Entrevista com o vampiro Clarice Lispector
Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Lysiane.Correa 18/01/2024

Estou triste por não ter gostado desse livro, mas minhas impressões são basicamente:

- as primeiras 150 páginas são incríveis, eu amei amei amei amei;

- quando a Claudia aparece a história desanda. Anne romantiza a pedofilia e ninguém vai me provar o contrário (é a minha interpretação);

- as partes 3 e 4 são prolixas e enfadonhas, nem parece o mesmo livro incrível das primeiras páginas.

É isso! Valeu muito a experiência, mas não sinto vontade alguma de ler outros livros da autora.

Thais645 28/10/2023

"Será o mal um imenso e perigoso poço onde se cai ao primeiro pecado, mergulhando até o fundo? ... Mas é esta escuridão, este vazio. E não traz nenhum consolo".

Mariana 31/01/2023minha estante
Você leu o livro errado ?

Kimberly.Mariano 01/04/2021

"Quão patético é descrever estas coisas que não podem ser descritas."
Minha geração foi marcada por histórias de vampiros. Especialmente histórias de amor de amor entre vampiros e humanos. Mas, eu nunca fui arrematada por essa onda, não fui uma fã de Crepúsculo ou Vampire Diaries. Agora posso dizer que fui arrematada pela Anne Rice.
Já conhecia a adaptação cinematográfica e posso dizer que é uma das poucas sobre vampiros que já me interessei e gostei. E aqui, conhecendo esses vampiros mais profundamente, estou plenamente apaixonada.
A figura do Louis é extremamente solitária e melancólica, ele sente o peso da imortalidade e vê sua natureza como um fardo terrível, ele enxerga sua existência como fruto puro e simples da maldade. E eu acho essa representação a mais palpável de um vampiro. Louis vive em plena crise existencial, e como se fugiria disso estando fadado a eternidade? No inicio de uma existência imortal seria normal ser como Lestat, uma figura poderosa e extremamente narcisista. Mas e com o passar dos séculos? Contemplar toda sua existência imutável dentro de um mundo que não para. Saber que toda sua vida permeia vitimas inocentes. Em algum momento você pararia sim para pensar em toda crueldade da sua existência. E é assim que temos essa história, um vampiro com crise existencial, com sentimentos palpáveis e humanos (por que afinal não foram todos humanos um dia?), você consegue sentir como ele e compreendê-lo. Dentro de uma escrita poética, envolvente e sensível.
É um trabalho sensacional, melancólico e erótico (afinal sensualidade é o que não falta na história, mesmo sem nenhum cena "hot"). E agora tudo que quero é conhecer cada vez mais os vampiros da Anne Rice.

nathaliart 28/11/2022

Surpreendente!
Peguei este livro para ler devido ao Halloween (sempre gosto de ler algo mais temático). Demorei um bocado para terminar, em parte porque não gostaria que o livro acabasse. Não imaginava que ia gostar tanto de um livro sobre vampiros...

Entrevista com o Vampiro conta a história da transformação de Louis em um vampiro, e de sua busca incansável por respostas sobre sua espécie. Nunca imaginei que veria tantos sentimentos intensos, tanta confusão em um ser morto que insistia em viver como humano -- e talvez, por isso, despertasse tanta paixão em outros vampiros. Louis é diferenciado, embora em alguns momentos ele se torne até meio tedioso.

Segundo livro de vampiros que leio e gosto. A leitura é bem tranquila e envolvente, me peguei em diversos momentos pensando na história. Recomendo demais!! Me abriu as portas para literatura vampiresca.
Jamile.Almeida 22/12/2022minha estante
o Vampiro Lestat é ainda melhor, Naty. gostei mais do q a entrevista com o vampiro

nathaliart 22/12/2022minha estante
Tô doida pra ler esse também ? Obrigada pela sugestão, vou ver se coloco na minha listinha do ano que vem!

Ocelo.Moreira 27/05/2020

Vampiros de Sentimentos Ambíguos!
Um clássico e um dos grandes cults de nosso tempo, segundo os críticos. Dei três estrelas pela boa história, pela boa escrita e pelo ótimo título.

O livro é dividido em quatro partes, a primeira e melhor parte é composta pelas 150 primeiras páginas, e as demais são divididas entre as três partes restantes.

Achei o livro cansativo, moroso, lento, denso em seus diálogos verbosos! Cheguei até pensar que nunca terminaria sua leitura. Tanto que eu havia iniciado a leitura em 2018 retornando somente agora!

No início, os personagens chegam até ser interessantes, mas depois da primeira parte se tornam chatos, enfadonhos e maçantes. Isso sem falar dos sentimentos dos vampiros que são ambíguos, dúbios ou mesmo confusos.

Confesso que as passagens que mais gostei do livro foram os pequenos relatos entre o entrevistador e o vampiro. E como já dizia Clarah Averbuck: não tenho obrigação de ler e nem de gostar dos clássicos. Só porque um livro foi importante para uma determinada época, isso não quer dizer que ele também seja importante para mim!
Luciana.Salles 19/12/2021minha estante
- Descreveu super bem! Concordo!

