A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Toni 11/03/2022

As tramas que a vida dá
A Trança tem o vigor dos bons livros, mesmo com uma narrativa pouco ousada, as três historias que narram a vida de três mulheres de lugares e culturas bem diversas são marcadas pelo o que essas mulheres têm em comum, a força, perseverança e intuição bem peculiares e invariavelmente próprias das mulheres, mas também e sobretudo pela ânsia de liberdade. Por isso essas histórias nos emocionam, aconchegam, fazem cócegas em nossas almas, ao mesmo tempo em que desvendam um mundo tão cruel, frio e injusto, onde a vulnerabilidade dessas guerreiras de alguma forma são expostas.

" Como vai lidar com isso, com essa sensibilidade exacerbada que a expõe tanto às maiores alegrias quanto aos maiores tormentos? (...)blinde-se, proteja-se, o mundo é duro, a vida é cruel, não se deixe tocar, machucar, seja como eles, egoísta, insensível, impassível. "

A contribuição dessas personagens para os destinos que se lhes apresentam é inevitavelmente portanto, seguir em frente, levantar a cabeça e buscar dentro de si aquela força inimaginável, mas que esta lá, capaz de romper as barreiras aparentemente intransponíveis e transformar qualquer
"pedra no caminho" em veredas trafegáveis.

"Na luta pela cura, dizia, não se pode descuidar da autoestima. A imagem que você vê no espelho tem que ser sua aliada, não sua inimiga (...)"

É dessa forma que Smita, Giulia e Sarah, terão de estar, perseverantes, para que não se percam de si mesmas e isto as impeça de enfrentar cada uma dessas batalhas que venham a sinalizar para as suas vidas algum conforto, amparo, bem-estar e que indiretamente favoreça também os seus, pois "Lembra essa frase do Talmud: Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro".

Sarah587 05/09/2021

Esperava um pouco mais
Eu tava com muita expectativa sobre esse livro, a sinopse e capa me chamaram a atenção desde o início, mas não foi como eu esperava.
Eu achei a história das 3 mulheres tocante, são fortes e determinadas, mas senti que demorou muito pra essas histórias se encontrarem e do meio pro final, parece que ficou meio corrido.
Senti falta de um certo desenvolvimento e um final mais fechadinho.
É uma boa leitura de certa forma.

Ana Flávia 14/03/2024

Histórias inspiradoras!
Esse livro é curtinho, mas muito forte. A mulher que mais me emocionou foi a indiana, pensar quanto aquelas mulheres sofrem, dói na alma.
????

nessa 29/08/2024

Uma linda e emocionante história, onde três mulheres mesmo em meio as dificuldades da vida feminina, não desistem, e lutam suas batalhas.

flormell 18/02/2023

A força feminina.
A trança é uma narrativa emocionante que ilustra toda a força que mulheres ao redor do mundo tem em meio às adversidades que por vezes só são impostas pela sociedade por conta do gênero.

As descrições são poéticas e brilhantes, e essa narrativa, apesar de ter momentos pesados dos quais você fica com ódio imenso do modo do qual mulheres são tratadas nos mais diversos ambientes, transmite esperança, e mais importante, perseverança.

O livro apresenta recursos narrativos muito interessantes, começando pelo fato de que não há diálogos recorrentes e a história é contada de modo no qual ficamos imersos na mente de cada protagonista.

Acho que A trança é um trabalho magnífico, e apesar de possuir questões das quais acredito que todos devem saber sobre, não é um livro para todo mundo, já que consigo entender aqueles q teriam questões com o ritmo da história e etc.

Por fim, indico muito para todas (e todos) tentando trançar seu próprio caminho, boa luta.

Bárbara 20/02/2021

Maravilhoso!
Ir e vir continuamente; este é um dos significados para trançar. Tranças, compostas por três mechas, tal qual a história dessa obra. De três continentes diversos, somos apresentadas a Smita, Giulia e Sarah, todas com algo em comum: a resiliência e a força de ser mulher frente às adversidades. E, assim como a trança, em determinado momento as histórias se encontram. Imagine que um pequeno gesto seu pode acabar influenciando a vida de uma pessoa do outro lado do mundo...

