Capitães de Areia

Capitães de Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4270 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Amanda3900 22/05/2024

Incrivel
Esse livro me trouxe tantas emoções diferentes que é difícil escrever essa resenha. Me peguei totalmente envolvida na história dos meninos do trapiche, que nada tinham em comum além da miséria.
Esse livro traz muita emoção na leitura e nos envolve de uma maneira que é impossível ficar alheio as histórias desses personagens incríveis.
comentários(0)comente



Lívih 22/05/2024

Não sei o que achei sinceramente, é bem pesado as temáticas, por envolver crianças. Acaba sendo interessante e depois de tantos acontecimentos e desastres, desperta a vontade de terminar. Não é meu estilo de leitura, mas aborda fatos interessantes, como meninos pobres abandonados que são extremamente esquecidos pela sociedade e acabam entrando em caminhos errados da vida. Tirando muitas partes (pedofilia, sexualização das crianças e etc) talvez eu gostaria pois conta a parte vivida de muitas crianças por ali e fatos reais. Mas infelizmente há uma romantização ou normalização da escritora em relação a esses fatos, por isso, na minha opinião, não acho um bom livro.
comentários(0)comente



nileverino 22/05/2024

Revolta a quem não traz revolta
Se conseguisse manter minha escrita atual após quase 90 anos de publicação como Jorge Amado, consideraria minha vida inteira feita. Pedro-Bala é um menino de 13 anos de agora, 2024. É um menino debaixo do viaduto, assolado agora pela mazela do tráfico, não somente do furto; é o espelho de uma geração que se fosse intencional não se repetiria tão perfeitamente. Os capitães da areia evocam sentimento maternal em macho véi, homem grande, menina moça. Faz descer lágrimas de impotência, de empatia e sobretudo injustiça. Se queremos salvar nossas crianças não precisamos olhar tão longe, desejar ser o abraço não dado a Sem-Pernas. Podemos ser as mães-irmãs-companheiras assexuadas do hoje, quando a revolta deixa a garganta seca.
Revolta-me os que leem sem revolta!
comentários(0)comente



Lucas.Jose 22/05/2024

Perfeito
Esse livro é tão lindo, tão perfeito, tão melodramático, tão atual e me tocou tanto que eu nem consigo me expor em mais palavras. Revolução companheiros
comentários(0)comente



Thaíres 21/05/2024

Maravilhoso
Que livro incrível! Eu amo clássicos e esse de Jorge Amado me cativou do início ai fim. Sorri, chorei, senti raiva? A escrita informal nos faz entrar na obra de forma muito íntima. Recomendo muuuuito
comentários(0)comente



marinaferrari 20/05/2024

LINDO LINDO LINDO MELHOR LIVRO DA LITERATURA JORGE AMADO VC NUNCA ERROU??!!!!! Livro incrível, com vários temas importantes e mostra como crianças de rua sobrevivem a partir do roubo! O cenário da Bahia, a narração, os personagens,o romance da dora com o pedro bala, as críticas sociais, TUDO 100% muito bem trabalhado, esse livro tem todo meu coração
comentários(0)comente



Bia 20/05/2024

Maravilhoso
Terminei o livro ontem a noite, cerca de 24 horas atrás, e até agora estou pensando nele. Não acredito em como esta obra prima só estava aqui, me esperando para ser lido e contemplado. Simplesmente adorei, os personagens me deram um impacto gigantesco, principalmente o Sem-pernas, em toda a sua história de vida. Foi a primeira vez q tive contato com uma história mais séria, que aborda tantos assuntos complexos e que existem a tantas décadas. Em poucas palavras, adorei, e aliás, favoritei ( Sem pernas, alugou um triplex na minha cabeça ).
comentários(0)comente



laura 20/05/2024

Sem palavras
Não há nada que eu fale que compreenda a grandeza dessa obra, não é atoa que é uma das narrativas mais importantes da literatura brasileira. A escrita do Jorge Amado é fluida e profunda, extraindo e mostrando o máximo de humanidade e sentimento dos seus personagens, fazendo o leitor sentir do asco ao amor num mesmo parágrafo. Uma história crua e real, extremamente importante para a reflexão de que mundo deixamos haver para nossas crianças e adolescentes, de um mundo cruel e doído construído em mazelas sociais e em cima do sofrimento dos mais vulneráveis para a vantagem dos mais ricos
comentários(0)comente



SheoftheOintmentJar 20/05/2024

Esse foi um dos meus primeiros livros da literatura brasileira que tive acesso, ganhei de presente de uma pessoa que já havia o lido. o livro é muito real, o que torna uma experiência de leitura muito tocante e reflexiva.
conversa muito sobre o papel da sociedade no abandono e negligência infanto-juvenil no Brasil, principalmente em áreas mais vulneráveis. a dignidade - mais para a falta dela - na vivência desses meninos e meninas de ?rua? que todos vemos e ignoramos muitas vezes no dia a dia é crucial para o desenvolver da história. em suma, uma crítica e reflexão sobre esse sistema exploratório que em seu núcleo precisa que existam crianças famintas e sem teto para girar. é um livro a sua primeira vista interessante mas que pode desencadear gatilhos acerca da nossa própria vivência e papel na sociedade em responsabilidade sobre nossos ?irmãos?
comentários(0)comente



