Água fresca para as flores

Água fresca para as flores Valérie Perrin
Valérie Perrin
Valérie Perrin

Resenhas - Água Fresca para as Flores

francinismo 21/05/2024

Prepare o lencinho
Deve ter sido o livro que mais chorei lendo, e não só pois tem momentos extremamente tristes, mas tem momentos muito belos

@estantedamarcia 21/05/2024

Essa leitura, aclamada por todos que leram, me deixou com muitas expectativas, e a leitura não foi nada do que eu estava esperando. Tanto com uma perspectiva positiva ou negativa. O livro é escrito com uma estrutura curiosa. Ele vai de drama para suspense de maneira inesperada. Intercala presente a passados diferentes. Vai até mesmo para um diário, uma vez que apresenta a personagem que se confidencia através dele.
Confesso que nunca tinha lido uma narrativa posta dessa forma.
Sabemos desde o começo que essa é uma história de luto. Sobre a dor da perda, das lembranças que ficam para sempre. A superação que acontece gradativamente.

" ??????? ? ????, ????-? ?? ???????? ?????, ???? ?? ???? ?? ?????? ????????? ??? ???."

O que me conquistou nessa leitura foi o caminhar da narrativa está , eu não sabia o que esperar da trama, e a surpresa me fez associar a vida diária.
Com uma escrita em partes poética, em partes direta, Valérie Perrin, tece histórias entrelaçadas por ironias do destino. Fala sobre a tragédia da perda, sobre a dor do luto, sobre a vontade de viver e não apenas sobreviver.

" ?? ???????? ???? ????? ???? ?????? ?? ????? ?? ????"
Mundo em Páginas 21/05/2024minha estante
Para mim tb não foi td q esperava. Muitos personagens, histórias independentes ao foco. Amei Sacha.. mas é um bom livro.. temos q ler p saber né.

anisania 21/05/2024

Não existe solidão que não seja compartilhada.
Que jornada! Sinto como se tivesse lido um diário que uma grande amiga deixou para mim. Que depois de ter passado por grandes decepções, tristezas ainda maiores, conseguiu experimentar os mais doces sorrisos e a mais pura alegria.
É um livro muito tocante, com idas e vindas no tempo e várias histórias paralelas que às vezes duram um parágrafo apenas e mesmo assim, você se interessa. E ainda fui surpreendida ali depois da metade com as viradas e mistérios.
Se um dia for adaptado, tem a chance de ser uma das coisas mais lindas de se ver.

"? Violette, a hera está sufocando as árvores. Nunca se esqueça de podar. Nunca. Assim que seus pensamentos começarem a apontar para a escuridão, pegue a tesoura e pode toda essa desgraça."

Rafa 21/05/2024

Inesquecível
A narrativa é de arrepiar, desde o início se apresenta a historia de forma poética onde até os mais terríveis momentos soam como um romance. Tudo se encaixa, a leitura é leve, rápida como os capítulos e acima de tudo, envolvente e viciante. Enquanto o li, não consegui pensar em ler outras coisas ou usar meu tempo com outras opções. Eu só tive vontade de mergulhar ma história de Violett enquanto ao mesmo tempo não queria que acabasse. O livro é triste, mas também é motivante. Tem passagens de tirar o fôlego e você cria conexão com cada personagem e os enxerga com mais do que uma camada, é realmente uma obra de arte.

Carol Luques 20/05/2024

"Água fresca para as flores" é um livro que já estava na minha lista da Amazon fazia tempo. Depois, a @cafefilmeselivros fez uma resenha linda dele e fiquei com mais vontade ainda de ler. Que história sensível construída pela autora francesa Valérie Perrin. O livro retrata o cotidiano de Violette Toussaint, a zeladora de um cemitério em uma pequena cidade no interior da França. Além do seu dia a dia de zeladora e jardineira e das visitas, cheias de segredos, que recebe dos familiares enlutados, a história também narra os acontecimentos passados da vida de Violette e a razão de ela ter ido trabalhar no cemitério. Apesar dos temas fortes (morte e luto), a escrita da autora é muito sensível e muito poética. A maneira como estrutura sua sequência narrativa pode parecer confusa em um primeiro momento, pois mistura o tempo, o ponto de vista do narrador e os vários fios da história. Mas, com o passar da leitura, fica mais fácil acompanhar, além de nos deixar super envolvidas com os personagens. Simplesmente amei a forma como a tristeza, o recomeço, o amor, a amizade se entrelaçam em "Água fresca para as flores". Recomendo muitíssimo a leitura!

