O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Yghor 28/09/2020

Bom, mas não excelente
A pegada do livro é muito boa com uma mensagem muito importante e encorajadora. No entanto, a pouca construção de alguns personagens me incomodou um pouco, o fato de alguns serem muito imprevisíveis. A personagem Micaela, quem eu achava que seria de suma importância no decorrer da história, não foi nada desenvolvida e passou a história todo flutuando, aparecendo somente em nuances de lembranças de Freya e, no fim da história, esta nem era mais citada. Contudo, a maneira com que os capítulos terminam nos instigando a continuar a leitura torna o livro bem fluido e de grande desenvolvimento em uma só sentada.

Camikas 01/10/2020

um livro com assunto totalmente necessário, mas com alguns defeitos
Iniciei a leitura sem pretensão nenhuma, já que foi a escolha da leitura conjunta do canal da Pam Gonçalves. Logo no começo a gente fica bem chocado com os acontecimentos da Colônia, fazendo varias referencias aos dias atuais. Isso ocorre até o final do livro, debatendo sempre sobre a meritocracia, preconceito racial e outros assuntos também muito importantes.

O cenário foi muito bem construido, assim como o enredo no geral. Vi alguns defeitos apenas nos personagens que conforme tomavam suas escolhas e logo em seguida mudavam de ideia, porém eu acho que outras coisas conseguem compensar esses pequenos defeitos.

O final deixa um gancho para os próximos livros que já estou ansiosa para ler. Nunca tinha lido nada do autor, fazia um tempinho que não estava lendo nada nacional e era a minha primeira vez que eu participava de uma leitura conjunta. Ou seja foi uma mistura de novas sensações, que me surpreenderam no final.

É um livro muito que recomendo bastante para todos aqueles que não tenham gatilhos com assuntos mais delicados, pois os acontecimentos com o povo desse Brasil futurístico pode machucar muitas pessoas, deixando o clima em algumas cenas bem pesados.

Vivs | vivsbookshelf 04/10/2020

Distopia brasileira para causar impacto
Estava extremamente curiosa sobre esta leitura. Primeiramente, li a premissa deste livro e fiquei imaginando como seria o percurso da protagonista. As referências africanas trouxe muita riqueza ao livro, um dos motivos que gostei bastante. Mas principalmente, por se tratar de uma distopia que aborda o racismo estruturado, pois no livro é motivo de divisão de colônias.

Não consegui dar cinco estrelas, pois havia momentos que eu ficava tão confusa como a personagem, para entender o que estava acontecendo no local. E também confesso que estava esperando um final neste livro, mas conforme a história foi caminhando, percebi que havia motivos para uma continuação. Estou aguardando então a próxima jornada de Freya.

hannanza 10/10/2020

fogo na terra!
esse livro é uma distopia brasileira escrita por um escritor negro, o que faz mais muita diferença para alguns pontos abordados na história, como a questão do colorismo, racismo, a solidão da mulher negra, etc.

a história é muito boa e muito fluida, mas o que pecou pra mim - e me fez dar 4 estrelas -, é que alguns pontos são confusos e a construção de alguns personagens é um pouco vaga, principalmente da personagem principal.

porém, achei um livro bastante impactante e que tem muito potencial pela frente. estou ansiosa pra ler o restante da trilogia. além disso, recomendo o livro para quem gosta do gênero, e para quem não gosta também. é sempre importante lermos obras de autores jovens, brasileiros e pretos :)

Micaelly.Santos 10/10/2020

Foi uma leitura bem arrastada e senti um incomodo com alguns personagens, mas ainda sim é um bom livro. Espero ler a continuação!

bruna gama 12/10/2020

Apaixonada
Achei esse livro tão inteligente, cativante e didático. Aprendi muito e tive diversos gatilhos (no bom sentido) para refletir sobre os rumos que o nosso país e o mundo está tomando. Fico feliz demais ao ver um autor nacional contemporâneo tão brilhante. É um livro que faz a diferença na forma de ver o mundo do leitor e que é de fácil leitura sem perder a complexidade das diferentes nuances criadas por Volp nesse universo.

Kam 04/11/2020

perfeição!
Que livro, meus amigos. Que livro! A narrativa é maravilhosa, os personagens também, muitos deles irritam, mas faz parte. A história é muito boa, sem contar que algumas chega bem perto a nossa realidade. O que é uma pena! Recomendo!!

Natália Tomazeli 02/11/2021

Distopia Nacional Afrofuturista
Freya Andara é uma garota racializada de 17 anos que vive em um Brasil futurista distópico, onde as pessoas negras vivem em Colônias, separadas das pessoas brancas que vivem na Metrópole com todos os direitos assegurados, explorando pessoas negras. Mas e se ela se rebelasse contra esse sistema e se infiltrasse nele para combatê-lo?

Com uma narrativa eletrizante e fluída, Stêfano Volp apresenta uma história distópica afrofuturista, com o objetivo de trazer uma critica contra racismo estrutural, meritocracia e muitos outros temas importantes. O livro traz uma mistura repaginada de diversos outros livros de distopia que conhecemos, mas a originalidade aqui está mesmo em abordar o racismo de uma maneira fácil de entender, mas ao mesmo tempo muito perturbadora de ler.

Ele é um livro narrado em primeira pessoa pela própria Freya, que é uma adolescente, o que deixa o livro com um toque bem jovem adulto, sem perder o peso e a importância da narrativa. Acompanhamos uma protagonista muito ciente de tudo o que acontece ao seu redor e com um senso de responsabilidade aflorado. Acho que o livro não perde em nada para os outros livros que já conhecemos do mesmo gênero.

