Ser Clara

Ser Clara Janaina Rico

Resenhas - Ser Clara

1 | 2 | 3 | 4

Andresa 10/03/2011

"Recebi o livro da Janaina e parei tudo o que estava lendo para me envolver nas aventuras de Clara. É narrado em primeira pessoa, o que faz com que você entenda e se apegue a personagem principal.
Esse livro poderia ser classificado como romance, suspense e humor. Mas acima de tudo ele é um chick-lit puro! Aliás, todo chick-lit bom de verdade tem uma pitada dos atrativos ditos anteriormente.

Clara é muito... Clara. Super autêntica e original. Sabe bem como seduzir um cara e um não, vários de uma só vez. No casamento de sua melhor amiga ela conhece João Thomas e está convicta de que ele é o homem de sua vida.
João Thomas é um médico especializado em cirurgia plástica, foi criado em uma família rica também de médicos e possui a mãe mais ciumenta que possa imaginar.
Léo é o amigo dos tempos de adolescência de Clara, por quem vive enrolada. E por fim Laura, a amiga que você sempre quis ter... ou não.

A estória é bastante envolvente e me surpreendeu com (...) "

CONTINUE LENDO AQUI: http://inbookshelf.blogspot.com/2011/03/ser-clara-janaina-rico.html#more

Vivi 12/03/2011

Ser Clara - Janaina Rico
O livro começa com o relato da vida de Clara, seu relacionamento com a família, adolescência, sua melhor amiga, aliás, acho que tudo começa mesmo com a organização do casamento de sua melhor amiga Laura, toda a correria e stress de organizar um casamento dos sonhos.
É nesse casamento que Clara conhece João Thomas, um médico rico, famoso e lindo de viver!!!! Os dois começam uma relação que parece ser muito boa, mais Clara tem suas dúvidas, e quando Léo um colega de adolescência reaparece, os dois acabam se envolvendo.
Clara está em uma fase que simplesmente não sabe o quer da vida, e por causa disso a própria vida se encarrega de escolher por ela.
Quanto mais se apaixona por João Thomas, mais ela quer ficar com o Léo, é até um pouco angustiante!!! porque você não consegue imaginar quem a Clara vai escolher.
A Laura também passa por momentos muito difíceis, e é abordado um tema bem chocante!!! As escolhas que Laura faz no final do livro me surpreenderam!!! Mais achei que combinou muito bem com ela.
O Léo é o típico sujeito inseguro e fácil de ser manipulado pelo menos no começo do livro!! Depois passei a achar ele muito fofo!!!
O João Thomas dispensa comentários!!! Um homem de 1,90 com jeito de machão mandão!!!! (Ui!!!)
Temos também um mistério na trama... As tentativas de assassinato da Clara são incríveis!!! A autora bolou muito bem esse mistério, fiquei até os últimos capítulos crente que sabia quem estava por trás de tudo e me surpreendi muito!!!

Faz bastante tempo que não leio esse estilo literário acho que me animei a ler porque esse é o tema do mês no Clube do Livro mais realmente foi uma leitura muito boa!!!

Não costumo dar estrelinhas nem notas pra livros aqui no Blog, mais com certeza daria 5 estrelinhas!!!

Alguns trechos do livro que gostei!!!

"Estava eu no meio da minha analise da sala e tentando de pensar na calcinha estupradora, quando, de repente, desce das escadas uma mulher fabulosamente linda. Artificial, é verdade. Mas, deslumbrante! Parecia ter saído direto da revista Caras". pág 87

"O pior é que eu tinha ficado calada, sem reação. Senti-me pequena, impotente. O cocô do cavalo do bandido. Na verdade, eu me sentia a prima da mosca que sobrevoa o cocô do cavalo do bandido". pág 95

"Fiquei tão triste por minha mãe não ter brigado comigo nem tentado me estapear ou alguma coisa parecida com isso que fui embora frustrada aquele dia; Laura teve que me adular e dizer para eu não ficar triste, pois minha mãe ainda gostava de mim". pág 214

Bjokas!!!!

Paola 12/04/2011

Empolgante!!!
Terminei ontem de ler o livro Ser Clara. E simplesmente adorei!!!

