O Mar Me Levou a Você (eBook)

O Mar Me Levou a Você (eBook) Pedro Rhuas

Resenhas - O mar me levou a você

nandica. 12/06/2024

O universo trabalha, mas todos precisamos ser corajosos
A leitura mais mágica que já fiz e é definitivamente meu livro favorito. Como uma leitora cearense de sexualidade indefinida, esse livro me abraçou como nenhum outro. Como uma menina que acredita em sinais do universo, conexões, energias, horas iguais, coisas escritas para acontecer, almas gêmeas, vidas passadas etc., ele também me acolheu como nunca. Parece que esse era o momento exato da minha vida para que eu o lesse. Noites deitada no meu quarto escuro, escutando músicas nacionais e me apaixonando pelos dois personagens, valeu a pena. Me proporcionou ondas intensas de serotonina e fiquei sorrindo abobalhada por aí. Me lembrou da minha própria conexão com o mar e o quanto ele faz parte de mim.

É lindo como Pedro conseguiu abordar tantos temas diferentes no livro, como relações familiares complexas, o quão difícil pode ser viver sendo transexual, o medo de se assumir até para quem você ama, traumas que assombram, como todos somos humanos no fim das contas, como escondemos coisas em nós mesmos... Acima de tudo, ele traz aprendizados e, para mim, o principal foi que tudo podemos, mas primeiro precisamos de coragem. Matias e Júlio precisaram de coragem para amar, mas amaram, não só por que estava escrito nas águas, mas estava dentro deles mesmos a muito mais tempo do que imaginavam.

Levo para sempre esse livro no meu coração como parte de mim, com todas as músicas que se encaixaram em cada cena e com todos os números iguais que vi enquanto lia. Mal posso explicar a conexão que minha vida toda criou com essa história. Minhas amigas talvez possam, pois mal me aguentaram de tanto que falei desse livro. Sonho com o live-action, talvez ??? Pedro, serei atriz, me chama aí, divo. Aliás, Pedro Rhuas, pague urgentemente minha viagem para Canoa porque agora virou meu SONHO!

Coisas que me marcaram:
É preciso coragem para amar, mas sempre vale a pena, não importa se for amor romântico, família ou amizade.
Famílias são imperfeitas, nem por isso deixam de serem incríveis.
Sempre podemos melhorar, não importa o que aconteça.
Somos acostumados com conflitos mas nunca devemos questionar se merecemos amor. Todos merecem.
Ser humano é lindo. Seja. Seja você. Com fraquezas, imperfeições, dores. Seja mais humano.
Se abra para a vida, você nunca sabe quando vai encontrar alguém importante.
Depois de vargalhões, você sempre pode voltar para a areia e tentar navegar novamente.
Se passarmos a vida esperando que uma resolução para os nossos conflitos venha de fora, perdemos nosso poder.
Nunca pare de acreditar no universo.
Esperando ansiosamente visitar Canoa e achar um pretinho bonitão pra ser o amor da minha vida também.

Começou a chover enquanto o céu está claro e o sol da tarde permanece (quem leu o final pegou a referência), às 15:15, na mesma hora em que escrevo isso. Universo, é você?

Mini playlist só para lembrar futuramente as músicas que se conectaram durante minha leitura: Vilarejo da Marisa Monte, Outra Vida e Nesses Olhos do Armandinho, Reggae Bom do Lagum, Índia, Proposta, Céu Rose, Vento Alecrim, Duas Cidades, Deixa Fluir, Devagarinho, Cores e Nomes, Vem de Lá, O Dia Nasceu, Bateu, Algum Ritmo e Um Só dos Gilsons, Eu Você o Mar e Ela do Luan Santana, Velha Infância dos Tribalistas, Medo Bobo do Rubel, Oceano do Djavan, Deusa do Amor e Sozinho do Caetano Veloso, Amante Amado do Jorge Ben Jor, Divina Comédia Humana do Belchior, Wave do João Gilberto e White Ferrari e Thinking Bout You do Frank Ocean.
Jimy.Pepe 12/06/2024minha estante
MEU DEUS, UMA DAS RESENHAS MAIS PERFEITAS E COMPLETAS QUE JÁ LI ????????????

