O Livro dos Mortos do Antigo Egito

O Livro dos Mortos do Antigo Egito E. A. Wallis Budge

Resenhas -

Antônio 17/03/2021

Não pense que entendeu de 1ª
Equivocadamente chamado pelos Ocidentais de "O Livro dos Mortos", "O Livro da Saída para a Luz" é uma coleção de textos sagrados de inestimável grandeza, um convite à morada das almas, uma jornada pelo submundo ao lado de Osíris, o senhor de Un-nefer.

Os desenhos do papiro de Ani, além de belíssimos, mostram-se repletos de mensagens ocultas, um verdadeiro convite ao mistério. O conteúdo abordado no texto também é riquíssimo, cuidadosamente elaborado e dispensa comentários. Extremamente vasto em simbolismos, ele permite a comprovação, quase que imediata, da importância da religião para a civilização egípcia.

Cabe ressaltar aqui que este é um livro para estudos. Se você não é um estudioso da área, duvido muito que vá entender todas as entrelinhas deste texto em uma única leitura. De fato, a religião desse povo foi algo extremamente complexo. Seria muita prepotência de nossa parte querer compreendê-la em sua base, ainda mais por meio de critérios tão racionais e objetivos como os que temos hoje. É necessário que o homem resgate as suas origens e beba da água do inconsciente coletivo para que alguma coisa de outrora possa fazer sentido nos dias atuais.

Destaco ainda que a edição da Madras deveria passar por uma nova revisão, incluindo a tradução que fizeram do texto original. Me senti perdido em certos trechos da leitura, pois, além da falta de coesão textual, tive a impressão que algumas pranchas foram cortadas ou estão faltando figuras. Para um livro desse porte, todo cuidado na tradução e na escrita será considerado pouco.

De qualquer forma, vale a pena a leitura. Recomendo muitíssimo!

A.Maia 31/03/2021

O Livro dos Mortos do Antigo Egito
Este exemplar, um tanto complexo, é a tradução do papiro encontrado na tumba de Ani, um escriba, mostrando toda a sua trajetória estruturada em textos funerários do Egito antigo. Os textos, repletos de simbolismos, foram escritos nas paredes das pirâmides, na parte interna de caixões e posteriormente em papiros. Contêm cânticos, deuses a serem conhecidos e testes que provam se aquela alma é boa o suficiente para continuar no caminho. O Livro dos Mortos era usado principalmente pelos faraós, mas com o tempo outros também tiveram acesso.

Senti falta de uma melhor explicação dos textos traduzidos. Há muitas informações e nomes diferentes, se torna uma leitura lenta exigindo atenção redobrada. Possui um glossário em seu final e conta com imagens ao longo de suas páginas, figuras que são explicadas e dão vida ao que está sendo narrado! Louvores egípcios também estão presentes, mas de maneira um tanto confusa, principalmente por alguns trechos estarem faltando devido, por exemplo, a alguma marca no local original da inscrição.

Algo que sempre achei extremamente curioso é o fato de, após a morte para os antigos egípcios, o coração de cada um ser pesado em uma balança no submundo e do outro lado da balança ter uma pena. Se o coração for mais leve que a pena poderá seguir o caminho, senão será devorado por um ser mitológico.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Emilson5 14/02/2024

A jornada de Osíris Ani
O Livro dos Mortos do Antigo Egito era uma coletânea de textos ritualisticos para a vida após a morte. Antes mesmo de se chegar ao destino final, era necessário passar por algumas etapas. Tanto no processo de ritos fúnebres (embalsamamento e mumificação), quanto nos ritos que a alma deveria realizar até chegar ao julgamento, onde se decidiria pela bem-aventurança ou aniquilação total, pois o coração era pesado na balança da justiça e verdade. É todo esse trajeto que acompanhamos através dos pergaminhos fúnebres de um sacerdote de Tebas (a egípcia, não a grega) chamado Ani e sua esposa Thuthu.

melnoliteraverso 13/11/2020

Gostei
Gostei muito de todo o conteúdo escrito (Apesar de que poderiam ter mais imagens no glossário). Tenho apenas uma crítica as imagens que são uma só em 2 páginas (continuação): Muitas delas foram cortadas e não deu pra ver o meio direito

Regina.Luiza 19/09/2021

O livro dos mortos do Egito Antigo
Trata-se de um livro que traduz as pranchas encontradas na tumba do escriba Ani, a mais de 2.000 a.c.
essas pranchas são ritos de passagem do morto para o mundo dos mortos e toda a cerimônia que ele passa para chegar ao submundo, incluindo o julgamento.
É um livro interessante mas nem difícil de entender, principalmente se você não está ambientado com toda a história de deuses do Egito Antigo.

César 24/01/2021

Bem interessante
Quando inciei a leitura, esperava outra coisa. Mas, foi bem interessante. É preciso ficar atento por conta dos nomes e termos usados. A edição que li, capa preta da Madras de está de parabéns. Um excelente trabalho gráfico.

Saeto 30/01/2022

Egito antigo e suas maravilhas.
Sou completamente apaixonado pela cultura e divindades egípcias. Sou muito atraído por esse tema. O livro transmite as traduções e interpretações das tabuletas encontradas. Uma leitura totalmente recomendável pra quem gosta do tema.
S.

Ana Terra 22/12/2023

Como se avalia a cultura alheia?
Não tem como avaliar o livro em si, já que este é um apanhado de escritos sagrados.
Tudo que está escrito nele tinha imensa importância para este povo e fazia parte de seus rituais fúnebres. Quem sou eu na fila do pão?
A leitura não foi fácil, pois como eu disse, são textos ritualísticos, mas foi muito interessante e este livro é lindo :)

Tatiana221 16/03/2021

Livro muito bom para conhecer os ritos funerários do Antigo Egito, muito bem explicado

Kolesne 19/03/2022

Complicado porém nem tanto k
Tinha esquecido de colocar esse livro aqui. Acho que é um livro voltado mais para acadêmicos da área, não deixa de ser bom, e explicar todo o processo, mas mesmo pra quem conhece sobre a mitologia egípcia, sinto que não consegui absorver tudo.

Natalia Cunha 02/03/2020

Bastante interessante
Muito legal, apesar de diferente do que eu imaginava. Achava que teriam mais explicações sobre os temas abordados (deuses e deusas, costumes etc), mas é uma tradução e transcrição dos textos que iam junto aos sarcófagos. Interessante por mostrar um pouco do que eles consideravam importante, o modo de vida, filosofia e, obviamente, a religião dos antigos egípcios.

chyphe 02/09/2022

Não tenho muitas palavras para descrever o que penso do livro. Mas tudo que consigo dizer é que alimentou ainda mais meu amor pela mitologia egípcia e todos os rituais da passagem da morte.
Simplesmente a maior mitologia de todas

Samira149 05/07/2023

Um livro sobre morte
É uma ótima leitura e um conhecimento muito estranho, ama legal de se ter, entender como e lofwur eles faziam tantos rituais para os mortos e como foi evoluindo ao decorrer dos anos esse rituais é muito bom.