Eu que nunca conheci os homens

Eu que nunca conheci os homens Jacqueline Harpman

Resenhas - Eu que nunca conheci os homens

Samantha 01/06/2024

Comecei o livro sem muita expectativa, mas logo que comecei não consegui parar! Mesmo sem muitas viradas o livro prende ao relatar como a prisão e a liberdade podem ser solitárias quando não há com quem se relacionar.

Carolina.Avancini 01/06/2024

Esse livro me deixou apreensiva
Comecei a ler comparando esse livro ao diário de Anne Frank. Mas esse livro não tem nada a ver. É mais sobre a descoberta de um mundo que a protagonista nunca conheceu, já que ela cresceu enjaulada com outras 39 mulheres e foram as únicas sobreviventes num lugar inóspito. E o livro vai contando os anos após a saída da jaula e como ela vai descobrindo e sobrevivendo até ser a única pessoa viva?

Rosangela Max 30/05/2024

Simples e significativo.
Ê uma história que tem poucos acontecimentos e cenários e o que foi feito com isso me surpreendeu. Principalmente porque, nos últimos anos, tenho me entediado fácil com as leituras que faço.
Prender minha atenção tem sido um desafio e esta história conseguiu somente com a originalidade do enredo e com a expectativa de saber o que iria acontecer com a protagonista e o grupo de mulheres.
O começo já indica como será o final, mas o caminho até lá foi bem trabalhado pela autora.
O que mais me marcou nesta leitura foi o sentimento de solidão, de desesperança e de viver sem ter nenhuma perspectiva de futuro que estas mulheres compartilhavam. De ver os dias passando e aguardar pela única coisa que elas tinham certeza que iria acontecer um dia: a hora da própria morte, bem como a das companheiras. Morrendo pouco a pouco, até o dia derradeiro.
O triste é saber que estes mesmos sentimentos estão dentro de muitos hoje em dia, mesmo em se tratando de situações diferentes.
A escrita é clara e envolvente.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 30/05/2024minha estante
Esse livro também me surpreendeu.

Wilde.Maxssuziane 30/05/2024

Angustiante
Foi uma leitura angustiante do início ao final. A gente fica esperando que algo bom aconteça. Nos faz refletir. Leitura rápida. Texto objetivo. Recomendo.

Clara 30/05/2024

Incrível
É genial cada página, cada sentimento e cada frase desse livro.
Não sei pôr em palavras como e porquê esse livro me encantou.
Durante quase toda a leitura senti uma tensão, um medo, um suspens que nenhum terror já me causou.
Um dos meus livros favoritos com certeza.

Lara 29/05/2024

Difícil de digerir
Em muitos momentos achei o livro muito macabro e denso, demorei um pouco pra ler ele apesar de bem curto pois achava ele muito pesado. O livro fala bastante sobre morte sem nenhum pudor.
Acredito que a experiência seja muito particular lendo esse livro, tem muitos aspectos e reflexões que achei interessantes, mas nada me comoveu muito, o livro me deixava num geral desconfortável.

Meuri 24/05/2024

"Enquanto as folhas cobertas pela minha escrita permanecerem em cima desta mesa, eu poderei me tornar uma realidade em alguma mente."

Dani 23/05/2024

Um grande favorito da vida!
Nove meses depois me aventuro novamente por essa leitura (agora para falar deles com minhas amigas do Leia Mulheres Jundiai) que me tira o sono ao relembrar de Pequena e suas 39 companheiras de história.
Adorei na releitura iniciar o livro novamente e perceber como a autora já não prometia muito desde o início. Achei até engraçado.

Esse livro me faz pensar em tanta coisa, em grandes e pequenas escalas.
Ele é lindo.

Wendy 23/05/2024

Só não dei 5 por pura picuinha? kkkkkkkkkkkkkkk
Esse livro foi indicação de una amiga e confesso que gostei bastante. Gostei mais do que eu imaginei, mas, apesar de ter gostado bastante, sinto que o livro deixou várias pontas soltas que, por não existir continuação e nem perspectiva de uma continuação, não dá pra saber se as conjecturas que se faz ao longo do livro são reais ou não.
De todas as formas a escrita é fluida e te deixa curioso do começo ao fim. Tem umas partes bem pesadas, que te deixam até triste, mas é o que se espera de um relato tão visceral.

Min 23/05/2024

Pensamentos e mais pensamentos
Se você espera um livro com explicações, com certeza vai se frustrar com esse. No fim tudo o que resta são dúvidas e algumas suposições.

É um livro sobre resiliência, esperança, amizade, solidão e tantos outros sentimentos humanos.

Aquelas mulheres iam se apegando a mínimas novidades e criando esperanças e seguindo e se adaptando. E no fim as 40 morreram sem saber onde estavam, o motivo de estarem ali e tudo o que aconteceu para irem parar naquele lugar. Outro planeta? A Terra? Acho que o máximo que ouso dizer é que era outro planeta.
Ma 24/05/2024minha estante
Moça isso é um spoiler? ?