O Centro de Todo o Caos

O Centro de Todo o Caos Marina Feijóo

Resenhas - O Centro de Todo o Caos

Gabi 05/01/2023

É...
Eu entendi o conceito, o propósito mas acho que eu só não sou fã de livros assim... me lembrou muito razões pra continuar vivo mas visto de outra forma, não sei, não curti muito mesmo sendo relatable

Mafê 02/12/2022

Não é vitimismo
Sabe, quando o assunto é depressão ou até mesmo doenças mentais no geral, eu sei que fica muito difícil para alguém que não tem compreender alguém que tenha, que não seja fácil lidar e conseguir entender que não é vitimismo e sim o que realmente está acontecendo? esse livro nos mostra muuito bem sobre isso, conseguimos trabalhar nossa mente entendendo a mente da principal, porque tem horas que você fica irritada com as atitudes mas aí vem a descrição dos pensamentos e você entende o motivo?. depressão não é brincadeira, se cuidem e você não é fraco por procurar ajuda!

liy 07/06/2023

Eu me vi muito na personagem e cada frase escrita parece ter saído do meu coração. e oq eu tirei desse conto nacional foi que preciso fazer terapiakkkkk o final é mt gostoso?

?É uma vida boa demias pra uma pessoa boa de menos.?

?Queria cultivar pessoas como cultivo paranóias.
Todo dia as rego com novos medos, diferente das minhas amizades que, por falta de energia ou coragem, deixo secar e murchar.?

?Eu não entendo como posso ser tão infeliz.
Logo eu, que tudo tenho. Logo eu, que sempre consegui o que quis.?

Sthefany148 02/03/2023

A vida e a nossa mente nem sempre é fácil de lidar
Só quem já passou por isso sabe a trajetória de se sentir um impostor existindo e ainda assim ter que continuar. Eu particularmente gostei da leitura e, mais ainda, do relato da autora. Apenas achei que faltou mais; mais da garota perdida, mais nas cenas, mais do ambiente e da rede de apoio. É uma história tão gigante para apenas 150 páginas.

giz 21/07/2023

Sinceramente, esse livro é necessário. as reflexões auto-depreciativas da protagonista doeram em mim. cada poema que ela escrevia sobre si própria, pequenas passagens, me tocaram profundamente.

esse livro como arrancar um bandaid rápido, é um livro curto de algo que dói como o inferno, retrata de forma crua uma angústia que se enraíza a partir de uma depressão.

muito interessante como e autore conseguiu escrever de forma fluida e de um jeito tao sincero sobre como é passar por uma situação dessas. Além disso, muito bonito como, apesar de todas as dificuldades, mostra a protagonista aos poucos lutando suas lutas internas.

-Louie 22/11/2022

Esse livro é muito bonito e muito doloroso também. A autora fala coisas duras que quem tem depressão diz pra si mesmo e que também ouve de outras pessoas. É um livro cheio de representatividade, negra e LGBT+ principalmente.

A escrita é fluída e consegue dar muita personalidade à narrativa, é densa nos piores momentos da personagens e leve nos melhores. Além disso, os textos e poemas em primeira pessoa no final dos capítulos dão um toque diferenciado já que todo o restante é contado por um narrador observador. Achei só um pouco difícil no começo entender as datas desordenadas e data dos textos da protagonista, mas depois de me acostumar foi tranquilo.

Mais especial ainda é descobrir o nome da protagonista apenas no final, descobrimos quem ela é quando ela se encontra!

Uma história que mostra como é importante lutar contra a depressão, ter apoio de quem amamos e também aconselhamento psicológico.

Um livro muito bonito mesmo, de escritora nacional LGBT e que eu com certeza recomendo.

xoxoanalu 25/01/2022

?mais importante que isso: aprendi que atrás das nuvens sempre tem o sol.?

é extremamente poético. retrata a saúde mental de uma forma profunda e sensível; a história te prende e é impossível você não querer devorar.

praticamente sai grifando o livro inteiro, e olha que não sou de grifar muito. mas as frases desse livro assim como o livro em si são ótimos.

gatilhos: depressão, luto, ideação suicida, menção a suicídio e automutilação.