Laura.Zaine 20/05/2024

Delicado, sensível e envolvente!
Esse livro desperta emoções a cada capítulo, é impossível passar por ele incólume.
Trata das diversas maneiras do luto, de encarar a morte e levar a vida, da busca de si mesmo e do amor em si. O livro é arrebatador, a escrita é delicada, a história envolvente. Recomendo (com o Kleenex do lado)!

Marcella 19/05/2024

Este livro é bem bacana, gerou muita discussão em nosso clube do livro! Algumas mulheres simplesmente amaram e outras como eu gostaram! Gera muitas reflexões!

Mika83 19/05/2024

Eu vou admitir que compro o livro pela capa!E pra mim esse livro tem a capa maravilhosa!

Eu adorei a história, personagens e todos os sentimentos que o livro me proporcionou.
Gostoso de ler mas não posso negar que esperava muuuito mais do final, porém de maneira nenhuma atrapalhou minha experiência.
Amor, amizade, saudade, morte e vida!
Celia e Sasha tem um lugar especial no meu coração.
Valeu demais!

Bru 17/05/2024

Incrível 10/10
Água fresca para as flores transcende o nível de livro bom, realmente é muito bom.

Uma leitura bem descritiva (aviso aos que não curtem muito), que nesse caso, fez toda a diferença. O livro mostra nuances de cada um dos personagens, não consegui manter a mesma opinião sobre eles durante o livro, a cada capítulo me surpreendi.

Violette, a personagem principal, é apaixonante, saber sobre ela e descobrir mais sobre foi apaixonante, e fazia tempo que eu não lia algo que me fizesse ficar tão envolvida.

É um livro que não é fácil, as histórias doem, as histórias são ótimas, literalmente tive momentos rindo e chorando nesse esse livro.

Recomendo muito, cinco estrelas é pouco para avaliar esse livro profundo e incrivelmente apaixonante.

Fernanda3864 16/05/2024

? em água fresca para as flores nos conhecemos a história de Violette. ela é zeladora de um cemitério, com um passado triste e bastante solitária, apesar de sempre ter a companhia dos coveiros, do padre da cidade, dos donos da funerária e, é claro, dos visitantes do cemitério.

? o que eu mais gosto na narrativa da Valérie é o fato dela misturar estruturas e pontos de vista pra construir a história: ora em primeira pessoa, ora em terceira, presente, passado, entradas de um diário, enfim... isso torna a leitura mais fluída, na minha opinião.

? a Violette é uma personagem muito bem construída e, além do que ela nos conta sobre sua história, a conhecemos também pelo olhar de todos que passam em sua vida, de alguma forma. a autora introduz muitos personagens, mas de maneira tão inteligente que não fica aquela sensação de que ele foi jogado ali, sem propósito. todos os diálogos, mesmo os que parecem sem sentido, são costurados pra passar a mensagem principal do livro. ali, vida, morte, amor e luto estão entrelaçados e nos trazem reflexões sensíveis, assim como amarram as pontas "soltas" que a história vai deixando ao longo do caminho.

? por vezes, a leitura é um pouco arrastada, mas o mistério crescente (e que você nem tava esperando!) faz com que a gente não consiga parar de ler. e você presta atenção em cada detalhe, lê fazendo pausas pra absorver, porque sabe que nada ali é aleatório: todas as cenas tem um propósito. nem que seja apenas o de construir o universo do livro dentro da sua cabeça.

? é uma história que tem personagens reais, que erram, que vivem. não concordei com a maioria deles em muitos momentos, mas consegui compreender as escolhas e os sentimentos - tão boa é a escrita da Valérie.

