Safira de Prata Laura Reggiani

Resenhas - Safira de Prata

marialuiza1 25/08/2021

surto de 1500 páginas
ALERTA NACIONAL!!! peguei essa recomendação no tiktok para ler, me assustei com a quantidade de páginas mas mesmo assim comecei a ler, gostei MUITO!! a fantasia desse livro é incrível e cheia de representatividade, quase todos os personagens principais e importantes são mulheres! esse é livro de FANTASIA com MIGALHAS de ROMANCE, então não vá com tanta sede ao pote, tem muitos gatilhos sim e tudo o que pode pensar. safira, a personagem principal, é extremamente forte e capaz, mas às vezes ela dá uma raivinha por ser tão cabeça dura, howl é o famoso badboy insensível, mas seus esforços são reconhecíveis! tantos outros personagens INCRÍVEIS: vaska, kiara, will, nye, enfim. mas nem tudo é maravilhoso, eu realmente não gostei da abordagem de alguns assuntos sérios sofridos pela safira feitos pela autora, mas ta tudo bem! recomendo.
Sofia.Ornellas 03/01/2022minha estante
Eu tbm me assustei com a quantidade de páginas kakakkaka tava esperando só 200 páginas, mas o livro tinha mais do dobro disso. Mas valeu a pena

Lani Kami 18/03/2022minha estante
Tem hot?

StarMoon 07/04/2022minha estante
Livro simplesmente perfeito, eu demorei mais ou menos 1 semana pra ler ele todo (o que pra mim é bastante tempo, só q eu estava em semana de provas então eu tenho desculpas), eu não tenho palavras para explicar o quanto eu amei esse livro. Eu nunca fui fã de pessoas q dão spoiler então eu não vou citar a cena, mas eu chorei muito lá para o final do livro (coisa que eu quase nunca faço), o livro realmente me imergiu em um mundo totalmente novo e eu amei, sai de uma ressaca literária com esse livro e sinto que ele vai me deixar com outra, agora q acabei ele me sinto meio vazia, por isso vou começar a ler o 2 agora...
Mas sério, é muito bom leiam.

Li 17/04/2022minha estante
Quase não tem Lani

bibia 25/05/2022minha estante
Amiga comecei a ler mas a narração nao me prende. Estou só no primeiro capitulo e vou tentar continuar mas to achando bem chato

Rosangela Max 09/01/2022

Muito boa, mas que exige uma dose gigante de paciência.
Os personagens são interessante e a história é ótima. O problema é que não tem conteúdo para justificar as mais de 1500 páginas.
Mais da metade é pura enrolação. Não precisava de tudo isso!
Por conta da enrolação, eu ficava lutando contra o tédio, comprometendo a experiência de leitura.
O próximo volume tem ainda mais páginas que esse primeiro e estou com dúvidas se o resultado valerá a pena.
Com certeza, lerei. Mas já começarei um pouco desanimada.
Este é o problema dos calhamaços, pois poucos fazem jus ao montante de páginas, o que é frustrante!
Fora isso, a autora é ótima e recomendo a leitura.
Larissa.Ohana 11/01/2022minha estante
Nossa pensei que por ser o volume único não precisava ler os outros ?

Rosangela Max 11/01/2022minha estante
Basicamente tem mais dois livros. O segundo com 1600 páginas e o terceiro é um Spin-Off de 200 páginas. ?

Larissa.Ohana 11/01/2022minha estante
? e eu achando que é só um

Raquel 30/05/2020

Safira de Prata
Um livro com tantas páginas, de um autor não muito conhecido, pode ser meio intimidante para se escolher como leitura. Confesso que quando comprei o e-book, pensava que eram 1500kb e não 1500 páginas, quando li na descrição. Mas ainda bem que me enganei. História fantástica.

Só para ter uma idéia, o romance só vai acontecer por volta de 70% do e-book e mesmo assim não fica preso a apenas isso. O que agradeço muito, pois tem muito livro que deixa de criar algo grandioso, só para se prender ao romance.

A autora Laura Reggiane foi super criativa com a construção desse universo e ainda mais com o desenvolvimento da personagem Safira, que demonstrou uma personalidade forte e inteligente. Mas não apenas ela chamou atenção, como também Vowen (capitão da guarda), Vaska (maluca que fala o que quer), Will (coração de urso), Dalila (faísca), Demina (voz da razão), e até mesmo Mikaela (difícil, mas tem umas atitudes de respeito), conseguiram ter momentos marcantes na história.