A vontade de assumir o protagonismo das próprias histórias é o fio condutor da obra. Smita é uma intocável, uma dalit. Sem casta, à margem da sociedade. De acordo com a cultura indiana, seu destino - principalmente por ser mulher - é o de recolher dejetos na aldeia onde mora, na Índia. Sem acesso à moradia digna, ou à refeição de qualidade, sequer pode almejar ter uma educação. Mas não é isso que deseja para a filha, Lalita, ainda pequena. Algo há de ser feito para que a criança tenha direito a uma vida melhor que a sua e de seus antepassados. E Smita está disposta a fazer essa realidade se concretizar.

Giulia, por sua vez, é uma jovem siciliana. Moradora de Palermo, dedica-se ao ofício de sua família, que há gerações vive da cascatura, prática de guardar os cabelos que caem ou que são cortados para depois virarem perucas ou apliques. Todo o passo a passo foi passado de pai para filha, que tem orgulho do que faz. De repente, sua vida muda quando um acidente acontece, e ela descobre algo inimaginável.

Por fim, há Sarah Cohen, uma advogada canadense brilhante, workaholic assumida. Com três filhos, sempre foi independente e nunca deixou que sua vida pessoal fosse revelada a ninguém. Ela não tem amigos, apenas o trabalho como seu companheiro. Vive seus dias com pontualidade militar. Mas algo muda sua vida tão rigorosamente programada e, sem chão, ela tem que se adaptar a uma nova rotina.

De escrita poética, com capítulos curtos e alternados sobre cada personagem, este é um livro emocionante. A tríade de personagens é bastante interessante.

O recorte da vida de cada uma mostra dramas, medos, anseios e dúvidas. Mas também enfatiza a vontade de se libertar das amarras da sociedade; com Smita, de dar dignidade à filha; Giulia, a liberdade de assumir os negócios da família; Sarah, de se ver despida de uma sociedade que descarta as pessoas quanto elas apresentam quaisquer dificuldades, como se fossem objetos.

É um livro curto, mas, bastante emocionante e forte. Com uma mensagem de coragem e de que nunca é tarde para recomeçar, aliado ao fato de que haverá sempre batalhas na vida, mas que levantar a cabeça e combatê-las é fundamental. Não tenho dúvidas de que é um livro que fala diretamente com o coração de cada leitor. Quer mais motivos pra ler? Será adaptado em breve! Prepare-se quando ler, sem dúvida a história dessas três mulheres vai ficar entrançada em você.

Whendy.Moura 15/02/2024

Eu sou fascinada por pessoas que escrevem livros, sempre fui. Mas essa escritora (francesa), me tocou imensuravelmente, inexplicavelmente. Que história! Ou melhor, que histórias!!! Que se entrelaçam, que nos desvelam a uma outra realidade. A novas culturas, totalmente diferente da nossa. Mas que no fim, buscam o mesmo que nós, a liberdade. De poder, de ter, de sentir, de viver! Simplesmente, tenho amado livros assim. E esse, é um livro curtinho, que você lê em um piscar de olhos. Está entre os melhores que li esse ano. Super recomendo! ?? .

@bibliothequedewhendy

Deyse Sales 20/02/2022

Favoritado com sucesso!
Meu primeiro contato com essa autora e eu não poderia ter feito escolha melhor. Desde quando eu vi esse livro, algo me dizia que eu iria amar. E ainda bem que eu estava certa. O título do livro me deixou super curiosa, mas no fim tudo fez muuuuuito sentido.

A história é sobre três mulheres, com vidas totalmente diferentes, que não se conhecem e que vivem em continentes também diferentes. Smita, Giulia e Sarah só tem em comum a mesma sede de liberdade. Sem saberem, suas vidas estão conectadas.

Três mulheres que não aceitam o próprio destino e decidem lutar para mudar isso. Donas de uma força imensurável, nos mostra que ter esperança sempre vai ser um ponto positivo na vida de qualquer pessoa. Um livro tocante e impecável.

Viajamos por Índia, Sicília e Canadá. E eu achei incrível em como a vida delas se entrelaçam no decorrer da história, como uma trança mesmo. É lindo e emocionante.

Outra coisa que me surpreendeu foi o final, porque eu imaginei uma coisa, mas foi totalmente diferente, mesmo assim incrível.

Se você procura um livro sobre a força da mulher, esse vai te emocionar, com certeza. Eu amaria se tivesse a continuação dessa história.

