Pachinko

Pachinko Min Jin Lee

Resenhas - Pachinko

hugomedina 20/05/2024

Divino
Pachinko é um dos melhores livros que já vi na vida. Impactante, verdadeiro e intenso. Antes de conhecê-lo, eu não tinha dimensão, nem sequer sabia de todo o preconceito existente com os coreanos pelos japoneses. É muito triste saber que isso durou muito tempo de forma brutal e até hoje existem resquícios dessa maldade.

Pachinko é sobre identidade. Sobre viver sem ter uma pátria ou ao menos saber quem você é e onde pertence. Mesmo depois de duas ou três gerações de coreanos nascidos no Japão, ainda assim, não podiam se chamar de japoneses por serem descendentes de coreanos. E, ao irem para a Coréia, eram vistos de forma também torta por serem do Japão. Se não eram coreanos e muito menos japoneses, quem eram?

Uma história realmente intensa e que tem foco em vários personagens de uma mesma família, os quais você se apega e torce por eles. Chora por eles. Celebra por eles. Teme por eles.

Recomendo demais essa leitura. Te amo, Min Jin Lee. Muito obrigado!!

louleonezi 19/05/2024

Um dos livros mais sensíveis que já li
Eu acho que Pachinko é uma sobre amor, mais do que qualquer coisa.

Foi muito legal acompanhar a trajetória dessa família, ao longo dessas quase 600 páginas. Me senti acolhida e abrigada por esses personagens, por essa rotina e por esses sentimentos e pensamentos.

E essa história é sobre muita coisa. Sobre amor, sobre família, sobre história. É uma visão muito bem desenvolvida sobre como as coisas que fazemos, que pensamos, que desejamos, reverberam em todos que, de alguma forma, fazem parte da nossa vida. E isso desde pessoas que nem estão mais aqui para fazer alguma interferência direta.

Foi incrível essa jornada.

PS: dica de ouro para quem for fazer essa leitura - o livro é dividido em 3 partes, quando você terminar uma, faça uma pausa, leia outra coisa ou faça algo que te dê um respiro, e depois volta!
Gab Canatelli 19/05/2024minha estante
Esse é pesado mesmo...

Daniela 19/05/2024minha estante
Esse livro foi o que baseou o dorama de mesmo nome?

louleonezi 19/05/2024minha estante
o da appletv, né? é esse mesmo!

Gabi1509 19/05/2024minha estante
u will beeeeee

Lilian.Coutinho 19/05/2024

Nunca imaginei que entraria em 4 gerações de uma mesma família de forma tão intensa e arrebatadora. Comecei achando que era sobre uma simples menina e de repente estávamos em outro país.
Me senti de mãos dadas com a autora em um passeio pela vida dos personagens.

lulu197 19/05/2024

Uma obra prima de fato..... 500 páginas de pura tristeza e entretenimento de qualidade. amei demais, virou um dos meus favoritos da vida. perfeito.

krisknowu 18/05/2024

PACHINKO O NOME DO LIVRO PQ É PACHORA NÉ KAKAKAAKAK
Você precisa ler Pachinko! AGORA MESMO!!!!!

É um livro incrível da Min Jin Lee que me deixou de queixo caído. A história acompanha uma família coreana ao longo de várias gerações, começando no início do século 20. Eles enfrentam um monte de desafios e preconceitos depois de se mudarem para o Japão.

A personagem principal, Sunja, é uma mulher forte e determinada. Ela passa por tanta coisa, desde gravidez na adolescência até a luta para sobreviver em um país estrangeiro. Cada membro da família dela tem uma história fascinante e complexa, e é impossível não se apegar a eles.

O que eu mais amei é como o livro mistura fatos históricos com as vidas dos personagens. Dá para aprender muito sobre a relação entre Coreia e Japão, mas de um jeito super envolvente, sabe? A escrita da Min Jin Lee é tão fluida que você nem sente o tempo passar.

Sério, me emocionei várias vezes. É aquele tipo de livro que te faz rir, chorar e refletir sobre a vida. Sem contar que a narrativa é cheia de reviravoltas e momentos impactantes. Super recomendo, você não vai se arrepender! AGORA LEIA NESSE EXATO MOMENTO VIUUUU

Bruna 18/05/2024

Amei
É um livro extenso e que cria muitos vínculos com os personagens, achei que é um livro que é perfeito também pra adaptações, e além de sua questão histórica, passa a mensagem de uma forma muito crua.