Recomendo a leitura.
clau 28/09/2020minha estante
Estou amando

Raquel 28/09/2020minha estante
É maravilhoso Clau e a continuação sai nessa semana. Ansiosa demais.

clau 28/09/2020minha estante
Acredita que comecei a ler sem olhar o número de páginas. Cheguei a pensar que estava ficando lenda em ler, só ao ver seu comentário é que fui verificar. Estou com 67%.

Raquel 28/09/2020minha estante
Hahahahahahaha. Acredito totalmente.

clau 29/09/2020minha estante
Terminei agora. Fiquei com gostinho de quero mais!

Raquel 30/09/2020minha estante
É uma sensação muito boa, saber que uma leitura valeu o tempo empregado. Que bom que está gostando. ?

clau 30/09/2020minha estante
Já tenho o segundo ? amanhã começarei a leitura. São 1600 páginas ?

Raquel 30/09/2020minha estante
Hahahaha. Eu também vou começar Diamante Dourado hoje.

Marcão 12/12/2020minha estante
Estou lendo a saga de crônicas saxônicas e vim apenas registrar a leitura do segundo livro quando me deparei com este. Agora fiquei na vontade. Assim que terminar a saga (são 12 livros) vou comprar estes dois para ler. Obrigado pelo comentário, ajudou muito.

Lorenna Hana 15/12/2020minha estante
Estou querendo ler esse livro, mas pela quantidade de paginas vou ler aos poucos.

clau 31/12/2020minha estante
Não tem como ler aos poucos, ele vicia ... qualquer tempinho já estamos lendo. Vale MUITO fazer está leitura.

Marcão 03/01/2021minha estante
Eu havia dito que iria terminar as Crônicas saxônicas para depois começar a ler esse livro...hahahaha terminei de ler o quinto livro das crônicas e peguei Safira de prata só por curiosidade e li a primeira página. Resultado: dois dias seguidos conferindo lendo o livro parando apenas para tomar banho. Terminei de ler agora!!! ESPETACULAR! Fiquei tenso, com raiva, dei muita risada, alguns momentos me emocionei, e até na vida real explodiu algumas vezes quando alguns amigos ligavam interrompendo a leitura. Muito bom mesmo. Detalhe: Já vou começar o segundo livro assim que terminar de escrever esse comentário hehehehehehe.

Paty Lessa 11/01/2021minha estante
Estou amando demais esse livro...

Marcão 12/01/2021minha estante
Já terminei os dois. Estou com ressaca sem conseguir ler outro por enquanto para continuar "degustando". Excelentes.

Babi | @ibabilivros 10/10/2021

Se tornou uma das minhas fantasias favoritas DA VIDA!
Todo o universo único que Laura criou é simplesmente impecável!! Todos os nomes, histórias e ?cultura? deles? aff ???

Se você quer enemies to lovers, slow burn e ?quem fez isso com você??? já está na mão!

No começo do livro, lá para uns 25/30%, estava achando as coisas um pouco lentas e queria que agilizasse tudo logo, mas isso não me incomodou a ponto de diminuir a nota, visto tudo o que eu senti com o mesmo. Também acredito que autora foi super responsável com os assuntos e gatilhos que trouxe. Amei que ela respeitou o tempo da protagonista para passar por cada fase. Safira?. ôh bichinha para sofrer, viu?!

Howl protegido sempre! ??
E os personagens segundários maravilhosos??? Me apeguei a uns 10 ali, sem brincadeira!

Não vá achando que é uma simples história de lobos e bruxas. Isso aqui é um teste cardíaco! O FINAL? vou falar pra vocês ???

LEIAM LEIAM LEIAM!

Amanda.Oliveira 05/03/2022

Nacional
Um dos livros de fantasia nacional que eu mais gostei, o universo é bem construído, os personagens fortes com personalidades diferentes, tantos os protagonistas quanto os personagens secundários são importantes no mesmo nível, amei! ?
anawilkem 05/03/2022minha estante
Esse livro é tudooo. Tô lendo o segundo da duologia. Confesso que o início foi meio lento do segundo e ficou meio exaustivo, mas a partir dos 40% melhora muitoooo. Minha mente ta explodindo.