gomesisa 19/05/2024

Capitães da areia, de Jorge Amado
Um grandioso clássico da literatura brasileira e meu primeiro livro clássico que eu li, tenho que falar que minha experiência foi ótima! Me apaixonei na escrita e palavras do Amado, como ele descreveu e ?filosofou? sobre o tema marginalidade infantil e abandono ou perca materna. Também gostei de como ele relatou a vida esses meninos, por que nós sabemos que a sociedade locar esses meninos como ?vilão?, mas a verdade é que eles são a maior vítima da nossa realidade cruel. Me apaixonei, novamente, pela cultura e a religião da Bahia!!
comentários(0)comente



Cicero 19/05/2024

A liberdade é como o sol, o bem maior do mundo.
Como não amar o Amado.
Ler Capitães logo depois de ler Mar Morto é me fazer sentir, sentado no cais, acompanhando todo o seu desenrolar dessa obra magnífica. Nunca um livro me causou tanta reflexão/indignação ao mesmo tempo. Cada vez que leio algo de Jorge percebo o quão sensível e natural ele foi construindo cada personagem, cada história. Obrigado por tanto!
Mica.0 19/05/2024minha estante
tenho muita vontade de ler esse


Tiago 19/05/2024minha estante
Jorge é sensacional


Cicero 19/05/2024minha estante
Super recomendo, maravilhoso. Terminei esse e já quero ler outro.


Tiago 19/05/2024minha estante
Eu já li capitães, e foi um dos.melhores livros q li ano passado, realmente da vontade de ler mais Jorge Amado




mxrilo 19/05/2024

CARTA
Amado, Jorge.

Você soube mostrar, de forma crua, as mazelas de uma população que tanto sofreu e tanto sofre. Retratou de forma visceral as lutas do povo brasileiro.

Lê-lo é como ler uma biografia do Brasil, é furar a bolha de uma criação onde nada faltou e ser confrontado com a dura realidade que muitos enfrentam diariamente.

Os capitães da areia buscavam desesperadamente o carinho e o afeto, encontrando-os das mais diversas formas - nos livros, nas camas das prostitutas, na oração, entre eles...

Amado, você nos instiga a agir contra a injustiça e a desigualdade.

O grande Antônio Candido falava que você tinha a responsabilidade social em sua literatura, consciente de sua aplicação na construção de uma cultura, da nossa cultura.

Você é a cultura brasileira.

Obrigado.
comentários(0)comente



Bruna 19/05/2024

São muitos anos sendo uma leitora obstinada. Meu tempo livre é preenchido a muito tempo pelos livros e agora, terminado Capitães de Areia me perguntei?porque demorei tanto para ler esse clássico de Jorge Amado? Livro escrito em 1937 e que traz a construção da vida marginal, do destino dos excluídos, da criação de sentimentos e ideias dos abandonados com uma verdade que é quase como assistir a um documentário, um filme da vida real. É um tratado sociológico. Personagem como Sem Perna, Pirulito, Vida Seca tem uma complexidade comovente. E o que dizer de Dora? Nome da minha filha. Me pegou de jeito, ainda mais porque assim como os outros, era apenas uma criança, que precisou ser adulto muito antes do tempo. Isso sim é leitura obrigada!
comentários(0)comente



thaiqx7 19/05/2024

Homens (meninos) valentes têm uma estrela no coração
Segunda releitura, primeiro término do livro. Como imaginei, acho que tenho um apego gigantesco com esse livro, por isso demoro tempos pra terminar, mas, finalmente terminei...
É assustadoramente gritante como em 1937, Jorge Amado consiga ser tão atual com questões sociais e políticas que nós encontramos no dia-a-dia, falhamos como sociedade, isso é fato.
Capitães da Areia é uma experiência tão intensa, interna e realista que se torna uma leitura tão necessária pra todos nós, para assim, sabermos o cerne das problemáticas que assolam crianças abandonadas, agentes que usam e abusam de suas posições e o que ou quem, de fato, parasita(m) a realidade.
Crianças, que são obrigadas a encarar a realidade com amadurecimento, devido o abandono, negligência e a violência, que embora, olham, vivam e convivam como homens, os diálogos e as ambientações, dolorosamente, sempre nos relembram que são apenas crianças ausentes de segurança, carinho e amor.
É uma leitura extremamente fluída, emocionante, atual e cativante. Espero que em cada um que leia o livro, acenda uma chaminha de humanidade e racionalidade sobre essas questões.
Com certeza um dos meus livros favoritos!

E não, esse livro não é uma propaganda comunista.
E sim, a revolução é uma pátria e uma família.
comentários(0)comente



azevedogs 18/05/2024

Como pode um livro com quase 90 anos retratar algo tão atual?
A história de Capitães de Areia é totalmente cativante e envolvente. No início, a forma como o Jorge Amara escrevia era difícil de entender, mas depois de pouco tempo, devorei o livro.
Desde que iniciei a história, penso em quantos Capitães de Areia existem pelo Brasil.
comentários(0)comente



4270 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR