O Segredo das Larvas

O Segredo das Larvas Stefano Volp

Resenhas - O segredo das larvas

Kelly Dias 26/09/2020

História boa, só mal executada.
O começo me empolgou muito, mas do meio pra o final desanimei com a leitura. Terminei sem intenção de ler a continuação. Não é uma história ruim só mal executada, e temos que levar em conta que o autor é iniciante com muitas ideias boas.

Giulia 25/09/2020

Um livro que tinha absolutamente TUDO para dar certo
A impressão que eu tive ao ler O segredo das larvas é de que é um livro que tinha absolutamente TUDO para dar certo. A premissa da história é incrível, e a promessa de (finalmente) ter uma distopia que trate de questões raciais era tudo o que estava faltando. (Afinal, a gente lê o tempo inteiro histórias onde se acentua a relação de raça e desigualdade social, utilizando-se dessas marcações nos personagens, mas sem jamais explicar ou abordar essas nuances no texto). E, de fato, no início da história, é exatamente por esse caminho que o Volp começa a tratar do assunto.

Freya, a protagonista, possui o tom de pele mais claro que as pessoas na colônia onde ela vive e isso fez com que a vivência particular dela fosse distinta das outras pessoas da sua região. A questão é que, para mim, houve uma tentativa de abordar muitos problemas sociais ao mesmo tempo na mesma história e pouco tempo para desenvolvê-los.

E aí é que começam os problemas, na minha concepção. Nos deparamos com personagens bastante contraditórios e resoluções rápidas demais dos problemas apresentados que deixam o leitor confuso e com certo pé atrás com o desenvolvimento do enredo e dos personagens. Sobretudo, o que mais me incomodou na leitura foi a maneira tanto como as questões de misoginia foram tratadas, bem como a abordagem de personagens LGBTQIA+ ao longo da narrativa.

No primeiro caso, achei as cenas que abordam violência de gênero um tanto quanto agressivas e fiquei me questionando da real necessidade das mesmas. Tenho para mim que existem formas mais eficientes de mostrar um problema de tal magnitude acontecendo sem precisar mostrar tais abordagens violentas dessa maneira.

No segundo, como pessoal bissexual, me senti bastante incomodada com a maneira como a principal personagem LGBTQIA+ foi construída ao longo da narrativa. Não conseguimos chegar a uma conclusão clara se trata-se de uma personagem homo ou bi, o que não seria exatamente um problema se a personagem também estivesse confusa a respeito da própria sexualidade. Entretanto, nos é apresentada uma pessoa supostamente segura e consciente das suas atrações enquanto a própria narrativa contradiz essa verdade.

Para além disso, também me incomodou bastante a dúvida recorrente das personagens sobre se um certo personagem seria gay sendo que não houve qualquer motivo para gerar essa dúvida? E tratando-se de um livro narrado em primeira pessoa onde tais questões poderiam estar passando pela ótica da protagonista, entendo que poderia se tratar de opiniões avessas e preconceituosas da própria. Se foi esse o caso, entretanto, não ficou claro para mim.

Ademais, a discussão de classe é interessante. Não fosse a sensação de estar diante de discussões que foram desenvolvidas de maneira um pouco rasa, talvez eu fosse capaz de apreciar um pouco mais o livro.

O autor é um bom narrador, apesar de tudo. A escrita dele nos envolve e só não o faz melhor por conta do desenvolvimento das personagens. Deixa-me triste dar uma avaliação tão baixa para a história, principalmente porque a sinopse me conquistou e porque eu tenho a impressão de que o autor é sim capaz de desenvolver o plot com maior desenvoltura. Talvez um tempo a mais de distanciamento antes de sentar para a reescrita da história teria permitido uma narrativa mais fechadinha e bem estruturada.

Torço para a carreira e desenvolvimento do autor em seu trabalho. A estrelinha dessa história está doida pra brilhar.