Amanda.Oliveira 06/03/2022minha estante
@anawilken compartilho do mesmo sentimento hahahah eu terminei o segundo livro ontem, foram surtos e mais surtos ??

beatriz 07/06/2021

safira de prata
Não pensei nem duas vezes antes de favoritar esse livro porque Laura Reggiani entregou absolutamente TUDO que eu gosto em livro de fantasia: personagem forte com desenvolvimento 100% coerente e incrível de ler, enemies to lovers com slow burn, found family trope, a parte da fantasia muito bem feita, sofrimento, lágrimas, gritos, morenos com passado cheio de trauma... enfim, tem TUDO NESSE LIVRO!

Gostei demais como parece que tudo que aconteceu foi muito bem pensado e planejado para acontecer no momento certo, as coisas não ficaram só jogadas ou do nada tudo deu certo. O desenvolvimento tanto da Safira, como do Howl, dos relacionamentos do livro e da inserção de outros elementos fantásticos além dos licantropos e lupinos para mim foi sensacional. Eu sempre fico com o pé atrás com livro de lobisomem, mas gostei muito como foi abordado nessa história, não ficou aquele clichê que a gente sempre encontra por ai.

Os personagens secundários são apenas INCRÍVEIS, sem palavras para as pessoas que acolheram a Safira e ajudaram nesse processo de cura, além de estarem sempre do lado dela. Amo o girl power desse livro e já to sabendo que no próximo livro tem muito mais, to pronta. O final, para mim, foi avassalador, fiquei angustiada nos últimos 10% e só consegui respirar quando finalizei o livro. Ainda to destruída, ou seja, amo. Ver Howl e Safirinha sofrendo é demais para mim. EU SÓ CONSIGO PENSAR EM COMEÇAR O SEGUNDO LIVRO!
m. 07/06/2021minha estante
amiga, eu terminei hoje o livro também e AMEI. fantasia brasileira simplesmente incrível, sério, CADE O HYPE DESTE LIVROOOOO. o tamanho assusta, mas o livro é muito fluído! comecei a ler porque vi que você estava lendo, e uau, que ótima decisão! amei

beatriz 07/06/2021minha estante
IHUUUUUUU!!!!!!! bom demais né? e vamo de hypar esse livro pro pessoal ler é bom demais, tu nem percebe as páginas... quando vê já acabou!

Giu 08/06/2021minha estante
Preciso que me deem um spoiler!!!! Ela vira uma loba??? Pq eu to achando um saco q ela não vira e eu ja estou em 30% do livro

Sabrina 10/07/2022

EU AMEI. Fiquei completamente viciada nesse universo.
A personagem principal é forte e carismática e os coadjuvantes não ficam para trás. A trama em si também é boa, criativa, divertida e original.

Julia3564 09/08/2023

"Quebrado não significa irreparável."
Safira Erklare é uma jovem que vive em uma vila pacata e sem muito futuro. Seu sonho é um dia se ver livre das inusitadas situações que seu pai bêbado e viciado a coloca, entretanto, no meio do processo para se obter a tão sonhada liberdade, Safira enfrentará problemas inimagináveis. Problemas esses que envolvem a sua nova forma lupina e o rude e inexpressivo filho do alfa.

Esse não foi meu primeiro contato com a escrita da Laura, então eu já sabia mais ou menos como seria o meu ritmo de leitura, já que os livros da autora possuem uma pegada de escrita um pouco lenta, porém frenética, por isso foi muito fácil de se engajar.

A forma como o universo foi construído e desenvolvido foi bem trabalhada e conseguiu me fazer emergir ainda mais na obra, entretanto, a autora criou um universo mágico/sobrenatural tão carregado (para um primeiro volume, mesmo sendo um calhamaço) que em alguns momentos me fez ficar um pouquinho perdida com tantas informações, mas nada que atrapalhasse ou diminuísse meu interesse na leitura.

Devo destacar também o quão bem foi trabalhada a construção da protagonista, todas as fases dos seus traumas, medos e inseguranças foram muito bem retratadas e elaboradas. O desenvolvimento pessoal e das relações dela com outros personagens da obra foi outro ponto maravilhoso de tão bem construído, não foi nada muito forçado, tudo teve o seu tempo, foi muito fluido e coerente.

