O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Lucas.Menezes 05/02/2021

Um bom livro
Um bom livro que explora bem seu gênero de terror. Recomendo pra quem gosta desse estilo

Teté 15/10/2020

É uma boa leitura, alguns contos são muito intrigantes e arrepiantes, me prenderam bastante a atenção.

MurderBookReader 10/02/2021

Bla.
Sério eu esperava muito mais do pai dos monstros de terror. Achei tão sem graça as histórias... Fiquei triste.

Myka 10/02/2021

Pelo que sempre ouvi, esperava algo diferente.
Talvez mais terror... Não sei. Mas serve como um bom passatempo.

Aline ig @escape.abacharel 30/10/2020

Nessa linda edição da Principis, temos oito contos do Lovecraft: O Chamado de Cthulhu, Dagon, A Música de Erich Zann, O Horror de Dunwich, A sombra fora do tempo, Os ratos nas paredes, Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço.

Desses eu só havia lido “A cor que caiu do espaço” e, aliás, tem a resenha desse conto aqui no Instagram! -> https://www.instagram.com/escape.abacharel/

A cor que caiu do espaço é um conto que foi adaptado para os cinemas no ano passado e também já coloquei no Insta a diferença do conto do Lovecraft para o filme! É um bom filme de ficção científica e que recomendo muito!

Como não dá pra eu colocar uma resenha de cada conto aqui, vou falar rapidamente sobre eles. O Chamado de Cthulhu é o conto mais famoso do Lovecraft e um dos que mais gostei, juntamente com Os gatos de Ulthar. Há outros contos maravilhosos e alguns são bem mais longos que os outros, por exemplo O Horror de Dunwich e A sombra fora do tempo, que são bem mais longos que Dagon e Os gatos de Ulthar.

E falando em O Horror de Dunwich, este também vai ser adaptado para os cinemas pela mesma produtora e diretor de A cor que caiu do espaço, que saiu no ano passado.

E por último, mas não menos importante, uma questão bastante polêmica sobre as obras de Lovecraft: o racismo contido em seus livros. Podemos ler essas obras, entretanto, devemos ler com um olhar muito crítico, sabendo separar cada uma dessas coisas, não só o racismo, mas também a xenofobia, que também é encontrada nos seus livros.

Bibliotecário 23/02/2021

H.P. Lovecraft
Contos memoráveis! Atmosferas ricas e enredos bem tecidos! Howard Philip Lovecraft tem um estilo de terror único. Já na leitura dos primeiros contos do livro, percebe-se sua forma de escrever característica, retratando entidades cósmicas e forças não compreendidas no plano terreno.

Nizzyy 26/02/2021

Meu primeiro contato com Lovecraft
A escrita do Lovecraft por vezes é muito cansativa mas muito boa. Meu conto favorito foi a cor que caiu do espaço pela sua singularidade e horror. O chamado de Cthulhu, um dos mais famosos do autor, foi o que mais desgostei. Não vi medo neste conto, não vi nada demais. Não consegui imaginar o monstro e foi até chato a narrativa. Os outros contos foram relativamente legais, mas bem cansativos e demorados pra se ler. Ao final, eu já estava farta de horror cósmico. Mas em geral, gostei bastante, é uma perspectiva diferente de terror com qual eu estava acostumada, sempre com um toque de mistério no final.

Sislucca 27/02/2021

Limite do imaginário
H. P. Lovecraft explora o imaginário fantástico da literatura em sua mais perfeita profundidade e complexidade. Abordando com primazia enredos que extrapolam o limite da imaginação, seus contos fazem com que o leitor viaje por mundos e realidades que encantam e, ao mesmo tempo, te deixam horrorizados.

Jaime Filho 03/03/2021

Me perdi e me encontrei no universo lovecraftiano
Este livro foi minha porta de entrada no universo de H.P. Lovecraft. Um mundo que só conhecia por referências em outras mídias e da qual não pretendo mais sair. Me encantei com a criatividade do autor. O terror que ele evoca vai além dos horrores clássicos da literatura. Seus monstros são inspirados na própria pequenez humana perante o cosmos. Lovecraft nos faz perceber o quanto nossa existência enquanto espécie é curta diante do tempo geológico e astronômico e nos faz indagar acerca dos mistérios ainda insondáveis. Ele explora nossa ignorância, nossa "irrelevância" em relação à imensidão das galáxias para criar seres que simples menções indiretas já fazem gelar a espinha. Foi um prazer adentrar este mundo.