Patrick.Ramos 17/05/2024

Aprendi muito com essa leitura, é um livro que tem o plano de fundo o Japão e a Coreia antes da primeira guerra mundial e suas consequências. Como as pessoas pensavam naquele momento, suas ambições, medos e desejos de um futuro diferente.

Gostei da história que foi contada, apesar de no final ter perdido um pouco do bom ritmo, mas nada que estrague a leitura.

Recomendo demais, é muito válido quando um livro além de contar uma boa história, faz isso de forma com acontecimentos reais.
Iraneide 17/05/2024minha estante
Está na minha lista desde o ano passado, quando li um livro de um antropólogo que falava dele.
Quero ler ainda este ano.
Adoro romance histórico.

Dara.Leandra 16/05/2024

Simplesmente incrível
O livro é diferente de tudo aquilo que já li, demorou 30 anos para ser escrito por completo e conta a história de 200 anos de uma família coreana no Japão.

Fiquei em choque ao descobrir a discriminação dos Japoneses aos Coreanos.

Eu nunca tinha lido e nem visto nada desses países, ler esse livro me fez abrir a mente e querer ter conhecimento de muitos outros países e culturas.

A narrativa é muito fluida, foi um livro que nem sei pq coloquei na minha lista para ler, mas fico feliz de que ele estava nela, porque após essa leitura algo mudou em mim ( internamente).

Esse livro me deu muitos ensinamentos, consegui adentrar no mundo deles daquela época, sofri junta da Sunja... E de todos os outros...

Quando eu falava que tava lendo esse livro, todo mundo perguntava o que era Pachinko, e no início não se fala disso, então eu não fazia ideia kkkkkkk. Mas depois compreendi o significado desse nome realmente.

Apenas LEIAM!!!!

sojudeblueberry 16/05/2024

Eu não sabia que precisava tanto ler esse livro, até que comecei.
Ele me ganhou nas primeiras páginas, ponto.
eu simplesmente fiquei obcecada por ele e não senti em nenhum momento tédio, ou que ele fosse arrastado, mesmo não sendo um livro tão dinâmico e ter quase 600 páginas.
a leitura fluiu a ponto de finalizar ele em 4 dias, o que pra mim, na minha atual rotina prova o quanto eu gostei da experiência.
não é um livro fácil, por ser muito doloroso.
eu precisei respirar fundo por diversas vezes, pra tentar não absorver tanto os sentimentos conflitantes e incompreendidos que ali estavam.
achei cruel e realístico e mexeu imensamente comigo.
os personagens não são perfeitos, a vida não compensa todo o sacrificio e a humanidade já perdeu a humanidade faz tempo.
muitas histórias em meio à uma aula de história, e no final a história compensou.
entrou pra lista de favoritos.
nenhum palavra que eu colocasse aqui seria capaz de expressar minimamente o quanto esse livro aqui mexeu comigo.
então, vou parar por aqui.

Ailina 16/05/2024

Incrível como o livro trata as coisas simples como extremamente complicadas e difíceis e as difíceis e complicadas como simples

tacizera 15/05/2024

Pachinko
Durante os agradecimentos desse livro, a autora conta que a semente da história nasceu em 1989, e que levou décadas para que a história amadurecesse a ponto de chegar na versão final, e acho que essa é uma característica extremamente nítida no livro.
A maturidade e acuracidade dessa história que narra a vida (em grande parte) miserável dessa família é sentida o tempo todo durante a leitura, assim como a melancolia que todos as personagens sentem, mesmo que de jeitos diferentes entre elas.
O recorte de gênero, classe e raça é feito de uma maneira impecável, o contentamento, a revolta e a dúvida sobre os preconceitos sofridos pelos personagens são verossímeis de um jeito completamente arrebatador justamente pela sua realidade, porque o sofrimento pelo qual esse povo passou foi humilhante, degradante e revoltante, e ainda hoje muitas vezes há a tentativa de o acobertar, acobertar essa dor de uma gente que só queria parar de sofrer

char_benji 14/05/2024

Vida e história de gerações
A história consegue ser lenta e intensa ao mesmo tempo. Embora os acontecimentos não sejam corridos, te prendem em cada página.

É interessante acompanhar a história de uma família por tantas direções, mas difícil: difícil porque a realidade é muito dura, as atrocidades que os Japão cometeu são duras de lidar. A limpeza de imagem que fizeram no ocidente pós Segunda Guerra faz com que fiquemos surpresos, mas não dá para esquecer.

Acompanhar a família de Sunja desde o começo do século XX é angustiante, pois perpassam tantos sofrimentos que pensei estar lendo ?Os miseráveis?. As felicidades que têm, o dinheiro que conquistam, tudo parece ser minúsculo frente ao racismo que sofrem, à incerteza em relação ao pertencimento deles. São coreanos, japoneses, os dois, nenhum? Qual sua cultura? Seus descendentes, sob tantas circunstâncias, serão algum dia vistos com humanidade? São questões sobre as quais o livro me levou a refletir.

Uma leitura que, não só pelo contexto histórico, mas pela importância de ler sobre relações familiares tão contundentes, eu indico.

Eduarda2491 14/05/2024

Eu tive muitas críticas durante a leitura, infelizmente minha expectativa não foi alcançada, a história se passa tão rápido que não dá tempo de criar laços com os personagens, em questão emocional, foi o que mais me incomodou,talvez se tivesse tido isso eu daria 10, mas mesmo assim eu queria saber o que ia acontecer em seguida.
A história é bem triste e conta como os coreanos sofreram com o Japão invadindo seu país, coisas que eu nem imaginava, gostei bastante de conhecer este lado.
Foi o primeiro livro que li que acompanhou desde a avó da personagem até os seus netinhos e eu gostei muito, apesar das minhas críticas o livro se manteve com a qualidade do enredo da história e não é qualquer livro que te prende por 522 páginas.
Durante a história não conseguia achar o diferencial dela,no meio de tantos outros livros e tantos vídeos na internet elogiando, mas acho que a questão é que justamente não tem um grande diferencial, a história é como a vida é e é justamente isso que a faz bonita.

LIVRO I

Gostei bastante da escrita pq ela não é lerda e nem demorada em questão de acontecimentos.
O tempo inteiro acontece algo e com quase nenhuma descrição de local,roupas,comida etc (poderia ser mais descritiva afim de se envolver mais no ambiente e história) ,os acontecimentos são bem diretos e o que tem que acontecer vai acontece e pronto.
A história em si é bem legal, mas infelizmente até agora não consegui me conectar direito com os personagens, talvez por ser muito rápida, tá aí um ponto negativo nisso ?
Em certos momentos fiquei com nojo pq um homem de 30 e pouco ficar com uma menina de 16 anos pra mim foi demais, logicamente entendo que naquela época era assim e era normal, mas hoje não consigo ler e ok.
Bom, estou gostando de como a história está encaminhada, mas estou sentindo falta e me pergunto em qual momento vou ter essa conexão com os personagens e me emocionar, como quase que 100% das resenhas falam disso?

LIVRO II

Essa parte me fez conectar mais aos personagens, mas ainda assim um pouco decepcionada por essa falta de conexão.
A história é bem legal e muita coisa triste acontece, a família é bem pobre e a história conta também essa dificuldade em relação a fome,educação, saúde, moradia e preconceito.
Tomou um rumo que eu não esperava e foi bom ter essa surpresa, pq até então era tudo muito esperado já da história?
O nome Pachinko finalmente foi mencionado no livro, que são casas de apostas e jogos de azar, tipo em Las Vegas, até então teve um destaque ok, mas o próximo livro com certeza será focado nisso.

LIVRO III

A melhor parte do livro, fiquei passada chocada com algumas coisas e o que eu achava que seria óbvio na verdade não foi, a história tomou um rumo bem interessante,não sei muito mais o que dizer, mas recomendaria sim, porém ainda mantenho minha opinião que foi muito difícil me conectar com os personagens?

Beatriz3345 14/05/2024

Com a frase marcante: ?a história falhou conosco, mas isso não importa.?, ?pachinko? abre as portas para a dura realidade dos coreanos em meio à discriminação e exclusão da própria humanidade. essa é uma leitura envolvente, com personagens carismáticos e ao mesmo tempo odiosos, com seus defeitos e virtudes sobressaindo conforme as decisões são tomadas em prol do futuro. chorei, me apaixonei e aprendi muito.
a intolerância emerge nas linhas narrativas com cenários de fome e miséria, abandono e fé, superação ainda que diante da desigualdade.
eu poderia passar o dia falando sobre ele, mas encerro apontando o quão necessária é essa leitura para o desenvolvimento do nosso caráter e percepção das injustiças que ainda nos cercam. é uma obra universal e que se encaixa de forma perfeita com o leitor de qualquer gênero.

Madu 14/05/2024

Pachinko é arrebatador
Cada página, cada segundo valeu a pena. Senti que estava acompanhando a trajetória da família e todos os problemas, dificuldades, amores, traições e superações de perto. O livro prende a cada segundo, e é uma completa montanha russa.