TheCheshire 02/11/2022

um p aqui agora emergindo (de cada um
Vejo que dependendo do momento é muito possível se conectar com os sentimentos expostos, há uns meses atrás me atrabessariam bastante.
Mas é possível observar um processo de aqui agora da protagonista, tentando se conhecer, através das suas dores e sua mente conturbada.
Pessoalmente foi difícil me conectar com a história e achei tudo muito rápido. Senti muita falta de reflexões, luto, tristeza, processos destrutivos, pareceu tudo muito rápido.

Felipe Trigo 07/10/2021

5 estrelas deveria ser a nota mínima pra essa história incrível!
Foram muitas emoções até chegar aqui, no instante de avaliar essa história tão tocante e que conversou muito comigo do começo ao fim. Acredito que O Centro de Todo o Caos, que foi maravilhosamente escrito com carinho, amor e, acima de tudo, uma sensibilidade responsável, seja capaz de conversar com todes: a quem não está bem, mostrando que é possível melhorar, porque a vida não pode ser, e nem é, caótica o tempo inteiro; a quem está bem, mostrar que às vezes o teu mínimo pra ajudar uma pessoa vulnerável, pode significar o mundo inteiro pra quem tá do outro lado.

Me vi muito ao longo dos capítulos, quase como se tivessem sido escritos sobre/para mim. É uma das minhas leituras favoritas do ano, e também se tornou um dos meus livros favoritos de toda a vida. Li e não me arrependi!

E uma última coisa: se você não estiver bem, não hesite em buscar ajuda. Ficar bem não é um instante, e sim um processo, que vai ficando menor e menos complicado a cada passo :)

Elizabeth.Neves 25/04/2022

Eu gostei do livro, me identifiquei com ele mais do que seria saudável, até que a única característica da personagem principal foi ser vitimisma.
Eu entendo o vitimismo como uma característica da depressão e ansiedade dela, igual como eu entendo a parte dela machucar as pessoas que estão ao redor dela, mas ela se ver como vítima em tudo se tornou muito cansativo, ao ponto de ser irritante.

Não achei a relação com a Nada com muita química.

E tev um ponto, sobre ela engordar depois que tomou os remédios que eu não entendi muito bem, pq nunca foi mencionado que ela não tinha apetite ou nada que indicasse isso, e me irritou pq a autora só tirou o ponto quando achou necessário e mencionou uma vez só.

Mas, eu amo os os poemas e textos que tem no capítulo e as referências literárias deles, e é claro que eu amo o melhor personagem, Gabriel, ele era incrívelmente incrível.

aroaceowl 24/09/2023

Meio termo?
Gosto da forma que o livro abordou sobre ser egoísta quando o assunto envolve depressão ou outros transtornos, não é uma coisa que eu vejo ser discutida de uma forma boa mas nesse caso achei ótimo.
queria poder dizer que achei as outras coisas da história boa mas achei a escrita tão fraca quanto o desenvolvimento da personagem.
provavelmente se eu tivesse lido esse conto com uns 15 anos eu acharia ele incrível, mas hoje em dia, ja tendo lido outros livros mais emersivos achei a escrita sem sentimento e cheia de frase bregas. parecia as vezes que eu tava lendo frases tirada de um cartaz qualquer sobre setembro amarelokk
da pra ver que a autora e a pers passaram por muitas coisas difíceis mas não achei que foi aprofundado, os sentimentos têm descrições muito rasas, a protagonist cria juízo de uma hora pra outra do nada e os poemas são fracos.

tacizera 08/06/2022

O Centro de Todo o Caos
Esse é um livro curto, só que é tão dolorido que parece ser maior.
E não só pela divisão entre passado e presente, mas porque tem uma abordagem muito real e imaginável das situações.

mari 12/01/2023

Depressão, pensamentos e poesia
Gostei bastante dessa leitura, rápida e curta, mas que aborda temas super importantes e vai além de retratar a vida de alguém que está no auge de uma crise depressiva.
Me identifiquei muito com a protagonista em alguns casos, principalmente aqueles relacionados à medo e insegurança e a sensação de se sentir invisível, me trouxe ótimas reflexões e me fez pensar bastante sobre algumas atitudes que tenho.
A evolução da personagem e a escrita da autora foram um dos pontos positivos do livro, que soube tratar a depressão de uma forma poética muito bem.

Recomendar super. Tô adorando ler livros nacionais no kindle unlimited, é uma ótimas forma de sair da bolha e conhecer novos autores e, quem sabe, novas leituras favoritas :)