Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

drackenstein 16/05/2024

Caí no esquema de pirâmide da Anne Rice!
Sou completamente fascinada por entrevista com o vampiro desde que assisti o filme pela primeira vez.

Adoro todos os sentimentos que os personagens nos trazem, as reflexões sobre o bem e mal, mortalidade e imortalidade.

A relação do Louis com a imortalidade é fascinante, ver toda a mudança dele e o momento que ele abandona completamente a humanidade que preservou durante todos aqueles anos. É interessante ver como ele lidou com tudo durante a história, e sua vingança no fim do livro.

Apesar de um pouco cansativa às vezes, gostei da escrita, gosto dos detalhes na descrição de sentimentos dos personagens e ambientação das cenas.

É interessante ver como tudo que eles desejam se torna a ruína deles quando conseguem.

Um ponto que me incomodou durante a leitura é a maneira que o Louis descreve a Claudia em certos momentos.

Preciso falar do Lestat, como pode um personagem tão chato me cativar tanto? Me diverti muito com ele durante a leitura, sou apaixonada pelo sarcasmo e humor questionável dele. (ele dançando com o cadáver a mãe da Claudia, ÍCONE!)

No fim, quando Daniel pediu para que Louis o transformasse em vampiro, fiquei tão irritada quanto ele, depois de tudo que ouviu ele ainda considerou a imortalidade e o vampirismo como uma coisa desejável, como pode depois de tudo que o Louis relatou ele ainda considerar se tornar um imortal?

Enfim, eu amei o livro e definitivamente quero continuar lendo as crônicas!
leticmoreira 17/05/2024minha estante
lestat tem um carisma enormeeee, como pode?

drackenstein 17/05/2024minha estante
simm, icônico demais sempre ria de qualquer besteirinha e piadinha que ele fazia

Wagner Fernandes 16/05/2024

A vida segue independentemente das perdas
Que final bombástico!
Louis surpreendeu a todos (inclusive este leitor) com seu plano de vingança! Os vampiros não esperavam por aquilo. Todo mundo pego de surpresa. Foi uma mudança significativa no caráter do personagem. De alguém passivo a um articulador frio e calculista.
É uma perfeita história de vampiros. De fato, está entre os três melhores do gênero que li, juntamente com "DRÁCULA" e "SALEM" de Stephen King.
("Crepúsculo" não chega nem aos pés desses livros).

Vamos lá. "Entrevista com o vampiro" pode dividir opiniões. Por um lado é um tanto parado, basicamente ambientado em Nova Orleans entre os anos 1790 e 1900, sem muita ação e grandes reviravoltas, como a leitura de um diário. É 1976, e Louis está sendo entrevistado por um jovem repórter cujo nome não é citado.
Louis segue explicando quem é, onde vivia, quando e como virou um vampiro (1791, aos 23 anos de idade), quem o transformou e por quê. Conta como era sua família, como Lestat passou a morar em sua casa e suas vidas monótonas na Nova Orleans de finais do século 18 e século 19.
Por outro , trata-se de um texto reflexivo, do sentido e prioridades da vida, da necessidade que temos de companhia ao longo da existência, de nos apegarmos a pessoas e lugares, da perda, tristeza, saudades e memórias.
Anne Rice usa seus personagens para nos fazer pensar sobre essas coisas. Louis saiu dessa história compreendendo que a vida é um processo de mudanças, de novos ares, novas companhias; que se prender ao passado é uma escolha dolorosa e improdutiva. O mundo e as coisas que amávamos no passado mudam. A sociedade muda. Tudo ao nosso redor muda. Devemos nós também aceitarmos essas mudanças e aproveitar o tempo que temos e desenvolvermos nosso próprio ser para não estarmos no mundo como criaturas estáticas. Uma das cenas finais, onde Louis contempla o Museu do Louvre e quer apreciar a arte exposta lá é significativa. O museu representa o passado. Louis percebe que, assim como a vida, mesmo a arte que ama é frágil e pode ser destruída pelo fogo, como se o fogo destruísse o museu e tudo que ele preserva.
O "FOGO" tem um papel significativo em vários momentos do livro, como a casa incendiada onde Louis, Lestat e Cláudia viveram por quase um século. Armand, o vampiro de Paris, diz a Louis que o fogo pode purificar, mas Louis rebate dizendo friamente que o fogo nada purifica, apenas destrói.
Pode-se extrair muitas considerações do texto. A mensagem essencial é que "a vida segue, independentemente das perdas que sofremos".

Nota: 4,0
Lerei o próximo volume para saber mais sobre Lestat e sua origem.
E como ele se tornou um astro do Rock nos anos 70/80!

dudaleia 16/05/2024

Lestat lestat lestat...
Uma leitura densa e lenta, ainda em dúvida se a culpa disto está na época em que foi escrito ou na própria leitora. Mas mesmo com suas dificuldades a história é intrigante, vampiros muito diferentes dos que conhecemos e já sabemos de tudo. Os personagens são hipnotizantes, cada um tem a sua própria história e jeito de ser, realmente um show de criatividade. O protagonista em si eu tenho as minhas ressalvas, achei um pouco chato demais, o que me fez olhar para quem está em volta e descobrir que os personagens que o acompanham também possuem um próprio livro (yay!). Como ponto final, vale um aviso, esta é uma história para se ler de mente aberta e bem atento aonde começa e termina a ficção, personagens complexos trazem histórias complexas e assuntos polêmicos. Tendo em mente que o livro foi escrito em outra época e que os personagens não seguem uma linha de protagonistas perfeitos ou alguma história em que envolva "bem" e "mal", pode ler tranquilo que será uma ótima leitura!
Vicky 16/05/2024minha estante
não entendi o protagonista chato

Zi Souza 14/05/2024

Não me pegou!
Fiquei presa demais no moralismo torto do Louis e nas looooooongas descrições. Não é para mim, mesmo!

Aline221 02/05/2024

Anne Rice me deixou doida lendo esse livro. São muitas as questões humanas que ficavam batalhando em minha mente. Te entendo Louis.

Stefania.Correa 01/05/2024

Louis... Não sei o que sentir
Ao fim do primeiro livro não sei o que dizer? Se Louis fez bem para sim mesmo em deixar de sentir tanto pelo que é ser humano, pois no final, não mudamos. Mas acho que foi sua conexão com o mortal que o fez ir tão longe.

lila71 30/04/2024

Releitura após ler a saga inteira:
Por fim terminei a saga, e reli o primeiro livro, e é impressionante o quão bem amarrado a maior parte das coisas é, AR se dedicou em deixar coerente, apesar dos retcanons ao longo da história.
Reler novamente além de novamente entender melhor o personagem do Louis que tabtas vezes foi deixado de lado nos outros livros, mesmo sendo um sonso mentirosos, que prefere deixar que outros controlem sua vida, assim ele sempre podendo culpar alguém quando as coisas dão errado. Meu hipócrita e falso moralista favorito. Entrevista com o Vampiro, ainda é meu preferido das crônicas. E chorei de novo com Lestat, ele é um santo!

Viviane 30/04/2024

O drama do vampiro para adultos
Inegável a qualidade da escrita da autora. Livro bem construído e bem escrito, sem grandes enrolações desnecessárias com cenário, clima e afins. Definitivamente não é meu tipo de literatura. Louis é um chato certinho que muito se assimila com os vampiros atuais dessas sagas adolescentes. Lestat é aquele personagem que você ama odiar. Fiquei curiosa pra saber mais a história dele mas sinceramente não irei me aventurar nos demais livros dessa saga não.

Sandra Flores 23/04/2024

Em "Entrevista com o Vampiro", Anne Rice nos presenteia com uma narrativa gótica atemporal que transcende o mero terror, tecendo uma história rica em drama, filosofia e personagens complexos. Através da voz de Louis, um vampiro atormentado por sua imortalidade, somos transportados para uma jornada sombria pelos cantos mais obscuros da alma humana. Com sua atmosfera sombria, personagens complexos e questionamentos filosóficos profundos, "Entrevista com Vampiro" se consagra como um clássico atemporal, conquistando fãs de diversas gerações e se tornando um marco na literatura gótica.

Marcynhah 21/04/2024

Uma Jornada Sombria
"Entrevista com o Vampiro", de Anne Rice, é um romance gótico que vai além dos limites do gênero, abordando temas como imortalidade, solidão e moralidade em um cenário sombrio e fascinante habitado por vampiros.
A história é narrada por Louis de Pointe du Lac, um vampiro centenário que compartilha sua vida com o repórter Daniel Malloy. Desde sua transformação em Nova Orleans até os dias atuais, Louis relata suas experiências, incluindo seu relacionamento complicado com Lestat de Lioncourt, o vampiro mais antigo e carismático.
Anne Rice cria uma narrativa detalhada e psicologicamente profunda, explorando os dilemas morais que acompanham a imortalidade. A jornada emocional de Louis, sua busca por redenção e compreensão de sua própria natureza vampírica, prende o leitor desde o início.
Um dos aspectos mais marcantes do livro é a caracterização dos vampiros como seres complexos e multifacetados, fugindo dos estereótipos simplistas do gênero. Rice humaniza essas criaturas sobrenaturais, permitindo ao leitor se identificar com seus conflitos internos e aspirações.
A prosa elegante e envolvente de Rice cria uma atmosfera de mistério e sedução, transportando o leitor para os cenários exóticos de Nova Orleans, Paris e Nova York.
Apesar de suas muitas qualidades, "Entrevista com o Vampiro" pode ser criticado por sua narrativa lenta em certos momentos e pela representação dos personagens femininos. No entanto, continua sendo uma obra-prima do gênero gótico, oferecendo uma leitura envolvente e reflexiva para aqueles interessados na complexidade da condição humana sob uma camada sobrenatural.

ferfinea 19/04/2024

Amo demais <3
Eu sou apaixonada e apegada à história de ?Entrevista com o Vampiro?. Temos personagens cativantes, com dilemas e reflexões poderosas sobre a natureza do Bem e do Mal, o que é um vampiro, o que é Deus, etc.

O protagonista Louis de Pointe du Lac é um notável melancólico, então seus questionamentos relacionados à religião e sentimentalismos pra mim são um pouco too much, mas tenho muito carinho pelo personagem (é um querido). Felizmente, o antagonista/parceiro/inimigo/amor incondicional da vida de Louis, Lestat de Lioncourt, e a vampira mirim Claudia conseguem equilibrar um pouco esse lado da narrativa, trazendo mais dinamismo.

Como Louis está meio perdido e com sua condição de vampiro, o livro fica meio confuso em algumas partes (não me lembro de ter uma divisão em capítulos), mas é legal o fato de irmos desvendando as coisas junto com ele.

Final bem interessante, com gancho para continuações, com possível introdução de novos personagens.

S.Rafa 18/04/2024

A transformação do vampiro
O livro é realmente uma viagem a uma transformação de um vampiro, cheia de facetas e confusões, de fácil leitura e encantador... Leve e sem nada pesado, vale a pena a leitura.