Alva lebre, lobo avermelhado

Alva lebre, lobo avermelhado Tom Pollock

Resenhas - Alva lebre, lobo avermelhado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina165 15/03/2020

Armado apenas com suas extraordinárias habilidades analíticas, ele pode descobrir que sua maior fraqueza é sua maior força.
"A questão é: suas lembranças determinam as suas escolhas, te empurrando para a próxima experiência, que se torna sua próxima lembrança. Uma sequência que expande a si mesma, sempre pela soma de si mesma ao seu passado, recorrente ao infinito, sempre igual à soma do que veio antes dela, igualzinho..."

"- E daí que, se a essência do que somos é a memória, e a essência da memória é a recursão, a recursão pode ser a nossa essência?" Pág. 148

"A repetição constrói o significado. Se a gente repetir demais, esse significado se transforma em uma jaula, e você pode bater nas barras, pode xingar, mas nunca tirá-las do lugar". Pág. 194

O título que coloquei na resenha é um trecho da sinopse que está no catálogo da Plataforma 21, e foi o que me chamou a atenção para esta obra maravilhosa.
Fato sobre mim: adoro histórias bizarras e diferentonas. Quando me deparo com uma sinopse excêntrica já me interesso. Histórias que fogem do comum me atraem muito.
Peter Blanckman é um jovem de 17 anos muito inteligente, um prodígio da matemática. Ele tem medo de tudo, sofre com crises fortes de pânico. Para conseguir conviver com as crises constantes de pânico, Peter se apoia na matemática. Ele acredita que se conseguir encontrar uma equação ou explicação matemática que defina seu medo, ele poderá, resolvendo essa equação, solucionar seu medo constante. A lógica da matemática lhe conforta, pois, sendo a matemática uma ciência exata, se tudo puder ser explicado matematicamente, também tudo poderá ser resolvido matematicamente. Por isso Peter está sempre procurando padrões lógicos em tudo, até mesmo em seu medo. Ele acredita que tudo tem um padrão, e assim que encontrar o padrão matemático relacionado ao seu medo, ele poderá solucioná-lo, pois não há nada que não possa ser resolvido pela matemática. Até que um dia ele descobre que nem a matemática é perfeita, e até mesmo a matemática tem suas pontas soltas, como é demonstrado por uma equação proposta por Godël. Peter entra ainda mais em pânico, se é que isso é possível. Como adoro personagens quebrados, gostei do Peter desde o começo.

"Eu fazia isso de vez em quando, por falta de prática, tentando fazer amizade: forçava a barra, no meu desespero para as pessoas gostarem de mim, interrogava os outros em uma tentativa de demonstrar interesse, tocando em assuntos que preferiam deixar quieto". Pág. 193

"Às vezes, uma ideia pode ser a melhor que temos no momento e, ainda assim, ser uma enorme de uma cagada de elefante". Pág. 235

Adorei as partes matemáticas. Gosto muito quando um livro mistura questões existenciais com ciência.
Esse é daqueles livros em que a gente não sabe o que está acontecendo e se está mesmo acontecendo. Fiquei muito envolvida com a história e não conseguia parar de ler.
O questionamento de poder ser programando para pensar e agir de determinada maneira também é muito interessante.
O subtítulo e a capa com a alva lebre (em vermelho) e o lobo avermelhado (em branco) com as borboletas transparentes em alto relevo também tem tudo a ver com a história.

"A memória é quem nos torna o que somos.
A memória é falha".
Pág. 438

Enfim, é um ótimo livro, amei muito. Preciso reler em algum momento para ver se consigo de fato desvendar os "enigmas" ao longo do livro.

"Tenha fé, Petey. Às vezes, isso é tudo o que nos resta". Pág. 444
Vitoria.F 18/01/2024minha estante
Ótima resenha! Essas citações me deixaram reflexiva. ?

Obrigada Vitória!! ?
Recomendo mto esse livro, é excelente!

Débora 18/01/2024minha estante
É claro que foi para a minha lista! Obrigada, Carolzinha!!!????

Carolina165 18/01/2024minha estante
Excelente leitura pra vc Débora!! ? tomara que vc tbm goste ?

Débora 18/01/2024minha estante
Obrigada, Carol!?

Dilalilac 18/01/2024minha estante
Que saudade desse s2 maravilhoso, me fez fritar metade dos neurônios kkkkkkk

Fabio 18/01/2024minha estante
Que isso?
Que resenha maravilhosa, Carolzinha, minha querida!?????
Parabéns pela escrita... impecável!??

Jóice D. 18/01/2024minha estante
Que lindo, Carol... Tudo!
Amei sua resenha, as citações. Parabéns! ??

Carolina165 18/01/2024minha estante
Dan, fritou meus neurônios tbm. Suas considerações sobre o livro foram ótimas, vc conseguiu decifrar os códigos mto bem! Eu preciso mto reler esse livro, desta vez com o olhar mais "maduro" sobre aquelas criptografias loucas.

