Relatos da China e da Índia

Relatos da China e da Índia Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi


Compartilhe


Relatos da China e da Índia





O Relatos da China e da Índia é um conjunto de dois livros, um do século 3 H./9 d.C. e outro do século 4 H./10 d.C. O primeiro – de autoria incerta, mas convencionalmente atribuído a uma figura de nome Sulayman Attajir (“o mercador”) – é uma espécie de diário de bordo que reúne relatos de mercadores e marinheiros, misturando observações gerais sobre as regiões e povos ao longo da rota marítima entre o Golfo Pérsico e Guangzhou, na China. É uma compilação de informações e maravilhas, ora empírica, ora mirabolante.

O segundo livro, por sua vez, se apresenta com o nome de seu compilador: Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi, o qual diz ter sido encarregado de verificar o primeiro livro e, ao fazê-lo, redigiu um próprio. Nele, Abu Zayd dedica-se a narrativas literárias, relacionadas a relatos como os do primeiro livro, mas cuja prioridade é entreter a audiência.

Em ambas as partes, o foco está no contato entre observadores oriundos dos territórios islâmicos e os povos e regiões da Índia e da China. É uma importante obra da literatura geográfica e historiográfica, bem como de viagens e maravilhas, produzida em língua árabe no período, e um registro das relações entre culturas e de suas representações ao longo da história da humanidade.

Sobre o autor/compilador:

Em sua forma atual, o Relatos da China e da Índia é um resultado do trabalho de Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi, que viveu durante a primeira metade do século 4 H./10 d.C. Contudo, as informações a seu respeito são escassas e vão pouco além do que ele mesmo nos diz. Sua nisba (gentílico), al-Sirafi, o remete à cidade de Siraf, um dos mais importantes portos de sua época, na margem do Golfo Pérsico pertencente ao atual Irã.

Sobre si mesmo, Abu Zayd diz apenas que foi encarregado de averiguar o primeiro livro, mas não diz por quem, nem com qual finalidade. Por sua habilidade de escrita e pelo teor de sua obra, Abu Zayd é o que denominamos um adib, ou “literato”, um membro erudito da corte, movido pelo propósito de instruir e divertir, por meio da exposição elegante de um conteúdo que desperte interesse e, ao mesmo tempo, transmita conhecimentos diversos.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Relatos da China e da Índia

Similares

(1) ver mais
Viagem ao Volga

Resenhas para Relatos da China e da Índia (2)

ver mais
Impressões da Carol
on 16/4/23


Livro: Relatos da China e da Índia {séc. IX~X} Autor: Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi {Irã, 893-979} Tradução: Pedro Martins Criado Editora: Tabla 160p. Sou uma entusiasta do gênero de literatura de viagem, como diários, relatos, narrativas de pessoas em contato com o outro. De quanto mais distante, temporal e geograficamente, for o relato, mais a chance dele me embevecer. Pois "Relatos da China e da Índia" é um livro que me embeveceu, tanto pelo projeto gráfico - dos mais lindos que já ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 83
83%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Perigor
cadastrou em:
06/12/2022 15:44:03
Perigor
editou em:
06/12/2022 15:46:07