Os anéis de Saturno

Os anéis de Saturno W. G. Sebald


Compartilhe


Os anéis de Saturno


Uma peregrinação inglesa




A partir de uma internação no hospital, o narrador deste poderoso romance tece o relato de uma caminhada de um ano pelo leste da Inglaterra, investigando a história, a arte e a natureza numa mistura de autobiografia, ensaio, narrativa histórica e prosa de ficção.

Em Os anéis de Saturno W. G. Sebald desenvolve mais uma vez sua prosa original e inclassificável. Internado no hospital de Norwich em estado de quase total imobilidade, o narrador relata seu ano de andanças por East Anglia, região do leste da Inglaterra onde o próprio Sebald passou boa parte da vida.

O percurso desse alter ego o leva a localidades onde os traços de destruição da história europeia disparam digressões nas quais o autor parece querer grafar a memória de um mundo cuja beleza e fascínio rivalizam com sua tendência à ruína e à deterioração. Assim, o encontro com uma comunidade solitária de pescadores conduz a uma explanação sobre o ciclo de vida do arenque e seu efeito sobre a economia local, e um pequeno trem evoca um relato sobre a revolução de Taiping na China do século XIX.

A lucidez, a originalidade e a beleza descritiva de Sebald resultam numa narrativa hipnotizante, que remete a influências como Jorge Luis Borges, Thomas Bernhard e Joseph Conrad.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Os Anéis de Saturno
Os anéis de Saturno
Os anéis de Saturno

Similares

(12) ver mais
Extinção
Guerra aérea e literatura
Liquidação
Os emigrantes

Resenhas para Os anéis de Saturno (6)

ver mais
A marca da degradação sobre tudo aquilo que já foi belo
on 22/7/22


O fluxo ininterrupto da narrativa de Sebald te transporta para lugares de espaço e tempo distintos, ora você está em uma paróquia medieval na Inglaterra, ora no império Chinês do século XIX. É através desses lugares de memória que o autor nos conduz pela barbárie onipresente na história humana. Seja em uma mansão nobiliárquica inglesa abandonada ou nos pesados trajes de seda que cobriam as damas de classe no passado, o lado obscuro da nossa civilização sempre estará presente e permanec... leia mais

Estatísticas

Desejam67
Trocam1
Avaliações 4.4 / 71
5
ranking 58
58%
4
ranking 26
26%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

CrisVieira~
cadastrou em:
04/10/2010 03:05:16
Jenifer
editou em:
26/11/2021 23:05:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR