Eu que nunca conheci os homens

Eu que nunca conheci os homens Jacqueline Harpman

Resenhas - Eu que nunca conheci os homens

iamgustavomoro 20/05/2024

Avassalador
Tudo nesse livro é simplesmente captante, do começo ao fim te prende de um jeito incrível.

E também é um livro devastador. Que me fez refletir e pensar diversas vezes, ?e se acabássemos como a criança??. Assim como a protagonista, nunca deixamos de ter esperança, como se com ela fôssemos uma vela, queimando lentamente essa dita esperança. Cada descoberta, cada encontro, cada reviravolta que essa protagonista faz, é como se nós, leitores, fizéssemos com ela.

?For a very long time, the days went by, each one just like the day before, then I began to think, and everything changed?

Paula1735 19/05/2024

Que livro
O livro já despertou minha curiosidade na primeira frase e mesmo agora, depois te terminar ele há dias ainda me pego pensando nele.

É cruel e tão real ver pessoas sendo privadas de tudo (físico, emocional e material) sem nenhuma ração ou explicação. Eu sou uma pessoa que gosta de respostas, mas o fato do livro só ter perguntas não me afetou, na verdade é uma das melhores partes desse livro o não saber, mesmo que seja triste.

Mas muitas vezes na vida não temos respostas, não sabemos e essa autora não teve nenhuma dó em não dar resposta alguma.

Gostaria de abraçar cada mulher, mas especial Pequena que crescer sem nem saber o que amar significa.

Gabriela2739 16/05/2024

O livro é bom mas é frustrante se você não pensar fora da caixa e levá-lo para um âmbito de reflexão, eu li esperando ouvir uma história com começo,meio e fim e me deparei com introspecção e reflexão

Raissa.Valderamos 16/05/2024

Espera
Esse aqui me trouxe um sentimento tão.... sei lá, não consigo explicar, mas senti o impacto. É atormentante não saber o motivo de tudo aquilo. Esperei até a última palavra por uma explicação, mas, se ela ocorresse, haveria o mesmo impacto de não saber o porquê de tudo?

Kakau 13/05/2024

Fim da ressaca
Este livro me tirou da ressaca literária, eu estava a mais de um ano empacada, mas devorei ele, maravilhoso, intrigante, triste, eu me peguei me colocando no lugar da pequena, me imaginei ali, sem destino e sem nada. Enfim, maravilhoso ?

wristlt 07/05/2024

A liberdade absoluta foi cruel
?Não sou capaz de lamentar aquilo que não conheci?

?Um céu não morre, sou eu que morro?

?Elas preferiam o nada à inútil sucessão dos dias vazios?

?Será que nunca se tem o tempo quando se está sozinho??

Essas frases parecem não ter rumo algum e realmente não tem. ?Eu que nunca conheci os homens? se associa a uma quase distopia (não se tem certeza) e muitos ?e se?. Facilmente a ânsia de ter e o tédio de não possuir nada por uma personagem racionalizada à vida que lhe foi dada, um evolucionismo brabo entre quarenta mulheres e, infelizmente, muito limitado a um porão - ou a qualquer lugar.

Particularmente, acho que o livro focalizou tanto em um ponto da psique humana que acabou se arrastando em alguns momentos e deixou passar pequenos anseios imorais. Apesar de representar uma vida tediosa, o livro teve êxito ao transmitir a junção de determinação e solidão das sobreviventes em que toda a solidariedade foi insuficiente.

Por mais óbvio que a ideia pareça ser de início, não é o tipo de coisa que se aprofunda de fato. Foi como conhecer algo novo que estava bem na minha frente, e eu gosto disso.

amanda 05/05/2024

Desesperador, angustiante e maravilhoso.
Um ensaio sobre o que é ser mulher. Incrível e maravilhoso. Você se sente no lugar da personagem o tempo inteiro.

Angelina.Vieira 05/05/2024

Que livro
Que livro? que história? eu esperava receber respostas, mas recebi uma pancada na alma? a falta de respostas nos coloca junto à pequena? AMEI

Taistranha 04/05/2024

Uma jornada solitária
Foi uma jornada tão agoniante e curiosa que, assim como a protagonista, eu queria seguir em frente e saber se algum dia teria respostas para algo, por isso foi impossível parar de ler até chegar no final.
Ainda penso sobre a história e inúmeras possibilidades do que pode ter sido tudo o que aconteceu aqui, acho que vai ficar na minha cabeça por um tempo.
Livro lindo e perfeito!!

jwssicam 03/05/2024

Triste triste triste
A escrita da autora é maravilhosa, faz a gente sentir um misto de emoções e a história dessa garota mexe com a gente de um jeito surreal.
É muito interessante ver toda a inocência dela e o quanto ela vai aprendendo durante os anos, e quem ela se torna no final de tudo isso.

victoriaaoliv 01/05/2024

Dilacerante
Eu sou a maior hater de livros que não dão respostas completas, que deixam finais em aberto. mas, jamais conseguiria ficar brava com esse daqui.

que livro pesado, dilacerante. foi minha leitura mais rápida do ano, eu simplesmente NÃO conseguia parar de ler. me prendeu desde o início ao fim. acabei de ler era 2 da manhã, chorei de soluçar como um bebê.

?eu só conheço a planície pedregosa, a errância e a lenta perda da esperança, eu sou o rebento estéril de uma raça da qual nada sei, nem mesmo se ela já desapareceu. Pode ser que, em algum lugar, a humanidade esteja brilhando sob as estrelas, sem saber que uma filha do seu sangue termina seus dias no silêncio. Não há nada que possamos fazer.?

gisellyyy 29/04/2024

"mas um céu não morre, sou eu que morro"
Esse livro me esmurrou, me fez em pedacinhos e depois jogou os pedaços ao vento. minha nossa, que leitura dolorosa foi essa? não foi nada do que esperei, e não sei se o que eu esperava era algo melhor ou pior do que foi entregue. essa história me deixou perplexa, confusa, sentimental. me senti tão sozinha e perdida enquanto lia.

querer respostas é o meu maior defeito. o mundo real já me nega isso, então obviamente não foi fácil para mim perceber que o mundo desse livro também me negaria o que tanto desejo. no fim, eu não senti que a protagonista e eu somos tão diferentes uma da outra.

"eu sou o rebento estéril de uma raça da qual nada sei"