Clara é uma louca! Aliás, todas nós mulheres temos um pouco da loucura de Clara. Uma mulher independente, que sai das casas dos pais para ter seu próprio lugar. É professora de português, adora um barzinho com os amigos e principalmente seduzir os homens.

Clara tem uma super amiga, Laura. Uma mulher apaixonada pelo namorado Pedro, mas que se decepciona e aos poucos vai acabando com a vida. Mas, mesmo assim sempre está ao lado da amiga Clara, ouvindo e dando seus conselhos. Que particularmente são ótimos! Além de Laura, Clara tem Chico, um amigo gay (super ótimo) e Glória, seus amigos de trabalho. E no meio da história Clara encontra seus velhos amigos do colégio, Léo e Vitinho.

E vocês me perguntam, não há um romance nesse livro?! Lógico!!! Clara e João Thomas tem um romance cheios de altos e baixos!! João Thomas é médico, de família extremamente rica! Da alta sociedade de Brasília. O oposto da família de Clara, que é de classe média. E Clara ainda tem uma pedrinha no sapato, Natália, a sogra. O comportamento de Natália me fez lembrar aquele filme A Sogra, vocês já assistiram?

Eu me diverti muito com o livro! Dei risadas com as maluquices de Clara, fiquei com raiva com certas atitudes dela e sofri em certos momentos junto com ela. Em certas horas tive pena do João Thomas, em outras raiva e na maioria das vezes o achei o cara mais fofo!!

As mensagens que o livro trás? Várias!! Em cada momento da leitura pude perceber uma mensagem diferente da autora. De como é importante ter amigos leais, sejam qual for a situação, de como a família é algo extremamente importante em nossas vidas e de como é maravilhoso termos alguém do nosso lado para confiarmos e nos proteger. As loucuras de Clara nos fazem pensar em nossos atos também. Ela de uma foram, direta ou indireta, nos mostra o lado positivo e negativo de certas atitudes.

De uma linguagem simples, moderna e super fácil, Ser Clara é um livro empolgante! Te faz querer ler cada página em segundos!! Parabéns a Janaina por escrever um livro tão contagiante!

Lili 16/04/2011

Lí o livro rapidamente, para ser precisa em dois dias. Janaína tem uma narrativa que prende o leitor e eu ficava agoniada querendo saber mais sobre Clara. O livro discorre sobre a vida de Clara, suas dúvidas (que são muitas), sua independência, seus amigos, seus namorados. Achei muito bacana como Janaína nos mostra Clara, uma mulher como todas nós, com dúvidas e inseguranças, mas também segura de si, do que gosta de fazer, do amor por sua família etc. Enfim, quem pode entender uma mulher? Só outra mulher mesmo. Somos um tantinho complicadas né!
E o que achei muito legal foi Janaína ter mostrado um pouco do universo das pessoas com anorexia. E como muitas vezes, aqueles que nos rodeiam e quem amamos, está com problemas e nós não percebemos, ou não queremos enxergar. Como foi o caso da Laura, grande amiga de Clara. Janaína abordou o assunto de uma forma muito legal.
E o amigo gay de Clara, o Chico? Achei muito bacana também. Foi bem estruturado e ela mostrou também um pouquinho do universo homossexual.
Agora, o namorado de Clara, o João Thomas, esse sim cativou meu coração. Que homem! Claro que tinha uns defeitinhos, mas suas qualidades compensavam! Leiam e me contem se não é verdade!
Bem, amei o livro, me divertí muito com as peripécias de Clara, e muitas vezes não concordei com suas decisões, mas fiquei torcendo para que tudo desse certo para ela e para Laura também. E o final do livro é digno de um filme americano! Amei!
A única coisa que me incomodou um pouco foram os palavrões e outros termos vulgares. Isso é pessoal, eu não gosto, mas nada que tire o brilho do livro. Mas eu preferia que não tivesse tais termos.
Recomendo muito a leitura de Ser Clara. Vocês vão adorar!

E se quiserem ler mais resenhas, acessem http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Isabela 05/04/2011

Resenha e sorteio

Aline 23/10/2012

Surpreendente \o/
Quando começei a ler esse livro pensei que ele seguiria apenas o estilo chick lit ("é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de Literatura de Mulherzinha") mas para minha surpresa ele também explorou temas mais sérios e teve ação e suspense no final. Achei uma história totalmente envolvente e surpreendente.
No começo do livro acompanhamos a descrição dos personagens e percebemos que a narrativa será em 3ª pessoa, ou seja vamos acompanhar tudo pela ótica da Clara, 27 anos, solteira e professora de português. E logo percebemos que ela tem uma personalidade forte (ela é bonita e se "acha") e um jeito bem maluquinho de se expressar, ela chama muito palavrão e adora falar de suas intimidades (seus pensamentos são sempre mostrados junto com a narrativa). Posso dizer que o livro tem muitas partes eróticas, mas acredito que foi tudo na medida aceitável.
Clara a principio está preocupada por estar solteira com quase trinta anos e começa a pensar nessa questão quando se vê as voltas nos preparativos do casamento da sua melhor amiga. Mas ela não sabia que nessa festa conheceria um médico muito interessante que poderia mudar sua vida completamente.
Achei muito divertida uma parte que tem no livro onde ela é roubada e fica louca porque só tinha o número do bonitão da festa no celular e ela fica estérica com a situação.
Ao longo da história vamos percebendo o amadurecimento da Clara e nos divertindo com suas burradas, achei ela muito real.
Adorei a autora ambientar a história em Brasilia e falar nomes de lugares que os personagens frequentam, fiquei com vontade de conhecer. Além disso, amei quando ela falou de Recife e outras cidades de Pernambuco \o/
Engraçado perceber que em um momento ela estava só e no outro estava sendo disputada por dois homens diferentes e interessantes, cada um a seu modo, além disso ela se sentia bem com os dois e dividida.
Gostei porque não acompanhamos só a vida de Clara, mas da sua melhor amiga Laura, e de tantas outras pessoas relacionadas na história.
O livro fala de temas como: traição, anorexia, depressão, ciumes, homosexualismo e até que ponto as pessoas são capazes de ir para conquistar o que querem. Mas calma esses temas não são aprofundados mas nos mostram que na vida temos que lidar com várias situações ao mesmo tempo e saber conciliar nossos problemas com os das pessoas que gostamos.
Além disso passei o livro todo pensando que o vilão fosse uma pessoa e depois fui pega meio que de surpresa com o final do livro. Pude perceber que muitas vezes nem nós mesmos sabemos o que é melhor para nossa vida, então precisamos ter paciencia e dar tempo ao tempo que no fim tudo se organizar.
É isso fica a dica de mais uma leitura legal e claro nacional!!!

Murphy'sLibrary 04/07/2011

Acho que posso dizer que não li Ser Clara. Eu devorei Ser Clara! E a culpa disso é a própria Clara. A personagem principal do livro de Janaina Rico é uma daquelas mulheres completas, com todos os seus complexos e complexidades. Clara faz burrada, perde a cabeça, tem medo das reações que as pessoas vão ter a suas atitudes... Ela tem loucuras, emoções, TPMs, irritações. Desconta nos outros, desconta em si mesma. Ponto pra Janaina, que acertou em cheio nos toques femininos de sua personagem, sem se perder no exagero!

Acredito que a identificação que sofri com a Clara foi um dos principais fatores que me fez adorar esse livro. Mas não foi o único. Um dos principais motivos que me fez topar resenhar Ser Clara é que a personagem principal se vê em meio aos preparativos de um casamento. E isso é exatamente a minha vida neste momento! A narrativa que envolve esse cenário é extremamente realista e ri muito com algumas situações que também passei! Ah, Clara, eu também me sinto o terceiro elemento de um casal algumas vezes!

A narrativa, extremamente gostosa de ler, nos conta uma história que, dentro do universo chick-lit, é muito original. O livro, sem perder o tom gostoso, envolve muito mistério ao colocar Clara como alvo de tentativas de assassinato, e o final lembrou um daqueles filmes pipoca que você não consegue desviar a atenção, justamente porque esse mistério dado ao livro foi muito bem construído. A amizade com Laura e a bagagem que isso trouxe para a história foi muito inteligente. E o romance... Ah, o romance! Eu amei! Achei de bom tom, bem colocado, torci muito pelos personagens e fiquei muito feliz com o final—e aqui não vou revelar pra quem torci para não dar spoilers—e o desenvolvimento foi muito legal.

Meu único probleminha com o livro foi que a diagramação me incomodou um pouco—gosto de páginas novas para novos capítulos, é mais forte que eu!—e encontrei alguns errinhos de revisão. Mas nada grave demais ou que realmente atrapalhe a leitura!

Se eu recomendo? Muito! É um daqueles livros que te dá orgulho da literatura nacional!

Cat 12/10/2012

Uma Protagonista pra lá de louca.
Conheci o trabalho da autora Janaína Rico na Bienal do Livro aqui de São Paulo. Ela estava no mesmo estande que a Luciane Rangel - Vocês devem estar se perguntando... O que tem o cu com as calças? Já vou explicar.

Cheguei ao estande para bater um papo com a Luciane, quando meus olhos bateram em um livro que tinha na capa uma mulher sentada no vazo sanitário, segurando um pirulito e usando uma calcinha vermelha da cor da paixão.

Só sei que a primeira coisa que passou pela minha cabela foi "Que porra é essa?!".
Depois do choque inicial, analisei melhor a capa, a sinopse e a curiosidade cresceu.
Como não tinha grana no dia pedi para a autora reservar uma cópia pra mim e que dali a 3 dias iria comprar.
Então 3 dias depois descolei minha cópia. Na dedicatória havia a frase "Espero que goste das "maluquices" da Clara".

E Olha... Adorei as maluquices, embora a protagonista não tenha me cativado por completo. Talvez por causa dos meus valores.
Não sou nenhuma beata de igreja endemoniada, mas não curto muito pessoas que tem um certo narcisismo por seus atributos físicos. Temos que nos amar sem idolatrar nossa bunda, peito, cabelo, bíceps, pernas ou qualquer outra parte. Afinal, um dia vamos ficar velhos e as coisas vão cair.

Como diz no filme "Encontro Marcado": Isso é mais certo do que a morte e os impostos.
Outro detalhe foi a hipocrisia da protagonista. Ela não aceita traição, mas sempre que pode mete o chifre na cabeça do namorado. E se tem uma coisa que eu odeio é homem/mulher traíra.

Bem, agora que eu já dei o meu chilique, vamos a trama.

"Ser Clara" conta a história de uma mulher de 27 anos chamada Clara (Sério? Não diga!), que conhece o seu príncipe durante a festa de casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa, Clara enche a cara e joga seu charme em cima de João Thomas, um médico podre de rico. A coisa fica tão quente, que assim que saem da festa vão para a quitinete onde Clara mora e tem uma noite de sexo selvagem.

Só com esse início eu já a achei doida, não por transar com um estranho, mas por levá-lo a sua casa, sem ao menos saber direito quem ele é. E se o cara fosse o maníaco do parque ou o Chico Picadinho. Doideira!

No dia seguinte a noite quente, João Thomas dá seu número de telefone para Clara e detalhe, o número foi anotado no celular de Clara.
Ela está tão eufórica que decide preparar um almoço especial para eles no mesmo dia. Clara vai toda animada fazer compras. Durante as compras ela reencontra uma velha colega de escola e é convidada a ir a festa do Vitinho - Ex-colega - que deu o maior pé na bunda nela.

Movida pelo desejo de vingança e pela vontade de se exibir como mulher fatal, Clara aceita, mas antes ela vai preparar o almoço.
Enquanto voltava para sua quit, ela atende o celular e ele é roubado.

Não precisa nem dizer que ela tem um colapso. Desesperada, Clara tenta se comunicar com sua melhor amiga, na esperança de conseguir novamente o número, mas sem sucesso.
Depois de vários dias de tentativas frustradas, Clara vai a tal festa do Vitinho e é durante a festa que ela reencontra outro ex-colega, Léo.
Não precisa nem dizer que rola um climão entre eles.

