O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Daniel Teles 26/11/2021

Interessante
Gostei do livro. Recomendo para conhecer mas não é uma leitura que impacta, pois o terror está na ambientação macabra e nas sensações que o livro passa. Ele necessita mais o uso da imaginação. Se fosse um filme, seria daqueles que não tem jumpscares pra todo o lado.É como se fosse o horror mais internalizado. O chamado de Cthulhu é o conto mais popular, mas eu particularmente, gostei mais do Dunwitch.

pam.ggs 02/12/2021

Uau
Estava curiosa pra saber se Lovecraft realmente era um mestre do terror, e concordei com o que dizem.

Não sou muito acostumada a mer contos, mas me surpreendi com a riqueza do universo criado nas pequenas histórias. Claro que algumas histórias aparentam passar no mesmo universo, ainda é incrível como o autor consegue trazer tudo o que é necessário em poucas palavras.

Alguns contos foram maiores que outros, e uns foram mais do meu gosto que outros. Alguns se mostraram muito monótomos e cansativos de ler, talvez pela descrição detalhada do ambiente, enquanto outros eu devorei e surpreendentemente fiquei com medo de verdade.

Bons contos!

Sayu 13/12/2021

alguns contos são muito melhores do que outros, que prendem mais a atenção. Eu tava muito animada pra finalmente ler horror cósmico mas depois da milésima descrição vaga de "horrores indescritíveis, inimagináveis e além da compreensão humana" acabou perdendo a graça. Talvez seja melhor não ler todos em seguida.

Alda.LuAza 20/12/2021

Do mestre do terror
Comecei esta leitura ansiosa para conhecer a escrita do Lovecraft e receosa por ter, após iniciado, conhecido a índole do autor.
Não minto que voei no início e esqueci a parte do "e outros contos", li dois contos achando que era só um *ALERTA DE BURRA*. Depois que me atentei a esse detalhe a leitura deu mais certo k.
Algumas histórias eram melhores que a outra, óbvio, mas no total foi interessante ter lido.
Creio que antes de ler deveríamos nos atentar a vida autor e ai decidir se compensa ler ou não. Li mas não sei se tivesse mais conhecimento antes de começar o teria feito.

carolina.soares 22/12/2021

Não curti nenhum pouco esse livro. Muita enrolação nos detalhes e enredo muito fraco. Não percam o tempo de vocês.

Lizandra.Coutinho 29/12/2021

Bagagem literária importante.
Lovecraft não é denominado como um dos mestres do terror à toa. Com uma idéia de um extraordinário horror cósmico que vai além da compreensão humana, diversas vezes usa adjetivos como "indescritível". Pois é exatamente o que é.
Entretanto, tamanho absurdo são os monstros criados por ele, que muitas vezes me sinto desnorteada e perdida em meio aos contos, de modo que não consigo mais visualizar o que estou lendo, e ao meu ver, isto acaba atrapalhando um pouco a experiência. Fora isso, leitura imprescindível para amantes do gênero.

Juh 01/01/2022

Obra espetacular pra quem curte o gênero terror. Ele consegue me lembrar muito Poe e como jah amo Poe não tive como n amar a narrativa de Lovecraft. ?? A escrita é bem rebuscada e rica em detalhes. Adoro a pitadinha de sarcásmo que ele dá aos personagens.

Jaqueline 08/01/2022

Contos interessantes de terror cósmico que nos prende e instiga a continuar lendo para saber seu desfecho. Confesso que espera muito mais, mas ainda gostei, me instigando a procurar mais obras sobre o tema.

gabriel1994 09/01/2022

eita atrás de eita
no geral é um livro razoável. não é ruim, nem incrível. a escrita de Lovecraft é boa, porém bastante descritiva... o que pode desanimar alguém que não está acostumado com esse tipo de escrita.

os contos são legais, porém não tem aqueles acontecimentos incríveis que esperamos... na vdd eles até tem, mas acontecem muito no final.

meus contos favoritos foram "A música de Erich Zann" e "Os gatos de Ulthar".

porém.... temos um ponto muito desanimador: o racismo do autor deixa a leitura extremamente desconfortável.

Thai 14/01/2022

Lovecraft
Já conhecia o Cthulu e esses contos deram um gostinho a mais. A escrita é um pouco pesada, apesar da história ser simples. Percebi mais drama do que terror e senti falta de conclusões (talvez o terror esteja no oculto).
No geral eu gostei, mas não é um livro para qualquer tipo de leitor.

Marcia 24/01/2022

Um livro recheado de surreal, com ideias geniais, mas a escrita não me agradou, com excessivas descrições desnecessárias ao enredo e um foco narrativo seguro, o qual não me fez sentir o terror das histórias.

macloie 28/01/2022

O terror cósmico
Terminei o livro e entendi o porquê o nome do Lovecraft tem tanto peso na literatura. É incrível a capacidade do escritor de criar universos e coisas inomináveis, é impossível descrever os sentimentos que vivenciei após cada página lida.
O meu conto favorito dessa edição foi "A sombra fora do tempo", toda a temática foi incrível por atravessar os limites da compreensão humana, colocar o ser humano como apenas uma parte pequenina de toda a formação do universo. É possível perceber na escrita do Lovecraft o quanto somos apenas um suspiro dentre todas as épocas que se passaram no universo.
Além disso, a questão a racial é bem presente em todos os contos e é perceptível o quanto a escrita está ligada ao autor e a época ao qual ele vive.

Jessica 28/01/2022

Ufa
Sabe quando o livro de suspense te faz prender a respiração sem você perceber? Pois é, tinha momentos que eu estava tão submersa na leitura, que nem percebia que estava prendendo a respiração.
Alguns contos podem parecer longos, porque o autor é bem apegado aos detalhes, descrevendo-os massivamente em alguns momentos.
Fora isso, os contos são incríveis e surpreendentes, queria saber como ele conseguia pensar desse jeito?

Vinícius 31/01/2022

Coletânea de Contos Quase Favoritada
Primeiramente preciso dizer que esta é a minha primeira experiência com H.P. Lovecraft. Entretanto já havia sido introduzido as características do seu universo por ser entusiasta de livros de terror.

A coletânea contém alguns de seus contos nas mais variadas fases da carreira de Lovecraft. Sendo assim, é de se esperar ligeiras diferenças de escrita e forma narrativa do autor. Em geral a coletânea é boa, tiram um ou outro conto que destoa por não terem me agradado.
Neste conjunto, o leito lê inicialmente "O Chamado de Cthulhu" e confosse que o conto pra mim ia se encaminhando pra 1 estrela até que li a ULTIMA FRASE. O gelo na espinha veio e entendi toda a estrutura narrativa e apelo do conto ali.

A partir desse conto introdutório, o leitor já sabe o que esperar do método narrativo do autor, assim fica mais aberto para a imaginação e interpretação das analogias que ele usa.

Seguem as opiniões sobre cada conto:

[1926] O chamado de Cthulhu - 5/5
[1917] Dagon - 3/5