A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

kkkkkaren 20/11/2023

Um dos melhores que li neste ano
?Mentir, inventar, fantasiar, qualquer coisa era melhor que confessar que tinha filhos, ou, em outras palavras: correntes, laços, limitações."

Forte. Real. Necessário. A narrativa e as descrições são emocionantes. Tudo me deixou ainda mais curiosa para ler outras obras da autora.

Dani Pontes 26/06/2022

Entrelaçado
O livro conta a história de 3 mulheres, tão distantes e distintas e, ao mesmo tempo, tão similares. E elas se trançam e entrelaçam lindamente!!
Li o tempo todo torcendo, sofrendo e amando com elas!!! Recomendo mto!!

nay.gba 16/12/2023

TRÊS VEZES NOTA 5
A trança foi uma surpresa e tanto! Nunca tinha ouvido falar deste livro, por acaso fuçando aqui no Skoob vi uma resenha e fui atrás dele. E que sorte!

Uma narrativa direta, fluída e que arrebatou desde as primeiras linhas. Ao final do terceiro capítulo eu já pressentia que seria um belíssimo livro.

Não que seja um final muito óbvio a todos, mas eu já tinha repertório dos temas e logo saquei o desfecho. E não foi um problema pra mim, pude desfrutar a construção sonhando que houvesse mais e mais páginas antes do fim.

Enquanto lia senti muitas sensações ambivalentes: tive repulsa, tive desejo, tive raiva, tive compaixão. Sobretudo, tive esperança.

Gosto de protagonistas fortes e reais. Aqui temos três: Smita, Giulia e Sarah.
Três caminhos distintos que por um ímpeto de suas coragens se cruzam e atravessam em mim.

Cinco de Cinco, quantas vezes fosse possível pontuar. Leiam.
Lima O Limão 16/01/2024minha estante
Esse livro é muito bom. Em tudo, não tem erros.

kelly | @leiturasagridoces 03/02/2022

Impecável. Lindo. Tocante. Bruto. Intenso.

Esse livro eu nem sei. No começo tava bem difícil pra eu me conectar as personagens, mas eu fui pegando empatia por cada um delas e terminei o livro chorando.

maria. 08/07/2022

lindo.
eu li faz tanto tempo e já comecei uma resenha diversas vezes. nunca cheguei a um elogio digno desse livro

três histórias de três mulheres em três lugares diferentes do mundo. uma indiana de casta inferior, uma italiana que está tentando salvar a fábrica do pai e uma norte-americana workaholic. e as histórias se interligam

eu não consegui parar de chorar quando acabei. a história de Smita foi a que mais me pegou, mas as outras protagonistas arrancaram lágrimas demais de mim também

é um soco no estômago com um fundinho de esperança. não tem nada fantástico ou mirabolante. essas mulheres podem existir mesmo, quem sabe?

não tem plot twists, o ritmo da narrativa é bom e os capítulos alternam as histórias

ah, sei lá. não dá pra falar de ?a trança?. é uma experiência única. juro que já tentei explicar, mas esse livro acabou comigo e me deixou sem ter o que dizer

Lu 21/02/2021

Melhor leitura de 2021
Que livro !!!!!
Narra a história de três mulheres. Uma vive na Índia, outra na Itália e a última no Canadá.
As três com vidas e realidades totalmente diferentes. Histórias intensas , sensíveis e complexas que nos cativam, nos tocam.
Prefiro não me estender muito pois qualquer palavra pode se tornar um spoiler. E esse livro merece ser saboreado como um delicioso vinho....

Haida 15/09/2022

Leitura rápida com ensinamentos preciosos
“A trança” relata a vida de três mulheres:

Smita, pertence à casta dos Intocáveis -os Dalits- e decidiu oferecer à sua filha Lalita uma vida diferente da sua. Smita nunca foi à escola e vive muito pobre com o marido nos subúrbios de Bombaim em uma profissão que ela odeia, e que consiste em esvaziar os banheiros dos Jats o dia todo, essa casta de agricultores que domina a sociedade e tem acesso à educação.

A segunda é uma jovem Palermo, Giulia, que trabalha na oficina de seu pai: essa empresa familiar vive na "Cascatura", uma operação que consiste em recuperar, separar, descolorir e recolorir o cabelo para fazer perucas.

A terceira é Sarah advogada de negócios, em uma grande empresa em Montreal e, por esse motivo, organizou tudo em sua vida como mãe solteira de três filhos pequenos.

Leitura rápida com ensinamentos preciosos. Recomendo muito!

-Lá- 05/05/2021

Que lindo livro! Três mulheres fortes, três histórias, que se cruzam como numa trança. E um final feliz! Como estava precisando disso!

@Umpouquinhodemim 19/07/2021

Amei
O livro conta a estória de 3 mulheres de lugares, idades e classes sociais diferentes, porém o destinos estão entrelaçados.
Com uma escrita perfeita e uma estória linda.
Fazia um tempo que não lia um livro tão intenso, difícil não se sentir tocado por este livro.
Recomendo!

Izamara Ferreira 21/07/2021

A história de 3 mulheres e como elas se entrelaçam.
Que narrativas maravilhosas, sensíveis. Difícil não se envolver.
“Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro.”

Rosy 17/09/2022

A escrita é linda, mto poética, pura, apesar do livro ser bem duro pela vida de alguns personagens. Como a vida dessas mulheres são diferentes. Cada uma com seu ponto em foco e seus desejos e escolhas. Mto nobres, independente de quem elas favoreçam… Uma, a filha. A outra a família como um todo (+ o pai) e a outra, a si mesma. Todas passando por momentos difíceis. Uma possível perda, uma doença, a dor de ver sua filha humilhada…
Mto impressionante como as histórias têm profundidade, como cada personagem tem seus medos, seus desejos e vão em busca deles, mesmo com dificuldade, mesmo sabendo q pode nem dar certo. Encantamento é a palavra q define o q senti ao longo de toda a leitura, mesmo com suas passagens bens pesadas. Foi tão tocante como elas lidam com tudo, com coragem, não se deixando abater. São mulheres guerreiras e incríveis.
Caracaaa, que história LINDA. A união das histórias é SIMPLESMENTE PERFEITA! Amei, leiam. É incrível!

Nati 17/09/2022

Acabei!!!!
Mais um livro que fui com muitaaaa expectativa e me dei mal!?
A única história que me prendeu foi a de Smita. O livro conta a história de 3 mulheres que se veem frente a decisões importantes a serem tomadas, cada uma em um continente! Giulia, Smita e Sarah!!! Elas não se conhecem, mas uma coisa as ligariam para sempre!!!
Cada capítulo fala de uma delas alternadamente? como gostei mais de Smita,ficava até tentada a pular das outras duas e ir logo saber o que ia acontecer com ela e a filha?
Não gostei muito do final!!!!
Enfim? achei q seria melhor! Rs

Mas é ideal para quem quer curar uma ressaca literária?

Júlia Gabriela 27/07/2021

mulheres são fortes, isso é um fato. mas não porque querem e sim por só terem essa opção. se não formos fortes o mundo nos devora.
eu não sabia que precisava ler um livro tão delicado e profundo quanto esse até terminar com o meu coração aquecido. é lindo, simplesmente lindo.

Let Carvalho 31/07/2021

Achei a proposta do livro muito boa, mas achei que faltou mais desenvolvimento das personagens ao longo da narrativa. Mas o livro é muito legal.