Alguns dias após a festa, Clara finalmente consegue o número do João Thomas. A partir daí os dois começam a namorar.
Tudo parece um conto de fadas. A pobretona fisga o cara rico, que está mais do que disposto a gastar quantias absurdas em dinheiro com sua princesa. Outro detalhe que não curti. Teve alguns momentos que parecia que esse paparico todo do João Thomas era uma tentativa de transformar a Clara numa mulher troféu. Sempre gostosa para ele exibir por aí.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, eis que entra em cena Natália (A sogra). A mulher passa a infernizar a vida de Clara. E é aí que Clara começa a ficar confusa e pula a cerca.

Pra quem acha que o livro fica só no triangulo amoroso, ele ainda tem os temas: Mulher que apanha do marido, anorexia, homossexualidade, tentativas de assassinato e aborto.
Eu me diverti com as loucuras da Clara. Só dava eu no ônibus rindo como uma retardada.

Agora vou fazer algo que nunca faço: falar da capa e de outras resenhas que li para o livro.

Capa:

Eu jamais julgo o livro pela capa e muito menos dou nota. Não entendo de termos técnicos.
Mas não posso ignorar que tem gente torce o nariz para o livro e até diz que não vai deixar a filha ler por causa da capa.
A capa é polêmica? Sim. De acordo com um amigo meu, a capa insinua uma mulher se masturbando.
Ela dá a impressão de ser um livro pesado? Sim.
O conteúdo é realmente pesado? Não.

Olha, tem muitos livros por aí com capas bem discretas, que o conteúdo é 20 vezes mais cabeludo.
E outra, aposto minha mão (Sim, porque eu preciso dela pra escrever), que esse pai zeloso deixa sua filha assistir a novela das 9:00 e ainda acha lindo.
Ou pior, a filha dele deve ler um monte de fics eróticas pela rede e ele nem sonha. Porque quando o filho quer fazer merda sempre encontra um jeito.

Resenhas:

Sempre que vou ler um livro, eu leio algumas resenhas feitas pra ele.
É legal ver os absurdos que os outros escrevem. Acho que vou fazer um post aqui só com as pérolas dos resenhistas.

Enfim, tem um monte de gente reclamando que o livro tem muitos palavrões e cenas de sexo.
Eu curti os palavrões, sei lá, eles dão um ar engraçado as cenas.
E outra até mesmo a pessoa mais santa já soltou um belo "Filho da Puta" na vida.

Quanto as cenas de sexo. Eu achei as cenas leves. Sim, leves. Já li cada coisa cabeluda pela rede.
Pra que eu fique chocada só se a cena for entre um homem e um elefante macho. E detalhe, o elefante é o ativo.
Enfim, o povo está apenas com frescura no rabo.

MárciaDesirée 12/06/2012

Clara é uma mulher descolada e super alto astral. De temperamento forte, mas muito determinada, ela gosta de ter domínio sobre sua vida. Professora do ensino fundamental, mora sozinha em uma quitinete que ela chama carinhosamente de quit e vive pendurada nas contas, pois seu salário nunca é o suficiente para cobrir seus compromissos... http://www.tesouroliterario.com/2012/06/ser-clara-janaina-rico.html

Ray 05/10/2012

Ser Clara, de Janaína Rico
Ser Clara, de Janaína Rico, conta a história de Clara, uma brasiliense de 27 anos meio doidinha por quem nos apaixonamos no primeiro capítulo onde a conhecemos.

O livro começa com o casamento de Laura, melhor amiga desde sempre de Clara, com Pedro, rapaz que Clara detesta com todas as forças. Neste casamento, Clara é a madrinha e irá se dirigir ao altar ao lado de João Thomas, o padrinho escolhido por Pedro e seu melhor amigo.
Clara e João Thomas logo começam a interagir e é claro rola aquele clima. João Thomas é descrito como O príncipe encantado: alto, bonito, moreno, charmoso, sabe dançar e ainda prepara o café da manhã!!! E no decorrer do livro ele consegue melhorar: rico, romântico, médico (não sei se isso é uma qualidade ou não, mas enfim...até a Clara vê uma pontinha de defeito nesse fato às vezes).

Mas como toda boa comédia romântica surge um segundo cara, que é o oposto de João Thomas, mas nem por isso menos incrível, o Léo. Léo é aquele cara norma (nem bonito nem feio), de classe média mas que sempre faz a Clara rir.