? por fim, ela entrega o que promete: uma forma sensível de ver a dor do luto e a presença constante da morte (e do amor) em nossas vidas, mostrando que um não existe sem o outro e que, não importa o que aconteça, a vida sempre continua.

Isa 15/05/2024

Brutalmente doloroso e bonito
Esse foi o primeiro livro de uma autora francesa que eu li. A escrita dela é diferente, brutal, dolorosa e muito bonita. Acho que isso também poderia definir esse livro, a história que ela traz aqui é de muito sofrimento, tormento e redescoberta. Violette passa pelo inimaginável ao longo das páginas e mesmo assim reencontra a vontade de viver, de prosperar e ser feliz. Acho essa palavra meio batida mas não há outra que melhor defina essa personagem, resiliente. Eu senti a dor dela, o fundo do poço. Também senti a vontade de se refazer e se redescobrir que ela teve. O livro é muito denso e por vezes difícil por conta das temáticas - luto, abandono etc - e precisei intercalar com uma leitura mais leve, mas vale muito a pena. Com certeza vou ler outros livros da autora que forem publicados no Brasil.

Tatiana.Lannes 14/05/2024

Livro sensível, denso e, pelo menos pra mim, impossível de ser lido rapidamente. é preciso calma, a fim de processar bem tudo o que a personagem descreve no decorrer dos capítulos.

A história de Violette é dura, mas a forma como ela supera os obstáculos é inspiradora. No entanto, são tantos detalhes, tantas minúcias que, por vezes, a leitura tornou-se cansativa.

Há uma série de histórias paralelas, o que é bem bacana pra que a gente entenda o universo no qual a protagonista se encontra, só que, lá pro final do livro, eu me senti entediada. As frases que dão início aos capítulos são tão cruéis quanto o passado de Violette, a exemplo de "A morte de uma mãe é a primeira tristeza que choramos sem ela" e "Temos que aprender a oferecer nossa ausência àqueles que não entenderam a importância da nossa presença", as quais foram quase como socos assim que li.

Ressalto ainda um dos trechos que me fizeram, inclusive, fechar o livro, respirar e só então continuar a leitura: "Meu nome de solteira era Trenet, igual ao do Charles. (...) Toussaint veio depois, quando me casei com Philippe Toussaint. Com um nome desses - "todos os santos" -, eu deveria ter desconfiado. Mas existem homens que se chamam Flores e batem nas mulheres. Um nome bonito não impede ninguém de ser um canalha."

Em síntese, feliz por ter terminado uma leitura tão diferente do que eu normalmente escolheria. Porém, definitivamente, livros superdescritivos não são pra mim.

itsmelanap 13/05/2024

água fresca para as flores fala sobre autoconhecimento, abandono, luto e aborda muitas questões com uma escrita linda e aprofundada, acho que vou demorar a esquecer a história da violette.

luiza.br 13/05/2024

Esse livro é lindo! Confesso que demorei um pouco a me envolver no início da leitura, mas insisti e logo me vi encantada pela história da Violette. Muito além de luto, o livro também fala sobre amores, novas perspectivas, reencontros, diferentes dores e vivências. Além disso, trouxe de uma maneira muito bonita a vida e rotina no cemitério, sendo a Violette sua zeladora. Como disse um dos irmãos Lucchini em certo momento: ainda que sejam ?as parteiras da morte? eles trabalham com a vida, porque as pessoas que os procuram são as que continuam vivas; e a forma que acompanhamos esse acolhimento é encantadora. Podemos sentir o desenvolvimento das personagens ao longo da história, as diversas fases do luto e a sua aceitação; e ainda, ver que o fim, também dá espaço para novos começos.

Joice 13/05/2024

Lindo
Um livro sensível, que vale a pena cada detalhe lido. É tanta delicadeza nas cenas e relações, a personagem principal traz cada passo seu lentamente e dessa forma a gente vai se apegando e sentindo tudo que ela sente. Chorei, é lindo.