Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Renata_ Pandora 04/11/2023

?Os vampiros são assassinos ? dizia agora. ? Predadores. Cujos olhos onipotentes podem lhe proporcionar objetividade. A capacidade de perceber a vida humana em sua totalidade, sem nenhuma piedade repugnante, mas com a vibrante excitação de ser o fim desta vida, de fazer parte do plano divino.?
leopr 04/11/2023minha estante
falei que tu ia gostar, esse livro é maravilhoso

Renata_ Pandora 04/11/2023minha estante
Sim??????

D/\RK 09/04/2021

Decepcionante
Esperava bem mais pela fama de Anne Rice.
Achei muito melancólico. Os personagens muito chatos, o Louis principalmente. Cláudia e Madeleine eram as menos piores, mas isso não compensou. Fui visualizando as cenas do filme conforme ia lendo e isso ajudou. A escrita é muito arcaica e uma narrativa muito cansativa. Com demasiada quantidade de detalhes sobre o ambiente. Sei que é um livro de anos atrás, mas acho que estava esperando uma adaptação melhor nessa edição recente.
Levei quase quatro meses pra concluir esta obra. Pretendo dar mais uma chance com o livro seguinte: O Vampiro Lestat e espero que melhore um pouco ou não conseguirei ler As Crônicas Vampirescas completa.
Jaqueline.Lucio 03/06/2021minha estante
:O

D/\RK 03/06/2021minha estante
Né ^^

Gaby 19/05/2024

"Deixemos a carne guiar a mente."
Eu particularmente esperava um pouco mais de aventura na vida de Louis, achei um pouco triste o final dele, depois de ter demonstrado tanto amor pelo mundo e pela vida. Mas a leitura do livro é fluida e de fácil interpretação. Valeu a pena, pois adoro tudo que envolve vampirismo e fiquei encantada com os sentimentos deles, são tão intensos.
Bê Mamede 19/05/2024minha estante
Eu acho que essa coisa de a história dele ser triste é algo que não é muito esperado em uma história de vampiros. Mas acho que a Anne Rice explorou isso muito bem. Tive que parar a leitura por uns dias em alguns momentos porque sim, é triste e te faz refletir. Mas acho que é um ótimo início para a série, já que o segundo livro é do Lestat, que além de ser um vampiro que precisa contar a versão dele dos fatos, além da própria história, talvez seja um ser que queira viver mais do que o Louis.

Gaby 20/05/2024minha estante
Faz realmente muito sentido! Deixa eles um pouco mais "humanizados" de certa forma e tira um pouco do "glamour" de ser um vampiro. Eu me interessei muito pelo Lestat e quero muito saber o seu lado da história também

Laurinha 06/06/2010

Bom.
Um pouco parado demais pro meu gosto, mas é interessante. Gosto bastante do tema vampiros. É mais um daqueles que leio um capítulo, paro pra ler um outro que me atrai mais e depois volto. Na verdade sou meio de lua, por isso cada dia tenho vontade de ler uma coisa diferente!
Dani Rodrigues 30/07/2010minha estante
Oi Laurinha,
acabei de ler Entrevista com o Vampiro e tb achei-o parado demais!

Biga 19/02/2022

Qual é o preço de viver eternamente ?
O que talvez não serviu para os outros foi o que serviu perfeitamente para mim. A história gira em torno da vida desse vampiro, Louis, que decide contar toda a sua história de vida a um jovem jornalista, ou pelo menos as coisas que ele considera relevante para o seu processo que o levaram até ali, se assim posso dizer.

Eu gostei muito do Louis e das suas reflexões sobre o significado da vida, o bem e o mau, Deus e o diabo. Pontos esses que me lembraram muito a corrente literária, o Barroco. Se ele fosse um poeta, com certeza ele se enquadraria nessa escola literária. E foi justamente essa comparação entre o Barroco e Louis e suas reflexões que me fizeram me conectar com ele. Pois quem nunca em alguma vez na vida não se perguntou ?

