, acredito que este livro encontrará as pessoas certas no devido momento, assim como me encontrou.

Karoró 01/08/2024

Só leia.
Gente, que livro ótimo! Tem tanta informação legal, tanta história, tantos insights? foi meu primeiro livro da Rosa e fiquei bem empolgada pra ler outros dela. Livro interessantíssimo e gostoso demais de ler. Super recomendo.

Nah Marsh 23/08/2024

Intenso
Rosa traz uma perspectiva da correlação da loucura com criatividade ao decorrer da vida. Um livro que te deixa pensando por horas em cada capítulo. Muitas partes pode ser gatilhos para alguns pelos assuntos sensíveis de suicídio, manicômio e violência contra a mulher.

Sarah 06/01/2024

?Nenhuma experiência é única? é uma dessas frases que se repetem e ecoam na minha bolha das redes sociais e, com essa leitura, agora faz todo sentindo para mim.

Nessa joia lapidada da pesquisa de Rosa Montero pelos caminhos de funcionamento da mente criativa ela abraça a família daqueles que sentem o mundo de uma maneira diferente. Passeando pelas biografias de vários outros autores, Rosa traz reflexões que nos ajudam a viver e até mesmo nos incentiva ao ato criativo, para assim potencializar a vida neste mundo.

Os Perigos de Estar Lúcida, se tornou um favorito da minha vida, um livro que quero consultar e reler, que quero revisitar para me sentir acolhida, para sentir que não sou tão só. Também um guia para ler outro autores, para me inspirar em outros pintores, até mesmo, uma nova forma de ouvir músicas.

Foi maravilhoso esse primeiro contato com a autora, um prazer conhecê-la de forma tão aconchegante.

Costa192 12/08/2024

Loucura e criação
Somos, enquanto artistas, todos um pouco loucos, desiquilibrados, intensos e suicidas. rosa montero conversa conosco de maneira tão assimilável que é quase chocante quando se descobre que ela já passa dos 70. ler esse livro é como receber um abraço quentinho que te diz: "talvez você seja sim, um pouco louca, mas isso é o que te torna uma de nós. eu te entendo, e está tudo bem". nossa incapacidade de estar de todo sãos é o que nos permite viver a êxtase do sentimento oceânico, de esvaziar o inconsciente trazendo a tona beleza e inebriante solidão.

Gabi 31/12/2023

Nós, os 15%
O último livro do ano pra fechar com chave de ouro. O favorito do ano, um dos favoritos da vida. O primeiro que li da Rosa Montero. Confesso que o mais me chamou atenção na livraria, além do título, foi a capa da edição da Todavia. Amei amei amei. Quero muito ainda escrever sobre a experiência de lê-lo: fica pro próximo ano. Perfeito!!!

Suélen 20/08/2024

O perigo de estar lúcida
Esse foi um livro que não me ganhou. Não que não tenha gostado no início, achei insuportável. Mas fui insistindo e, conforme as páginas passavam, o livro me ganhou.

Que profundas e perturbadoras as reflexões da autora sobre a passagem da vida e a loucura. Não sou artista, mas arrisco dizer que todos têm um pouco de artista, já que as reflexões do livro, por vezes, se encaixaram na minha vida e imagino que na de várias outras pessoas de fora do ramo das artes.

Afinal, como a própria autora diz, as duas verdades universais: somos todos iguais e somos todos diferentes. É isso torna um pouco assustador a leitura de alguns acontecimentos, mas também dá esperança de que a vida vale a pena.

Ana 03/09/2024

Vivo porque estou viva
O livro começa com a tarefa de correlacionar ou eliminar a relação a loucura e a criatividade.
Com muitas citações e reflexões da autora somos levados a conhecer partes das vidas de diversos autores e criativos que tiveram muita dificuldade na vida, estudos e informações que suportam a teoria de que há um tipo de vida muito comum entre os artistas.
E de fato parece que existe um limiar entre a loucura e a criatividade que alguns vivem passando de lá para cá.
No fim o livro é muito mais uma reflexão da vida, e como as pessoas são criativas em uma tentativa de se salvarem do mundo interno complexo que existem nelas.
Eu gostei bastante, tomaria cuidado ao recomendar porque não é o tipo de livro que eu leio muito mas se há uma afinidade com o tema acho que é um livro interessante de se ler.

Isabela Rosa 12/03/2024

Adorei!
Não sei o que exatamente posso falar desse livro. Demorei um pouco pra ler ele. Apesar da leitura ser fácil, não fluiu muito. Mas gostei dele de modo geral, Rosa Montero é uma apaixonada e isso fica bem claro no livro e é bem gostoso de ler.