Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

karolgodoy_ 06/06/2024

Admirável mundo atual
Quando a sociedade encontra a estabilidade em todas as áreas da vida e uma felicidade contínua, o direito de puder ser um indivíduo com suas próprias vontades e sentimentos se torna uma ideia totalmente anormal e impensável.

Achei a leitura fluida, mesmo tendo pegado um ritmo mais rápido do meio pro final.
A história é sobre o todo, considero que o personagem principal é a civilização e sua ordem.

Pensei que tomaria um rumo diferente, tava com a expectativa alta, confesso, mas mesmo assim me agradou no geral.

Steph.Lopes 05/06/2024

Gostei muito do livro, é uma sociedade beeeeeem diferente que foi criada, fiquei meio assim em algumas partes
E no final fiquei "eita, acabou?"

Felipe1503 05/06/2024

Parece que foi escrito hoje
É uma ficção muito atual. Uma leitura que, apesar de ser um pouco difícil, prende a nossa atenção do começo ao fim. Fiquei esperando pelo tal do grande "plot-twist" da história, mas acho que entendi o que estava acontecendo desde o começo. É meio auto explicativo....

Recomendo demais a leitura!

domzio 04/06/2024

"O direito de ser infeliz"
A felicidade forçada acabou sendo angustiante ao decorrer da história, porque não é possível criar empatia por nenhum personagem, até mesmo os mais revolucionários, já que, passivamente, faziam parte daquele sistema de maneira mecanizada devido a ausência de pensamentos. Sendo assim, tornando irônico o título da obra por não ter nada de admirável nesse mundo novo de servidão.

É uma leitura bem cansativa pelos detalhes de pouco valor e pela chuva de significados próprios desse futuro que, na maioria, não importam, apenas servem para dar um certo enjôo dessa proposta de época problemática como mencionado sobre a escassez da dor na vida alheia.

Enfim, o livro traz muitas outras críticas e pensamentos que recomendo bastante ler para tê-lo como repertório.

Memel 04/06/2024

Ótimas reflexões
O autor se preocupa mais com as críticas que pretende fazer do que com a narrativa da história e dos personagens em si, contudo é muito interessante.
Impressionante como é um livro atual, ainda que publicado em 1932. Questiona o utilitarismo, o pragmatismo, as autoridades e as instituições. Vale o título de clássico e certamente continuará sendo lido por muitas e muitas gerações.
Recomendo!

Mariza27 04/06/2024

Vale muito a pena ler
Em 1830 após observar uma reprodução de ratos por laboratório o autor resolveu escrever o livro, em 4 meses ele desenvolveu uma distopia com assuntos bem atuais em comparação ao ano escrito.
Admirável mundo novo é uma obra literária que transcende as barreiras do tempo, no livro percebemos uma visão provocativa e pertubadora do futuro distópico.
Controle totalitário e uma busca pela felicidade "artificial" são terras idealizadas e exemplificados no livro. O livro nos leva a refletir nos perigos da utopia aparentemente perfeita, os personagens enfrentam dilemas existênciais de livre-arbítrio e individualidade.
Huxley antena a capacidade étnica contemporânea social levando o livro a um patamar que provoca reflexões sobre a natureza humana e suas buscas, e o preço pela busca desenfreada do progresso.

#boa leitura

leticak 03/06/2024

Admirável mundo velho
Admirável mundo novo apresenta ao leitor um mundo distópico/utópico no qual a sociedade vive sob as regras do sistema fordista. Tudo nesse livro é chocante; a forma como cada personagem representa exatamente uma faceta da sociedade, a forma como a história nos leva a questionar nossas noções de certo ou errado, as semelhanças entre a utopia de Huxley e o mundo em que vivemos, a maneira como somos (direta e indiretamente) condicionados pelo mundo ao nosso redor etc. É atual de uma forma assustadora.

Após finalizar a leitura sinto-me tentada a divagar sobre o solipsismo em Descartes. Estaríamos nós dominados por algo maior, nos impedindo assim de enxergar a verdade? Seria melhor viver nessa utopia de forma feliz ou arrebentar as correntes que nos prendem a nossa menoridade e encontrar a liberdade - mas pagar um preço por isso? O que valeria mais? Admirável mundo novo nós apresenta ambas as perspectivas e planta inúmeras sementes de dúvida na nossa cabeça.

