Água fresca para as flores

Água fresca para as flores Valérie Perrin
Valérie Perrin
Valérie Perrin

Resenhas - Água Fresca para as Flores

Alan kleber 06/05/2022

A rica tapeçaria da vida em uma história.
Em Água para as flores acompanharemos a história de uma mulher que acredita de forma obstinada na felicidade, mesmo após tantas provacões.
Um romance amigo, do qual temos dificuldade de nos separar porque queremos que ele fique perto de nós, ao alcance das mãos.
Violência e ódio, alivio, tristeza, ressentimento, traição, passividade. Amor.
"La vie devant soi": a vida toda pela frente.
Porque a morte não supera o amor.

Toda a sociedade, todas as origens e todas as religiões nos mesmos e poucos hectares do terreno.
Os dias de Violette Toussaint são marcados por confidências. Para aqueles que vão prestar homenagens aos entes queridos, a casa da zeladora do cemitério funciona também como um abrigo diante da perda, um lugar em que memórias, risadas e lágrimas se misturam a xícaras de café ou taças de vinho. Com quase cinquenta anos, a zeladora coleciona fantasmas ? uma infância conturbada, um marido desaparecido e feridas ainda mais profundas ?, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério. Sua rotina é interrompida, no entanto, pela chegada de Julien Seul, um homem que insiste em deixar as cinzas da mãe no túmulo de um completo desconhecido. Logo fica claro que essa atitude estranha está ligada ao passado difícil de Violette, e esse encontro promete desenterrar sentimentos há muito esquecidos.

Ale Lima 28/05/2022

Superando a dor
Um romance tocante e com um enredo riquíssimo que me trouxe horas apaixonantes ao acompanhar a vida pretérita e presente da personagem. Superando muitos obstáculos, ver Violette reconstruir o seu ser é sem sombra de dúvida um grande presente para qualquer leitor. Recomendo.

Vih 07/06/2022

O que dizer sobre essa obra de arte?
Água fresca para as flores é simplesmente o melhor livro que eu li ese ano!

Muito bem desenvolvido, cada personagem, cada tema e parte da história. Eu me senti dançado com eles em cada capítulo! Foi uma delícia ler esse livro e ao mesmo tempo sufocante. Eu me debulhei em lágrimas, pois falar de morte pra mim é algo que ainda é muito difícil, mas chegar ao fim do livro foi tipo correr uma maratona...
Foi uau, eu consegui.
Eu passei, eu tô aqui, bem!

É uma leitura pra te fazer pensar toda sua vida, seus hábitos e quando vc termina, vc quer abraçar todo mundo que vc ama pq vc percebe que o tempo que vc tem é muito pouco e que elas podem não estar mais aqui amanhã!

Eu não consegui achar um defeito, me desculpem, se procuram uma resenha parcial, não vão encontrar aqui! Eu estou completamente apaixonada e tomada por sentimentos!

Essa história me tocou fundo e eu queria muito poder abraçar Violette e ter ela como uma amiga!

Obrigada autora, por compartilhar sua obra de arte com o mundo! ?
Rennata Everton 07/06/2022minha estante
Muito amor pela Viollete ?

Rosa Daré 19/04/2023

A história de Valérie Perrin, da França, é sobre a vida e a morte. Sobre o luto, e as fases dele. E sobre umas coisinhas incômodas e crescentes uma história de luto. Sobre a dor da perda, das lembranças que ficam para sempre. A superação que acontece gradativamente. Aquela dor fantasma que permanece, mesmo depois de tanto tempo. Água Fresca para as Flores é um livro estranho. Triste e feliz.

Fala sobre o luto de maneira nua e crua. Expõe as partes mais dolorosas dele. Mas também mostra que elas se anuviam. Que as lembranças boas fazem com que elas se silenciem.

"Ninguém nunca nos diz que podemos morrer de tantas vezes que nos sentimos chegar ao nosso limite."

