O Centro de Todo o Caos

O Centro de Todo o Caos Marina Feijóo

Resenhas - O Centro de Todo o Caos

Anak_o 06/01/2022

Nem tudo é sobre você e nem culpa sua.
Início falando que apesar de ser um livro curto, foi um livro que demorei para ler, e não é porque a leitura é maçante, chata ou coisa do tipo, mas sim porque o conteúdo é realmente sensível.

É estranho quando a gente se enxerga no personagem, porque ao mesmo tempo que você se ver ali e conhece aqueles sentimentos, você também ver por outra perspectiva.

É um livro que fala sobre perdas, luto, depressão, ansiedade mas que no fim te dar uma dose de "vale a pena tentar mais uma vez" foi com esse sentimento que finalizei essa leitura.

Ps: preciso dizer que achei incrível a autora ter colocado várias formas de ajuda no final do livro, achei realmente muito bonito.
roses in winter 06/01/2022minha estante
recomenda?

Anak_o 06/01/2022minha estante
Sim, mas olharia primeiros os gatilhos para ver se tudo bem para você.

Okayalaniss 24/11/2022

Queria cultivar pessoas como cultivo paranóias
Um tapa, rápido e doloroso.

Destaques da leitura:

"Vocês são céu azul, eu sou nuvem pesada e chuvosa." p.7

"Queria cultivar pessoas como cultivo paranóias.
Todo dia as rego com novos medos, diferente das minhas amizades que, por falta de energia ou coragem, deixo secar e murchar." p.23

"Contemplou o vazio da vida para qual ela havia caminhado." p.28

"... era cansativo ter que ficar se justificando. Ela já fazia isso o tempo todo na própria cabeça." p.48

"O que separou a gente foi sua própria distância emocional. Você criou esse muro impenetrável e depois culpou todo mundo por não conseguir te alcançar aí dentro. Eu estava disposta a te ajudar, mas você preferiu o isolamento." p.51

"Quanto mais eu cresço, menor me sinto e mais quero diminuir. Quero me encolher tanto em mim mesma até deixar de ser e me tornar era." p.53

"Eu sempre penso no pior e o pior é muito grande para ser delimitado.
Tudo sempre pode ser pior." p.56

"Parei de achar que me odeiam
Também superei a ideia de que me aturam
Pois odiar e aturar pressupõe que eu sou notada.
E nesse momento, me sinto como nada.
Não sou doce nem amarga,
Sou sem gosto,
Sem sal,
Sem graça." p.59

"...para que a lógica surgisse efeito, precisava antes atravessar a barreira emocional entre o coração e a mente." p.61

"Foi depois, já crescida e por minha própria conta que as coisas começaram a desencaminhar na minha vida." p.63

"Ela tinha passado a noite inteira na mesma roda, com um vinho barato na mão e um riso nervoso engatilhado. Bebia longos goles, ouvia uma piada, fingia que ria, concordava com a cabeça, fazia um comentário genérico e, quando o assunto voltava para ela, se encolhia.
Desconversou todas as conversas." p.64

"?...Eu queria me remendar.
?E conseguiu?
?Definitivamente, não. Acho que eu só me rasguei mais." p.67

"Todo dia eu acordo e penso: É hoje.
É hoje que descobrem a minha farsa.
É hoje que descobrem o que tem aqui por baixo da máscara.
Porque é isso que me sinto e é isso que eu sou.
Bem-vindos à minha grande peça teatral!
Tão bem elaborada que eu já me perdi no personagem há muito tempo.
Não sei onde começa o "eu" e onde começa o papel que assumi." p.76

"Poderia mentir que estava bem, mas não via muito sentido nisso; assim como não via sentido em contar a verdade sobre como estava mal. Não via sentido, na verdade, naquela troca de palavras." p.77

"Eu não quero morrer. Isso é muito trágico, muito real, muito marcante. E eu não quero marcar ninguém, até porque sei muito bem o estrago que causa uma morte. Eu quero, justamente, desmarcar tudo que já toquei. Quero anular qualquer impacto que já causei. Quero voltar para a não existência, desaparecer no espaço e no tempo. Não quero que sintam minha falta e não quero me sentir mal por não sentirem minha falta. Eu quero sumir com tudo. Comigo e com o mundo.
Eu só quero não existir." p.83

"Mesmo nos meus momentos mais felizes
Tem uma tristeza profunda
Por trás do sorriso
No fundo da garganta
Mesmo entre aqueles que mais amo
Ainda resta o não pertencimento
Uma solidão que sempre me acompanha" p.89

