O alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Ketllem.Flores 16/07/2024

Eu tô louco?!?
A cada página eu só pensava "daqui a pouco Dr Bacamarte irá me prender nessa casa verde", pois achei o livro imersivo, você se vê nesta cidade, com medo do Dr. e receio pelos personagens. Ao mesmo tempo me tirou algumas risadas pelas justificativas esdrúxulas sobre "a loucura" das pessoas.
Machado de Assis, sempre arrasando.

gaturna 16/07/2024

Leitura curta, leve e cômica. Machado de Assis novamente promete e entrega tudo o que eu desejava, crítica social com um sarcasmo inigualável. O médico, que tanto internava os moradores por motivos não tanto visíveis, no fim das contas era o louco. "Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

Joyce463 16/07/2024

O livro narra a história do Dr. Simão Bacamarte, um renomado médico que decide estudar as doenças mentais em Itaguaí, uma pequena cidade do Rio de Janeiro. Para isso, ele constrói a Casa Verde, um hospício onde internará todos os que julga serem insanos.

O enredo se desenvolve com Bacamarte internando cada vez mais pessoas, seguindo critérios que se tornam progressivamente mais arbitrários. O médico se transforma de um cientista meticuloso em um tirano obsessivo, questionando o limite entre sanidade e loucura. A narrativa, permeada de ironia e humor, levanta questões sobre a legitimidade da autoridade científica e a subjetividade dos conceitos de normalidade.

Carla1462 15/07/2024

A casa Verde...
Basicamente, nesta obra, Machado de Assis retrata a história de Simão Bacamarte, um homem que, decidiu por em sua cidade uma espécie de hospício, onde os supestou loucos deveriam ser recolhidos e estudados pelo mesmo. Comecei a ler para um projeto escolar, gostei bastante (não irei comentar muito sobre a história para não dar spoilers rsrsrs) e recomendo. Uma leitura simples, mas também bastante diferenciada, por ser um conto de época, ou seja, algumas palavras são meio complicadas de entender, mas no geral, é uma leitura que vale muito a pena!!

Recomendo: +10 anos ???

Aline.Parcianello 15/07/2024

Bastilha da Razão Humana
O Alienista é mais um dos diversos contos escritos por Machado de Assis, com terminologias que estão em desuso, provoca ao leitor algumas dificuldades em compreensão, no qual acarreta uma leitura mais lenta. O enredo apresenta o ceticismo entre ?o que seria razão?? e ?o que seria loucura??. Simão Bacamarte é o personagem principal, o alienista, o mesmo argumenta que todas às suas decisões são tomadas em prol da ciência. Porém o que na verdade acontece, é que todas suas decisões são baseadas naquilo que ele interpreta ser ciência. Não foi o melhor conto que li de Machado de Assis, porém ainda assim, foi uma narrativa
interessante.
Vallim007 15/07/2024minha estante
Terminou??? O_O

Laninha 15/07/2024

Que loucura!
Um conto muito tranquilo de ler, cômico e cheio de reflexão. Um médico que decide estudar as doenças mentais e, para tanto, cria uma casa onde abriga os tidos como loucos, para curar e estudar.

malusouzap 15/07/2024

O maluco
O alienista é mto bom pq vc vai entrando no enredo e na maluquice do protagonista, vc até entende o motivo das atitudes mas ainda é bizarro tudo isso.

moonsf4ll0 14/07/2024

Surpreendentemente bom
Ainda é um dos primeiros contos que leio do Machado de Assis, então a leitura fica meio demorada, mas mesmo tendo lido pra escola fiquei muito surpresa pela história ser interessante. Em alguns momentos fiquei meio confusa com o que tava acontecendo, mas isso é culpa minha e não da escrita. O final me deixou surpresa e traz uma boa reflexão.

14/07/2024

Curioso como nos, seres humanos, podemos ser perigosos.
Como uma ideia pode ser danosa, limitante e parcial.
Nesse clássico isso fica muito claro!
Alguém decide o q é doença e o q é saúde com base em suas próprias convicções.
Estou pensando em um Clube de Leitura com esse clássico.
Será?
O que você acha? ?

ryan.rocha25 14/07/2024

Teatro 2024 ?
História boa e contra as tradições da época.

Lara 13/07/2024

Mais um livro muito bom de Machado de Assis, apesar de curto, muito denso em reflexões. Com acidez e humor, o autor retrata a vida em uma cidade do Rio de Janeiro, que com a criação da Casa Verde pelo famoso Alienista da região, vira de ponta cabeça. Uma crítica muito bem feita a demonização das doenças mentais, e uma forte crítica aos hospitais psiquiátricos da época, que usavam da tortura e do cárcere para pessoas socialmente subjugadas.

Beatriz1932 12/07/2024

Quem é louco? Quem é São?
O Alienista é um livro cômico, mas que vai te trazer muita reflexão. A história passada em Itaguaí, Rio de Janeiro, narra a vida dos moradores afetados pela influência do médico Simão Bacamarte, que cria a "casa verde", um manicômio para abrigar os quais ele mesmo julga como loucos. A escolha dos pacientes a serem tratados faz o leitor questionar a sanidade do próprio Simão Bacamarte.