O Triste Fim de Policarpo Quaresma

O Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste Fim de Policarpo Quaresma

z..... 09/03/2020

Coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos
As ilustrações não são primorosas e a colorização é também muito ruim. Os aspectos negativos.

Entretanto, a história revela-se fácil de entender, algumas vezes mostrando coisas que não tinha notado na leitura do romance. O roteiro está dinamizado na percepção essencial do livro, o ponto positivo da HQ.

Vemos o Policarpo sonhador, nacionalista entusiasmado, em situações de comédia e drama, notando-se comodismo social e também indolência, tirania e má vontade governamental para mudanças.
O protagonista é homem de ação e aprendizagens no contexto em que vive, inicialmente através de seus sonhos, depois pela experiência e revelação nua e crua da realidade a que estava alienado (terra, povo, governo). Pontos que o romance procura enfatizar, bem representados nesse quadrinho...

Isa_becker 14/12/2021

Policarpo Quaresma HQ
Então, foi uma leitura meio difícil pra mim porém, eu gostei. É meio difícil de pegar a trama da história mas é bem interessante o jeito que se desenrolou. Recomendo.

sanuelrs 20/08/2022

Boa adaptação!
Como minha paciência não daria pra ler a obra completa no momento, a HQ foi uma ótima pedida!
Bem bacana!

Bia 24/02/2011

Meus conceitos
Eu achei o livro com uma história um pouco cansativa apesar de ser em quadrinhos, mas talvez pelo fato da editora saber que é um pouco chato, cansativo, colocou-o em quadrinhos para entreter melhor o leitor.
Ao meu ver, é uma história muito interessante, mas só quando chegamos ao final,e entendemos a história toda. Apesar de sabermos um pouco, do lado patriota que tem alguns brasileiros, e também é bom saber, e tirar um pouco de lição, das riquezas que temos em nosso país, das virtudes que temos morando aqui. Enfim, o livro é ótimo, mas um pouco chato pra quem não tem paciência, no final é meio triste (o próprio nome já diz), mas dá para se entreter um pouco.

Luan.Matheo 09/05/2024

Becs
Que ridículo, livro chato
Li 3 páginas peguei no sono, não faz sentido ler esse negócio
Para gostar disso tem que ter pelo menos 40 anos
Dudu2010 09/05/2024minha estante
Uma merda

Dudu2010 09/05/2024minha estante
A história tinha que ter acabado com ele no hospicio

luiz 27/04/2011

O livro se tratada da história de Policapo Quaresma, um subsecretário do Arsenal de guerra. Tinha casa própria, mas não recebia ninguém, não tinha amigos nem inimigos, apenas sua imã Adelaide. Depois de um tempo ele começou a receber Ricardo, um seresteiro, Apaixonado por cantar modinhas e tocar violão (instrumento marginalizado na época) para a sociedade suburbana, no qual estava ensinando Policapo a tocar.
Ele era muito Nacionalista, desde os 18 anos queria trabalhar pela sua nação,o Brasil,mas o julgaram incapaz de se tornar militar devido a sua saúde.Então Policarpo procurou estudar sua pátria,suas paisagens,literatura,geografia,política e também estava estudando a língua Tupi-Guarani.
Na câmara dos deputados, certo dia Policarpo mandou um requerimento na reforma da língua, já que de acordo com Policarpo, o Português era uma língua emprestada ao Brasil, a língua original do Brasil deveria ser o Tupi-Guarani. No entanto, todos fizeram de Policarpo uma piada, o chamando de louco. Mandou outra carta, porém em Tupi-Guarani e causou perplexidade por onde andava. Pensando que ele estava enlouquecendo com a leitura de muitos livros, o internaram em um Hospício, no qual Vicente e Olga visitavam ao domingo.
Após sair do Hospício, Policarpo comprou um sítio para praticar a agricultura, trabalhou bastante para melhorar o rendimento agrícola e estudou bastante para ter melhores resultados, com aparelhos climáticos.O casamento de sua afilhada estava para acontecer ,o Major Quaresma foi chamado,no entando nao quiz comparecer na festa,No entanto o Ricardo foi tocar violão.
As pragas atacaram seu sítio,fazendo uma grande queda na produção.Como Policarpo não se metia na política brasileira,nao aceitou a proposta do Dr.Campos,que mais tarde fez uma intimaçao de despejo contra a sua propiedade.
Na cidade próxima ao Sítio de Policarpo estava havendo uma rebelião contra Floriano Peixoto,Policarpo foi apoiar o presidente,conseguindo com isso um posto de batalha junto com Ricardo.Policarpo havia algumas propostas para a agricultura do brasil,Floriano nem leu e afirmou que Policapo era um visionário,Policarpo foi percebendo que Floriano não era quem dizia ser.
Quaresma e Ricardo estavam bastante feridos devido ao combate,e o seu Sítio estava piorando cada vez mais,devido as formigas.
Quando a revolta da armada acabou,Policarpo ficou como carcereiro,no entanto o acusaram de uma grave traição,sendo preso e levado a morte,defendendo e apoiando a sua pátria.

Kekeu 01/01/2020

Nova linguagem
Acho uma ótima ideia trazer os clássicos em HQ.
Destaque para as reflexões das páginas 13, 16, 34 e 63.

Dudu2010 09/05/2024

Policarpo
Só gostei das 4 primeiras páginas depois nao entendi mais nada, porque a escola tortura a gente lendo esses livros . A história deveria ter acabado quando ele foi pro hospício