"No final do dia, a própria mente era a pior inimiga que tinha." p.92

"Já faz tempo que exaustão virou descrição para esse meu estado contínuo que nunca passa. Não é mais estar, é ser. Sou um cansaço ambulante, que se acumula e se corrói. Me cansa o corpo, a mente e o emocional. E me cansa em um lugar mais profundo aqui dentro, tão profundo e tão eu que não sei dar nome. E não importa o quanto eu pare, o quanto eu deite no chão, o quanto durma, o quanto eu chore, o quanto eu tente descansar, essa falta de algo, essa não plenitude, não vai embora. Não tem como descansar desse cansaço. Ele não se desfaz. E, às vezes, sinto que não tem outro jeito de deixar de ser exausta além de deixar de ser. Sumir com o corpo, enterrar a mente e calar o emocional." p.113

"Sinto como se eu estivesse permanentemente nublada." p.119
Killer.Queen 02/12/2022minha estante
Adorei a segunda citação

Killer.Queen 02/12/2022minha estante
Na verdade adorei todas, vou colocar na minha lista

Okayalaniss 05/12/2022minha estante
Aaa vale muito a pena ler, ele é bem forte

Meiosangue0020 15/02/2024

Intenso
É maravilhoso como a autora mostra que você pode sim ter auxílio de amigos e descontar na arte em partes mas deixa claro a necessidade de um auxílio psicológico para a doença

"Estou abrindo mão de viver de passado e me abrindo para o futuro, enquanto mantenho minha mente no presente."

Muito bom ver o desenvolvimento de todos os personagens e entender um pouco mais

Mostra como devemos pensar nas nossas atitudes e nem sempre dar ouvidos a paranóia

madrugueilendo 13/10/2021

?Não é mais estar. É ser.?
Um livro com uma abordagem muito crua sobre a depressão.

É muito triste ver e ler sobre os pensamentos da protagonista e como eles são tão reais.

Acho que a história tinha conteúdo suficiente pra um livro de 300 paginas, iria amar ver a trajetória da protagonista

Ana 26/07/2024

Esse livro fala de uma forma bem sensível sobre depressão, ansiedade e luto. Através da perspectiva da protagonista (que é uma jovem mulher sem nome) podemos perceber como essa doença pode afetar o humor, o pensar com clareza, a tomada de decisões, o modo como a pessoa se vê, e como isso afeta as pessoas do seu convívio.

O livro alterna passado e presente, prosa e poesia, e ao longo da narração vamos entendendo quais os eventos que foram os gatilhos que culminaram na crise da protagonista.

Eu achei que a autora conseguiu retratar bem o psicológico de uma pessoa que tem depressão, eu particularmente me identifiquei com a protagonista e algumas das suas reflexões, e por isso foi uma leitura muito tocante pra mim.

Luuma 03/01/2023

Sobre entender que nem tudo é sobre você?
Uma leitura curta porém bem marcante, e que me deixou bem reflexiva.
Bianca 03/01/2023minha estante
Tenho muito carinho por esse livro. Um dos meus favoritos ?

livs 06/08/2022

Não é mais estar, é ser.
Simplesmente o livro mais lindo que eu já li, ele carrega uma dinâmica maravilhosa na escrita, a sensibilidade da autora em diversos momentos me tocou demais.

A história é linda e pesada, ao mesmo tempo
oque é incrível. Mostrando sobre a dificuldade que é passar por um período dificil, sobre se reerguer no meio de tanto caos! Eu senti uma conexão tão grande com esse livro, me enxerguei nele de uma forma que doeu bastante.

Esse livro conseguiu colocar em palavras coisas que muita das vezes eu pensava e não sabia explicar, me vez entender e me encontrar. Trouxe diversos aprendizados, principalmente como não somos o centro de tudo, que não podemos nos culpar pelos erros do outro!! Cada pessoa tem sua própria vida, seus medos e não podemos nos culpar por isso.

Confesso que esse livro não é muito leve de se ler e totalmente real, apesar de curto foi uma leitura demorada pelos assuntos abordados, achei necessário demais e angustiante estar na cabeça da protagonista. E foi incrível que a autora so revela o nome da personagem no final do livro, mostrando que pode ser qualquer pessoa, um amigo, um conhecido e até mesmo o próprio leitor.

Me apaixonei pela escrita da Mari, ja quero ler os outros livros dela, marquei diversas frases que eu quero levar pra minha vida e que com certeza se eu estiver num momento de caos vai me ajudar bastante. Super recomendo o centro de todo o caos, acho que todos deveriam dar uma chance para esse livro, por ele abordar assuntos muito importantes.
Tomem cuidado ao ler esse tipo de livro por conta dos gatilhos!!