Ocelo.Moreira 20/12/2021minha estante
Obrigado Luciana Salles. Abraço.

Luisa Jordana 22/12/2020

Entrevista com o vampiro
Por meio desta leitura, revisitei um universo que me fascinou ainda criança e que foi motivo de semi obsessão na adolescência. Assisti Entrevista com o Vampiro quando tinha aproximadamente onze anos de idade e me encantei com Louis, um vampiro misterioso e melancólico, e fiquei fascinada com Cláudia, a vampira criança que, mesmo que sua mente evolua, continua presa em seu corpo diminuto e imutável. Confesso que, à época, não me agradei de Lestat, mas hoje entendo o mistério que também o cerca, principalmente após a leitura.
O livro se inicia com Louis sendo entrevistado por um jovem jornalista que, cético sobre a natureza de Louis, vai mudando de opinião à medida que o tempo da entrevista vai transcorrendo. O enredo em si pouco se diferencia da adaptação que, em minha opinião, foi muito bem feita. A história gira em torno de Louis, que vai de rapaz rico, provinciano e sonhador, à um vampiro repleto de conflitos interiores sobre sua nova natureza e sobre o que ela representa, se sua única alternativa é seguir o caminho do mal e do perverso ou se existe um algo mais que o livraria de tal destino.
Lestat, o vampiro que transformou Louis, é extremamente frio e mesquinho e encara a morte como fato corriqueiro e o assassinato como prática prazerosa, não sentindo nenhuma culpa por tirar vidas para o seu deleite e sobrevivência. Por esta razão, Louis constantemente se frustra com seu "criador" e vive em eterna reflexão melancólica, o que confesso que me deixou entediada por diversas vezes. Louis reflete e filosofa sobre tudo e a tradução não ajudou na clareza do texto. Apesar do renome da tradutora, achei a narrativa confusa em diversos trechos e muito dispersa, o que fazia com que eu fizesse muitas pausas durante a leitura.
Após o surgimento de Cláudia, o livro ficou mais dinâmico, mas a melancolia e o sentimentalismo de Louis aumentaram na mesma proporção. No geral, foi uma boa leitura, mas com muitas ressalvas. Recomendo para quem deseja se inserir no mundo vampiresco de maneira clássica, com cenários vitorianos, auras sombrias e vampiros belos e afogados no inconformismo da imortalidade.

Iasmin235 30/05/2022minha estante
o filho gay de Drácula.

Krishnamurti 13/02/2019

VAMPIRO
Ai caráio! Eu hoje acordei meio esquecido da vida. A cachaça ontem foi demais, e eu que estava querendo acabar de ler este livro, não consegui. Vamos tentar não cometer decepções. É; vamos lá. Bom o livro em questão é... é... não, antes me ocorre dizer que essa rede aqui está pejada de autores com nomes estranhos aqui na terra da Bruzundanga, é tanto Robert, Paul, Jones, que o cara que amanhece de ressaca jura de pé junto que está nos staites. Literatura brasileira, sobretudo a contemporânea, tão fértil e com tantos talentos emergentes quase não se vê comentários... bem mais o que era mesmo que eu queria escrever aqui além de “super recomendo”? Sei lá! hoje acordei meio esquecido...bom deixa para depois que a resenha passar,resenha não, ressaca, ressaca é foda!
Aline221 16/02/2019minha estante
O filme ficou parecido com o livro ou modificaram muito a história?

Krishnamurti 16/02/2019minha estante
Creio que modificaram a história, é preciso "re"-inventar. Né não?

Rafael.Rijo 20/02/2020minha estante
Não modificaram em quase nada o filme do livro. Que tipo de resenha é essa e por quê?

Mi Rubin 27/01/2023

A edição é linda e a narrativa é tranquila de ler.
Mas não consegui me conectar com a obra, infelizmente.

Pra mim, faltou história.
Os personagens são bons, mas suas ligações são dramáticas e muitas vezes caóticas.

Senti falta de um aprofundamento maior nesse dramas. Teria como dar mais estrutura à narrativa com isso.

Talvez o intuito seja exatamente esse, de caos e drama, e eu que li errado rs.

Mas enfim, só pelo clássico, valeu à leitura!

