City of Glass

City of Glass Cassandra Clare

Resenhas - City of Glass

1 | 2 | 3 | 4

Ju Neves 27/09/2011

Aos poucos, Clary está conhecendo o mundo dos Caçadores das Sombras, e em todos os livros eu esperava que eles fossem para Alicante, para suprir minha curiosidade. Eu queria saber ver, pelos olhos da Clary, ela descobrindo as maravilhas da Cidade dos Caçadores das Sombras, um lugar protegido pelas Torres Demônio, então, protegida dos males, lá eles podem andar tranquilamente. Então, é na Cidade de Vidro que ela vai parar dessa vez. Clary está procurando a cura para sua mãe, e uma antiga conhecida de Jocelyn disse para ela que a única maneira que salvar a amiga é contatando um bruxo que vive em Alicante. Mesmo contra a vontade de Jace, é lá que Clary vai parar.

Cidade de Vidro foi, honestamente, o melhor livro da série (até agora), ele é tem todas as características que provocam a curiosidade. Cassandra Clare, com a sua narrativa quase impecável, fez de uma maneira um pouco diferente dessa vez, alternando o foco do livro entre os personagens principais, não só Jace e Clary como nos outros, mas incluindo também Simon, Isabelle, Alec, e muitos outros. É difícil por em palavras o quanto eu amei esse livro, o quanto eu lia páginas atrás de páginas, e nunca era o suficiente, tanto que logo terminei e fiquei atordoada, querendo que ele tivesse durado para sempre.

Na resenha de Cidade das Cinzas eu falei isso, e vou repetir, Cassandra Clare sabe exatamente como criar os personagens, ela conhece cada um deles, e sabe como retratar toda a carga emocional de Jace, em conflito com si mesmo desde que descobriu que o próprio pai é Valentine Morgenstern, e Clary que lutando contra o sentimento impróprio que ela nutre pelo irmão. Você se sente na cabeça de cada um deles, e, mesmo que eles façam bobagens, chegamos até a entender que eles precisam fazer aquilo para aliviar o sentimento que os aflige por dentro, porque me afligia também.

Finalmente, eu consegui entender o que se passava na cabeça de Valentine, porque, honestamente, eu não via seus propósitos tão claros nos outros dois livros, por mais que os personagens explicassem. Fiquei com aquela sensação de quando nós chegamos a conhecer os vilões e sentimos mais dó do que raiva. Do meu ponto de vista, ele era “apenas” um homem com um ponto de vista, mas que não media esforços para alcançar a sociedade utópica que ele julgava ser a ideal: um mundo sem Downworlders. O problema é que no meio do caminho ele perdeu o senso do que é certo ou errado.

Nós vemos os personagens mais mudados, Clary mais independente, o que é uma coisa muito boa, mesmo que continue sendo aquela boba que cai no papo das pessoas, pelo menos eu posso admirá-la por não medir esforços quando se trata de quem ela ama. Jace, é que é o mais mudado de todos, afinal, depois de Valentine quase colocar ele contra parede em Cidade das Cinzas, ele finalmente tomou um lado dessa luta, mas isso não quer dizer que seja fácil.

Acho que já falei demais, mas só para deixar claro, eu não posso esperar para ler City of Fallen Angels, afinal de contas, Cassandra Clare já mostrou que é perfeitamente capaz de escrever um livro ainda melhor que o anterior. Bom, pelo menos esse foi o padrão que ela seguiu nessa série, mesmo que CoFA tenha Simon como protagonista.

Mais resenhas em: www.booksjournal.org

31/05/2011

Laila 10/03/2011

É bom, mas não é espetacular!

Confira o resumo do livro no meu blog:

Scheila20 21/11/2010

Resenha de City of Glass por Guardiã da Meia Noite
Review da Guardiã: Acabei de ler City of Glass agora a pouco...e ainda não me recuperei...acho que a única coisa que eu poderia dizer à vocês que poderia meio que dar um vislumbre de sua magnitude seria...PERFEITO!!! SIMPLESMENTE PERFEITO!!!
Realmente eu estava cheia de expectativas pelo último livro da Trilogia Instrumentos Mortais...estava com o coração apertado querendo saber o que seria de Jace e Clary e como a história iria se desenrolar para preencher todas as lacunas e solucinar todos os mistérios lançados pela autora...e realmente Cassandra não me decepcionou em nada!
O enredo do livro 3 não teve tudo, menos leveza!! Desde o inicio a tensão estava carregada em todas as páginas...iniciamos o livro sob ataque dos esquecidos...Jace, Simon e os Lightwoods indo para Alicante através do portal aberto por Magnus onde Jace deixa Clary para trás no intuíto de protegê-la (eu não preciso nem dizer à vocês que isso não adiantou em nada não é??)...Clary desenha sua runa e abre seu próprio portal, arrastando Luke (Lucian) com ela rumo à Cidade de Vidro em busca da cura para sua mãe (Jocelyn) que ainda se encontra em um coma mágico misterioso...

Mas vou parando por aqui para não dar Spoilers...mas realmente a cada novo capítulo eu quase tive um treco...Simon até o livro 2 ainda não havia me convencido...mas em City of Glass ele realmente ganhou a minha simpatia, até porque o coitado é um verdadeiro apito de chamar loucos!! (falei!!) tudo o que tinha dar errado com ele, com certeza dava!! Mas mesmo assim ele foi forte e virtuoso, encarando de coração aberto e superando todas as adversidades! Realmente Simon foi uma grata surpresa neste último livro, assim como Alec que conseguiu deixar suas atitudes insossas de lado e finalmente assumir seus sentimentos e demonstrar alguma personalidade.
Izzy (Izabelle...e este também será o nome da minha sobrinha que está para nascer..heheheh), como sempre foi um sopro de rebeldia, garra e determinação durante toda a história e também não decepcionou! Pelo contrário, ela foi promovida à calavaria...o que eu achei simplesmente ótimo, pois sempre achava que este posto seria do Alec e não dela.

Nunca pensei que eu fosse dizer isto, mas também teve um momento (claro que foi um breve momento) em que eu fiquei com ódio inclusive da cara do Jace!

As batalhas e maquinações políticas nos tiraram o fôlego durante todo o livro...e os engodos de Valentine pareciam nunca ter fim, novos personagens se juntam à trama, apimentando os supense e nos deixando boquiabertos em diversos momentos! (Sério povo, vários momentos PQP durante a leitura!).

A maldade de Valentine continua sem limites e sua personalidade amoral parece não haver freios!!! Ele tira vantagem das fraquesas, manipula e mente descaradamente não importando a quem ele destruirá no processo, mesmo que isto signifique a destruíção de seus próprios filhos! Apenas um vislumbre de humanidade em Valentine nos foi demonstrado por Cassandra durante toda esta tragetória e realmente este foi o momento mais triste de todo o livro...quase morri chorando!! Realmente não conseguia acreditar no que estava acontecendo...e havia muito tempo que eu não tinha um rompante de lágrimas tão intenso como este!! (o último foi somente em Shadow Kiss quando o Dimitri foi capturado e bom...vocês sabem o que aconteceu depois disto né?!) Claro que também isto tudo não foi por causa de Valentine especificamente...mas vocês vão ter que ficar curiosos e ir ler o livro para saber o porquê!

Clary está mais forte do que nunca e realmente deixa de ser aquele mocinha boba para demonstrar sua fibra, enquanto Jace (o nosso Fodástico Inquebrável) está mais frágil do que nunca...e é esta inversão de papéis que torna este livro tão maravilhoso e tão delicioso de ler!! E como esta resenha está ficando enorme...heheheeh...é melhor eu ir finalizando...apenas quero deixar à vocês algumas citações lindas que me encheram de suspiros durante o livro:

Eu te amei, então eu chamei estas marés dos homens em minhas mãos e
escrevi minha vontade através do céu em estrelas.
-T. E. Lawrence

E abaixo, segue o único Spoiler desta resenha...mas eu não tinha como não compartilhar parte deste diálogo com vocês!! Agora o contexto em que ele ocorre e quem é o autor desta declaração para Clary...bom...aí somente lendo o livro pra saber!

"...Clary, desde a primeira vez que eu vi você, eu tenho
pertencido a você completamente. Eu ainda tenho. Se você me quiser.”

Agora é esperar City of Fallen Angel!

Carpe Noctem!!

Lina 06/10/2010

SPOILERS!!
Não é incrível como a Mortal Instruments fica cada vez melhor a cada livro que passa?
Cassandra Clare é uma psicopata. PSICOPATA!!! COMO ASSIM O MAX MORREU??!!! CO-MO AS-SIM??!!
Psicopata homicida.
Viciante.

Lu 09/07/2010

Eu pensei em várias coisas pra escrever na resenha de "City of Glass", mas nenhuma delas me pareceu adequada. Vou acabar estragando a surpresa de alguém e isso seria péssimo.

Então, tudo o que posso dizer é que a série do Mortal Instruments definitivamente está no rol das minhas séries favoritas. E seus personagens são aqueles que a gente considera quase como da família. São amigos que eu vou visitar de vez em quando, só pra sentir o gostinho do mundo sombrio e maravilhoso onde eles vivem.

Recomendadíssimo!
Andrea Hirano 09/07/2010minha estante
Como vc tb adoro essa série. Fiquei feliz pois a Galera Record vai publicar essa série no Brasil!!! Adorei o comentário, bem direto!

Geisa 17/05/2011minha estante
Adorando esta série. Fico com pena do pessoal que espera pelo próximo volume.
Depois que li o primeiro não aguentei esperar pelo segundo, depois pelo terceiro...só não teve jeito o 4º, pois tinha que esperar pelo lançamento lá fora.

EssentiaSun 01/05/2010

Sibilando a respiração entre seus dentes. “Jace...o que você quer dizer?”

“Você é minha irmã,” ele disse, finalmente. “Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer proteger você...” ele riu sem som e sem nenhum humor.... “proteger você do tipo dos garotos que querem fazer com você exatamente o que eu quero fazer com você.”

________

“Você está vivo,” ela sussurrou, “Realmente vivo.”

Com uma lenta fascinação ele a alcançou para tocar seu rosto. “Eu estava no escuro,” ele disse suavemente. “Nada havia lá além de sombras, e eu era uma sombra, e eu sabia que eu estava morto, e que isso estava acabado, tudo isso. E então eu ouvi sua voz. Eu ouvi você dizer meu nome, e ele me trouxe de volta.”

“Não eu,” a garganta de Clary apertou. “O Anjo trouxe você de volta.”

“Por que você pediu a ele.” Silenciosamente ele traçou o contorno de seu rosto com seus dedos, como se para se reassegurar que ela era real. “Você podia ter pedido qualquer coisa no mundo, e você pediu por mim.”

Ela sorriu para ele. Imundo como ele estava, coberto com sangue e terra, ele era a coisa mais linda que ela tinha visto. “Mas eu não quero mais nada no mundo.”

Jace e Clary

________

“Você sabe,” ele disse, se curvando para roçar sua boca contra a dela, “se é a falta do proibido que você está preocupada, você poderia continuar a me proibir de fazer as coisas.”

____________

“Ai estão vocês!” Isabelle dançou até eles em alegria, carregando um copo de líquido fúcsia, que ela impulsionou para Clary. “Tome um pouco disso!”

Clary entortou seus olhos para ele. “Isso vai me transformar em um roedor?”

“Onde está a confiança? Eu acho que isso é suco de morango.” Isabelle disse. “De qualquer modo, é gostoso. Jace?” Ela ofereceu para ele o copo.

“Eu sou um homem,” ele disse a ela, “e homens não consomem bebidas rosa. “Retira-te, mulher, e me traga alguma coisa marrom.”

“Marrom?” Isabelle fez uma cara.

“Marrom é uma cor máscula,” Jace disse, e extraiu um cacho desgarrado do cabelo de Isabelle com sua mão livre. “Na verdade, olhe....Alec está usando ele.”

Talita, 15/11/2010minha estante
AHHHHHHHHHHHHH, moori legal agora *_*

Valquiria Reis 15/04/2011minha estante
Me deixou com mais vontade de ler.

Bárbara 15/04/2010

O melhor
O melhor de todos !
Emocionante, me faz chorar !
Jace e Clary finalmente podendo mostrar o seu amor sem medo ou vergonha.
O inesperado irmão e seu mistério se revelando.
Além da mãe de Clary.
Com alguns momentos tristes, uma pitada de humor e muito amor.
O 3º livro da série complementa os outros e esclarece várias coisas.
Adorei !!!
Achei a autora muito má por abandonar a série e só publicar o 4º em 2011, não é justo!