E é nesse contexto que a história se desenvolve, acompanhamos Clara tentando se decidir com qual dos rapazes ela deve ficar, tendo como cenário a maravilhosa cidade de Brasília. Mas o livro não é só uma comédia romântica, em certo ponto temos suspense, drama e várias reviravoltas. Isso me surpreendeu, confesso que esperava apenas acompanhar Clara e suas maluquices tentando se ajeitar na vida de adulta, mas isso não diminuiu meu amor pelo livro, afinal, como uma brasiliense de 20 e poucos anos e às vezes tão doidinha quanto Clara, eu me vi nesse livro: eu também teria um troço ao pensar em pagar uma conta no Bargaço, rezo pra não chover quando me arrumo toda em fevereiro (tem que pedir pra tudo quanto é Santo, afinal isso é quase um milagre), ando pelo Pátio Brasil e Park shopping, caminho muito lentamente no Parque da Cidade mas faço questão da minha água de coco (afinal me exercitei!), adoro a comida do retiro do Pescador (ou adorava, já que infelizmente o restaurante fechou), e em minhas conversas sempre surgem expressões como “menino do buchão”, “abestada”, “burralda” (não que tenhamos inventado estes termos, mas os usamos).

O livro é muito bem escrito e revisado, adoro o fato dos nomes serem bem brasileiro (Clara, Laura, João Thomas, Juliana, Pedro, Léo, Chico, Glória, Vitinho, Raquel) ao invés da invasão de nomes estrangeiros que vi em outros livros nacionais que li. A capa é belíssima, a diagramação é perfeita. Com certeza vale a pena prestigiar essa excelente escritora brasileira e “marqueteira”, afinal foi praticamente Janaína Rico em pessoa que me vendeu o exemplar (bendito seja o skoob).

estantedasuh 04/08/2012

Ser Clara
Clara é uma jovem de 27 anos que está ajudando sua melhor amiga nos preparativos do seu casamento. No dia do casamento Clara conhece João Thomas que é um conceituado cirurgião plástico e rico. Clara também se vê num triangulo amoroso com João Thomas e Léo que é um colega da adolescência.
A leitura é descontraída e divertida. Peguei-me em vários momentos rindo com o jeito de
Clara. Que é uma mulher que não tem papas na língua. O livro conta com outros personagens
bem divertidos.
As lições que tirei do livro foi que não devemos olhar só pra conta bancaria do outro e sim
para como a pessoa é de verdade e nem deixar de ser quem somos pra agradar alguém. E que
às vezes confiamos em pessoas, mas não sabemos como verdadeiramente elas são; Não tem
aquele ditado que diz: - Quem vê cara não vê coração. É literalmente uma das situações que
ela passa no livro.
Ah! E o que dizer sobre o final do livro, vou resumir em uma palavra: SURPREENDENTE. Você Pensa em vários finais, mas com toda certeza jamais imaginaria um final como o que a autora fez é emocionante.
E aqui vão minhas congratulações a Janaina Rico, que é uma excelente autora. Adorei cada
palavra que foi escrita no livro.
Espero que tenham gostado da resenha e leiam o livro porque é fantástico.

Leo Antan 13/09/2012

Um chick-lit dos bons

A melhor maneira de classificar esta obra da Janaina Rico é assim: simples e direto, sem máscaras ou grandes maquiagens. É livro puro e simples que retratada bem o dia a dia da mulher moderna, cumprindo assim o seu papel de chick-lit. Uma história real e verdadeira, com aquela pitada de fantasia, que dá um gostinho mega especial.

ÓBVIO

"Ser Clara" parece ser um livro meio óbvio, daqueles livros que a gente lê só por diversão, para passar o tempo, e no fundo é isso mesmo. Mesmo assim, isso não desfavorece nada, a história de forma geral conseguiu me surpreender. O enredo não é inovador, mas é bom. Bem-criado, e isso faz a diferença. Melhor ler uma história clichê bem-montada do que uma trama totalmente confusa e louca.