Jimy.Pepe 12/06/2024minha estante
Espero que mais pra frente, eu consiga fazer uma resenha que chegue, pelo menos, aos pés dessa ?

nandica. 12/06/2024minha estante
nem sei como que responde comentário nesse app porque sou nova mas mds MUITO OBRIGADA!! ? quando o livro é bom é fácil escrever tanto kkkkk

lufano leitor 12/06/2024

- o mar me levou a você -
Esse aqui também enrolei um monteeeeee, mas gostei MT também. a conexão desses dois é surreal vey, impecável mas foi uma experiência ótima acompanhar tudo isso e ainda ver como foi o final dessa história. leiam que é sucesso total genteeee!

Hannah 11/06/2024

Matias filhos do dono de um hotel turístico, chamado de Hippie, surfava, contudo, o mar agitado acabou jogando ele para cima de Júlio, um influencer. A princípio Matias se apaixona por ele, porém, Júlio fica desconfiado, porém, com o tempo seus sentimentos começam a se desenvolver até chegar até o amor. Inicialmente, a escrita é muito boa, com mensagens e emails e entre outros (o que eu adoro). Os personagens são muito complexos, o que deixa eles muito cativantes e fácil de identificação pelo público, sendo Júlio meu favorito, tímido e bem divertido, e até os secundários tendo charme. A construção do mundo e romance é maravilhosa e muito bonita, com diversos aprendizados e novas perspectivas. Embora, tenha um ponto que eu não gostei tanto foi a questão mística, signos e outros, pois não sou muito fã dessa temática ou entendo muito sobre ela, o que me deixou alguns pontos sem entender.
?-Acho que todo mundo, em algum momento??
?O problema de viver à sombra de alguém é que isso nos mata aos poucos.?
?É mais fácil afastar as pessoas do que arriscar que nos vejam por quem somos de verdade.?
?A mudança de dentro é mais demorada.?
?Famílias perfeitas não existem.?
?Reconhecer as consequências das minhas próprias ações tem um peso que desconhecia.?
?O que os outros fazem - e escolhem fazer - está fora do nosso alcance.?

Vitor387 10/06/2024

Coração Selvagem - Belchior
Coloco como título essa música porque definitivamente ela é uma surpresa no livro é a forma que ela é falada, destacada e expressada é LINDA DEMAIS!
Um livro que para mim foi uma grande e linda surpresa. Amo como o Pedro consegue trazer em sua escrita um sentimento tão reconfortante e um carinho em forma de livro.
Amei cada descoberta de cada personagem no decorrer da história, cada conversa sobre sentimentos e crescimento pessoal, tudo que compõe esse livro é de fato algo único e muito tocante para com o leitor. Para além de um livro sobre descobertas e sentir-se seguro em seu corpo, família , vida, base e relações é um livro sobre se descobrir no mundo, saber quem somos, que espaço ocupamos e qual o nosso lugar no mundo e claro, com conflitos muito presentes na vida das pessoas, com toda certeza fui tocado por cada história de cada personagem apresentado aqui.
Estou apaixonado pelo Júlio e impressionado com o quão parecidos somos. De fato concordo com ele quando diz "Taylor escreve a trilha sonora da minha vida." hahaha
Amei todo o esquema espiritual que cerca a narrativa e sobre a paisagem do local, tudo lindo e tão possível de ser visualizado.

torcendo para encontrar um Matias nessa vida hahaha ?