A única coisa que não gostei foi a abordagem da representatividade LGBT no livro, da qual achei muito incorente e um pouco desrespeitosa, visto que traz realmente conceitos errados sobre algumas letras da sigla, o que me incomodou bastante e foi ao meu ver desnecessário, já que não influenciava em nada no enredo do livro.

Pela importância dos assuntos abordados, recomendo muito a leitura do livro, mas também preciso deixar dito que obviamente é um livro com muitos gatilhos como racismo, misoginia, violência e assédio sexual.

nemlanency 27/11/2023

"Ele não"
No quesito "ação" a história me cativou no começo pela sequência de acontecimentos e pela apresentação do universo distópico que me deixou curiosíssima pra saber no que iria desenrolar. Porém em um certo ponto percebi que, pela quantidade de páginas mesmo, não daria tempo chegarmos a um desfecho e perdi o interesse. A alegoria é um pouco fraca, é um pouco óbvia demais a ideia de uma distopia com algum tipo de segregação. A história deveria girar em torno da resistência contra um sistema opressor, e os momentos de confronto perderam espaço pra descrição gráfica de sequências violentas, sobretudo contra mulheres. Enquanto mulher, preferia ter meu tempo investido em cenas exaltação da bravura de personagens femininas, e não nos abusos. O final deixou a desejar na promessa de uma continuação que não tenho interesse em ler. O "Ele não" nos agradecimentos não me comoveu e só pareceu implicar que a história é obra do desespero pós biroliro (o qual eu até consigo ter empatia). Também fiquei muito incomodada com o emprego de nomes de origem africana ou inspirados em dialetos para dar voz aos opressores (a véia lá meio oráculo falando sankofa, o nome das moças filtradas e dos seus compradores kimani e ohini) enquanto a protagonista de chama FREYA. Sério FREYA? A história se passa no Brasil, tem personagens com sobrenome tipo Santos, a mãe dela literalmente tem o nome da minha avó e ela é FREYA? Meu mais sincero joinha?

Iza 13/12/2020

Libélula
"O segredo das larvas" é um livro dolorosamente verdadeiro. Ele escancara as dores vivenciadas pelas mulheres negras de uma forma muito forte, mas faz isso nos dando esperança de que sim: podemos lutar e seguiremos lutando. Freya não é a protagonista perfeita -longe disso- justamente porque ela é humana. Humana demais. Foi uma leitura que me arrebatou e me deixou imersa na sua jornada. Estou ansiosa pela continuação.

clarocarol 13/12/2020

Esse livro foi uma surpresa muito boa! A temática dele e como o racismo é abordado aqui é surpreendente. Foi a primeira fantasia brasileira que li e recomendo a todos que leiam. Quando achei que o plot tinha ficado meio óbvio recebi um belo tapa na cara! Mal posso esperar pela continuação.

Edson.Bezerra 26/01/2022

Distopia instigante
Um triller de tirar o fôlego, baseado na distopia meritocrática brasileira que naturaliza desigualdades e violências históricas. A trama vai num crescendo, chegando a tirar o fôlego no seu final. Muito bom!

André 27/09/2020

Um mundo distópico avassalador
Fogo na terra!
O segredo das larvas foi a primeira distopia que li, devo dizer que superou minhas expectativas. A trama, muito bem escrita e desenvolvida pelo autor conta a história de Freya, uma jovem que se arrisca em uma jornada difícil atrás de vingança pelo o que fizeram com sua família, em especial, sua mãe.
As emoções dos personagens são facilmente palpáveis e sentidas também pelo leitor no decorrer da trama, nos levando para dentro da história e nos tornando personagens também.
PRECISO da continuação do livro, PRECISO saber o que acontece com Freya e seus amigos.

Mari 28/09/2020

É uma boa distopia, os temas retratados são muito importantes e fortes, mas pra mim o livro pecou em mts coisas, como o jeito que o Daniel é retratado, as tomadas de decisão da Freya (ela muda de ideia mt rápido e isso não me convencia), faltou pra mim algo que me convencesse mesmo, eu lia e escolhia acreditar pq era o que estava sendo contado, mas eu não fui convencida. eu esperava uma distopia adulta mas pra mim foi bem jovem adulto, e me lembrou demais Jogos Vorazes e Divergente. Achei também muitas coisas ""convenientes"" demais pra Freya e pro rumo que a história tomou.

Enfim, faltou, mas eu admiro muito o autor e espero que ele conquiste mt coisa ainda, que ele evolua e conquiste seu espaço.

Brenda | Literatura Difusa 28/09/2020

Tem potencial, recomendo
Primeiro, eu não costumo ler distopias, portanto não tenho muito parâmetro quanto a história em si, mas quando terminei tive a sensação de faltava algo, como se o livro estivesse incompleto. O autor abriu diversos questionamentos que por vezes ficaram esquecidos. Como o livro terá uma sequência, espero que esses pontos de interrogação que ficaram durante a leitura sejam solucionados na segunda parte.

Quanto ao texto, achei a escrita muito boa. A história tem os elementos para te prender e a leitura é muito fluida. O autor aborda diversos assuntos muito importantes, como meritocracia, racismo, feminismo e opressão, todos tem abordados na medida certa. Alguns pontos que o autor trabalha são extremamente revoltantes, porque se assemelham demais com a nossa realidade.

De modo geral, eu gostei do livro e da história, acredito que o autor tem muito potencial e recomendo que leiam, vamos dar mais voz e reconhecimento para autores nacionais.