O alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

dudusemrabo 30/07/2024

Marromeno
Esse foi o primeiro livro que terminei depois de resolver voltar a ler. Já esperava que não fosse curtir tanto mas resolvi dar uma chance por ser um livro curto.

Bom, achei o livro bem mediano. A linguagem não é tão complexa, mas pode dar uma dificultadinha de leve em entender as reflexões dos personagens em alguns trechos pra quem não tá acostumado à leitura. Não me envolvi com os personagens nem com a história em si. Pretendo ler mais histórias do Machado de Assis mas vou esperar ter uma "maturidade" maior na leitura pra poder aproveitar mais os livros.

cinnamon2 30/07/2024

Adorável.
Acredito que tenha sido o primeiro livro que eu li de forma integral do Machado de Assis, não que eu seja superior ou apaixonada por clássicos, mas definitivamente não fiquei entediada lendo ele. Foi uma leitura rápida e muito divertida, recomendo demais pra quem quer começar a ler as obras do Machado.

Vitoria 30/07/2024

O que é a loucura?
Um alienista, que decide abrigar em sua clinica diversos pacientes, se vê em um dilema: qual a linha tênue entre a sanidade e a loucura?
O livro possui um tom humorístico e satírico que o torna agradável de ler. Um clássico que merece ser lido pelo menos uma vez na vida.

Gabriely 29/07/2024

Muitas pessoas que não possuíam nenhum traço de problema psíquico já foram internadas em hospitais psiquiátricos. Alcoólatras, homossexuais, mães solteiras, são só exemplos. Pessoas sãs sofreram com as mais diversas consequências, durante o passado.

No conto ?O Alienista?, vemos algo parecido. O personagem principal é um médico renomado que estudou na Europa e voltou a uma pequena cidade do Rio de Janeiro. Com o intuito de estudar a psiquiatria, ele funda um manicômio (termo não usado hoje em dia) e cada vez mais pessoas ficam internadas lá, até chegarmos ao momento em que praticamente a cidade inteira já esteve no local.

Diversos moradores da cidade se questionavam se aquele método estava correto. Mas em uma cidade onde ninguém tinha muito conhecimento e em um tempo onde a ciência era cada vez mais amplamente divulgada, COMO refutar a teoria de um médico?

Este é um livro crítico, cômico, que na minha concepção é repleto de genialidade. Nos faz refletir sobre diversas questões e perguntas surgem, como por exemplo: o que é a loucura, ela existe? No final somos todos loucos? Uma pessoa somente por ter diploma estará sempre certa?

Luana 29/07/2024

Quem são os loucos?
Simão Bacamarte é um médico da vila de Itaguaí, que usa de seus conhecimentos para tratar doudos. Para isso constrói a Casa Verde, um lugar onde ele estuda e trata de pessoas que ele considera ter transtornos mentais.
Mas, o que é loucura? Quem são os loucos?
Machado de Assis aborda de uma forma divertida esse tema, deixando o leitor intrigado tentando descobrir quem são os verdadeiros loucos da história.

Martha.Garrido 28/07/2024

O alienista
Como sempre Machado de assis arrasou.. O livro é pequeno, se parar pra lê termina em questão de horas... Gosto de como ele constrói a narrativa e a forma que faz algumas críticas! Super recomendo!

Dudinha 28/07/2024

Cada louco com sua loucura
Eu tava com o ebook esquecido no meu Kindle fazia muito tempo, aí escolheram O Alienista pro clube de leitura que eu participo. Finalmente li.

Gostei mas não gostei. Eu teria aproveitado muito mais se não fossem tantas palavras difíceis. Dei sorte de ter a edição da Antofágica, que tinha MUITAS notas de rodapé.

Mas acho que isso me tirou a leveza da leitura, e acabei achando chato. Discutindo ele no clube depois, foi divertido. Acho que uma adaptação pra filme seria bem engraçada.

Enfim, não vou criticar porque é Machado de Assis, e se alguém pedir vou falar que é uma leitura bacana.

moisessls 28/07/2024

Li imaginando que este livro teria uma ligação direta com as Memórias Póstumas e com Quincas Borba, mas não foi o caso.
É um livro bem curto, e divertido.
Imaginar até que ponto a ciência pode prevalecer a vontade humana e as leis, é assustador.
E ver como uma grande figura ilustre pode, certamente, causar uma certa insanidade nas pessoas (religião???), é muito bom.
Pensei que o livro iria tentar fazer críticas aos manicômios, mas entendi mais como uma crítica a pessoas poderosas, que alcançam um certo estado divino.
Como o Barbeiro disse: "Você é preso por ter cão, e é preso por não ter cão"; o perdão que o alienista recebia, mesmo depois de fazer coisas "insanas", e recebia este mesmo perdão das mesmas pessoas que sofreram as mazelas, é maluquice.

Fadinhaxw0 26/07/2024

Li pra escola.
Eu tive q ler esse livro pra escola há um tempo atrás, ent eu n lembro muito bem da história. Eu sei que eu achei meio confuso, e as palavras são meio complicadas. Mas eu entendo isso já que o autor é de 1800 e pouco, ent faz sentido. Mas mehh

Bruna 25/07/2024

OK.
Foi um livro intriganteque me fezparar e pensarem diversos momentos,sem duvidas consegui aprender muitas coisas com esse livro!

Caio.Donza 25/07/2024

"O Alienista" é um dos meus livros favoritos de todos os tempos. Ele só melhora a cada leitura. É crítico, satírico e bem humorado na medida certa. Clássico.