Ericzito 10/06/2024

Frases prontas e melodrama.
DEFINITIVAMENTE não é um livro pra mim. Eu sou o tipo de pessoa que detesta arrodeios, principalmente em livros. A sensação que esse livro me causou é que o Matias é um tarado que só pensa na "consumação", o que não seria tão errado se não fosse o fato de o livro ser voltado para um público jovem, enfim, particularmente, achei horrivel o personagem principal (anteriormente citado) justamente por ele viver num dilema extremamente desnecessário, veja bem, a adolescência de fato é um campo minado, muito díficil, mas ele já é um adulto que não sabe o básico de nada, todo capítulo só há curtição, falta de CLT danada! O Júlio foi o único que me simpatizou, mas só lá pro final do livro mesmo. O começo é maçante de vergonhoso, os diálogos beiram a breguice e tudo que eles conversam é cafona, não consegui ler alguns emails deles justamente por me sentir horrível por dentro de tanta vergonha alheia. Não acho que o livro inteiro seja de mal tom, mas pro MEU gosto, eu achei estranha a experiência. As 4 estrelas são em consideração à escrita de Pedro Rhuas e seus monólogos sobre gênero, identidade, família etc. No mais, se você tem entre 12 a 14 anos irá adorar, mas se busca algo sem clichês e misticismo, temo que não seja para você.

tchosami 10/06/2024

Utópico mas ainda sim bom.
"A perfeição foi feita para ser sentida"

P:S : Acho que a história é ótimo exemplo de que quando é para acontecer vai acontecer.

Alex559 10/06/2024

Eu amei!!!
Gays tristes com final feliz é tão bom! Eu quero mais! O desenvolvimento deles é tão lindo e único! Eu me apeguei demais. Ver as dores e os medos deles fez com que eu me sentisse mais próxima deles. Eu queria conhecer melhor os outros personagens como Amanda, Hümi, Zayn, Otto, Céu, Vinícius, Val, Clara. Queria saber o que sucedeu sobre a situação do Pablo. Saber mais sobre as primas do Matias. Queria ver o Matias enfrentando o próprio medo. Eu queria muitas coisas kkkkk. Única coisa que não paro de me perguntar é: Por que eu não li esse livro antes? Ele é tão maravilhoso! A escrita é tão gostosinha de se ler, eu adorei cada segundo lendo esse livro e já estou muito ansiosa para ler mais livros do autor.

RayssaMarinho 10/06/2024

Todo amor
Esse livro é inteirinho amor.
Seja da relação entre os amigos, os irmãos, os pais e com vc mesmo.
Fala muito sobre aceitação no geral e retratava a vida como ela é, tem seus altos e baixos.

Eu não estava muito no momento do romance água com açúcar, então arrastei mais pra ler, mas a história é perfeita e muito bem escrita.
maryurcat 10/06/2024minha estante
tô ansiosa pra ler esse

Opal 08/06/2024

Um refúgio
Não tem como explicar a energia de fim de tarde na praia desse livro, mal acabei e já quero reler ele nas areias de alguma praia do Brasil pra mergulhar ainda mais na história.
É tudo tão lindo, sensível, familiar e descomplicado daquele peso que geralmente vemos em histórias lgbtqia+. A sociedade homofóbica não é o grande vilão opressor desse livro, e isso sempre vai me deixar grata pelo incrível universo que o Pedro está construindo para todos os jovens da comunidade que vão ter acesso a esse livro e perceber que a nossa vida não é ditada pelo sofrimento por ser quem somos, e que ela é linda quando nos deixamos amar e ser amados.
O universo realmente sabia o que estava fazendo quando me levou a você naquele evento e me fez comprar seu livro, ele me ajudou no processo de cura de uma juventude marcada por tanta opressão nesse país e espero que ajude outras pessoas também.
Todas as relações e a forma que elas são escritas nesse livro me encantaram e me fizeram pensar que essas pessoas existem em algum lugar por aí, que as famílias (escolhidas ou não) deveriam ser assim onde o amor transborda
independente das diferenças.
Sei que esse não é o fim e seguirei acompanhando esse universo enquanto ele existir, espero ter mais do Matias e do Júlio daqui pra frente. ????

