Se Houver Amanhã

Se Houver Amanhã Sidney Sheldon

Resenhas - Se Houver Amanhã

Leitor Cabuloso 23/03/2013

Conforme prometido, li o outro livro do Sidney Sheldon e posso dizer que gostei mais desse do que do anterior =D

Conhecemos Tracy Whitney, uma mulher grávida de poucos meses de um homem rico e poderoso do qual está noiva. Ela possui um bom emprego que promete uma ótima promoção após o casamento. Como podemos ver, é uma mulher muito feliz com um grande futuro pela frente. Até que ela recebe uma ligação dizendo que sua mãe está morta. A mãe de Tracy cometeu suicídio, o que de início ela duvida, já que a mãe era uma mulher forte e feliz. Porém ao ficar sabendo de toda a situação: que sua mãe perdera todo o dinheiro ao fazer negócios com um homem poderoso, envolvido com a máfia, Tracy passa da tristeza para o ódio. Ela quer que esse homem, Joe Romano, pague pelo que fez com a sua mãe.
if-tomorrow-comes-sidney-sheldon

E agora o motivo que me fez odiar Tracy no ínicio desse livro: Ela decide ir a casa de Romano com uma arma – ela nunca havia pegado em uma até essa ocasião – para fazê-lo confessar e assim entregá-lo para a polícia. Brilhante idéia, não é? Claro que vai dar certo. Só que infelizmente o plano infalível de Tracy para derrotar o braço direito do homem que comanda a cidade, não funciona como ela gostaria. Ele tenta estuprá-la, ela atira nele e foge, mas não por muito tempo. Tracy é presa e condenada a 15 anos por tentativa de assassinato. O que, vamos combinar, foi merecido depois de tanta burrice.

O cenário então muda para uma penitenciária feminina e vemos os horrores que aguardam Tracy: o local sujo, a comida péssima, as homossexuais que ficam de olho nela desde que entra. Ela sofre muito no início, mas depois se torna forte com o pensamento de que tem de fugir para se vingar de todas as pessoas que a colocaram ali, que a deixaram para morrer naquele lugar.

Aqui Tracy deixa de ser uma menina inocente e fica mais esperta. E acompanhamos ela em seu plano de fuga e vingança.

Nesse ponto pensei que seria um livro a la Conde de Monte Cristo onde Tracy irá se vingar de todos que a colocaram na prisão. Bem, isso acontece, mas o livro não acaba aí! O rumo aqui muda totalmente e vemos Tracy em uma nova vida, totalmente diferente do que era. Muitas vezes, nessa segunda parte do livro, era difícil imaginar que as cenas na prisão faziam parte da mesma história. Eu sinceramente gostei mais da segunda parte, já que Tracy é mais solta e esperta. Porém a primeira parte foi bem difícil de passar e certa hora tive de me segurar para não abandonar o livro. Sidney Sheldon pelo jeito gosta muito de ter mulheres como protagonistas de suas histórias, mas infelizmente ele pensa que todas são idiotas.

Por esse motivo o livro leva quatro selos cabulosos. Eu não pretendo ler mais nada de Sidney Sheldon. Tive minha curiosidade sanada e dois livros são o suficiente. Saliento que não é um autor ruim. Acredito que para quem está iniciando no mundo da leitura, ele seja perfeito pela rapidez e pela simplicidade.

Déborah 22/03/2013

Sou uma fã incondicional de Sidney Sheldon, todos os seus livros são fantásticos, mas sem dúvida "Se Houver Amanhã" é um dos melhores dele!
A história de Tracy Whitney é capaz de nos comover, nos fazer refletir sobre os conceitos de justiça e nos mostrar a capacidade de superação do ser humano.
Esse foi um livro que me prendeu do começo ao fim, já nas primeiras páginas a história nos envolve de uma maneira incrível, a parte que conta a vida de Tracy dentro da prisão é de cortar o coração, mas a volta por cima que ela dá e a sucessão de golpes inteligentes que ela aplica nos faz vibrar por cada conquista dela.
Chega a ser curioso o autor conseguir nos fazer torcer tanto por uma heroína que é uma ladra, querendo ou não, uma criminosa. Mas é justamente aí que está o diferencial da história, ela não é uma trambiqueira e muito menos uma pessoa sem caráter, mas sim uma mulher que soube construir um castelo com as pedras que a vida lhe deu.
Sem dúvida, uma grande história! Ótimo enredo, personagens fortes, desfecho surpreendente e trama inesquecível!
Não dá pra não ler!

Poli 13/03/2013

Li este livro duas vezes e leria novamente. Gosto muito da força e coragem da personagem pois passar por tudo que ela passou não é facil. Também me admira muito a capacidade de assumir diferentes identidades e sotaques.
Com certeza um dos melhores livros que li, Vale a pena e recomendo.

CACAU TOSTES 02/03/2013

Nada como um dia após o outro.
E o primeiro livro de Sidney Sheldon que leio já nas primeiras páginas o livro da uma ansiedade de continuar e não parar.
O livro é cheio de suspense, onde cada página virada chega a dar aquela sensação de "E AGORA".
O final do livro dá aquele gostinho de quero mais.
Eu acharia uma ótima idéia se fosse feito uma série, já que o filme ficaria muito resumido, por tantas passagens em que Tracy vivência.
Eu assistiria com muito gosto, assim como gostei muito do livro.