Termino com um conselho que recebi um tempo atrás "todo mundo deveria ler Admirável mundo novo pelo menos uma vez na vida". Agora, afirmo, todo mundo deveria ler Admirável mundo novo pelo menos uma vez na vida!

samaraamin 03/06/2024

"Sessenta e duas mil repetições fazem uma verdade."
Um pouco difícil de ser lido, pelo menos pra mim, porque não me senti realmente conectada aos personagens. Continuei lendo pensando que ele foi escrito nos anos 30 e que Aldous foi além de seu tempo, prevendo temáticas extremamente relevantes para a atualidade, mas só consegui alcançar um ritmo de leitura melhor na parte do meio para o final. Apesar disso, a ideia da obra é ótima, fica notório a quantidade de distopias dos últimos anos que partiram de variações desse livro.

Kharenn0 02/06/2024

Excelente Livro
Recomendo muito o livro. Sem dar spoilers, a obra é um romance/ficção distópico (que por sinal me fez ter um apreço por distopia) na qual conta sobre uma futura sociedade chamada fordiana que interpretamos como a grande evolução do nosso sistema por meio de uma extensa evolução no controle da biologia. Pessoas ""independentes""e livres sexualmente que molda gerações à um sistema de produção, todos guiados pelo governo.
Em uma certa parte do livro os personagens chegam a um local restrito, onde os povos isolados descritos são tão pouco evoluídos para eles, que mais aproxima de nós mesmos.
Esse livro é excelente e aconselho todos a lerem, vale super a pena.

Fabricia98 01/06/2024

"Comunidade, Identidade, Estabilidade."
Uma distopia. Uma nova forma de contagem do tempo (antes e depois de Ford). Fecundação artificial. Seres humanos fabricados em massa. Sem pais, sem mães, sem família. O "antigo" torna-se obsceno. A promiscuidade é a condição normal. Castas : alfas, betas , gamas, deltas , ípsilons. Condicionamento psicológico desde a mais tenra idade. Uma droga legal. Sociedade de consumo (exacerbada). A felicidade plena e duradoura. A que custo?
Até quase a metade do livro, ele ainda não havia me conquistado, mas daí por diante a história fica de fato "admirável" por sua filosofia e por nos fazer pensar (algo que a população do Estado Mundial não sabia como fazer). Ao fim da leitura, posso dizer que este livro fica entre meus favoritos junto com 1984.
Quero ressaltar também que a edição que li faz uma abordagem esclarecedora da obra e inclui sugestões de vídeos, música e texto que ampliam a experiência da leitura.

Gaby Kolano 31/05/2024

O livro conta a ideia de como seria uma civilização utópica, onde todos são totalmente felizes com suas vidas, não existem problemas sociais pois todos estão satisfeitos, mas, também mostra que existe uma linha tênue entre a utopia e a distopia

Regine 31/05/2024

Incrível - Não sei como fiquei tanto tempo sem ouvir dele
Incrível reeleitura do nosso tempo. Não sei como fiquei tanto tempo sem ouvir sobre ele. Dos 3 excelentes livros de críticas a atualidade (Revolução dos bichos, 1984, Admirável Mundo Novo), acho que este é o que mais se aplica ao nosso modo de viver, de tentar fugir da dor, de viver uma vida superficial.
Deveria ser um livro para todos lerem.

Miujo 30/05/2024

A felicidade é mais importante que qualquer coisa?
Olá a todos ?
Hoje vim comentar o que eu achei sobre o Admirável Mundo Novo.
Sinceramente, esse livro é incrível, se tratando de uma sociedade que é completamente controlado nos mínimos detalhes para que um indivíduo esteja sempre feliz, não se importando com mais nada além disso.
É incrível a maneira como esse livro foi escrito e realmente me deixou pensativo sobre o que realmente vale mais: a liberdade de uma pessoa ou sua felicidade.
Em resumo achei incrível e recomendaria facilmente esse livro.

cami s2 27/05/2024minha estante
Está no meu top 10 de livros favoritos.