O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

júlia 29/09/2020

distopia nacional surpreendente
Surpreendente. Um livro nacional que aborda tão incrivelmente o racismo e o machismo. Apesar de ser obra de um homem negro, o posicionamento relativo as questões feministas é incrível. Fiquei muito surpresa com toda a história, a narrativa é sensacional, a leitura é envolvente, profunda e faz a gente refletir demais! Distopias sempre possuem uma relação com a nossa realidade e as críticas que O segredo das larvas faz são essenciais. Estou muito grata por esse livro e super ansiosa pela sequência. Super recomendo a toda e qualquer pessoa.

Kam 04/11/2020

perfeição!
Que livro, meus amigos. Que livro! A narrativa é maravilhosa, os personagens também, muitos deles irritam, mas faz parte. A história é muito boa, sem contar que algumas chega bem perto a nossa realidade. O que é uma pena! Recomendo!!

Guilherme976 07/08/2020

O Segredo Das Larvas
Nunca tinha um lido um livro que tinha me deixado com um turbilhão de emoções e sem fôlego.

Um livro distopico que traz temas, como, rascimo, colorismo e feminismo. Nesse livros mulheres e negros são tratados como lixo, seu presidente, Ádamo Hall é um babaca, mesmo tendo pouco aparecido. Os temas debatidos são acompanhados com uma escrita maravilhosa e mesmo assim não deixa de ser uma aventura para nós

5 estrelas sem dúvidas e para mim, o melhor livro do ano. Você deve dar uma chance para o autor e para o livro.

clarocarol 13/12/2020

Esse livro foi uma surpresa muito boa! A temática dele e como o racismo é abordado aqui é surpreendente. Foi a primeira fantasia brasileira que li e recomendo a todos que leiam. Quando achei que o plot tinha ficado meio óbvio recebi um belo tapa na cara! Mal posso esperar pela continuação.

Iza 13/12/2020

Libélula
"O segredo das larvas" é um livro dolorosamente verdadeiro. Ele escancara as dores vivenciadas pelas mulheres negras de uma forma muito forte, mas faz isso nos dando esperança de que sim: podemos lutar e seguiremos lutando. Freya não é a protagonista perfeita -longe disso- justamente porque ela é humana. Humana demais. Foi uma leitura que me arrebatou e me deixou imersa na sua jornada. Estou ansiosa pela continuação.

Ray.1 19/09/2020

Aí está uma coisa interessante sobre este inseto chamado libélula. Antes de bater as asas loucamente e garantir a incrível capacidade de mudar de cor, ele passa boa parte da vida sendo não mais que uma larva na água. ?Este é o segredo das larvas: você nunca sabe no que elas poderão se tornar.

Day 20/09/2020

Eu queria ter dado 5 estrelas...
Eu queria muito ter dado 5 estrelas e favoritado esse livro. O Stêfano criou uma história muito boa, com lições importantes pro que vivemos no Brasil atualmente e, por causa disso, fiquei meio triste comigo mesma por não ter conseguido me conectar tanto assim com o livro.
O que mais influenciou a minha nota foi a protagonista. Freya em todo o livro entra em muitas contradições e, se reparar bem, tudo o que ela faz é ideia de outra pessoa. Senti falta de uma liderança mais efetiva dela. O pai de Micaela foi quem disse à ela para ir para Éden, Ligia e Daniel muitas vezes eram quem diziam o que deveria ser feito, depois Núbia e assim por diante. Se dependesse apenas de Freya, ela ainda estava em Absinto. E, ao mesmo tempo que ela confronta todas as ideias que dão à ela de como agir, ela volta atrás e aceita tudo muito rápido, senti uma incoerência nesse ponto.
Enfim, meus personagens favoritos com certeza foram Daniel e Ligia, queria que eles tivessem aparecido muito mais na história. Ainda não sei se lerei a continuação quando sair, terminei o livro meio que na marra, mas, se acontecer, espero que o autor divida o protagonismo com outros personagens que não Freya, acho que o livro seria bem mais fluido.

