O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Neto.Coqueiro 03/01/2021

O livro traz alguns contos do Lovecraft, entre ele os que mais gostei foram: O Chamado de Cthulhu, A música de Eric Zann, O Horror de Dunwich e A Cor que caiu do espaço.

Os contos são narrados em forma de relatos, principalmente de personagens mais esclarecidos com alguma formação acadêmica ? creio que para mostrar que há coisas que nem a nossa ciência consegue explicar -, e nos mostram histórias envoltas no desconhecido cósmico, que fariam qualquer pessoa surtar. Vale destacar que esses contos se passam em épocas contemporâneas ao autor ? o começo do século XX.

Wagner 04/01/2021

Fundamentos do Terror Cósmico
Referências a obra de Lovecraft estão espalhadas pelo cenário pop, seja literário ou audiovisual. Eu ainda não tinha lido nada original de sua obra e este compilado de contos foi minha introdução. Mistérios, ficção científica e paranormalidade misturados como uma seleção de temperos para um prato especial. Gostei muito do estilo e fica claro o porquê tantos buscam referências em Lovecraft. Os contos são pinceladas em realidades inimagináveis que sempre deixam um gosto de quero mais.

Aline ig @escape.abacharel 30/10/2020

Nessa linda edição da Principis, temos oito contos do Lovecraft: O Chamado de Cthulhu, Dagon, A Música de Erich Zann, O Horror de Dunwich, A sombra fora do tempo, Os ratos nas paredes, Os gatos de Ulthar e A cor que caiu do espaço.

Desses eu só havia lido “A cor que caiu do espaço” e, aliás, tem a resenha desse conto aqui no Instagram! -> https://www.instagram.com/escape.abacharel/

A cor que caiu do espaço é um conto que foi adaptado para os cinemas no ano passado e também já coloquei no Insta a diferença do conto do Lovecraft para o filme! É um bom filme de ficção científica e que recomendo muito!

Como não dá pra eu colocar uma resenha de cada conto aqui, vou falar rapidamente sobre eles. O Chamado de Cthulhu é o conto mais famoso do Lovecraft e um dos que mais gostei, juntamente com Os gatos de Ulthar. Há outros contos maravilhosos e alguns são bem mais longos que os outros, por exemplo O Horror de Dunwich e A sombra fora do tempo, que são bem mais longos que Dagon e Os gatos de Ulthar.

E falando em O Horror de Dunwich, este também vai ser adaptado para os cinemas pela mesma produtora e diretor de A cor que caiu do espaço, que saiu no ano passado.

E por último, mas não menos importante, uma questão bastante polêmica sobre as obras de Lovecraft: o racismo contido em seus livros. Podemos ler essas obras, entretanto, devemos ler com um olhar muito crítico, sabendo separar cada uma dessas coisas, não só o racismo, mas também a xenofobia, que também é encontrada nos seus livros.

Newton_Lopez 06/01/2021

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."

Pedro Morete 06/01/2021

Não funcionou para mim
Lovecraft usa do artifício de contar a história através de relatos do passado e isso tornou a leitura muito cansativa ao longo dos contos.
Uns dois contos do livro eu realmente gostei, mas a grande maioria tive de ir empurrando com a barriga.
Enfim, acho que muitos poderão se encantar com a escrita do autor, mas dificilmente darei uma segunda chance para ela!

Ritcharla 09/01/2021

Esperava mais...
Toda a pessoa que tem contato com assuntos nerds já ouviu falar do Cthulhu, seja em algum desenho/paródia ou similar.
Quando comecei o livro, criei muita expectativa pelo conto do Cthulhu e quando começou a ficar interessante, o conto acabou. Fiquei bem decepcionada!
Em seguida, veio outros contos - alguns interessantes, outros nem tanto - que tinham um desenrolar muito extenso, com todas as explicações já no final do conto.
Caso você leia, é importante manter-se um pouco ?neutro? quanto ao contexto de época do autor, pois o Lovecraft usa termos racistas que podem causar incômodo.
Caso você tenha interesse em ler, alinhe bem as expectativas..

Nikki 22/12/2020

Decepção
Os primeiros contos até conseguiram me empolgar, mas depois parecia sempre a mesma fórmula. Não importa o quão grandioso ("titânico", "ciclópico", etc.) o horror fosse, a narrativa acabava por me cansar e eu ficava sem me importar com o que viria. Momentos em que eu me achava envolvida com a história, apreensiva, com medo, eram raros.