Danilo sm 09/03/2021

O Horror na Existência e no Inimaginável
[A humanidade é apenas uma pequena e insignificante fase do planeta. No passado e no longínquo cosmo habitam seres antigos e superiores, incompreensíveis para a concepção humana, os quais ainda estão lá, esperando em suas tumbas há incontáveis éons para trazer o inconcebível ao mundo.]

Eis o chamado horror cósmico, escrito por Lovecraft. Logo ele, cujo estilo possui dois fatores que tenho mais dificuldade - contos; narração em primeira pessoa. Mas me deparei com contos semelhantes a "lendas urbanas" que, por mais distante da realidade, tenta se manter firme no verossímil. E o uso de palavras rebuscadas e longas descrições deixam as passagens poéticas, sublimes, e ao mesmo tempo, grotescas. Nesses contos há "de tudo": desde seitas, músicas e catacumbas até livros obscuros e encontros inexplicáveis.

Porém, o autor deixou transparecer (até demais) o seu pensamento e o da época: a mensagem de xenofobia a racismo. Com uma infeliz escolha de palavras para descrever aqueles que diferem do "americano" da época. Complicado não se incomodar com tais passagens.

No mais, é interessante observar o tipo de medo que ele usa nos contos. Uma vez ou outra dá um "uou" durante a leitura. Mas o horror cósmico, pelo menos nos contos dessa edição, é tão difícil de explicar como as próprias situações bizarras das estórias - digo isso de forma positiva porque para um ser humano saber que ele é tão insignificante no universo e há tantas inteligências superiores e antigas que ultrapassam a sua mente limitada é um medo tão existencial que é compreensível haver personagens que se depararam com esses absurdos inomináveis fiquem loucos. É um abalo psicológico bem forte. Embora possua passagens extensas e cansativas, outras bem chatas para dizer a verdade, é possível tirar um proveito disso.

Dica: leia os contos com bem calma, com bastante tempo para se habituar.
Meus contos preferidos foram:
1- O chamado de Cthulhu
2- A cor que caiu do espaço
3- Os gatos de Ulthar
Os outros foram bons/ok.
Senti algumas dificuldades em "Horror em Dunwich" e em "Os ratos nas paredes" mas isso é subjetivo meu.

Tauan4 09/03/2021

Arrastado...
Para mim foi uma leitura lenta.

Fora O Chamado de Cthulhu, as outras histórias não me empolgaram, mas têm seus méritos, como a criação de um universo único.

Carlos Henrique 13/03/2021

Ciclópico
A leitura de Lovecraft é obrigatória para fãs do gênero, mas não crie muita expectativa. Em muitos momentos o autor parece querer que as coisas sejam assustadoras à força, insistindo que tal coisa seja terrivel de uma forma que me pareceu até meio boba. Existem bons momentos e do meu ponto de vista os conceitos trazidos são mais interessantes do que as historia em si. E claro que cabem várias ressalvas nessas críticas pois o autor é precursor de um gênero então fica dificil exigir muita sofisticação...

Marcelo 24/10/2020

Uma surpresa!!!
Primeiro contato com a escrita de Lovecraft, uma experiência única!!! Confesso que fiquei intimidado com o que li sobre o autor, no sentido de que sua escrita fosse inacessível para mim. Talvez por isso adiei por tanto tempo este encontro. Felizmente estava enganado, consegui me conectar com suas histórias, me importar com seus personagens e lamentar seus destinos. Fiquei surpreso, pois achei que O Chamado de Cthulhu seria o conto de que mais eu gostaria, mas na verdade acabei me apaixonando por A Cor Que Caiu Do Espaço. Achei muito impactante e aterrorizante. Não vou entrar no mérito da vida pessoal do autor, que ao que me parece, baseado no que li, era extremamente racista e com um péssimo caráter, me limitarei a opinar sobre ele como escritor, e nesse quesito ele é um dos melhores. Buscarei agora ler mais de suas obras na certeza de que terei ótimas leituras pela frente.

Bárbara Krüger Guimarães 22/03/2021

De um clássico do terror, eu esperava mais.
É bastante divertido e misterioso, traz contos muito interessantes e cheios de questionamentos regados a mistérios sem soluções e histórias macabras, porém, nada tão assustador quanto esperava. Alguns dos contos são bem leves e fluidos, outros mais massantes, mas no geral é uma leitura que vale super a pena.
Em apenas dois contos me vi verdadeiramente apreensiva, tensa com o que aconteceria a seguir, os demais são interessantes, mas nada muito apreensivo.