Mandark 11/06/2023

A humanidade monstruosa...
Anne exorcizou muitos dos seus demônios através da sua escrita e a perda da filha foi um deles. A eternidade confrontando a limitação da humanidade nos força a refletir sobre as perdas da vida e sobre os caminhos que traçamos pra seguir em frente, apesar de tudo. Ela construiu algo grande e marcante. Minha vida nunca mais foi a mesma depois dessa história, de um jeito ou de outro. Ela alcançou em mim pontos fortes e fracos e me fez amar e odiar seus personagens com intensidade e ardor.
"Entrevista com o Vampiro" é um livro controverso. Louis é um narrador controverso. Está é minha segunda releitura e sempre tive grande antipatia por ele e sua ingrata melancolia. Mas não posso deixar de dizer que nessa terceira oportunidade de me aventurar em sua jornada, eu comecei a olhá-lo com outros olhos. Começo a ser mais complacente e empático com sua narrativa parcial e algumas vezes mentirosa. Mas a visão ampliada pela leitura do restante das Crônicas nos transforma também. Se até o Lestat o perdoou e o compreendeu, porque não eu?
Louis não me vende mais a sua "verdade", por conta da versão do Lestat, mas me peguei em vários momentos me identificando e exaltando suas reflexões sobre a vida e sobre o tempo, como não havia feito em oportunidades anteriores. Foi uma espécie de redenção, ao ver refletida em mim tanto dessa sua humanidade monstruosamente real.
É interessante que os quase 15 anos que separam essa releitura da minha primeira leitura modificaram minhas impressões e me deram a oportunidade de reavaliar e atualizar minhas percepções. É o mesmo livro de antes e ao mesmo tempo é completamente novo e fresco. Ressignifiquei trechos inteiros e guardei novas citações para o porvir. Essas são, sem dúvidas, características de uma obra que se tornou um clássico.
Com a morte tão sentida da Anne e as novas adaptações em andamento, reler as Crônicas e ler a saga das Bruxas se tornou uma necessidade que vou começar a saciar esse ano. Agora, partiu ler o melhor dos volumes das Crônicas Vampirescas e um dos melhores livros da minha vida: "O Vampiro Lestat".

@fadakukalivros 12/11/2021

Entrevista com o vampiro
Meu primeiro livro do clube Viajantes do clubinho da Déa, @dea.leitora.

Amando esse projeto incrível, já estou ansiosa pro próximo livro.

Livro: Entrevista com o Vampiro
Escritora: Anne Rice
Tradução: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 330
Nota: 4?

Este é o primeiro volume das
?Crônicas Vampirescas".

Século XVIII, Nova Orleans, fazenda Pointe Du Lac, Louis, um adulto mortal de 25 anos, resolve dar uma entrevista a um jovem jornalista contando sua história de vida - morte - transformação - não aceitação.

O livro é  dividido em quatro partes.

Primeira parte

Aqui temos o Louis, contando detalhadamente sobre sua vida na fazenda Pointe Du Lac, com sua família, após a morte de seu pai, vivia com sua mãe, irmã e o irmão caçula que sofre um acidente doméstico, causando uma grande dor em Louis.
Em seu desespero ele conhece a Lestat e sua vida muda completamente.
Eles foram viver na cidade longe dos campos, onde Louis conheceu a pequena Cláudia, cachinhos dourados de 5 anos de idade, uma criança esperta, por vezes egoísta e perigosa.

Nessa primeira parte conhecemos personagens fortes, egoístas,  fofos, perigosos, atraentes, sedutores e capaz de qualquer coisa.

Segunda Parte
Louis e Cláudia fazem uma viagem de navio, para a Europa, e durante a viagem ouvia-se dizer que o navio estava com pragas e doenças que levava a vários de seus passageiros a morte.
Quando já estavam por terra, conheceram vários  lugares, vilarejos com suas culturas e lendas. Porém não se demoraram por lá.

Terceira Parte

Resolveram então partir para Paris, onde a vida era muito mais divertida, com seus cafés,  concertos, galerias, balés, museus, óperas e toda a riqueza, luxo e glamour.

Foi quando numa noite eles foram assistir ao Teatro dos vampiro, e encontram mais de sua espécie, então conheceram Armand de 400 anos, eles reencontram Lestat no teatro, e em outro episódio Cláudia conhece a Madeleine, e se tornam inseparáveis.

Quarta Parte

Muita melancólia, Louis está desacreditado de tudo, sem ânimo ou sede de viver.
As perdas que sofreu deixou seu coração frio, sem emoção ou sentimento, ele só vivia de banalidades, e novas frustrações.

Euuu ameeeeeei o livro, ele é moroso? SIM, ele é. Mas isso não tira todo o brilho da narrativa de Louis.
A história foi muito bem contada pela Anne Rice, ela soube descrever todos os sentimentos que os personagens precisavam externar.
Já quero ler os outros livros dessas crônicas. Apaixonada estou.

Quando for a Nova Orleans vou procurar pelo Louis na catedral de St. Louis, vai que né  ?

gabriella12 15/11/2023

Criei expectativas e me frustei
No começo achei interessante e da metade para o final comecei a achar mais chatinho, seria um livro 3 mas como eu demorei pra terminar eu peguei uma certa raiva da leitura kkk
provavelmente na minha próxima limpeza na estante vou separar ele pra passar pra frente ((morrendo de pena ja que a edição é linda))
Radrian 15/11/2023minha estante
? poxa sério q o livro não é bom? Que pena

Daniele.Saldanha 15/11/2023minha estante
Achei o mesmo, tô quase terminando, e vou passar adiante, trocar no sebo!

Yasmin1198 15/11/2023minha estante
Tbmmm acheii desisti desse livro queria muito ter gostado