Em resumo, era um autor que eu queria mto conhecer e, com essa coletânea de contos, dá pra entender a importância da sua obra pra literatura de terror e ficção científica, mas dispenso voltar a ler qq coisa de Lovecraft.

P.s.: as passagens racistas tb não ajudaram nada.

Marcelo 24/10/2020

Uma surpresa!!!
Primeiro contato com a escrita de Lovecraft, uma experiência única!!! Confesso que fiquei intimidado com o que li sobre o autor, no sentido de que sua escrita fosse inacessível para mim. Talvez por isso adiei por tanto tempo este encontro. Felizmente estava enganado, consegui me conectar com suas histórias, me importar com seus personagens e lamentar seus destinos. Fiquei surpreso, pois achei que O Chamado de Cthulhu seria o conto de que mais eu gostaria, mas na verdade acabei me apaixonando por A Cor Que Caiu Do Espaço. Achei muito impactante e aterrorizante. Não vou entrar no mérito da vida pessoal do autor, que ao que me parece, baseado no que li, era extremamente racista e com um péssimo caráter, me limitarei a opinar sobre ele como escritor, e nesse quesito ele é um dos melhores. Buscarei agora ler mais de suas obras na certeza de que terei ótimas leituras pela frente.

Gabriela 21/10/2020

Como não tenho objetivo de fazer resenha e sim comentários... vamos lá: Pra quê tantas palavras para dizer coisas simples???

Tem contos muito bons, mas outros que foi quase uma tortura de tão chatos e enfadonhos como em A Sombra Fora do Tempo, tirando um parágrafo ou outro, quase morro de tédio.

Sobre racismo, já tinha ouvido do quão racista H. P. Lovecraft foi, mas não imaginava que era nesse nível. Até o nome do gato... ATÉ O NOME DO GATO!!!

No mais...
Melhores contos:
O chamado de Cthulhu
A música de Eric Zann
O horror de Dunwich
O cor que caiu do espaço

Contos mais chatos:
A sombra fora do tempo
Os ratos nas paredes

Teté 15/10/2020

É uma boa leitura, alguns contos são muito intrigantes e arrepiantes, me prenderam bastante a atenção.

Rodrigo 06/02/2021

Resenha de Rodrigo
Nunca gostei de terror, mas fui pelo autor e pelo hype do nerdcast podcast, bom pra quem curte

Yagaum 07/06/2024

Foi a pior experiência literária que já tive. Contos rasos e sem graça, mal desenvolvidos, sem conclusão, sem credibilidade, péssimo. Sabe quando um idoso fanático começa a contar uma teoria da conspiração terraplanista/globalista? Essa foi a impressão que tive.

O maior terror que teve nessas histórias foram as falas racistas. Gratuitamente ele tratava pessoas "de cor" ou "de pele escura" ? como ele chamava ? como raça inferior, com estereótipos de religiões demoníacas, "a parte respeitada da África" (menosprezando a região Subsaariana), o gato preto chamado "Nigger-man", isso parece fanfic que um adolescente n@zi$ta escreveria.

Houveram no máximo duas histórias que pareciam interessantes, eu até gostaria de copiá-las para escrever algo melhor, porém o autor conseguiu preencher o livro inteiro de enredos pebas.

Não recomendo a leitura, não tenho mais interesse em H.P Lovecraft, preferia ter amassado e engolido meus 20 reais do que ter comprado isso.

Diogo.Silva 20/09/2020

Merece a leitura por ser um classico
De fato gera muita expectativa devido a fama e acaba sendo até cansativo, mas se justifica pela época que foi escrito e vale apena por ser um clássico, escuta a resenha no link abaixo do grupo de leitura que participo.

site: https://open.spotify.com/episode/3Y1KpFveN6litFpIf43rDW?si=E5adrg5QTSCMDsYRFdkkBA

Bibliotecário 23/02/2021

H.P. Lovecraft
Contos memoráveis! Atmosferas ricas e enredos bem tecidos! Howard Philip Lovecraft tem um estilo de terror único. Já na leitura dos primeiros contos do livro, percebe-se sua forma de escrever característica, retratando entidades cósmicas e forças não compreendidas no plano terreno.