O alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

tamisAFK 12/06/2024

O desfecho da obra é fácil de deduzir durante a leitura então não é muito surpreendente. Ele tem várias palavras incomuns, mas meu problema é que achei a primeira parte da história muito arrastada e cansativa.

WanessaCasaes 12/06/2024

Só li pq fui obrigada na escola ? mas é interessante a forma q ele aborda como todo mundo tem algum tipo de loucura

andrr0 11/06/2024

Livro bom
A história é muito bem construída, e a linguagem é usada de forma muito boa. Mas o que fez eu demorar a ler esse livro é que ele é um pouco entediante de ler, por ter uma linguagem mais incomum e difícil. Mas, em geral, foi um livro muito bom de ler.

gleidsonoitavo 11/06/2024

Um hospício chamado Brasil
A cada novo "paciente" diagnosticado e internado na Casa Verde, eu dava uma gargalhada. E a cada nova tentativa de oposição ao manicômio, que acabava por não ter sucesso e ainda justificar a captura de novos "pacientes", eu ria mais ainda! E assim a história foi seguindo até um fim arrasador, sombrio e lúgubre. A maneira como a ciência levou Dr. Simão ao posto de cidadão de destaque de Itaguaí, mesmo que os outros habitantes pouco compreendessem qual o seu trabalho e os seus objetivos, faz dessa história um resumo de um dia qualquer do noticiário atual brasileiro. É fácil aceitar a ciência. Tão fácil também é questioná-la. Dividindo as manchetes, outra reportagem deve citar um caso de um hospital com atendimento robótico e desumano, ou ainda um relato de despreparo e precariedade. Poucos devem ler as letrinhas no jornal, menos ainda devem se importar. Nesse Brasil de doidos e doidos e meio, nem Dr. Simão Bacamarte seria capaz de ensaiar uma cura.

Maria Duda 10/06/2024

Quem realmente estava em plena consciência, mesmos com boas intenções o alienista afetou uma cidade inteira, reflete muito no nosso modo de pensar sobre quem realmente está em plenas faculdades e o que achamos estranho o suficiente para declaramos uma doença, demorei um pouco para ler esse pequeno livro mas gostei de certa forma. Vim de curiosa apos ler as memórias quase póstumas do querido machadinho

Off.ressacaliteraria 10/06/2024

Sempre tive um certo receio em ler algo do Machado de Assis, mas vontade de conhecer sua escrita. A sinopse me interessou bastante e gostei da leitura, porém mesmo levando em consideração ser um conto, a história não se aprofunda em seus acontecimentos.

Karen Luísa Milione 10/06/2024

Previsível
Eu achava que O alienista seria uma leitura difícil, pois certa vez alguém me perguntou com incredulidade ?nunca leu O alienista de Machado??.

Mas li com facilidade e rapidez. Gostei. Nada demais, na verdade. É uma narrativa com fim óbvio.

Minha maior surpresa é terminar, pela primeira vez, uma obra machadiana sem tecer extensos elogios.

Bom passatempo pra um fim de semana.

Alexandra 10/06/2024

O nosso cientista louco
Simão Bacamarte é desses personagens que nos acompanham pela vida, ora como reflexo de nós mesmos, ora como o olhar empático para o outro.

Maluâ¤ï¸â𩹠09/06/2024

Machado de Assis tem obras incríveis. O horizonte de sua imaginação é enorme e sua capacidade narrativa sem igual. Deveria ter um Nobel da literatura, ainda que póstumo.

StellaJAz 09/06/2024

O céu ou a inteligência? Pelo visto vou pro inferno...
Engraçado, reflexivo, saboroso
Eu amo esse conto e a maneira como ele foi escrito, meio musical, meio obsessiva. Tudo orna, tudo encanta, enfim, é Machado, não tinha como ser menos.

"A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia é só insânia.?

nicolly 09/06/2024

Aí mas eu ri mto quando o Porfírio foi recolhido a casa verde dps de se recusar a ir contra o alienista pela segunda vez
"Dois dias depois o barbeiro era recolhido à Casa Verde. ? Preso por ter cão, preso por não ter cão! exclamou o infeliz."

Deise 08/06/2024

O que é a loucura? Quem era o louco?
Conto interessante, recheado de acidez e críticas sociais, não é minha obra preferida dele, mas foi válido ler!

Eduarda 08/06/2024

Acho que eu sou louca.
Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita do Machado de Assis. Confesso que tive dificuldades no início da narrativa, mas com o decorrer da história as coisas começaram a fluir. Gostei da história e de como ela envolveu diversas coisas, gostei também como apesar do livro ser pequena, eu não senti que os personagens são superficiais (talvez pela quantidade de descrição kkk). Cheguei a questionar se eu não era a doida de tudo kkk. Experiência muito legal.

bayer_yago 08/06/2024

O Alienista
Finalizei a leitura querendo mais, saber mais a respeito do que aconteceria numa suposta continuação da história,se o autor estivesse vivo ainda, gostaria de trocar umas ideias com ele. Hahahah