Outro ponto que eu achei positivo é sobre a eternidade. Acho que ela foi retratada com a mesma ideia que eu possuo. Em outras obras viver para sempre é visto como algo maravilhoso, até por alguns personagens dessa obra a veem assim. Mas eu gostei do ponto que o um personagem que tem 400 anos falou, que o recém vampiro quer viver tudo, conhecer tudo e experimentar tudo, porém chega um momento em que ele não aguenta mais viver, estar vivo se torna em enfado. E é justamente o que eu penso sobre eternidade, não vai ser chato viver pra sempre quando não tiver mais nada novo que o motive ?

Um ponto que me desagradou, mas talvez depois eu tenha entendido ? Foi como o amor e o desejo foram retratados. Principalmente com a personagem Cláudia, por mais que ela tenha a mente de uma mulher adulta, ela ainda está em um corpo de uma criança de 5 anos. Certas atitudes dela em relação ao seu descontamento eu até compreendi, mas o fato do Louis dizer que a deseja, chama-lá de amante, isso me incomodou. Ok que esse sentimento entre eles, pelo menos da parte do Louis, não era carnal a ponto de concretizar o ato. É uma questão muito mais profunda e complexa sobre o que é o desejo, o que seria o amor. Essas questão são tão mais complexas e profundas que eu nem sei por em palavras aqui.

Por fim, foi muito bom acompanhar e sentir seus sentimentos tão fortes sendo repassados para nós leitores, eu gostei muito da história e dos personagens, no início causa a estranheza, mas no fim faz sentindo, se você começar a ver a obra por outro ângulo.
BetoPlacido 21/02/2022minha estante
Eu, caso vivesse pra sempre, seria aquele véio chato que entra nas conversas pra dizer: "vocês não viram nada! Quando eu cheguei aqui, tudo isso era mato!" Como, de certa forma, eu já faço isso, então posso dizer que estou vivendo o sonho. XD

Piter 11/04/2022minha estante
Também me senti do mesmo jeito! Essa questão da pedofilia é bem problemática mesmo. Não sei se foi levada com seriedade pela narrativa... Sim! A tradução era bem estranha kk. Agora resta saber se foram erros da própria Clarice Lispector, ou se foram dos revisores da editora.

Caroline 20/02/2022

E este é o fim. Não há mais nada...
Simplesmente encantada com essa obra tão sombria e ao mesmo tempo tão poética! Impossível não mergulhar profundamente nas crises existenciais de Louis e Cláudia. A maneira como o livro é escrito nos conduz de uma forma quase hipnótica por cada cenário e nos faz sentir o que suas personagens sentem. Uma leitura que te faz ansiar por cada descoberta, por cada sentimento e revelação.
Super recomendo!
Rafael Kerr 21/02/2022minha estante

Iasmin235 30/05/2022minha estante
o filho gay de Drácula.

goodbyedarth 23/07/2022

Fui dormir muda e acordei calada de tanto choque com essa mente assombrosa da Anne. O livro teve altos e baixos, claro que algo comum em todo livro, mas em momentos parecia a estória macabra de um vampiro melancólico e em outros parecia apenas a aventura de um herói humano e comum a tantos outros tentando fugir de seu nêmesis. Achei que essa mistura do gótico e do romântico casou demais com a história!! O vampiro Lestat do Tom Cruise é uma cópia perfeita do Lestat do livro, simpático e maquiavélico, apaixonante mesmo sendo um canalha, e senti empatia com o drama de Cláudia, uma mulher eternamente presa em corpo de um bebê. Sério, que livro!
DANILÃO1505 23/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

liriaa 12/04/2022

então..
bom, porém achei muito problemático em alguns pontos. a história prende muito e tals, mas deixa a desejar algumas vezes.
Emily.Medina 12/04/2022minha estante
Eu achei que seria melhor, mas foi legal.