Paula Santos 21/04/2021

De tirar o fôlego
A escrita do autor é maravilhosa, se fosse apenas pela escrita teria lido o livro inteiro de uma só vez. Porém, esse não é um livro fácil de ser lido. Os temas abordados, apesar de ser uma distopia que se passa centenas de anos a frente, são tão atuais que é impossível não parar a leitura pra tentar tomar um ar antes de prosseguir.
Ainda tenho vários questionamentos, quero saber o que aconteceu com determinados personagens, então espero que saia a continuação dele o mais breve possível.

Fernanda.Lopes 23/09/2020

Tem potencial
A proposta é interessantíssima: uma distopia brasileira discutindo racismo, colorismo, meritocracia e mais.

Porém, terminei o livro com a sensação de que ele é como uma fruta colhida antes do tempo. Precisava amadurecer um pouco mais a história, os personagens e suas motivações, para dar mais sutilezas e profundidade ao tratar de temas tão importantes.

Ainda assim, acredito que o autor tem muito a crescer e merece o nosso voto de confiança. Ele tem uma escrita super fluida e envolvente. Com um bom trabalho de edição, tem tudo para fazer muito sucesso!

júlia 29/09/2020

distopia nacional surpreendente
Surpreendente. Um livro nacional que aborda tão incrivelmente o racismo e o machismo. Apesar de ser obra de um homem negro, o posicionamento relativo as questões feministas é incrível. Fiquei muito surpresa com toda a história, a narrativa é sensacional, a leitura é envolvente, profunda e faz a gente refletir demais! Distopias sempre possuem uma relação com a nossa realidade e as críticas que O segredo das larvas faz são essenciais. Estou muito grata por esse livro e super ansiosa pela sequência. Super recomendo a toda e qualquer pessoa.

Ingryd.Nascimento 23/09/2020

O autor tem uma ótima escrita e a criação de mundo também é muito boa. No entanto, algumas discussões se tornam meio superficiais, além da protagonista não ser muito convincente em seus ideais.

Glynda Ferreira 26/10/2020

Temática Importantíssima
Eu AMEI a leitura, achei super fluída. O tema é extremamente relevante para a nossa sociedade e estou ansiosa pela continuação.

Dango Yoshio 26/05/2024

Muito bom!
EU NÃO SABIA QUE ERA LIVRO UM DE UMA TRILOGIA!!! Eu jurava que era volume único hsuahussahuhsuuas

É um livro muito bom! Amo demais a escrita do Volp! Uma distopia nacional que fala de racismo, misoginia e apagamento histórico e cultural. É uma montanha russa de emoções, uma hora eu tava "é isso, pra cima deles" e no momento seguinte eu tava "vai todo mundo morrer!".

O final me pegou um pouco, mas depois que descobri que vai ser uma trilogia entendi porque acabou do jeito que acabou. E com certeza vou ler os próximos, to curioso pra saber o que vai acontecer.

Lívia 24/11/2021

sensacional, favoritado!
Quando vi quem tinha escrito esse livro já fiquei com as expectativas lá em cima, porque eu sou uma admiradora do trabalho do Stefano. E não me arrependi, só pude confirmar que o trabalho dele é incrível e merece ser reconhecido por todo mundo.

Em O segredo das Larvas, temos uma distopia surreal de incrível, muito bem elaborada e com tantos temas pesados, mas que são extremamente importantes de serem debatidos e comentados principalmente na nossa sociedade atual. Freya é uma guerreira, lutar contra toda a opressão, racismo, colorismo, violências, exploração, não é fácil e bonitinho, é cruel e real porque todos os dias as mulheres e homens pretos passam por isso.

Todos deveriam ler em algum momento da vida esse livro, precisamos refletir sobre como queremos que a nossa sociedade seja daqui pra frente, como vamos resistir e lutar pelos nossos direitos, porque não vamos abaixar a cabeça, JAMAIS!

Obrigada Stefano, por entregar tudo nesse livro!

Camila 27/08/2020

Um dos favoritos do meu ano literário!
Se você gosta de distopias, precisa ler O Segredo das Larvas. Se você não é fã de distopias, te recomendo mesmo assim. A história de Freya não deixa em NADA a desejar para grandes sagas e trilogias que se passam em realidades alternativas.

É um livro maduro e muitíssimo bem escrito, com reviravoltas de roer as unhas e muito pouco previsível, o que me prendeu em cada página. Tudo isso só me faz valorizar ainda mais o trabalho de publicação independente que o autor teve.

A narrativa flui muito bem, apesar de tratar de temas pesados e doloridos, que precisamos urgentemente discutir: o mito da meritocracia, racismo velado e escancarado, desumanização de corpos pretos, misoginia, estupro, violência. Até mesmo os personagens mais secundários são brilhantemente construídos e Freya, para mim, é o exemplo perfeito de protagonista que não quer ocupar esse lugar, mas o faz mesmo assim porque sua luta é por algo muito maior do que ela.

Ansiosa para o lançamento dos próximos dois volumes. Se você quer ler mais autores nacionais, recomendo muito O Segredo das Larvas, é uma produção literária digna de ser traduzida para muitos outros idiomas e de alcançar o mundo.

Paula Virgínia 01/02/2023minha estante
Não cheguei a concluir esse livro, mas me lembrou bastante essas obras que você citou

Ritcharla 11/01/2021

Incríiivveeelll
Não sei muito o que dizer porque esse livro é algo a ser experienciado.
Precisei ter muita sensibilidade, estômago e abrir a mente para esse universo proposto pelo autor.
Simplesmente leiam! É isso o que eu posso dizer.

Pri 19/12/2020

O livro se passa no futuro, aqui no Brasil. Ele me surpreendeu, a história é envolvente e aborda vários temas importantes, como racismo, escravidão, e outros.
A leitura é fluída. Recomendo muito a leitura desse livro nacional.

Luisa938 18/08/2021

Sensacional
?O Segredo das Larvas?é uma distopia nacional ambientalizada em um Brasil futurista onde rege a meritocracia. Um acontecimento mudou o curso da história, o breu se instalou, a escuridão passou a fazer parte dos dias e noites das pessoas e das cidades, intensificando a desigualdade social e fortalecendo o privilégio branco.

Nessa história a sociedade é dividida em colônias, onde negros são escravizados e abusados pela sociedade branca que habitam a Metrópole. Nós somos guiados pela narração e ponto de vista de Freya, uma adolescente que é constantemente assombrada pelo programa da Metrópole que seleciona garotas para passarem o resto da vida nas zonas elitizadas.

Porém essa promessa de um mundo melhor acoberta um esquema de exploração de mulheres, que passam a ser embranquecidas e a ter seu passado e identidade apagados, para depois serem vendidas para homens brancos poderosos.

?Se estiver trabalhando e eles chegarem, encontre um jeito de ser mandada embora imediatamente. Se estiver na rua, corra para casa. Se for pega, se mate.?

?O Segredo das Larvas? é uma poderosa distopia que traz muitas questões a serem debatidas como racismo estrutural, colorismo, opressão, misoginia... problemáticas que mesmo em uma distopia são tão presentes na sociedade hoje.

Vale muito a pena a leitura! Se você gostou de Jogos Vorazes, Divergente, 3%, Expresso do amanhã e outras distopias, dê uma chance a essa também ;)

Oliveira 24/09/2020

Recomendo
Gostei muito da escrita do autor, a leitura fluiu muito bem, todavia o livro é muito corrido e deixa com a sensação de que faltou algo. Algumas coisas ficou em aberta que mesmo com sequência dava para fechar agora no primeiro livro. A personagem principal não tem o desenvolvimento que ela merece (isso torna ela um pouco chata) e os personagens secundários poderia ter um desenvolvimento melhor também.

Amei o livro, dei 4 estrela porque a escrita é boa, o autor soube trabalhar os assusto do livro, a história como um todo é incrível, tem uma boa ambientação. Tinha tudo para ser 5 estrela se não fosse uns pequenos detalhes. Ansiosa para ler o próximo livro.