Menino do Mato

Resenhas - Menino do Mato

1 | 2 | 3 | 4

Joao.Paulo 31/05/2020

Poesia da infância
Neste livro, que é meu primeiro contato com o poeta, Manoel de Barros, retoma a sua infância para explicar a estilística de sua poesia. Essa retomada da infância funciona de forma a relacionar forma e conteúdo, pois, o autor, usa essa ideia de desconstrução/voltar ao primitivo para formular sua poesia.
As poesias curtas e simples marcam esse desejo de simplicidade e de ser uno com a natureza, negando um aspecto racional, uma poesia emaranhada e que deve ser desvendada; focando em uma experiência emocional e estética, puramente lírica.
Esse desejo de primitivismo, de uma simbiose total com a natureza, busca uma reimaginação no modo de se ver as coisas, uma reimaginação bem espacial, e um desejo de redescoberta. O primordial é equivalente ao nada, pois a poesia redescobre aquilo que não conhece.
O livro inteiro é permeado pela figura do Caracol. Talvez essa visão da origem, da pré-história poética, que acabou rodeando toda a visão de mundo do poeta.

site: https://www.instagram.com/malresenhado/

Sabrina.waeteman 31/01/2023

Foi uma releitura, se podemos considerar uma releitura já que eu li esse livro na escola a uns 7 anos no 7° ano... Mas enfim, amei os poemas mesmo n entendendo direito, confeço, é o primeiro livro de poemas que leio em um tempo mas gostei bastante!

Conta a forma como uma criança vê e dialoga com o mundo, repleta de neologismos e dando vida/humanizando a natureza.

Gostei principalmente desse:

"Tenho o privilégio de não saber quase tudo.
E isso explica
O resto."

Taís 12/01/2023

Livro leve e com gosto de infância
Até finalizar o primeiro capítulo, achei que falava sobre a infância do autor ou de algum personagem inventado. Este primeiro capítulo inventa novos sentidos para as palavras como "pegar na bunda do vento" e peraltagens de cabeça de criança. Parece a visão da criança sem muito compromisso com a realidade, apenas com a imaginação.
O segundo capítulo parece um pulo pra fase adulta desta criança que continua brincando com as palavras, mas desta vez como poema.

Gabriela.Neves 03/11/2020

Indico para quem já é leitor de Manoel
Livro ambientado na infância do autor e sua visão de mundo.
É um livro "plus" para o leitor de Manoel por explorar esse olhar infantil no sentido de deslumbramento do singelo que é marca dele.

yas 27/03/2022

SIGNIFICAR LIMITA A IMAGINAÇÃO
?A gente gostava das palavras quando elas perturbavam
o sentido normal das ideias
Porque a gente também sabia que só os absurdos enriquecem a poesia?

Milene 22/03/2022

poesia
to amando ler poesia
pequei esse livro na biblioteca da minha escola
a pag 28(79)
?falou um negócio q parecia q alguém sabe como eu to vivendo

gostei muito

Andre 13/02/2021

Ah, Manoel...
Manoel de Barros sempre faz minha imaginação pulular, agitada com as brincadeiras que ele faz com as palavras.
Definitivamente, seus versos e frases são para quem tem formigas na cabeça e quem vê o musgo rolando na beira do rio...

Bela 07/12/2021

Chorei
[*****] que livro surreal de bom, a forma que ele fala sobre as palavras é tão lindo de se ver, que lubrifica os olhos. Esse livro me ajudou bastante e me deixou bem felizinha e adoraria que todo o mundo lesse ele tbm.

Cibele 10/03/2021

Lindo
O menino e a percepção da natureza, a relação com a natureza. O livro todo é de uma delicadeza enorme. Que lindeza que é Manoel de Barros!!
Jardel 15/03/2021minha estante
Manoel é incrível, não é?! Sabe que nesses dias, folheando A educação pela pedra, de JCMN, eu fiquei com a impressão de que este último faz algo (às vezes) semelhante à Manoel, só que extraindo da natureza 'dura e pedregosa' dos nossos sertões! Vc já sacou algo de JCMN?

1 | 2 | 3 | 4