Os dias de Violette Toussaint são marcados por confidências. Para aqueles que vão prestar homenagens aos entes queridos, a casa da zeladora do cemitério funciona também como um abrigo diante da perda, um lugar em que memórias, risadas e lágrimas se misturam a xícaras de café ou taças de vinho. Com a pequena equipe de coveiros e o padre da região, Violette forma uma família peculiar. Mas como ela chegou a esse mundo onde o trágico e o excêntrico se combinam? Com quase cinquenta anos, a zeladora coleciona fantasmas ? uma infância conturbada, um marido desaparecido e feridas ainda mais profundas ?, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério. Sua rotina é interrompida, no entanto, pela chegada de Julien Seul, um homem que insiste em deixar as cinzas da mãe no túmulo de um completo desconhecido. Logo fica claro que essa atitude estranha está ligada ao passado difícil de Violette, e esse encontro promete desenterrar sentimentos há muito esquecidos. À medida que os laços entre os vivos e os mortos são expostos, acompanhamos a história dessa mulher que acredita de forma obstinada na felicidade, mesmo após tantas provações. Com sua comovente e poética ode ao cotidiano, Água fresca para as flores é um relato íntimo e atemporal sobre a capacidade de redenção do amor.

?????????? Ótimo
12 de 2023 - Abril
Água Fresca para as Flores - Valérie Perrin - Intrínseca - 480 páginas

Kleilson.Torquatto 28/03/2023

Não gostei, mas queria ter gostado!! ?
É uma história com uma premissa e um potencial incrível pra ser uma leitura maravilhosa, favoritada e 5 estrelas, mas do meio do livro até o final é como se fosse um carro desgovernado em um barranco. Muitaaaa enrolação, repetição de histórias, personagens que eram bons ficando chatos? A história da Irene e Gabriel não acrescentou nada pra história e se alongou uns 30% do livro. Nossaaaaa que chatice!! Eu não via a hora de acabar. Pulei diversos parágrafos que se repetiam por que eu não aguentava mais.
Foi uma história tão envolvente no começo que cheguei a chorar em algumas partes, mas depois a autora cagou o pau com tudo. ?????????????????????????
Vou dar 3 estrelas e meia porque do começo até metade do livro eu gostei.
Helena201 18/04/2023minha estante
Achei o mesmo da história da Irene e Gabriel kkkkk,mesmo assim ainda dei 5 estrelas??

Kleilson.Torquatto 18/04/2023minha estante
??? Nossa!!

Ticiane24 31/03/2024

Uma história que se passa em um cenário peculiar: um cemitério. Conta a vida da zeladora de um cemitério, Violette, marcada pelo abandono, mas que encontra a beleza nas pequenas coisas da vida.
Essa obra traz a temática do luto de uma forma comovente e tem aspecto de suspense, de um mistério que vai sendo relevado ao longo da leitura.

Terminei sentindo um completo vazio dentro de mim e só chorando. Que história impactante!

Laís 17/03/2022

Cara, desde o momento que comecei a ler esse livro e, instantaneamente, me conectei com a história, agradeço por ter passado ele na frente de outras leituras.
Quando li sobre o que se tratava fiquei curiosa mas sem previsão para ler, mas volto a dizer: ainda bem que peguei ele logo.
Que leitura boa! Que proveitosa!
Que história tocante, emocionante, envolvente.
É aquele tipo de livro que quanto mais tu lê, mais tu quer saber. Mas, ao mesmo tempo, tem dó de terminar.
Sem sombra de dúvidas foi uma das melhores histórias que li nos últimos anos e com certeza indicarei muito por aí.

LariJ 30/05/2024

É uma história interessante sobre o recomeço para uma mulher numa idade em que a sociedade acha que uma mulher já não pode recomeçar. Acompanhamos o desenrolar de sua vida e as tragédias que a marcaram. No entanto tem capítulos longos que não acrescentam em nada na história, as voltas no tempo não seguem qualquer lógica, acaba se tornando uma história lenta e arrastada sem a menor necessidade disso. Poderia ser um livro bem menor porque certas partes não fazem falta nenhuma. Acaba se tornando repetitivo e enfadonho. Pelas boas críticas que vi esperava bem mais.
nay.gba 30/05/2024minha estante
Leia os esquecidos de domingo dela, não desista de Valérie ?

LariJ 31/05/2024minha estante
Obrigada pela recomendação, vou colocar na minha lista!

Marcia 10/08/2023

Minhas impressões sobre o livro
"Com quase cinquenta anos, a zeladora coleciona fantasmas ? uma infância conturbada, um marido desaparecido e feridas ainda mais profundas ?, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério." - Sinopse
Livro: Agua fresca para as flores da escritora Valérie Perrin.
Que história dificil, sofrida mas também linda e cativante. Esse livro foi indicação da minha amiga e só tenho a agradecer pois amei o livro.
É uma história de luto, superação, empatia, amor, amizade, abandono, conquista...vida!
Valeu!!!
Pandora 10/08/2023minha estante
Eu gostei tanto da que Violette acreditei que ela existia.