Mariana Dal Chico 28/02/2010

Este é o último livro da série onde a personagem principal é a Clary.

Vibrei muito ao longo desse livro, fiquei feliz, com raiva e triste, muitos equívocos foram exclarecidos.

A maior parte (quase todo) o livro se passa em Alicante, finalmente conhecemos a cidade natal dos Shadowhunters, com suas torres contra demônios dando uma aparente segurança aos seus moradores.

Simon, vai parar lá por acaso, quando o Jace tenta salvar sua vida e acaba sendo preso pelo Inquisidor que quer que ele confesse uma coisa que não aconteceu prejudicando assim a família do Alec, mas em troca ele seria mandado de volta para Nova York. Ele se recusa e é preso no porão. Ao lado de sua cela, está Samuel, um shadowhunter preso por traição e aliança com Valentine, que aparentemente sabe muito sobre a Isabelle, Alec, Jace e Clary. Quando Samuel revela-se eu fiquei muito surpresa.

A primeira vez que a Clary encontra com o Jace em Alicante é realmente muito triste, de cortar o coração.

Novos personagens são acrescentados à trama, um deles é Sebastian, a princípio até gostei dele, mas depois que ele passa uma tarde com a Clary eu comecei a desconfiar.

Finalmente a expêriencia que o Valentine fez com seus filhos é revelada, primeiramente de uma maneira triste que deixa Jace revoltado consigo mesmo.

Com um final digno da frase: 'E eles viveram felizes para sempre' esse livro é adrenalina pura do começo ao fim. Fechou a série The Mortal Instruments com chave de ouro.

;)

Maxie 25/02/2010

Um final feliz
E por fim, a conclusão da série. Este terceiro livro é bem melhor do que os dois primeiros. Agora, finalmente, podemos observar o amadurecimento dos protagonistas e as mudanças de comportamento causadas pelo que sofreram ao longo da história.

Eu adorei o final, tenho um fraco por finais felizes. E adorei a forma como o vilão foi derrotado. Ficaram algumas pontas soltas, mas nem tudo pode ser perfeito.

De modo geral eu não gostei muito do mundo retratado pela autora, é carregado demais de preconceitos para meu gosto. Mas valeu ter lido a série, foi muito bem construída.

Marisjac 10/02/2010

Jace, meu anjo. Sempre acreditei nisso!
Jace+Clary= Eu morrendo do coração, nos três livros!

Jace todo declaração de amor!

Ótimo!

MVA 25/01/2010

Vale a pena
Bom, acabei de ler a trilogia de Cassandra Clare, “The Mortal Instruments”. Eu tinha lido que era muito boa e agora posso concordar. A história é muito bem escrita e elaborada, ao contrário de alguns livros que li ultimamente. Pra quem gosta de fantasia/romance, vale muito a pena ler.

Algumas horas eu fiquei irritada, porque tudo dava errado. E eu odeio quando tudo dá errado. Mas no final tive que admitir que histórias em que tudo sempre dá certo estão mais fora da realidade do que as que envolvem seres sobrenaturais.

Pra quem não sabe do que se trata a série, vou resumir. Os livros contam a história de Clarissa Fray, uma adolescente normal que acaba descobrindo a existência de um mundo sobrenatural invisível aos olhos humanos, que envolve “descendentes” de anjos, vampiros, lobisomens, fadas, etc. E é claro que tem romance! Apesar de eu particularmente ter desejado mais cenas românticas. Acho que até a autora concorda comigo, porque no final do terceiro livro tem uma espécie de “cena editada”, com uma versão extendida de uma parte do livro, pra quem ficou querendo mais (mas nem é grandes coisas).

Uma coisa que me chamou a atenção foi que a narrativa é na terceira pessoa, diferentemente dos últimos livros que li.

Então, esse é meu comentário final: quem estiver procurando uma série pra ler, pode começar “The Mortal Instruments” porque não vai decepcionar. Pelo menos não me decepcionou. E quem não se apaixonar pelo Jace…

julia 29/10/2010minha estante
vou ler esse mas estou até agora decepcionada com CIDADE DOS OSSOS.ainda estou tomando coragem para ler o próximo.o livro dois é melhor que o um?