Lewrites 07/06/2024

Pé na areia, caipirinha, água de coco
Gosto muito da escrita do Pedro, ele consegue construir o ambiente e o humor de forma maestral.
Os personagens são muito carismáticos e acho legal como ele aborda diversos assuntos importantes através deles.
Eu particularmente não sou uma pessoa que acredita em sinais do Universo (pavor de quem acredita em signo), mas foi interessante ler através dos olhos de alguém que acredita.
Uma das únicas coisas que me incomodam é que nas duas leituras que tive do Pedro, uma coisa se repetiu: referências. Não é que seja ruim, mas são tantas que acaba sendo um pouco exaustivo (esse até tem menos que o anterior).
Espero que o Pedro continue escrevendo e evoluindo (também espero um dia conhecê-lo pessoalmente).

Luiz 07/06/2024

Conforto, é o sentimento!
Demorei um pouco pra terminar esse livro pq estava intercalando com outro mais pesado e escolhi justamente esse pra ler por saber previamente que ele é um livro fofo e gostosinho de ler.

Não tem como se arrepender quando trata-se de Pedro Rhuas, desde o lançamento tava querendo ler mas adiei até então.

Personagens desenvolvidos, enredo bem feito, cenários lindos de morrer e escrita perfeita. Esse último tópico merece um adendo, já li Enquanto Eu Não Te Encontro e a escrita do Pedro evoluiu bastante em comparação com este, ele soube criar narrativas e reflexões profundas dentro de parágrafos que eu fiquei besta.

Enfim, é um livro que te traz conforto se você adora histórias LGBTQIAP+ com bastante representatividade e orgulho e descobertas e muitas coisas coloridas.

4,5??

aline. 06/06/2024

É bom, só não é pra mim
O livro é bem escrito, com personagens bem desenvolvidos e um cenário interessante, só não se conectou comigo. Sinais do universo, amores a primeira vista, profecias... tudo isso me fez revirar os olhos. Outro ponto que dificultou minha leitura foi a falta de diálogo dos protagonistas no início ? felizmente isso passou logo e o romance seguiu em frente de forma mais agradável. Enfim, terminei com um gosto agridoce na boca.

Machado25 31/05/2024

O livro é bom, mas...
Essa foi a sensação que tive por quase toda a leitura.

A escrita é ótima e você lê 100 páginas como se fosse fanzine da sua banda preferida, mas os diálogos são forçados e acabam deixando uma sensação de que o livro foi escrito pra conectar ideias que o autor teve, não flui como enredo.

Aborda temas sensíveis de forma muito bonita, mas usa tantas vezes a palavra "falésias" que não dá pra ignorar, uma revisão mais detalhada teria feito isso não ficar tão óbvio e incômodo.

Os personagens são bem desenvolvidos e se conectam bem, mas talvez focar tanto nos secundários tenha feito os protagonistas parecerem rasos, e eles tem assuntos muito importantes pra apresentar, mas virou uma bagunça em que não dava pra saber qual história realmente estava sendo contada, por exemplo:

(Contém Spoilers daqui pra baixo)

O Matias sempre se impediu de "sair do armário", ele não via necessidade e vivia bem assim, até que ele conhece Julio e sente o desejo de apresentar para sua família o novo namorado.

Seria o enredo "Matias decide contar para a família que é bissexual", espaço onde essa ação seria discutida.
Só que, ao mesmo tempo em que Matias decide isso, a irmã decide se assumir lésbica e o pai conta para os filhos que é bissexual, a história do Matias foi jogada pra escanteio.

Onde seria "Julio é apresentado para a família do Matias e está inseguro sobre como será recebido por ser um homem trans", mas ao mesmo tempo, o irmão mais velho, que é meio que o vilão, sofre um acidente grave em uma competição e todos os holofotes se viram pra isso.

Eu achei o livro bom, mas acredito que "assuntos demais" foi um problema e uma leitura crítica, com betagem profissional, além de uma revisão que de fato resolvesse problemas de repetição, fez MUITA falta, a história deles deveria merecer 5 estrelas.