Com o decorrer da leitura, passei a admirar muito a forma como a autora não perde a mão com nenhum personagem, pois é notável a quantidade de camadas e profundidades que cada um deles possui. Terminei o livro querendo correr para a continuação e torcendo para que ela tivesse escrito um spin-off para cada personagem que apareceu em Safira de Prata.

Confesso que ao longo da minha leitura vi muitas pessoas falando sobre a obra, mas mais em uma perspectiva destacando o romance (uma parte da estória que muito me agradou), porém, eu acredito que o livro vai muito mais além disso.
Embora o romance seja muito bem trabalhado e desenvolvido, eu não classificaria ele como o gênero principal no livro, pois, Safira de Prata é uma alta fantasia que fala muito mais sobre superações e recomeços do que o romance propriamente dito, na minha percepção, se o livro fosse um bolo ele seria recheado de ações, dramas e construções de novos relacionamentos, com pitadas de romance e muita cobertura de companheirismo.

O livro faz parte de uma duologia e os dois volumes estão disponíveis em formato de ebook na loja da amazon, ambos também se encontram disponíveis para locação através do kindle unlimited.

becka 23/04/2021

ok, pensamentos!

esse é provavelmente o maior livro que já li e como a proposta inicial era ler pra uma leitura sensível ? mesmo que eu já quisesse ler o livro ?, eu fui sabendo que encontraria problemáticas e que a autora estava disposta a corrigir as mesmas, então problemáticas não me incomodaram muito enquanto lia esse livro, é o primeiro ponto.

primeiro, eu dou 5 estrelas pra livros que >pra mim< são especiais e me marcaram de alguma forma, então sim o livro não é perfeito no entanto eu amei ler ele e o mesmo é especial pra mim. Agora vou falar do livro, eu realmente passei um tempo admirando a construção que a autora fez nele; ela tem uma proposta simples, não é um livro que vai te entregar um plot completamente novo e sim um livro que em sua simplicidade tem algo complexo por de trás e a trama parece uma teia tecida no decorrer do livro, apesar do tamanho, na minha opinião todas as páginas são necessárias e não uma encheção de linguiça como já vi até em livros menores que esse, cada parte do livro tinha seu objetivo e isso era muito bom, o que eu poderia dizer que me deixou meio ? foi que x personagem diz pra personagem principal coisa y e eu fiquei esperando que no decorrer do livro isso fosse um tópico importante do mesmo, mas não é algo que é falado mais, no entanto eu senti que isso pode ser algo do 2 livro, então vou esperar pra ver.

o livro tem uma cena bem gráfica de tentativa de estupro e eu sempre digo que ODEIO quando livros colocam como plot algo envolvendo estupro, porque quase sempre é irresponsável e sinceramente posso dizer que é uma das primeiras vezes que uma autora conseguiu fazer isso de forma responsável, apesar de eu achar que a cena da tentativa não precisava ser TÃO pesada, o desenvolvimento da Safira, a forma como o trauma não foi esfregado na sua cara mas você conseguia perceber em todo o livro as consequências disso nela, mas que ao mesmo tempo ela só queria... existir, ser alguém, não deixar que isso a defina; é algo que realmente me tocou e me fez ter uma conexão com a personagem, porque ela é muito mais do que seu trauma, mas seu trauma com certeza deixou vestígios nela, que aos poucos ela vai superando e a narrativa não tem pressa pra fazer isso, o que fez a Safira por ser quem ela é ocupar um grande espaço no meu coração e se tornar uma das minhas personagens preferidas, além do fato de que a Safira não é magra e ver mulheres gordas em livros de fantasia é importante demais. O livro também faz a Safira ter uma found family, e eu amo found family então eu fiquei toda ? com isso porque é uma das minhas tropes favoritas, apesar de eu achar que algumas vezes isto é conveniente pra história, não é algo de grande incômodo pra mim porque a conexão deles, a amizade e a família que formam significa muito pra mim.

o casal também foi uma surpresa, porque eles são enemies to friends to lovers, eles ainda treinam juntos e safira safadinha tem sonhos com ele!! Eu adorei o casal, o que é muito raro pra mim porque além de não ser muito fã de romance, sou menos fã ainda quando se trata de um livro de fantasia, e eu conseguia sentir a química latente entre eles e adorei os dois, eles tem diálogos e tem construção e o desenvolvimento ?. Apesar de simples, eu achei que a autora soube introduzir muito bem a matilha, a hierarquia; não é cheio de infodumping, as informações são levadas ao leitor no tempo certo e com cuidado, a forma como tudo funciona é bem explicada sem precisar de uma enxurrada de informação de uma vez só, o que é importante; a parte fantástica do livro não deixa a desejar na minha opinião, as coisas são balanceadas e o livro sabe envolver, não fiquei entediada lendo apesar de ser grande.