Edson.Bezerra 26/01/2022

Distopia instigante
Um triller de tirar o fôlego, baseado na distopia meritocrática brasileira que naturaliza desigualdades e violências históricas. A trama vai num crescendo, chegando a tirar o fôlego no seu final. Muito bom!

@cheiade9h 26/07/2020

Leitura obrigatória para os fãs de distopias
Logo na primeira frase do livro você é fisgado para a história, Volp conte comigo pra tudo!
Li "O Segredo das Larvas" no ano passado e eu estava tendo problemas em achar uma distopia BOA/ÓTIMA depois do boom "Jogos Vorazes" e "Divergente", Volp conseguiu curar a minha ressaca.
A escrita de Volp nesse livro é bem mais madura em comparação ao primeiro livro que li do autor (Inverno Negro), não só pelo amadurecimento do Volp como escritor, mas também pelo tom que a história precisou para nos conectar com os conflitos de Freya nesse futuro distópico.
A construção distópica no Brasil foi bem imersivo, por mais que tenha algumas semelhanças com outras distopias que já li, ela é ao mesmo tempo original - aqui o que separa a socidade é a cor da pele, então sim, o racismo é o tema principal da distopia e a negritude é a voz da revolução.
Se você gosta do gênero, indico com todo o meu coração "O Segredo das Larvas" não só pelo enredo bem desenvolvido mas também para você conhecer um autor nacional incrível e talentoso!

Cris Viamonte 24/09/2020

Um diamante que não foi lapidado
Ponho muita fé nesse autor, de verdade! Tenho certeza que ainda lerei grandes livros vindo do Stefano porque ele escreve muito bem. Contudo, apesar das discussões tão importantes que se preocupou em trazer na obra (obrigada!), não foi nesse livro que ele me pegou.

A protagonista é confusa, não consegui me conectar com os personagens, falta de nexo em diversas passagens, a semelhança quase descarada com outras distopias... Tudo isso me fez pensar muito na importância de um livro passar pela revisão de um editor, coisa que "O Segredo Das Larvas" não teve.

Um diamante que não foi lapidado: Pensei nessa expressão muitas vezes ao longo da leitura.

Enfim, sei que vai ser melhor na próxima. Estou contando com isso. Tô te seguindo, Stefano!

Nanda 25/09/2020

O segredo das larvas
Li esse livro em participação da leitura em conjunto com o pamdle, acabei pegando alguns spoiler haha mas a leitura como um todo foi boa, porém achei que ficou parecida com outras histórias e foi muito corrida com vários acontecimentos sem muito desenvolvimento da personagem e com isso não me senti apegada a ela; o mundo criado é muito bom, a escrita muito envolvente... enfim, não sei se lerei os próximos..

bruna gama 12/10/2020

Apaixonada
Achei esse livro tão inteligente, cativante e didático. Aprendi muito e tive diversos gatilhos (no bom sentido) para refletir sobre os rumos que o nosso país e o mundo está tomando. Fico feliz demais ao ver um autor nacional contemporâneo tão brilhante. É um livro que faz a diferença na forma de ver o mundo do leitor e que é de fácil leitura sem perder a complexidade das diferentes nuances criadas por Volp nesse universo.

Ari 27/09/2020

impactante
eu gostei do livro, achei essa distopia bem interessante e fiquei muito assustada como algumas coisas são usadas na vida real

Yghor 28/09/2020

Bom, mas não excelente
A pegada do livro é muito boa com uma mensagem muito importante e encorajadora. No entanto, a pouca construção de alguns personagens me incomodou um pouco, o fato de alguns serem muito imprevisíveis. A personagem Micaela, quem eu achava que seria de suma importância no decorrer da história, não foi nada desenvolvida e passou a história todo flutuando, aparecendo somente em nuances de lembranças de Freya e, no fim da história, esta nem era mais citada. Contudo, a maneira com que os capítulos terminam nos instigando a continuar a leitura torna o livro bem fluido e de grande desenvolvimento em uma só sentada.