Andreia 15/09/2022minha estante
oi! no livro, eles chegam a ter uma relação amorosa de verdade? porque assisti ao filme e a cena do beijo realmente me enojou... se tiver isso no livro, nem vale a pena eu me arriscar a ler

Dani 02/01/2022

ENTREVISTA COM O VAMPIRO: UM BREVE OLHAR DA ALMA ETERNA
Esse livro, é inacreditavelmente fascinante ! Possui mistério, ousadia e uma surpreendente forma de expor a mente humana através de criaturas belas, atraentes e condenadas à eternidade. De forma fictícia, Anne Rice (autora do livro) conseguiu "digerir", perfeitamente, - através de seres imortais- inúmeras questões que assombram a vida humana, como por exemplo, a vida e a morte; o prazer e a dor; a felicidade e a melancolia questionadas frequentemente, ao longo do romance, pelo vampiro Louis. Ademais, não podemos esquecer dos brilhantes personagens que configuram Lestat e Cláudia, ambos perversos sagazes e charmosos, que possuem uma complexidade própria e atraente ao leitor. Por fim, esse livro é realmente de cara, um dos melhores que já li, por isso o recomendo a todos que ainda não o leram, e mais, recomendo também assistir a versão em filme lançada em 1994, com a direção de Neil Jordan e a atuação dos atores Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst. É maravilhoso!
Cida Zientarski 03/11/2023minha estante
Bela resenha, parabéns!

GustavoDC 19/02/2022

Bom, porém com a leitura arrastada em sua maior parte.
Assisti o filme sobre este livro faz bastante tempo. Lebro-me que na época em que vi eu gostei bastante dele. Como os livros costumam ter diferenças em suas adaptações, eu sempre tive curiosidade em lê-lo e conhecer a história completa. Para quem curti histórias com vampiro, esse livro e suas continuações são essenciais.

Sobre a leitura, em sua maior parte, eu a achei arrastada e chata em alguns momentos. Lembro-me que no filme a história era bem mais dinâmica.
Há momentos que a leitura fica mais interessante, como a inclusão da garotinha vampira na história, a ida de Louis para a Europa, entre outros. Não quero me aprofundar aqui para não dar spoilers.

Caso perguntem-me se eu indico a leitura, darei, então, duas respostas: se você quer apenas conhecer a história, assista o filme. Caso queira conhecer e se aprofundar nos detalhes, como personalidade de cada vampiro, a ambientação e outras coisas que são menos exploradas no filme, então leia o livro.

Nota: 3.5 em 5.0 estrelas.
GustavoDC 26/02/2022minha estante
* lembro-me (corrigindo o texto acima).

Piter 05/04/2022

PARA LER NO FUTURO
Por causa do seu legado para a Subcultura Gótica e para a literatura gótica no geral, me propus a ler Entrevista. Já havia assistido ao filme e tinha amado (com direito a um lugar na lista dos meus favoritos). Fui na expectativa de que seria uma leitura incrível, porém levei um escorregão.

Não é um livro ruim! Pelo contrário: sua qualidade literária é enorme, tanto que se tornou um clássico da ficção sobre vampiros. Mas para leitores de livros com linguagens menos rebuscadas, acostumados com tramas mais padronizadas e evidentes (falo da Jornada do Herói), essa obra irá te tirar da zona de conforto.

Foi o que houve comigo: fiquei me perguntando se todo o enredo seria contado em forma de diálogo (ok, é uma entrevista, mas... Será que foi mesmo uma boa escolha?). A escrita não me atraiu, tampouco o tom do narrador (apesar de amar personagens melancólicos, este foi, no mínimo, irritante). Devido a esses motivos, foi difícil enxergar os conflitos, até mesmo o caminho que a história tomava. Li até o final? Sim, porém lia na espera de que terminasse logo. O texto me pareceu arrastado, monótono, sem instrumentos da linguagem literária que pudessem torná-lo mais emocionante. Houveram momentos assim? Houveram, porém eram tão escassos, que o resto exaustivo se sobressaiu. As únicas partes menos herméticas foram o arco da Cláudia e algumas frases marcantes do Louis (quando ele não estava se lamentando, ou reclamando, ou descrevendo coisas).

Me despeço dessa leitura com um sentimento de incompletude. Não aproveitei da narrativa tal como queria; não me aprofundei em suas camadas, não me envolvi totalmente com ela. As cenas me foram abstratas. As descrições, embora tão detalhistas, passaram despercebidas de tão... chatas.

Talvez precise de mais bagagem literária para compreender tudo o que essa trama quer contar. E por causa desse fator, que pretendo ler o livro de novo no futuro. Recomendo a leitura para quem já leu outros clássicos, ou não se importa em rever uma página cinco vezes a fim de entendê-la.
Carolina.Filth 06/04/2022minha estante
Perfeito.