?..aprendi que atrás das nuvens sempre tem o sol.?
DANILÃO1505 06/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

leashy loo 23/04/2023

sensível e certeiro
a autora foi cirúrgica em retratar os sentimentos extremamente complexos da protagonista, que representa muito bem a mente de diversos indivíduos com transtornos mentais.
a construção dos personagens é ótima, a trama é envolvente e os sentimentos transmitidos no livro causam impacto no leitor.
agora, particularmente:
me senti extremamente cansada dessa protagonista durante a maior parte da narrativa, mas isso não é um defeito: a personagem me transmitiu esse sentimento justamente por conta de seu estado mental, que foi extremamente bem escrito (e apesar de não a aguentar mais, preciso admitir que ajo da mesma forma e sou igual em muitos dos aspectos que critiquei?).
um ponto que amei e achei genial foram os poemas que a autora colocou no fim de cada livro e a forma que eles se relacionavam com a história.

minhas partes favs:

Queria cultivar pessoas como cultivo paranóias. Todo dia as rego com novos medos, diferente das minhas amizades que, por falta de energia ou coragem, deixo secar e murchar.

Mesmo nos meus momentos mais felizes
Tem uma tristeza profunda
Por trás do sorriso
No fundo da garganta
Mesmo entre aqueles que mais amo
Ainda resta o não pertencimento
Uma solidão que sempre me acompanha

cher 08/08/2023

Colocando sentimentos em palavras
A autora desse livro apenas representou todo sentimento ja sentido por mim e varias outras pessoas, ela foi complexa na medida certa, soube manusear todos as pontas soltas, meu deus eu chorei tanto e ri tanto. definitivamente uma leitura válida pela experiência.

wariafernand 10/05/2022

? O que separou a gente foi a sua própria distância emocional. Você criou esse muro impenetrável e depois culpou todo mundo por não conseguir te alcançar aí dentro. Eu estava disposta a te ajudar, mas você preferiu o isolamento.

isapoirot 09/10/2021

?foi bom enquanto durou.
e tudo que é bom dura pouco mesmo.
por isso eu sigo aqui? durando?

esse livro/conto foi um soco no estômago a cada capítulo. eu nunca me identifiquei tanto com tao poucas palavras. é pesado, é sensível, é preciso. talvez com um final um pouco irreal, ou talvez seja meu lado parecido com o de larissa gritando, mas eu amei

Mavis 04/05/2022

No caminho do autoconhecimento, eu me quebrei.
Resolvi ler em um dos meus muitos picos de depressão (sem saber do que se tratava), só por aí já da pra imaginar o caos que foi na minha mente e que o resultado foi de 1 mês tentando terminar um livro de menos de 200 páginas.

Não sei nem o que colocar nessa resenha, foi uma experiência de muita dor pra mim mas de alguma forma eu sinto que precisava disso.
É uma personagem principal que vai ser difícil de agradar a todos e pra quem, como eu, se vê nela é doloroso demais saber disso e nesse caso, sentir um incômodo também de certa forma.
Enfim, eu meio que não sei mais o que colocar aqui porque foi um livro bastante pessoal/íntimo e é sobre.

? ''Se eu deixo de estar, acho que teria sido melhor ter estado. Se estou, me arrependo e preferia deixar de estar. Se eu falo, tenho vontade de engolir de novo as minhas palavras. Se me calo, sinto entalado tudo que poderia ser dito, mas não foi. E como posso saber se foi melhor não ter tentado? Então, eu tento. E percebo que o melhor era não ter sequer cogitado. Se eu fico, me prejudico. Se eu vou, quero voltar. Eu nunca sei que ação tomar e a todo momento me questiono, penso e repenso. Me arrependo. No final é uma pegadinha e toda opção é errada. ''

? ''...agora eu consigo ver o horizonte. Meu horizonte tem praia e companhia. Às vezes tem beijo, outras tem luau e muitas outras vezes ainda aparece o temporal. Mas eu aprendi que dá para abrir um guarda-chuva e que eu posso me abrigar na casa de alguém quando necessário.''

Carlusadrianu 23/02/2022

eu vi meus sentimentos sendo descritos. peguei esse livro no kindle unlimited e amei. o jeito como a personagem descreve seu estado deprimido e como é ruim e intenso. gostei do final também, depois do fim na verdade, a autora colocou informações muito úteis sobre procura de ajuda.
Rafael Kerr 23/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem?  Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar . Seguindo aqui, marcando como quero ler e seguir no insta ajuda muito! Desde  já agradeço a atenção!

manu 13/04/2023

Você não é o centro de todo caos
Muitas vezes ainda aparece o temporal. Mas eu aprendi que dá para abrir um guarda-chuva e que eu posso me abrigar na casa de alguém quando necessário. Mais importante que isso: aprendi que atrás das nuvens sempre tem o sol.

Biaguedes1 12/01/2023

o centro de todo o caos
"Estou sempre no limite da importância e da irrelevância. É como se eu estivesse no centro de todo o caos do mundo e, ao mesmo tempo, eu não existisse. Minhas ações causam mal, mas minha presença não faz diferença. Uma dualidade contraditória que, aos poucos, me mata. Como é possível? Ser um problema enquanto se é invisível?"