FAZ A DIFERENÇA

A protogonista com certeza é o grande ponto alto do livro, Clara é uma mulher tão real, tão verdade. Um tipo que eu com certeza já vi por aí. Com tiradas sempre espirituosas e pra lá de engraçadas, Clara conquista o leitor pelo sorriso. Podíamos ter uma ótima história, com uma péssima mocinha. Mas no caso de "Ser Clara" temos uma história bobinha com uma mocinha que a faz toda a diferença.

JÁ ELE

Se a mocinha é O ponto alto do livro, já não podemos dizer o mesmo de João Thomas, seu par romântico. A imagem que a autora me passou é desgastada e superusada. O tipo tão normal, que até cansa... quem sabe ela podia ter ousado mais com este personagem, tirado ele do óbvio. Levado-o a uma patamar mais interessante... Apesar de torcer pela felicidade da Clara, acho que nossa mocinha alguém mais à sua altura.

Continue lendo a resenha no: http://apauliceia-desvairada.blogspot.com.br/2012/09/opinioesepitacos-ser-clara-um-chick-lit.html

Leninha Sempre Romântica 22/10/2012

Tentar passar todas as impressões que tive ao ler Ser Clara é uma missão quase impossível, porém vou tentar resumir em apenas uma: Me diverti muito!
Clara não pode ser vista apenas como uma professorinha comum, ela é muito mais... Vive sempre rodeada por amigos, curtindo a vida intensamente, ela é o tipo de mulher que se garante.
Sempre na direção de seu Ford Ka e na segurança da sua kitnet, bem vestida e maquiada, valorizando o que ela tem de melhor: sua alegria contagiante e seu bumbum enorme. Risos.
Clara é boca suja, atrevida, amigona, conselheira, boa filha, chegadinha numa "birita" e sempre disposta a um bom encontro, e se rolar uma noitada, ela está dentro com certeza.

A história já começa com uma festa, o casamento de Laura, sua melhor amiga. Casamento esse, que ela ajudou a organizar. Durante a festa Clara conhece João Thomas, o padrinho do noivo, rico e super gato, diga-se de passagem. Já na primeira noite regada à champanhe e boa música, ela acaba na cama com ele. Assim começa o desenrolar, ou o enrolar da história.

Também fazem parte da trama personagens secundários super animados, como Chico, o amigo gay que trabalha como professor e que morre de medo de ser demitido por que esconde sua opção sexual. E como não citar o Léo, amigo da época da escola, um cara legal que aparece para bagunçar a cabeça e a vida da personagem. Nada melhor que um triângulo amoroso para agitar um bom livro.

Clara pode ser vista por muitos como volúvel, desprovida de senso, e até mesmo meio piriguete, mas conhecê-la, para mim, foi um grato prazer. Amei suas tiradas de humor, sua total falta de noção diante dos fatos. Muitas vezes quis dar uns sopapos nela “eita mulher indecisa”, mas me contive e logo Clara me surpreendia com uma nova performance.

Devo confessar que durante toda a leitura imaginei a personagem como a Janaina Rico, e acredito que Clara tem muito da Jana, pelo menos do pouco que conheço. Alegre, falante, de bem consigo mesma essa é a Janaina, ou seja, Clara. Quem disse que imaginação segue normas específicas? Risos.

Então Janaina, opa, Clara consegue conquistar o leitor com seu jeitinho único, despojado, vaidoso, beirando o fútil. Mas ela também teve momentos difíceis durante a história, foi estranho vê-la deprimida, chateada, confusa, não parecia ser a Clara. Está vendo como a leitura pega a gente? A vontade era dar uma sacudida nas páginas para que ela acordasse, levantasse a poeira e desse a volta por cima.

Uma história leve, engraçada, bem escrita, onde uma personagem comum se destaca em seu universo e dá lições de amizade, de família, dicas de sedução (valeu Janaina, algumas vou usar), mas acima de tudo tira a gente do comodismo dos temas pungentes e densos.
Amei o livro que além de ser um Chick-Lit super divertido, ainda nos brinda com mistério, cenas de espionagem e tentativas de assassinato... Quer mais?

Recomendo a leitura, ótima para quem quer dar uma variada e sair da mesmice, já que Ser Clara de monótono e cansativo não tem nada.

PS: Sobre a capa... Condiz perfeitamente com a história, uma ótima escolha, amei!

1 | 2 | 3 | 4