Menino do Mato

Resenhas - Menino do Mato

1 | 2 | 3 | 4

Kah Paula 17/01/2023

Poesia não é meu forte
Descobri que não gosto muito de poesias, eu tenho que ler e refletir sobre ou já posso ir para a próxima? E se eu não entender, como que fica? Kkkkkkkk
Prefiro os livros de histórias, que te envolvem desde o início, contam algo e assim vai.
Jaqueline 17/01/2023minha estante
Tenho o mesmo problema kkkkkkkk mas acho tão lindo cada verso e estrofe mesmo sem refletir muito

marcee 17/01/2023minha estante
hahahahhahahahah adorei o comentário

Lohanny.Melo 17/01/2023minha estante
Eu sou assim tbm kkkkkkk

MaAsa.Coutinho 20/07/2023minha estante
É verdade

Mariana.Dutra 02/01/2024minha estante
Queria muito também conseguir ler

João 04/11/2021

Sensível
O livro tem poesias inocentes que trazem a visão do autor sobre o que ele vê como poesia. Uma brincadeira com as palavras e figuras de linguagem.
cecília :D 04/11/2021minha estante
Esses poemas são de lavar a alma. Manoel é incrível!!

Luciano 30/05/2022

Este segundo contato com o autor foi MUITO mais prazeroso!
"[...]
A gente gostava das palavras quando elas perturbavam o sentido normal das ideias.
Porque a gente também sabia que só os absurdos enriquecem a poesia."

Bia 11/07/2012

Volta a infância.
Sabe aquela magia com que as crianças enxergam as coisas? Nesse livro você vai senti-la.
Um livro leve que te faz sentir como se uma criança estivesse contando uma história, sem preocupações com a realidade mas com muitas doses de imaginação.
Durante a leitura é possível se sentir como se tivesse fazendo um passeio de volta na infância, sem os medos e os dogmas que construímos durante a vida.
Nesse livro Manoel Barros prova que com desapego das coisas consideradas importantes e com o apego ao insignificante é possivel ter de volta essa magia do olhar de criança. O mesmo escreveu esse livro com mais de 90 anos.

malu 21/04/2021

?Os vazios são maiores e até infinitos?
Poemas sobre o nada e o tudo, o vazio e o cheio, a natureza em toda sua grandeza e pequenez... Ler Manuel de Barros me conecta com minha criança interior, me dá vontade de sair por aí contemplando o menor e maior sinal de vida.

wild.ivy 19/09/2023

Desvendo a natureza é como conseguimos vê-la de fato
Ganhei esse livro de um adorado amigo escritor e li em poucos minutos, assim que chegou em minha casa. O título me encantou, e eu soube então que o conteúdo me encantaria ainda mais. E não foi uma certeza errônea.
Por mais diferente que o texto é redigido, me peguei adorando cada pequena frase, me aprofundando nos detalhes e na forma que o autor usou de brincar com as palavras, de usá-las para descrever o que ele enxergava depois de "desver" o mundo ao seu redor. Como uma manhã pousada no alto de uma montanha, as conversas de pássaros enquanto comem restos de moscas, o beijo do rio às suas margens e tantas outras visões maravilhosas, ainda que simples, que ele apresentou ao longo da coletânea de pequenos poemas.
Terminei a leitura com o coração quente, sentindo a inocência de cada texto ecoar dentro de mim, desejando desver o mundo para vê-lo assim, da forma que o menino do mato o vê.
Recomendo para todos aqueles que desejam um respiro de inocência em uma realidade tão turbulenta, cruel e caótica como a que vivemos. Para todos aqueles que desejam conforto, para que possam encontrá-lo no sopro carinhoso do vento, nos sussurros gentis das árvores, no calor amoroso do sol, e em cada detalhe de beleza da natureza.

"Eu queria fazer parte das árvores como os
pássaros fazem.
Eu queria fazer parte do orvalho como as
pedras fazem.
Eu só não queria significar.
Porque significar limita a imaginação.
E com pouca imaginação eu não poderia
fazer parte de uma árvore.
Como os pássaros fazem."

celle 08/02/2021

Escute, sinta e volte a ser criança
Este foi meu primeiro contato com a poesia e com Manoel de Barros. É daquelas obras que você passa o dedo na estante de livros e acaba o vendo em suas mãos por acaso. E graças a esse acaso, acabo de sentir uma infância que nem sequer vivi!! Acabo de ouvir o gorjeio dos pássaros, na margem de um riacho, sob a vertigem e o sopro dos ventos de verão e o barulho dos sapos e sabiás.
As palavras não precisam significar. A imaginação não precisa significar. Leia esta obra com a mente aberta e você se sentirá renovado e feliz.
Como as pequenas coisas são capazes de nos fazer bem, em meio a tanto caos?! Como esse pequeno livreto me tirou da realidade por uns instantes?! Não sei, mas de fato, é muito bom.

Lerei mais poesia, com certeza. ?

Mandark 26/03/2022

Delicioso.
Assim como Manoel, 'sempre guardei nas palavras os meus desconcertos'. Ler seu 'menino do mato' reacendeu em mim o desejo de 'desver o mundo' com meus escritos e acolher mais uma vez minha 'solidão destampada'. Deixa um gosto de quero muito mais.

Humberto3 30/01/2024

Poesias para pensar com o coração
"Eu só não queria significar. Porque significar limita a imaginação."
Frase que descreve o livro inteiro. Conjunto de poesias para não significar.

Alanna Fernandes 12/12/2021

Desaprender pra sentir poesia coisificada de passarinho inseto e lesma.

Manoel de Barros, obrigada enxergar a enseada como cobra de vidro.

kelly.ketlyn 16/08/2023

"só absurdos enriquecem a poesia"

li em uma tarde, gosto bastante de livros assim, levinhos mas que te fazem pensar sobre vários aspectos da vida!

Autora Dilma Barrozo 21/02/2011

Palavra e vida
Não há muitoo que dizer de Manoel de Barros. Há que senti-lo com a mesma singela intensidade com que escreve. MB é o grande nome da poesia brasileira contemporânea. Seu trabalho com a palavra integrada à natureza com que interage é simplesmente primoroso. Sua poesia é a própria vida.

Caroline1432 05/10/2023

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e confesso que eu adorei. Uma leitura leve e fácil. É admirável a leveza nas plavras, de um olhar infantil, um olhar criativo para as coisas do dia a dia, que por muitas vezes não nos damos conta, que pureza!!

"Tenho o privilégio de não saber quase tudo. E isso explica o resto".

Daniela Botelho 21/10/2022

Delicado que só
Eu sou fã de carteirinho do Manoel, então não sei nem se tenho muito a dizer. É um livro delicado, que lava a alma e nos faz pensar em coisas boas e inocência. Recomendo demais, principalmente para se desintoxicar de coisas pesadas.

Erica.Regiani 07/10/2023

Manoel, acalento para a alma, sempre!

"Eu gosto do absurdo divino das imagens".
"Sou beato de ouvir a prosa dos rios".

1 | 2 | 3 | 4