O Triste Fim de Policarpo Quaresma

O Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto


Compartilhe


O Triste Fim de Policarpo Quaresma (Literatura Brasileira em Quadrinhos)





Triste fim de Policarpo Quaresma foi publicado inicialmente em folhetins, entre agosto e outubro de 1911, no Jornal do Commercio. O romance de Lima Barreto é uma crítica aos costumes da sociedade brasileira da época - quando o Brasil ainda engatinhava na República.



Policarpo tinha ideias tão ousadas e ufanistas, que inevitavelmente gerava diversas situações cômicas. Todas respeitadas pelo roteiro de Flávio Braga. Estão no álbum: a internação no hospício, a derrota para as formigas saúvas, o alistamento militar na Revolta da Armada e outras passagens.







O álbum Triste fim de Policarpo Quaresma inaugura o selo Grandes clássicos em graphic novel, que, em breve, publicará outros textos literários famosos e importantes em formato de quadrinhos.



Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a obra de Lima Barreto é transposta para a arte sequencial. Também é possível encontrar as versões da Escala Educacional (formato 17 x 24 cm, 64 páginas, R$ 23,90), escrita por Ronaldo Antonelli e desenhada por Francisco Vilachã, e da Companhia Editora Nacional (formato 18 x 26 cm, 72 páginas, R$ 19,90), com roteiro e arte de Lailson Cavalcanti, que inclusive concorreu ao HQ Mix de Melhor adaptação para os quadrinhos de 2008.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O Triste Fim de Policarpo Quaresma

Similares

(11) ver mais
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Triste Fim de Policarpo Quaresma (eBook)
DOM QUIXOTE DAS CRIANÇAS (EM QUADRINHOS)
Dom Quixote das Crianças

Resenhas para O Triste Fim de Policarpo Quaresma (11)

ver mais
Coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos
on 9/3/20


As ilustrações não são primorosas e a colorização é também muito ruim. Os aspectos negativos. Entretanto, a história revela-se fácil de entender, algumas vezes mostrando coisas que não tinha notado na leitura do romance. O roteiro está dinamizado na percepção essencial do livro, o ponto positivo da HQ. Vemos o Policarpo sonhador, nacionalista entusiasmado, em situações de comédia e drama, notando-se comodismo social e também indolência, tirania e má vontade governamental para mu... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 3.0 / 122
5
ranking 11
11%
4
ranking 22
22%
3
ranking 41
41%
2
ranking 16
16%
1
ranking 10
10%

24%

76%

Gabi Machi
cadastrou em:
01/04/2010 07:07:40
Jeanine
editou em:
26/04/2023 15:10:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR