A rainha dos cárceres da Grécia

A rainha dos cárceres da Grécia Osman Lins




PDF - A rainha dos cárceres da grécia


Reedição do último livro de ficção escrito por Osman Lins. O narrador-personagem descreve um romance dentro do romance na forma de um diário, em um grande exercício de experimentação da escrita.

Osman Lins segue a trilha de inovações formais de Nove, novena (1966) e Avalovara (1973) nesta que foi a última obra de ficção do autor. Nele, "um obscuro professor secundário" de biologia tenta, dia após dia, interpretar o único romance escrito por sua falecida amante, Julia Marquezim Enone, chamado A rainha dos cárceres da Grécia. Durante a leitura, a voz do professor se mistura com a de sua musa, e ambas se dissolvem na trajetória da personagem-narradora criada por Julia, a delirante Maria de França, que empreende uma jornada kafkiana pelos labirintos do INPS em busca da aprovação de sua aposentadoria por invalidez.

Ao desvendar as desventuras e delírios de Maria de França, o professor contamina a narrativa com suas lembranças. A leitura do livro dentro do livro torna-se uma forma de o professor entender as suas angústias e as de sua amada. Através da memória, as histórias e seus relatos transcendem o tempo, num grande exercício de experimentação da escrita.





A rainha dos cárceres da Grécia

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A rainha dos cárceres da Grécia (2)

ver mais
Anotação de 1998


É claro que o fantasma de Borges assoprou a pena de Lins. Mas Osman Lins manuseou intelectualmente suas idéias brilhantes e construiu um romance absolutamente espetacular, seguramente mais revolucionário que o seu contemporâneo "Zero", sem as invencionices gráficas de Loyola. Ele conseguiu operar em diversos níveis da realidade, da citação literal de jornais da época com notícias verídicas às elucubrações verbais de Maria de França, personagem fictícia criada pela romancista Julia Enon...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR