Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

thaiqx7 19/05/2024

Homens (meninos) valentes têm uma estrela no coração
Segunda releitura, primeiro término do livro. Como imaginei, acho que tenho um apego gigantesco com esse livro, por isso demoro tempos pra terminar, mas, finalmente terminei...
É assustadoramente gritante como em 1937, Jorge Amado consiga ser tão atual com questões sociais e políticas que nós encontramos no dia-a-dia, falhamos como sociedade, isso é fato.
Capitães da Areia é uma experiência tão intensa, interna e realista que se torna uma leitura tão necessária pra todos nós, para assim, sabermos o cerne das problemáticas que assolam crianças abandonadas, agentes que usam e abusam de suas posições e o que ou quem, de fato, parasita(m) a realidade.
Crianças, que são obrigadas a encarar a realidade com amadurecimento, devido o abandono, negligência e a violência, que embora, olham, vivam e convivam como homens, os diálogos e as ambientações, dolorosamente, sempre nos relembram que são apenas crianças ausentes de segurança, carinho e amor.
É uma leitura extremamente fluída, emocionante, atual e cativante. Espero que em cada um que leia o livro, acenda uma chaminha de humanidade e racionalidade sobre essas questões.
Com certeza um dos meus livros favoritos!

E não, esse livro não é uma propaganda comunista.
E sim, a revolução é uma pátria e uma família.

azevedogs 18/05/2024

Como pode um livro com quase 90 anos retratar algo tão atual?
A história de Capitães de Areia é totalmente cativante e envolvente. No início, a forma como o Jorge Amara escrevia era difícil de entender, mas depois de pouco tempo, devorei o livro.
Desde que iniciei a história, penso em quantos Capitães de Areia existem pelo Brasil.

alguem7 18/05/2024

"-Mas é a lei, filho... -Morrer?"
Capitães da Areia é brutal. É como receber um tapa na cara que revela a ainda atual e revoltante situação de tantas crianças no Brasil.
É claro que fiquei bravo e depcionado com os Capitães da Areia algumas vezes, principalmente na cena de estupro por Pedro. Mas me peguei pensando melhor sobre isso, e é certo culpar crianças que não tiveram carinho, lar, educação, nem instrução? É correto ter o mesmo olhar para com elas que eu teria para uma criança que teve tudo isso? Elas sabiam que eram criminosas, mas o que poderiam fazer?
A cena do carrosel foi a mais impactante. Essas mesmas crianças que tiveram a infância roubada, que matam, estupram e roubam, se divertindo com a música, brincando uma com as outros, rindo. Sendo apenas crianças, felizes durante o momento que esquecem o quão injusto o mundo é com elas e enquanto podem fazer isso.
Foi um prazer conhecer os Capitães da Areia e suas histórias, que com certeza ainda vão me render algumas horas de reflexão

Felps 18/05/2024

Capitães de areia
É cruel, triste e de uma realidade intragável.
Ao decorrer dos capítulos somos apresentados a crianças que perderam suas infâncias precocemente e são lançadas a marginalidade para assim lutarem por sobrevivência. Esses pequenos homens são estigmatizados e odiados, só possuem a companhia um do outro que é unida pela luta contra a miséria. Miséria essa que vai além da fome, é a do afeto, do amor e compaixão.
O estado os trata como delinquentes e usam da violência e exclusão como retratação social. Isso vira combustível para o ódio que já existe dentro dos capitães que se vingam tirando dos mais ricos para os mais pobres.
Os personagens são muito bem trabalhados, me chamou atenção a forma como o padre José foi retratado. Um homem devoto que via naquelas crianças uma esperança, que era capaz de ver além do estigma levantado pela sociedade, dava amor e os via apenas como crianças que eram, como vítimas de um sistema errôneo que os levou á criminalidade sem opções de uma segunda chance. No entanto, o padre era visto como um blasfemo e não como um bom samaritano, ele foi punido pela igreja por ajudar aos pobres. Nesse ponto autor expõe a hipocrisia da Igreja ao ser seletiva e preconceituosa.
Por fim, fui totalmente arrebatado por essa história de João de Deus, Pirulito, Sem Perna, Pedro Bala, Professor e Dora, fiquei emocionado muitas vezes por a vida difícil e penosa que levavam, e me peguei reflexionando muito. A realidade ali ambientada não se distancia muito da atual e isso me corta o coração.
Esse livro é necessário e recomendo muito.

Stella 18/05/2024

Uma história inesquecível
Capitães da Areia retrata a dura realidade de meninos órfãos, abandonados e negligenciados pelo Estado. A narrativa, rica em detalhes, nos leva ao trapiche onde essas crianças viveram, às ruas de Salvador por onde se aventuraram, e ao reformatório onde sofreram inúmeras violências.

Pedro Bala, Professor, João Grande, Gato, Sem-Pernas, Pirulito, Boa-Vida, Volta Seca, Barandão, Dora e muitos outros meninos formaram uma família forte, unida por suas dores, traumas compartilhados, ressentimentos e carências. Eles sofrem com a ausência de amor, educação, alimentação e outras necessidades básicas.

Infelizmente, essa realidade persiste mesmo após 87 anos do lançamento do livro.

belinha 17/05/2024

Companheiros capitães de areia
Me apeguei demais a cada personagem desse livro e o tempo inteiro me senti como se estivesse dentro do trapiche, acompanhando as aventuras de todos os meninos. Esse livro é maravilhoso, todo o mundo deveria ler essa obra de arte!!

ladyhugo 17/05/2024

Atemporal
Nao eh atoa que esse livro é um clássico. sem dúvida nenhuma foi acrescentado na minha lista de leituras obrigatórias para indicar. você chora, você ri, você sofre, você torce por eles, você TUDO!!!
foi um prazer conhecê-los, capitães. obrigada por terem me ensinado tanto. terei pra sempre um estimado carinho por essa obra, e claro, por todos os capitães da areia que estão espalhados pelo nosso Brasil.

Ana Paula FZ1 17/05/2024

Nem de longe se tornou um dos meus livros favoritos...

Escrito em 1937 não poderia ser mais atual

Nessa minha edição tem um Posfácio do Milton Hatoum e quando finalizei a leitura e fui ler esse Posfacio fiquei feliz porque o meu pensamento tava todo ali, escrito por ele.

O conto do Carrossel foi o que mais me deixou de coração apertado, e o final de alguns personagens que se tornam adultos ao longo da narrativa, mas foi só isso mesmo

Jorge Amado sempre me encanta por sua escrita e pelas lembranças de infância que alguns dos seus termos me trazem

Valeu a leitura, mas não amei !!!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Alice 17/05/2024

Menores delinquentes baianos
A historia vai passando e a gente se afeiçoa aos personagens e quer saber o que vai acontecer. é muito triste o fato de que ainda existem crianças que ainda vivem essa vida

Vitor 16/05/2024

Pura Arte
Li, ou melhor, tentei ler Capitães aos 13 anos. Achei rebuscado demais, não consegui. Depois de muitos anos a leitura retomada e a certeza de um clássico da literatura em sua forma mais plena. Jorge Amado consegue nos cativar a cada página em Capitães de Areia.

O poder de observação de Amado é reconhecido no momento em que o escritor consegue criar tipos impressionantes. Personagens tão bem delineados que saltam das páginas. Além da escrita episódica que sempre trás uma novidade a trama que se desenvolve ao passo dos acontecimentos.

Temos uma trama mais tradicional - no quesito literatura - com a chegada de Dora, mas antes disso, por conta dos episódios passados, já conhecemos a fundo os tantos Capitães e suas peripécias e defensores, e desafetos.

Impossível não se admirar da complexidade de Sem Pernas. Da maturidade, adquirida pela literatura de Professor. O que dizer de Volta Seca, Pirulito? leiam. Vale muito a pena

Joaquim 16/05/2024

Este foi o meu primeiro contato com uma obra de Jorge Amado e confesso que gostei muito.
Os capitães da areia trazem a realidade de crianças órfãs e abandonadas que para sobreviverem recorrem a criminalidade.
O autor deixa bem claro que o ambiente, assim como a sociabilidade primária possuem um impacto direto e crucial na formação do caráter e modo de vida das pessoas.
Capitães da Areia é uma demonstração da necessidade de políticas públicas eficientes e principalmente acolhedoras.

Doarda_ 15/05/2024

Nem o ódio, nem a bondade, só a luta
O que dizer desse livro?
Tudo, todas as cenas, todas as realidades nele retratadas são TÃO reais que chega assustar.
O jeito que Jorge Amado desenvolveu os personagens, os desfechos deles...é tudo tão lindo e emocionante. A evolução de cada um deles.
Chega um momento em que você se percebe apegado aos capitães, é como se eles realmente tivessem existido, todos eles, Dora, Pedro Bala, Sem Pernas, Gato, Professor... Mesmo que fictícios possuem um toque de realidade.
A escrita de Jorge Amado é fluída e envolvente, a história é surreal, triste, engraçada, um misto de emoções que nos prende do início ao fim.
Sem contar todos os problemas sociais abordados com maestria durante toda a narrativa. E tudo isso melhora ainda mais quando você descobre a história do próprio Jorge Amado, um grevista fenomenal, com isso, toda a história dos capitães e o próprio fim de Pedro Bala ganham um significado muito mais profundo.
A realidade que Jorge Amado retrata é cruelmente verossímil. Ele nos mostra a real dor e tristeza de crianças abandonadas e como a nossa realidade pode mudar nossas ações como num passe de mágica... Capitães da Areia é um livro que te faz refletir,quantos Capitães da Areia da vida real existem por aí? Quantas crianças abandonadas vivem nessa mesma realidade e também...algo mais profundo, quantas crianças não possuem o mesmo fim de Sem-pernas... De Dora...

najma0 14/05/2024

A única luta que se perde é a que se abandona
(4,75)
Impossível não se envolver profundamente com cada um dos personagens.
É sinistro demais como a gente se insere no cotidiano dos meninos e esmiuça as nuance das personalidades e histórico de vida de cada um.
Sinto que todos deveriam ler esse livro, mas os que mais precisam não iriam entender.
Você que sentiu impotência, raiva e depressão profunda durante a leitura: não deixe a injustiça te entristecer, permita que ela te radicalize.

Nunca existiram homens como os Capitães de Areia, que eram meninos. Nunca existiu nenhuma mulher como Dora, que era uma menina.