Arthécia 19/03/2022

Me emepenhei a concluir mais rápido que pude
Peguei esse livro e me dediquei a lê-lo rapidamente mesmo sabendo a quantidade de páginas e seu tema central. No geral eu gostei de algumas coisas que o livro me proporcionou, como por exemplo as perspectivas em torno da morte, as reflexões a cerca de relacionamentos/casamentos, os personagens secundários e suas histórias em específico Iréne e Gabriel. Não esperava a revelação sobre o incidente com a filha da personagem principal (pensando nisso até agora). Enfim foi um livro que gostei mas, com ressalvas em alguns pontos (achei longo demais e algumas coisas não sei se precisava de repetição).

Carol 11/08/2023

Sobre o valor da vida, o peso das decisões e a importância de ter boas amizades
Em escrita poética e sensível, “Água fresca para as flores” conta a história de Violette, zeladora de um cemitério que encontra paz em uma rotina de rituais, roupas alegres, taças de vinho, flores e plantas. Sofreu muito em sua infância e ainda tem uma porção de mágoas e feridas que a vida trouxe, mas segue firme.

Sabe todas as histórias de famílias que perderam seus entes queridos e frequentemente os acolhe com uma xícara de café em sua casa. Também formou sua rede de apoio através das pessoas que ali convive no cemitério: os coveiros e o padre.

Embora pareça macabra, a história é bastante sensível. Ao longo do livro, há trechos mais pesados intercalados com sustos, mistérios e — inevitavelmente — tristeza, trazendo sinceridade, intensidade e reflexão para a leitura.

À primeira vista, pode parecer um livro “parado” e demasiadamente triste, mas não é. Violette é encantadora e inspira através de sua perseverança, o que deixa tudo mais leve e a leitura flui.

“Água fresca para as flores” ensina sobre o valor da vida, o peso das decisões e a importância de ter boas amizades para superar momentos difíceis. Sobretudo, mostra que a esperança deve ser conquistada — porque mesmo após uma jornada dura, ela é capaz de nos lembrar que ainda temos uma vida toda pela frente (e nós merecemos isso).

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Thainá @thaii.limab 31/07/2022

Agora tô pensativa, esse é o terceiro livro que termino que fala sobre o poder das flores.. o poder que há em cultivar um belo jardim.

Que história angustiante e ainda assim, encantadora.

Viollet, como não gostar de você?! Que você tenha uma boa vida, que o tempo seja capaz de compensar tanta dor e sofrimento. Que nunca lhe falte flores e o amor de seus animais.
Heloiupy 31/07/2022minha estante
Eu comecei a ler, mas acabei parando... vou voltar uma hora dessas...

Thainá @thaii.limab 01/08/2022minha estante
É bem bom!

Adriana 04/08/2022minha estante
Quero ler também ?

Wanessa_Gabriela 20/01/2022

????????1/2
Foi difícil sustentar a leitura no começo. Só conseguia ver um relacionamento abusivo e uma refém. Mas, quando o mistério se instalou, eu não consegui mais largar até ter certeza de que eu tava completamente certa em meu palpite(anos de Agatha Christie fazem isso com a pessoa).
A parte isso, a Violette-madura-moradora-do-cemitério tem alguns pensamentos e reações bem semelhantes aos meus. Impressionante como me senti dentro da mente dela.
Depósito Literário 24/01/2022minha estante
Você acertou o palpite? Eu não imaginava o desfecho, sofri até o final hahaha

Wanessa_Gabriela 25/01/2022minha estante
O pior q acertei. Pelos motivos errados, mas acertei.

Depósito Literário 26/01/2022minha estante
:O

Ari 06/07/2023

Meu novo favorito
Arrastei essa leitura o quanto pude, não por não gostar da leitura, mas o exato oposto.
me afeiçoei por todos os personagens e fiquei intrigada com todas as histórias.
me tornei amiga da violette e me senti tomando café na sua sala.
esse livro me preencheu de formas que até agora, depois de refletir bastante, ainda não consigo por em palavras.
parece que fala sobre morte, mas na verdade fala sobre vida (na verdade, não existe separação, se a gente parar pra pensar), sobre como é inevitável viver, desejar, errar e se ferir, mas também como a vida pode ser muitas coisas, dependendo de como a gente se nutre e se permite viver...
enfim, já estou com saudade.
Gi Reis 06/07/2023minha estante
esse livro é meu queridinho também! eu amo dms

Ari 06/07/2023minha estante
nossa, já quero comprar uma versão física pra carregar comigo igual a violette com o livro dela, que lindeza