Amandha 02/01/2010

PERFEITO
A série Os Intrumentos Mortais se tornou minha série favorita, não só porque é uma história de amor linda, mas porque é diferente. Os livros da série têm todos os sentimentos que você poderia imaginar: dor, medo, insegurança, amor, paixão, ciúmes... Também têm todas as situações que te deixa com o coração apertado: amor impossível, surpresas, suspense, despedidas, amor pela família, amor de irmão, aquele medo que você acha que eles nunca vão se ver de novo, triângulo amoroso, um magoando o outro...
A autora da série é ótima! Ela consegue transmitir exatamente o que está pensando e faz nos sentir na pele do personagem. Consegue te deixar triste nos momentos fofos (e isso não é uma coisa ruim) e te deixar feliz em momentos tristes.
Clary e Jace, os dois pernogens principais, fazem algumas burradas no livro, falam coisas maldosas um para o outro e fazem coisas sem pensar. Mas mesmo assim eu não consegui ficar com raiva deles. Tipo, geralmente os livros gira em torno do romance dos dois personagens principais e para por aí, mas nesse livro os dois têm uma história, cada um tem seus medos e sonhos.
SPOILER
O final me faz querer mais, e no início eu fiquei com raiva dela não ter falado "eu te amo" para o Jace, mas depois eu percebi que ela não precisava falar, tudo o que ela fazia comprovava isso, como ela disse que tudo o que ela queria era ele. Como Cassandra Clare, a autora, mesma falou: "Jace sabe exatamente o que dizer, Clary sabe exatamente o que dizer."
Eu ficava completamente indignada às vezes, e isso era delicioso. Como, por exemplo, quando eu vi que Hodge e a Inquiridora estavam tentando dizer que Jace não era filho de Valentine, ou quando Clary ia dizer que amava Jace, mas ele falou que eles só seriam irmãos. (Segundo livro).
Minhas partes favoritas dos três livros:
City of Bones: A da estufa e em Renwick, pois eu não estava certa se ela realmente amava ele, mas foi nessas partes que eu percebi.
City of Ashes: A Corte de Seelie - porque foi EXATAMENTE como eu queria que fosse - e a cena no quarto de Jace. Ah, é claro que eu fiquei frustrada quando parecia que ele ia perguntar se ela amava ele, só que então os passaros-demônios idiotas apareceram ¬¬
City of Glass: Quando ela vê Jace pela primeira vez em Ídris (é triste, mas eu gosto), no quintal da mansão Wayland, a cena no quarto de Clary, e quando ele se declara para ela no final.
E é estranho, mas eu comecei a gostar do Simon, eu achei alguma de suas atitudes muito nobres. Eu sempre odeio o outro lado do triângulo, mas no livro até que não. Geralmente eu também fico com raiva quando a heroína beija outro cara, mas não nesse livro. Eu acho que é porque ela não estava apaixonada por eles, afinal tudo que ela pensava era em Jace.
Para acabar, eu quero dizer que eu estou morrendo de raiva da autora, porque o próximo livro só será lançado em MARÇO DE 2O11!!!! Ela quer me matar. Infelizmente o personagem principal será Simon, mas vai mostrar um pouco de Jace e Clary, então eu já esta na minha lista de "vou ler".

Lu 11/01/2010minha estante
Ah, mas até que o Simon ficou aturável no terceiro livro, vai? Acho até que a autora fez de propósito, focalizando a narrativa no Simon e na Clary e não no Jace. (o que me deixou morrendo de raiva no início).

Leêh V. 25/01/2010minha estante
Concordo com tudo o que você disse! The Mortal Instruments também é uma das minhas séries favoritas! A história em si é maravilhosa! (SPOILER: No livro City Of Glass, a parte no final em que o anjo Raziel diz para Clary para fazer um pedido, e ela pede para ter o Jace de volta, é simplesmente LINDA, eu me emocionei DEMAIS nessa parte!) Tudo, tudo é envolvente! Por isso que eu AMO essa série! ? Mal posso esperar pelo quarto livro, pena que o personagem principal vai ser o Simon, não é que eu não goste dele, mas preferia infinitamente sendo com Jace e com a Clary :S

1 | 2 | 3 | 4