Água fresca para as flores

Água fresca para as flores Valérie Perrin
Valérie Perrin
Valérie Perrin

Resenhas - Água Fresca para as Flores

francezju 06/05/2024

Esse é um livro sobre a morte, e sobre a vida após ela. mas não a de quem parte, a de quem fica e tem que aprender a seguir em frente. e é tudo escrito com uma delicadeza tão grande. o cenário principal, apesar de ser um cemitério, parece até acolhedor.
Violette é zeladora do cemitério e, entre flashbacks do passado e trechos do presente, descobrimos a sua história. além disso, conhecemos também a vida de alguns outros personagens que visitam ou habitam seu cemitério. pessoas com vontades, falhas, amores e profundidade. amei

marianascudeler 06/05/2024

Confesso que tinha muitas expectativas nesse livro. demorei um ano pra comprar e ler, mas as expectativas sempre foram muito altas. confesso também que não me tocou o tanto que eu idealizei que iria, mas essa quebra da expectativa que eu criei não me fez amar menos esse livro nem um pouco. um livro muito bonito. não mudou a minha vida, mas um bom livro.

Ellen Rayane 05/05/2024

Que livro bommmm
E o melhor, eu sinto que ele vai ficar comigo por um tempo, os personagens vão me acompanhar por alguns dias, talvez meses.
Sinto que essa história vai amadurecer ainda mais junto com meus pensamentos...
Um livro interessantíssimo, que te faz refletir e crescer sem nenhuma pretensão.
Como eu amei essa história!

Kauane Parra 05/05/2024

Uma leitura pra relaxar e aprender a viver a vida com mais leveza, sem dúvidas viver oferece muitos desafios, a beleza está em como lidamos com eles e na capacidade de enxergar o melhor que vida tem a oferecer? aquilo que vem além dos desafios

mari 05/05/2024

"Falar de amor e de solidão é falar da vida"
Este foi um livro um pouco diferente do que eu estou acostumada a ler, mas foi uma surpresa boa. Ele fala sobre luto, sobre a vida, de uma maneira bela e que foi trabalhada de forma diferente da mesma.
A Violette é uma pessoa tão tão forte e é a nossa personagem principal, uma zeladora de um cemitério, que perdeu muita coisa e tem uma grande história de vida, que a gente vai entendendo ao decorrer do livro.
Alguns personagens foram uma surpresa, como o Philippe, o Julien e outros que conhecemos ao decorrer da história, mas que adicionaram pontos pertinentes.
O que me fez não dá 5 estrelas para esse livro, foi porque algumas vezes eu me via muito perdida pela história, mas considerem 3 estrelas como muito positivo, pois é considerado bom.
Essa é uma história sobre alguém que é muito forte e o que acontece com aqueles que ficam vivos depois de queridos morrerem. É importante, dói e no fim você só queria voltar no tempo e fazer com que as coisas pudessem ser diferentes...
Recomendo.

JAlia372 04/05/2024

E que a água se mantenha fresca para as flores ?
Eu poderia falar tantas coisas sobre esse livro, mas a principal é: eu pensei que fosse um livro sobre morte, mas é um livro sobre a vida!

Violette é uma mulher e tanto! Sofreu a infância inteira e, quando cogitou que a vida fosse dar certo, descobriu que não era bem assim. A verdade é que, em maior ou menor proporção, todos vivemos tristezas, dores e despedidas como as de Violette. Talvez a vida não seja tão dolorida assim, ela só seja ela mesma.

Durante toda a leitura, me peguei pensando o quão sofrida era a vida da Violette: tudo o que se pode imaginar acontece na vida dessa mulher (e a narração dela te faz focar exatamente nisso). Mas esse não é, nem de longe, o meu pensamento principal ao finalizar esse livro: a maior lição é que há vida mesmo na morte - e que a morte também é um sopro de vida.

Não vou me prolongar nas divagações, mas todas as mortes nos trazem vida. Seja a vontade de viver, que surge naturalmente com as tragédias; seja aquele algo que surge após uma decepção, que nos faz seguir em frente após a dor. No caso de Violette, a verdade foi libertadora, mas nem sempre temos a chance de nos libertar por ela.

Não importa qual a sua libertação, espero que você não esqueça de manter a água fresca para as suas flores. Sejam elas amigos, amantes, desconhecidos ou seus próprios sonhos ?