Carolina.Frade 11/01/2023

Lindíssimo!
Indicação de Paulo Ratz não tem erro! Que livro lindo! Três mulheres em diferentes cantos do mundo que se conectam de uma forma muito mais profunda do que conexões que fazemos diariamente. O cabelo sendo um tema principal liga todos os universos femininos do livro de uma forma muito delicada e sensível. A força representada - e sem ser romantizada - por cada uma das protagonistas me fez reviver o orgulho de ser mulher. Lindo mesmo!

Andrea Lacombe 05/07/2021

?Com uma narrativa muito fluida e uma ambientação rica e preciosa, temos três mulheres, três histórias, em três continentes diferentes, três lutas que se entrelaçam.
Uma história que narra dores, abandono, luta, solidão e culpa, mas acima de tudo, a coragem e esperança por uma vida melhor e mais digna.?

Dani 12/02/2024

Bom, mas mediano
"A Trança" tem uma narrativa semelhante a "Mesa para Um", em que os capítulos contam, de forma alternada, a história de 3 mulheres diferentes, aparentemente sem conexão. No entanto, ao contrário do romance de Beth O'Leary, que conta com um desenvolvimento surpreendente e um plot twist que me arrancou lágrimas, o enredo de "A Trança" não me cativou.

O livro é bom, possui uma escrita sensível sobre temas como câncer, luto e fé, mas acho que faltou um "algo a mais". Logo de início já entendemos qual a conexão entre as três mulheres e a história não passa disso - não tem nada mais profundo ou emocionante.

Uma leitura rápida, mas que deve ser encarada sem grandes expectativas.

Sofia 08/10/2021

Faz bem, às vezes, dizer a si mesma que tudo tem um fim, que o maior dos tormentos pode acabar amanhã.
Nessa história curta, mas extremamente emocionante, vamos conhecer 3 mulheres em 3 países diferentes. Giulia, na Itália. Sarah, no Canadá. Smita, na Índia. Elas nunca se conheceram e nem irão se conhecer, mas suas vidas serão entrelaçadas de uma forma muito inesperada.

Giulia é uma adolescente que trabalha no negócio da família de fazer perucas, um negócio que passou de geração em geração e logo chegará em suas mãos, quando uma tragédia com o seu pai abala seu mundo por completo.

Sarah é uma advogada de sucesso, trabalha em um dos maiores escritórios da sua cidade e é extremamente reconhecida pelo que faz. Trabalha todos os dias, todas as horas, sem pausa para descanso ou comer, quando uma doença a faz pausar e lembrar o que é mais importante.

Smita é da casta mais baixa da crença da Índia e, por isso, precisa levar uma vida de miséria. Quando junta todo seu dinheiro para levar a filha à escola e a pequena é humilhada, ela decide que não vai mais aceitar passar por isso, não importa o que a sociedade diga.

Três histórias fortes, três mulheres fortes que decidem não se deixar abater e ter o controle da sua vida, da situação, não importa o que digam.

Eu amei a poesia desse livro, como em poucas palavras e em uma fluidez sem igual ele ensina sobre a força da mulher, sobre o poder de várias mulheres juntas e como, cada uma, na sua cultura, nas suas crenças e valores, luta para sobreviver e realizar aquilo que deseja, sem importar o que os outros digam.

Juliane.Teixeixa 03/01/2023

Que livro incrível! É um livro tão envolvente e com histórias entrelaçadas, que te prende desde a primeira página. São três protagonistas, em países diferentes, mas que de alguma forma estão vivendo a mesma coisa e ajudam uma a outra sem se conhecer. Gostei muito de conhecer mais sobre a cultura indiana e como o sistema de castas são tão presentes e discriminatórios lá. Ao mesmo tempo tem um lado da Itália que eu não conhecia. Recomendo muito a leitura, gostei muito de ser o primeiro livro de 2023 e com certeza já entrou para os favoritos do ano.

Inspirações Literárias 10/10/2023

Genialidade, Profundamente humano!
Uma escrita que transborda humanidade e genialidade.

O entrelaçamento das histórias de 3 mulheres que pela lógica jamais teriam suas vidas vinculadas e unidas pelas lutas e afetos.

Um livro para presentear e ser lido por todos aqueles que possuem ou estão ao lado de alguém com o diagnóstico de câncer.