O Livro dos Mortos do Antigo Egito

O Livro dos Mortos do Antigo Egito E. A. Wallis Budge

Resenhas -

Natalia Cunha 02/03/2020

Bastante interessante
Muito legal, apesar de diferente do que eu imaginava. Achava que teriam mais explicações sobre os temas abordados (deuses e deusas, costumes etc), mas é uma tradução e transcrição dos textos que iam junto aos sarcófagos. Interessante por mostrar um pouco do que eles consideravam importante, o modo de vida, filosofia e, obviamente, a religião dos antigos egípcios.

Beth 18/09/2022

Interessante
Muito legal, o livro conta a passagem e os rituais para o mundo dos mortos. Interessante ver um pouco da cultura dos antigos egípcios. Gostei bastante do livro.

Mauricio.Araujo 22/03/2020

Transcrição
Este livro trata apenas de uma transcrição das pranchas do libro dos mortos que mostra o caminho percorrido no pós vida.

HeloDf 22/01/2022

O livro dos mortos
O livro é basicamente uma tradução de como se realizavam as sepulturas no Egito antigo. Talvez seja mais indicado para quem visa estudar o contexto com maior profundidade.

Marcela.Correia 21/07/2021

Traduções de hieróglifos
Um livro curto que traduz as inscrições de tumbas que levam o morto a desfrutar o pós eterno na cultura egípcia.
Você entende um pouco os rituais e inscrições.
Muito rico em gravuras e instruções para que todo o ritual fosse feito da forma correta.
Para amantes totais da cultura do Egito.

Gab 22/06/2021

Egito Antigo - Livro dos Mortos
Nesses escritos que remontam o antigo Egito e todos os seus mistérios e deuses nos trás um pouco do que era aquela mitologia que até os dias de hoje fascinam muitas pessoas.
O livro apresenta ilustrações belíssimas com hieróglifos e rituais de vida após a morte!

Nick 23/04/2021

Vamos lá, eu adoro o Antigo Egito, e sempre amei ler sobre, e quando comprei esse livro, tive a impressão de que se trataria sobre a história do livro dos mortos, mas na verdade ele fala sobre o que está escrito nele. Não era bem o que esperava, é um livro pequeno mas bem difícil de se ler. Porém a edição é muito bonita, as páginas são decoradas, e com muitas fotos.

Bruno Oliveira 23/10/2020

O PERGAMINHO EM LIVRO
Este O Livro dos Mortos do Antigo Egito registra o pergaminho encontrado na tumba do, aparentemente, famoso escriba Ani. Ele é único, personalizado, e, segundo os egiptólogos, é o modelo mais bem preservado (e rico) desse rito mortuário encontrado até hoje. Então, prepare-se para uma viagem visual (espiritual) onde tudo ali escrito e desenhado visa auxiliar o morto na sua passagem da vida terrena à espiritual e, posteriormente, ao renascimento. É um livro de orações, cânticos e orientações para o tal Ani chegar e voltar ileso do além-túmulo. Há informações bem básicas sobre lugares, deuses e objetos ali citados. É um bom livro “porta de entrada” a esse mundo milenar tão distante e tão instigante que faz parte da nossa Humanidade.

Flávia_SDutra 16/07/2021

Entendi nada porém muito bom
É muito complicado, muitos Deuses que acaba até confundindo a cabeça, nomes em árabe que não consigo identificar. Mas no final de tudo você acaba entendendo de uma maneira geral, não todos os detalhes.
Mas não julgue ele por isso, a quantos anos foram escritos isso? É algo muito complexo para uma mente humana, mesmo que eles tentem explicar, você entende só o superficial, para entender de fato, precisa ler várias vezes, mas recomendo

Rafael B. Juck 09/08/2022

Belíssima obra
O livro é lindo e isso ajuda demais no entendimento.
É basicamente um livro de orações que vão contando a historia de Ani, o escriba, após sua morte. A história é contada a partir das imagens dos hieróglifos originais e isso traz uma riqueza única para este livro.
Por serem orações, torna a leitura um pouco repetitiva, mas é muito interessante para quem, como eu, tem seu primeiro contato de forma mais realista com as crenças e costumes do antigo egito.

Lucy 12/08/2022

Sou Osíris Ani, Osíris Ani. Ninguém me dete, ninguém me dete
O livro dos Mortos (não o d'A Múmia de 1999), é um compilado em papiros, um manual de bajulação do deuses, pra garantir a vida eterna nos Campos da Paz. O que convenhamos, assim como qualquer livro religioso.

Fora o conteúdo, que não vou me estender aqui (porque como falei lá em cima, é um manualzinho pra tu saber o que fazer depois de morrer, e como garantir a vida eterna sem perturbações), a edição em si é muito bacana. Tem um rápido texto introdutório, dando um norte pros mais leigos. E o mais importante pra mim, e que deixa tudo melhor, ilustrações.

As ilustrações não tão lá só pra fazer charminho. São imagens do Papiro de Ani (o papiro traduzido em questão). E junto com a explicação e as notas de rodapé, te situam em cada etapa citada na tradição. O que foi ótimo pra mim, porque essa já é uma releitura, e dá primeira vez, não entendi jongas do que tava rolando. Agora com essas ajudas, entendi melhor como era cada etapa, quais deuses eram destinadas as orações, os feitiços e tal. Se não fosse por isso, ia morrer achando que a "Pesagem do coração" e "Confissão Negativa" aconteciam no mesmo lugar, feito um atrás do outro.

A leitura, até por causa das imagens e notas, é fácil e dá até pra imaginar todo um filminho do Ani fazendo a sua jornada (no meu caso que não tenho afantasia).

Pra curiosidade e mesmo um rolê mais acadêmico, vale a pena.

Bruno 30/06/2021

Inestimável
Documento histórico de valor inestimável, em edição sensacional da editora Madras.
Ilustrações riquíssimas e nítidas, reprodução fiel das pranchas do Livro.
Ressalta, negativamente, a falta de contraste textual entre o que é comentário e o que é tradução.
O conteúdo é rico e repleto em misticismo. Interessante para quem já teve algum contato com a crença do povo, certamente melhor para quem tem domínio. Pela falta de integração de um estudo dos escritos no livro, talvez não seja a melhor opção para curiosos - grupo ao qual faço parte.

ciliane.ogg 02/01/2023

Imaginei tantas coisas quando me propus a ler esse livro que a última coisa que passou pela minha cabeça era: um livro de orações, seguindo os ritos fúnebres do Antigo Egito.
É uma leitura interessante, diferente, que serve mais como curiosidade.
Enfim, uma boa leitura.

Palloma.Alessandra 11/01/2023

Interessante
Não chega a ser uma Ilíada, mas é bem interessante, é basicamente um manual para os mortos conseguirem alcançar o Além (pós -vida), cheio de instruções ou encantamentos para alcançar o objetivo.

Vivianne19 20/03/2023

Um bom livro para quem é fã da cultura egípcia
Esse livro relata as orações e feitiços para a passagem do escriba Ani para o outro lado. Diferente do que é pensado, esse livro não contém os rituais de mumificação e morte, mas sim as preces para uma boa passagem e não ser rejeitado do outro lado pelo Deus Osiris. Para quem não conhece muito sobre, pode parecer enfadonho, mas para os amantes dessa incrível cultura, super recomendo!