Isabella2415 03/05/2024

Comecei curtindo mas fui me decepcionando...
Criei grandes expectativas para esse livro porque recebi indicação dele e porque achei a capa linda (sim, eu julgo livros pela capa). Porém, o livro me decepcionou...
Ele é uma miscelânea de estilos pois tem aspectos de luto, tem romance e tem também um quê de mistério/suspense.
Eu gostei bastante do cenário, do local onde a protagonista passa a maior parte da história, da sua casa e do seu jardim. Porém, não curti o enredo...
O livro possui uma personagem principal, a Violette, que é uma mulher que viveu em um lar para crianças órfãs e que por ter vivido essa situação de abandono, acabou se tornando bastante vulnerável emocionalmente e se envolvendo em um relacionamento abusivo de diversas formas...
Além da história da Violette, a gente acompanha também outras personagens e outros relacionamentos...
Comecei o livro gostando bastante, fiquei bem viciada no início porque ele tem capítulos curtos mas, fui me decepcionando ao longo da narrativa principalmente pela descrição dos relacionamentos, pela forma como as mulheres foram retratadas dentro desses relacionamentos e porque não senti que a história trouxe uma mensagem interessante...
Tenho algumas críticas com a romantização de algumas coisas no livro mas entendo também que a forma como interpretamos um livro e nos conectamos ou não com ele tem a ver com o nosso momento ou a nossa história de vida.
Então, a leitura não foi arrastada, o livro é fluido, é tranquilo de ler, me prendeu de certa forma mas o saldo final acabou ficando negativo para mim...

Victória Caribé 01/05/2024

Surreal
Leitura surpreendente. Quanta reviravolta, que enredo. A Violette é uma personagem extremamente forte. O livro te prende a partir dos 20%, e vale a pena cada segundo dedicado a essa obra. Emocionante e tocante.

Luciana Dryer 01/05/2024

"Onde meu coração estiver, o seu vai continuar batendo."
Esse livro arrancou de mim tantas emoções!
Simplesmente apaixonada por esse livro. Amei, amei cada página, cada palavra.
A história de Violette é tão intensa e profunda, me arrancou lágrimas em muitos momentos.
Mas as pinceladas sobre o amor de Iréne e Gabriel me devastou, me dominou e me fez refletir.
Não é só um livro que retrata as fases duras da morte, mas que sobretudo, exalta a vida com todas as suas nuances.
Recebi cada personagem como um presente, todos eles com suas dores e alegrias, suas luzes e sombras, seus erros e acertos, a simplicidade e complexidade de cada um.
Não existe acasos aqui, somente caminhos que se cruzam com as belezas e verdades dos nossos corações.

"Sabe as ondas que desenham os batimentos do coração em um eletrocardiograma?
Sei.
As ondas do meu coração são você."

"Tudo é efêmero, Violette. Nós somos passageiros."

Thaí 01/05/2024

Uauuu!!! Que livro emocionante, uma história que nos leva a refletir sobre o amor, a perda e a redescoberta da vida. A narrativa gira em torno de Violette Toussaint, uma zeladora de cemitério que guarda segredos profundos do passado. Com uma prosa sensível e personagens cativantes, o livro nos leva por uma jornada de autodescoberta e transformação. Uma história poderosa sobre o poder da conexão humana e a importância de encontrar alegria nos momentos mais sombrios. Uma leitura que toca o coração e permanece na memória por muito tempo.
Amei o livro, muito bom ?
Cecilia.Alcantara 02/05/2024minha estante
Eu tô louca pra ler esse livro!!!

Thaí 02/05/2024minha estante
Quando puder leia, é muito bom!

Pri 28/04/2024

Encantada com tanta delicadeza
Esse livro me surpreendeu por sua escrita delicada e sensível, mesmo com um tema como o luto.
A autora teve uma sutileza em intercalar as histórias e as várias passagens do tempo.
Não tem como não se encantar com Violette a medida que sua história vai se revelando e vários outros personagens também.
Um plot que me surpreendeu muito no final.
Um livro muito bem costurado, com uma delicadeza e uma elegância na escrita, difícil de descrever. Só lendo pra entender.
Amei, amei, amei...

Thamires264 28/04/2024

Um livro com muitas camadas
Essa leitura me prendeu no começo, da metade para o final se tornou difícil terminar temas pesados, luto, depressão, sofrimento.
Mas, o final me agradou.

Jéssica 28/04/2024

Bom porém difícil
O livro me deixou curiosa, de fato, mas é uma leitura as vezes arrastada e difícil, pesado. Achei que poderia ter tido menos páginas

babisenberg 26/04/2024

Perfeito
Não tem muito como descrever esse livro. Ele nos toca de muitas maneiras. Demorei um pouco pra engatar, até achei que não iria gostar, mas depois... é uma mistura de instensidade com sensibilidade que me faltam palavras...

Amandasouzaautora 25/04/2024

Toda morte é uma tragédia
Água fresca para as flores, é um livro com textos repleto de sentimentos e poemas tocantes.
Porém achei o livro muito longo, chega a ser maçante demais.
Gostei muito do início, mas depois de 20% você fica confusa se o livro é sobre romance, ou principalmente sobre suspense, e muito dramaaaa.
No final a leitura se tornou muito, mais muito mesmo cansativa.