Nota: 10,0

Heloisa 01/03/2013

ótimo
A história me surpreendeu, me prendeu. Muito inteligente, cheio de trapaças. Entrei na pele de Tracy e vivia todas as emoções com ela. Em momentos de muita adrelina eu sentia que eu seria pega a qualquer momento!

O final do livro deixa aberto uma continuação, os próximos passos, que dai fica na criatividade de cada leitor. Deixa um gostinho de quero mais!

Nubia 21/02/2013

Ação e romance
Um livro que trás a mistura perfeita deste dois ingredientes. conta a historia de uma mulher que por engano ,vai parar na cadeia e perde toda a maravilhosa vida que tinha.Disposta a se vingar da pessoa que a mandou pra cadeia e que matou sua mãe,faz de tudo pra se vingar.Neste meio tempo encontra um homem muito interessante ,mais perigoso.Os dois acabam vivendo grandes aventuras e uma grande paixão.Outro fato interessante neste livro é o seu titulo, pois para a personagem , na situação que se encontrava ,não havia amanhã para ela!

Ross 14/02/2013

Começo bom, final fraco
Eu confesso que fiquei muito curioso e interessado pela história no início do livro, com as descrições das situações, sentimentos, etc. Mas pra mim ele é marcado por uma fase em que se torna muito previsível e até entediante. No fim de cada caso há sempre algum desfecho mirabolante sem necessariamente alguma explicação plausível... enfim, gostei bastante do começo e nada do fim. Três estrelas.

Rafael 08/02/2013

Um belo autor!
Eu PRECISAVA comentar aqui!
Sidney Sheldon é o cara! Que livro perfeito!
Uma criminosa cativante, e a gente passa a ter raiva das vítimas. Tracy é uma das personagens mais marcantes da literatura, na minha opinião. Uma inteligência brilhante, com uma humanidade, um caráter (essa palavra cabe aqui? pra mim, ela cabe...) incrível. Sem palavras, pra mim foi incrível.
A resenha nunca vai chegar aos pés do livro.

22/01/2013

O Melhor Livro!
Bom, eu particularmente sou fã de muito tempo do Sidney Sheldon. Ja li várias de suas obras e tenho muitas em minha estante. Porém, desde a primeira vez que li Se Houver Amanha (lá pelos meus 14 anos) fiquei simplesmente absorta e envolvida pela trama. O livro é sem dúvida o meu favorito de todos, de todos os tempos. Ação, romance, crime, perseguição são ingredientes que deixam o livro sensacional e conquistam o leitor. Recomendo a todos.

Vanessa 17/01/2013

Se houver amanhã
Crimes perfeitos, como o roubo de um quadro de Goya do Museu do prado, são um desafio para Tracy Whitney. Mas ela não é uma ladra qualquer: para vingar-se dos homens que a colocaram injustamente na prisão, Tracy torna-se uma especialista em aplicar golpes em empresários inescrupulosos. De Nova Orleans a Londres, passando por Paris, Biarritz, Madri e Amsterdam, ela desafia a Interpol com uma série de ações ousadas, tendo como rival apenas Jeff Stevens, um irresistível trambiqueiro.

Se houver amanha foi publicado em 1985, o livro que eu li foi pela editora Best Seller, publicado em 2010, é um livro vira-vira.

Tracy era uma moça inocente e feliz, que brevemente se casaria com o homem que tanto amava. Até que cai em um golpe no banco em que trabalha e acaba presa.

Depois disto sua vida desaba, pois aqueles que ela esperava que a ajudassem a abandonaram. Na prisão ela se torna uma pessoa fria, que só pensa em vingança.

Quando ela sai da prisão sua vida gira em torno de sua vingança e como ela não consegue um emprego ela vira uma ladra, uma vigarista. Mas ela rouba somente pessoas desonestas.

O livro além de suspense tem romance. Pois ela conhece um vigarista, Jeff e acaba disputando com ele os roubos, e eles se envolvem amorosamente.

Achei que ela se torna uma pessoa muito amarga, pensando só em se vingar e deixa de viver, gostei da história, mas teve muitos rodeios até chegar ao seu desfecho...

Mas recomendo, pois há suspense, o que eu aprecio em um livro.

Luis Olliveira 17/01/2013

Maniqueísta
Sidney Sheldon apela demais para o maniqueísmo para nos fazer simpatizar com as atitudes da protagonista. Como se estivesse com medo que não conseguissemos torcer por uma ladra, ele cria toda uma história de injustiça e uma espécie de código (só rouba de quem não "sentirá falta") para que não condenassemos suas ações. O mesmo valendo para o eventual eventual interesse romântico.

Mas isso talvez não incomodasse tanto se não fosse a mão pesada na hora de compor o antagonista que passa a seguir o casal na segunda metade do livro, um cara feio, antissocial e que matou a própria mãe. É quase como se o autor ficasse apontando pra ele dizendo "Vocês tem que odiar esse cara".

Ainda sim o livro tem bons elementos, sendo o melhor a química entre Tracy e Jeff, que no fim das contas consegue nossa torcida apesar da apelação do escritor.