Carolina165 18/01/2024minha estante
Obrigada Fábio e Jóice!! ?
Tomara que vcs leiam em algum momento. Esse livro foi mto marcante, li 4 anos atrás e ainda me pego pensando nele, pena que é tão pouco reconhecido.

Joel.Martins 11/01/2021

Super inteligente.
O livro começa muito bem, com algumas reflexões envolvendo a matemática e a mente humana interessantes.
Mas, infelizmente, ficou um pouco arrastada a leitura. "Acho" que não tem tanto conteúdo para 444 páginas.
Contudo, a leitura é muito boa.

lipelimma 23/03/2022

"Um labirinto não passa de uma série de decisões, assim como a vida!"
Favoritado.
Gente!
Esse livro retomou um prazer em ler que eu não estava encontrando nas últimas leituras neste mês! É uma explosão na cabeça quando chegamos no final e precisei refletir bastante e ler algumas outras resenhas para chegar a uma conclusão! É aquela sensação de precisamos conversar sobre esse livro quando ele acaba!

Thai 27/10/2020

Até agora o favorito do ano
Me entristece não ver ninguém falando sobre Alva Lebre, Lobo Avermelhado. Que leitura incrível! Mesmo tendo se passado meses desde que o terminei ainda tenho as lembranças vívidas na mente. Um suspense matemático e muito intrigante, que irá te fazer duvidar da própria sanidade até as últimas páginas.
Carolina165 28/10/2020minha estante
Também me entristece. Livro maravilhoso e genial.

Gustavo | @guh_santtoos 27/04/2021

Pistas? Decifre-as se for capaz!
Peter Blankman é um garoto de 17 anos que possui o dom dos cálculos. Ele é brilhante na matemática e se destaca entre os demais. Porém, Peter também lida com fortes crises de ansiedade, usando inclusive a própria matemática para tentar amenizá-las. É um hábito seu iniciar uma contagem ou realizar cálculos em um momento de crise para retomar o controle.

Peter tem uma irmã gêmea, Anabel, que é seu o seu perfeito e complementar oposto. Os dois são filhos de uma renomada cientista, e justo no dia de uma importante premiação tudo vira de cabeça para baixo. Com a mãe gravemente ferida e a irmã desaparecida, o assustado Peter precisa tomar as rédeas da situação e desvendar o que está acontecendo.

Alva lebre, Lobo avermelhado é aquele tipo de livro que consegue te prender desde as primeiras págs, você pode até achar confuso assim como eu, seja pela sua complexidade narrativa ou pelos acontecimentos...

Não espere menos que uma história cheia de reviravoltas (algumas são bem óbvias) em outras fui pego de surpresa, completamente imprevisível.

Como o Peter é um prodígio na matemática tem muitas fórmulas aqui, então se prepare, pois nem tudo você irá entender.

Um último aviso, prestem atenção aos mínimos detalhes, desde mensagens ocultas no início e no fim dos capítulos e não se esqueça que: Essa história é Falsa!

luisawrr 28/08/2020

essa história é falsa
Esse livro é surpreendente e único do começo ao fim. Absolutamente tudo, desde os desenhos da capa até códigos aparentemente sem sentido entre as páginas tem um motivo. Além de ser extremamente fácil se envolver com determinados personagens e suas relações durante a história, o enredo é muito bem desenvolvido e planejado, conectando todos os pontos no final. Somado a isso, o fato de Pete relacionar todos fatos da história com matemática fez eu - que particularmente nunca me interessei por ela - acha-lá extremante fascinante nesse contexto.

Se você procura por uma história que certamente não era o que imaginava: esse é o livro certo para você. Com certeza um dos meus livros preferidos.

sevenseas 19/12/2020

Traiu ou não traiu?
O tipo de livro que você custa a reunir coragem pra ler, mas quando pega, mata 150 páginas brincando. As quatro estrelas vieram pelo final, "Alva Lebre, Lobo Avermelhado" vai te fazer questionar o sentido da trama INTEIRINHA diante de um único acontecimento.

Se isso é verdade = eu fui tremendamente enganada e essa história vai me perturbar pelo resto da vida.
Se isso é mentira = concordo com as ações até então tomadas e posso dormir em paz.

Você escolhe no que quer acreditar, eu particularmente tô precisando de uma visita no psiquiatra. Absolutamente em choque.
Joy 19/12/2020minha estante
Se intuito era nos deixar curiosos conseguiu! Já quero ler ??

sevenseas 19/12/2020minha estante
Se acontecer, depois a gente conversa sobre esse plot twist de explodir a mente, no início tudo parece meio solto mas eu juro que as peças se encaixam no final! ?

Joy 20/12/2020minha estante
Vou confiar em ti. Já está na lista! :)

Ryan 09/02/2020

Leitura genial
Achei incrível como o autor misturou matemática e thriller em um livro que me chocou por sua genialidade! Alva lebre, lobo avermelhado age a todo momento numa corrida entre passado e presente, e o momento em que eles se colidem. Indico demais para os fãs de "A paciente silenciosa"!

Rafaela Tulino 11/09/2020

Sabe aquele tipo de livro de suspense que apresenta vários mistérios e ao decorrer dele você acaba ligando os pontos e solucionando tudo?
Alva Lebre, Lobo Avermelhado definitivamente NÃO é esse tipo de livro hahaha.

Li por indicação do canal Geek Freak (do Victor) e ele não poderia estar mais certo quando disse que seria melhor você ter um amigo lendo também pois quando acabasse a leitura, iria querer DESESPERADAMENTE conversar com alguém sobre e foi exatamente isso o que aconteceu comigo.

Não tem muito o que escrever sobre pois seria um spoiler atrás do outro hahaha, apenas lendo pra pessoa ficar literalmente imersa nesse universo muito doido criado pelo autor, repleto de reviravoltas, personagens SUPER bem construídos e que quando vai chegando no final é EITA ATRÁS DE EITA.

4 estrelas pois o protagonista divaga muito sobre matemática e eu acabei boiando em muitas partes e precisando buscar umas resenhas com spoiler pra dar sentido à alguns episódios.

Fora isso, livro fantasticamente incrível!

Davi Lima 26/12/2020

Essa história é falsa.
O livro é narrado da ponto de vista do Pete - Petey. Um rapaz de 17 anos, extremamente inteligente em matemática que sofre de algumas questões mentais que se parecem muito com pânico e transtorno obsessivo-compulsivo. O cara simplesmente tem medo de tudo, e tenta canalizar sua inteligência (meio como uma válvula de escape) para descobrir matematicamente como resolver a si mesmo.

Narrado em duas linhas temporais, vemos, no presente, a vida do Pete mudar completamente. Em um evento para homenagear sua mãe cientista por uma pesquisa importante, um acidente terrível acontece logo após uma crise de pânico do Pete. Ao mesmo tempo sua irmã desaparece e surge um suspeito inesperado.

Entretanto, aos olhos de Pete, as coisas parecem ligeiramente estranhas, e suas paranoias começam a entrar em ação. A partir daí entramos em uma série de enigmas, revelações e reviravoltas enquanto se desenrolam os acontecimentos seguintes.

Esse livro é impossível de largar! Extremamente inteligente, porém com uma linguagem acessível que deixa tudo fácil de entender, Tom Pollock consegue utilizar de elementos matemáticos e lógicos para justificar cada aspecto do livro.

Tudo está ligado, tudo é importante, e tudo vai fazer sentido no final.

E por falar em final, uma palavra define: frenético. Amei os plot twists e a forma como o livro acabou. Ainda mais depois que você para, pensa e vai ligando uma informação na outra.

Indico muito se você gosta de um livro que vai mexer com você, te deixar inquieto, apreensivo e louco pra descobrir como tudo se encaixa!

Obs: o livro tem mensagens encriptadas, que se desvendadas, ao final, te fazem ter uma visão COMPLETAMENTE DIFERENTE de tudo.
Joel.Martins 26/12/2020minha estante
Vlw pela resenha! Já inclui na lista de 2021.

Davi Lima 27/12/2020minha estante
Vale a pena!! Que sua experiência seja tão boa quanto a minha :D

Chameleon_. 01/05/2020

Essa História é Falsa
Se lembre dessa frase, ele explica ela no livro. Sinceramente não sei o que falar sobre a história do livro porque eu terminei mais confusa do que quando comecei, mas esse é o objetivo do autor.
Para não dar spoilers vou apenas conversar sobre a escrita, e dizer que o nome do livro faz sentido apesar de ser um titulo bem incomum. A escrita é muito boa, extremamente envolvente, se vc vai ler esse livro eu recomendo que vc o faça com bastante tempo livre. Eu ri, chorei, amei os personagens e duvidei deles durante a leitura. Esse livro definitivamente deveria ser mais conhecido, mal posso esperar para forçar algum amigo ou familiar a ler para discutir com eles.
Só gostaria de dizer uma coisa que não ficou muito clara para mim quando eu li a sinopse: esse livro é um thriller psicológico, eu nunca tinha lido um antes e amei esse, não foi nem um pouco entediante e não foi confuso, ele te deixa intrigado e com duvidas, mas não é uma leitura cansativa.

ju.cardozso 28/08/2021

não sei se entendi
gostei da escrita, cê pega e numa sentada lê metade do livro
achei super legal essas coisinhas de matemática no meio
mas depois do plot eu não sei o que é real???? to mt perdida

Juu 19/04/2021

[Esta afirmação é falsa]
terminei esse livro da mesma forma que comecei, sem entender nada.
a forma com q o autor nos faz mergulhar na história, indo e vindo nos devaneios do peter é incrível e eu acho q é isso que é o mais surpreendente neste livro, o fato de que não sabemos oq é real e oq não é.
pra melhorar (ou piorar) o final que o autor nos dá é de querer gritar de frustração e de excitação ao mesmo tempo
esse livro me trouxe um misto de emoções, a pesar de não favoritar ele, gostei e recomendo pra quem gosta de uma aventura macabra envolvendo muita matemática

1 | 2 | 3 | 4 | 5