no final, achei que algumas coisas foram convenientes demais... achei que faltaram mortes pro livro, algo mais sangrento; eu adoro mortes então podia ter morrido pessoas importantesKKKKK mas não foi algo que me incomodou, só achei que poderia ter acontecido, eu não temia muito pelos personagens, sabia que não aconteceria algo com eles, o que em outros livros poderia me incomodar mais, mas nesse não incomodou apesar de não ser um dos pontos fortes do livro. As bruxas e o desenrolar delas na história também é beeem conveniente, se eu gostei? sim, porque elas não são tratadas como ruins e a história sabe manejar as coisas, mas grande parte das participações das bruxas no livro são pra gerar situações convenientes e boas pra protagonista.

o momento que a Safira se transforma em loba me deixou bem ??? minha bebê!! enfim, o livro tem alguns pontos fracos, que na minha experiência não importaram muito e eu amei.

Manoela185 16/07/2021

Safira de Prata
O que falar da aventura que foi ler esse livro?

Começando pela protagonista. E pela Deusa, como essa menina é incrível. A Safira ganhou o meu coração inteiro, e eu nem sei descrever a felicidade que senti em ver ela evoluindo cada vez mais.
Essa menina baixinha, emburrada e que revira os olhos pra tudo foi tãoooo forte depois de tudo que aconteceu com ela, eu sorri, ri e sofri com a Safira. Torcendo por ela a todo momento.

Não só tendo a protagonista forte e incrível, os amigos dela também são absolutamente leais e ganharam meu coração do mesmo jeito. Dei tantas risadas com a Vaska, Will e Kiara.

Nunca tinha realmente lido nada sobre lobos mas foi uma leitura super cativante, em alguns momentos ficou meio enrolada e um pouco cansativa mas logo pegou no tranco de novo.

Eu fiquei tão imensiva na história que parece hipnose, principalmente nas histórias da Demina, foi um sentimento tão bom que é difícil explicar.

O universo é bem explorado e explicado, e acho que vai ser bem mais no próximo livro, mal posso esperar.

As 1500 páginas podem ser assustadoras, mas super vale a pena conhecer a história desses personagens incríveis e entrar nesse mundinho de lobos, deusas, bruxas, lobisomens e afins.
Júlia 16/07/2021minha estante
nossa, não conhecia. Fiquei curiosa!

Maria14314 06/01/2022

Por Diana, e estrelas acima
Desde Tear de Prata eu estava sentindo falta de uma fantasia incrível assim.
Os plots são muito bem construídos, os personagens secundários todos perfeitos, todo o mundo criado pela autora é espetacular e muito bem feitos.
Safira e Howl tem todo o meu coração e estou muito ansiosa pra ler o próximo livro, e descobrir como a autora vai resolver todas as pontas soltas.

Larissa 14/04/2021

Um livro apaixonante e único.
Safira de Prata foi minha grande surpresa de 2021. Quando eu li a sinopse e decidi ler, eu não esperava que fosse me apaixonar tanto pela história e me ver imersa no livro logo nas primeiras páginas. E por falar em páginas, eu preciso comentar como coloquei Safira de Prata como meta de leitura para todo o mês de abril, mas quando comecei a ler, não conseguia mais parar, a escrita da Laura é incrivelmente fluida, em certos momentos eu lia 100 páginas de uma vez sem perceber, ela faz você querer saber mais e mais sobre a Safira, sobre os mistérios, sobre os personagens e suas histórias de vida.

Enfim, foi uma leitura que eu amei demais e por isso, quero colocar aqui 5 motivos pelos quais eu amei Safira de Prata e porquê eu acho que você também deveria ler.

1. O universo.
Quem tem costume de ler livros de fantasia, sabe como a maioria dos que fazem sucesso hoje e chegam a ser traduzidos para o Brasil, são livros que focam predominantemente nos mesmos seres mágicos, mas Safira de Prata não. Como é possível perceber, o livro tem como principal foco os licantropos, e isso é tão bem trabalhado, as regras da alcateia, os costumes, a religião deles, a hierarquia, em cada detalhe, dá pra perceber o esforço da escritora em tornar tudo o mais real possível.
Eu até busquei outros livros de fantasia traduzidos ou brasileiros que tenham licantropos como principais, mas praticamente não encontrei. Então, Safira de Prata é uma chance para você conhecer melhor sobre licantropos e se ver empolgada também sem motivo nenhum com um povo se transformando em lobo.

2. Os personagens.
E isso vai desde os principais até os secundários, eles são tão verdadeiros e reais. O maior exemplo disso é a Safira, a protagonista, que no começo do livro é uma humana e páginas depois se torna uma mestiça de licantropo, e ela não é poderosa, ela não sabe lutar, ela nem entende direito o que está fazendo na maior parte das vezes, a escritora não força ela a ser uma personagem super poderosa de maneira irreal como diversos escritores fazem, e por isso se torna fácil de se apegar a Safira, você conhece os traumas dela a fundo, as dificuldades que ela passa, tanto quando era humana, quanto na alcateia.
E isso se transmite a todos os personagens, até mesmo os que te fazem querer dar um soco, a escritora ainda se preocupa em mostrar as razões deles, o que fez eles se tornarem as pessoas que são.

3. O romance.
Eu sou uma grande chata pra romance, tenho muita dificuldade em realmente gostar de um relacionamento do começo ao fim. Porém, em Safira de Prata isso não acontece, a Safira e o Howl tem uma química surreal, a relação deles vai sendo trabalhado aos poucos, eles vão criando confiança um com o outro, mudando as opiniões que tinham antes sobre o outro, e cada vez mais, dá vontade de pegar cada um pela mão e fazer eles ficarem juntos logo.

4. As cenas de ação!!!
Elas são tão bem escritas! Eu ficava verdadeiramente nervosa enquanto lia e tinha que largar o livro de lado para me acalmar, tem uma logo no começo que confesso que me chocou e eu passei alguns minutos refletindo sobre antes de conseguir voltar a ler. As deles na forma de lobo, sério, incríveis.

5. O mistério que envolve a vida da Safira.
E isso é tudo que eu posso dizer sobre, se não seria spoiler. Mas traz um ótimo gancho para o segundo livro e te deixa cheia de perguntas.

E por último, não coloquei como um motivo, porque devo ter repetido isso diversas vezes durante essa resenha, mas preciso falar de novo da escrita da Laura, teve um dia que eu li tranquilamente 500 páginas do livro, mesmo tendo diversas coisas para fazer, nunca li um livro com tantas páginas rápido dessa forma.

É muito fácil de se ler, o que eu acho essencial pra um livro de fantasia com mais de 1500 páginas. Inclusive, estou me segurando para ler o segundo somente no final de semana, pois meu sono não aguenta mais eu dormindo 4 horas por noite por não conseguir parar de ler, e ainda ficar sonhando com o livro depois.

É isso, deem uma chance para Safira de Prata, que eu me tornei fã apaixonada e ainda tem o bônus de ser um livro nacional.
Débora Teixeira 14/04/2021minha estante
Fiquei muito curiosa agora pra ler esse livro, por causa da sua resenha ?

Larissa 14/04/2021minha estante
Débora, vale muito a pena, você não vai se arrepender se ler ? Mas recomendo ler mais devagar do que eu porque vai dar saudades da história quando terminar kkkkkkk

Débora Teixeira 14/04/2021minha estante
???? sim, já tá na minha lista de prioridades kkkkkk

Bru 14/04/2021minha estante
?????

Amanda 15/04/2021minha estante
Minha lista de livros tá chorando ali no canto com esse livro passando na frente

Larissa 15/04/2021minha estante
Amanda kkkkkkkkk te entendo totalmente, mas esse livro é muito bom, um dos melhores que eu li esse ano!

Gabizoca 26/06/2021

A autora conseguiu com sua escrita transpor uma história "slow burn" de uma forma completamente envolvente, chegando a ser viciante... Você não quer parar de ler e só quer saber qual vai ser o desenrolar da história.

O desenvolvimento dos personagens foram bem pontuados, cada hora dando destaque a uma característica em específico na personalidade deles.

O mundo que a autora criou deixou um gostinho de quero mais, a encargo de não ter sido desenvolvido completamente nesse livro (o que acredito que no próx já irá acontecer), mas as histórias do princípio do mundo conseguiram introduzir o leitor na trama maior que ainda está por vir.

Eu amei a história do início ao fim, recomendo para todos os amantes de fantasia e espero que se deleitem com as expressões e atitudes da Safira como eu fiz!! (Fiquei completamente rendida por essa pp).
Luccas.Piagentini 26/06/2021minha estante
Nossa??? já quero

Isis Costa 31/08/2022

Não esperava nada e entregou tudo!
Começo a dizer que é um calhamaço mas todas as páginas são necessárias e não uma encheção de linguiça como já vi até em livros menores que esse, cada parte do livro tinha seu objetivo e isso foi muito bom. Eu amei esse livro e acho que isso se comprova no fato de eu ter lido ele inteiro em apenas 8 dias. Já fazia muito tempo que eu não lia de uma tacada só um livro tão gigante assim sem nem sentir o tempo, foi uma grata surpresa.

O primeiro plot tem uma descrição bastante gráfica sobre uma tentativa de estupro. Odeio leituras sobre isso ou com plot carregado nesse tipo de violência. Entretanto, Laura Reggiani conseguiu descrever de forma impactante, bem trabalhada e sem naturalizar nada disso.

A construção de Safira como personagem, loba e amiga, é simplesmente impecável. Suas inseguranças são esplendidamente bem escritas. O relacionamento de Safira, consigo mesma e com o outro, foi e é de tirar o fôlego. Seus insights são crus e super naturais.

Safira é uma personagem que sofreu muito na história, em vários momentos, mas eu nunca senti que a personalidade dela era ser sofrida ou se foder, como em muitas histórias que já li. Também nunca senti que a narrativa tentava te fazer ter pena dela ou, pior, falar que era forte "por conta" dos traumas.

Pelo contrário, você vê o resultado dos traumas: ela fica traumatizada. Ponto. Considerando que nesse contexto não tinha nada como um psicólogo ou terapia, ela precisava lidar disso de outras formas, com apoio de pessoas próximas e dela mesma. Eu ficava bem angustiado lendo e notando como a autora retratou bem as características de alguém que sofre de transtorno de estresse pós-traumático, dá pra notar todo o cuidado dela nessas horas.

Ademais, os outros personagens, além de Safira, são super identificáveis. É fácil para o leitor se conectar com algum, se não com todos. Não estão lá apenas em prol da personagem principal, cada um tem sua história que estou muito ansiosa para conhecer. Cada um tem uma forma de agir bem particular e só de ler certos diálogos você já olha e diz "é, isso é totalmente A ou B falando", o que deixou a leitura bem gostosa.

É uma história bem dinâmica e os problemas iam mudando conforme você lia. Achou que o problema ia se arrastar do início até o fim? Nada disso, a Laura joga uma merda pra Safira resolver e depois de uns 3-4 capítulos tá resolvido... só pra você cair num problema pior. É BEM divertido, porque apesar de você ficar passando nervoso os problemas realmente ficaram com uma progressão natural, então não parecia nada forçado de "olha só, preciso de mais uma treta aqui".

A escrita da autora tem que ser salientada e congratulada. Com poucos erros de gramática e digitação, além de ser super fluída, 1212 páginas se passam num piscar de olhos. Meus parabéns a autora com toda sinceridade, porque a quantidade de personagens e elementos de worldbuilding que ela manejou nessa obra gigantesca, sem se tornar tedioso ou prolixo, foi realmente coisa de profissional. O cuidado com cada momento desse livro me deixou muito feliz como leitora.

Fico imaginando a história virando série ou filme, nossa, seria incrível!
Deise 31/08/2022minha estante
Maravilhoso ?

Isis Costa 31/08/2022minha estante
Perfeito. Estou ansiosa pra ler o 2

flavsouz 16/09/2021

"Um coração partido pode se curar com o tempo, encontrar a felicidade com outra pessoa. Um coração covarde fica preso no próprio receio, encurralado entre uma satisfação medíocre e uma dor irrelevante."

"Você é uma parte de mim. Eu teria arriscado tudo pela sua segurança. Viver num mundo no qual você não esteja presente seria tão difícil quanto deixar de respirar, agora."